“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Concursos já autorizados somam mais de 12 mil vagas

Na quinta, ministro disse que concursos autorizados estão mantidos.
Maior número de vagas é para as Instituições Federais de Ensino (IFES).
Os concursos públicos autorizados pelo governo que podem acontecer em 2008 totalizam mais de 12 mil vagas, segundo levantamento do G1. Na quinta-feira (3), o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que esses concursos estão mantidos, apesar dos cortes que o governo vai fazer no Orçamento em função da perda da arrecadação da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Confira a lista de concursos e oportunidades
“Os concursos autorizados estão mantidos. Os novos não serão publicados enquanto não reequilibrarmos o Orçamento", disse o ministro Paulo Bernardo, em referência aos R$ 40 bilhões que o governo deixará de arrecadar por conta da não renovação da CPMF.
Até agora, sem considerar os concursos que já encerraram as inscrições, o Ministério do Planejamento autorizou a realização de concurso para o preenchimento de 12.478 vagas. A maior parcela delas (7.543) foi autorizada para as Instituições Federais de Ensino (IFES), vinculadas ao Ministério da Educação.
Segundo a Portaria nº 450, são 2.543 vagas para professor de 3º grau (nível superior), 2.272 vagas para cargos de técnico administrativo (nível superior e formação específica) e 2.728 vagas para cargos de técnico administrativo (nível médio).

Com edital
Quatro concursos já tiveram editais publicados. É o caso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que abriu 1,4 mil vagas para técnico do seguro social, de nível médio, e 621 para analista do seguro social, de nível superior.
As inscrições para o concurso do INSS podem ser feitas somente pela internet, no site www.cespe.unb.br/concursos/inss2007, entre as 10h do dia 10 de janeiro e 23h59min do dia 12 de fevereiro.
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) oferece 144 vagas; o Ministério das Relações Exteriores, 105 para diplomata; e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 140.
No caso do INEP, as inscrições poderão ser realizadas de 8 a 18 de janeiro nas Agências credenciadas dos Correios relacionadas no Anexo II do edital ou através da internet, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).
As inscrições para o concurso da Suframa podem ser feitas pela internet, no site da superintendência (www.suframa.gov.br), no endereço www.funrio.org.br, da FUNRIO, e nos postos credenciados, entre 28 de janeiro a 3 de março.
As inscrições de admissão à carreira de diplomata serão abertas no dia 14 de janeiro. As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, no site www.cespe.unb.br/concursos/irbr_-_diplomacia_2008/, até o dia 14 de fevereiro.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também teve edital publicado, mas o concurso foi suspenso após o vazamento da prova. O concurso para 340 vagas não sofrerá alterações em seu edital e deverá ser realizado até março, segundo a PRF.



Sem edital
Também tiveram concursos autorizados a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis (ANP), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os Ministérios do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Planejamento, Defesa e Esporte.
Para a ANP, o governo autorizou a realização de concurso para o preenchimento de 325 vagas; para a CGU, de 400; para a ABIN, de 190; para o Ministério do Meio Ambiente, de 83; para o Ministério da Ciência e Tecnologia, de 268; para o Ministério do Planejamento, de 95; para o Ministério do Esporte, de 94; e para a Capes, de 140.
No caso do Ministério da Defesa, foram autorizados concursos para contratação de 87 professores destinados aos quadros de pessoal dos Colégios Militares e 148 para o Grupo de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Dacta).

Provas já realizadas
Os concursos da Defensoria Pública da União, com 61 vagas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com 309, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com 638, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 191, já tiveram provas realizadas.


Empresa que organizará o carnaval 2008 de Caicó é definida

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Caicó divulgou quarta-feira, a empresa responsável pela organização do carnaval. Trata-se da Montagem Produções. Dirigida por Godofredo Fernandes, a Montagem foi à única empresa a participar, por duas vezes seguidas, do Processo de Licitação, para a contratação da empresa responsável pelo evento. A empresa terá agora menos de trinta dias para a comercialização dos camarotes, contratação de bandas e outros serviços que envolvam o evento. Na avaliação de Godofredo Fernandes, dará tempo para montar toda estrutura e ainda esta semana será feita à contratação do som. “Vamos colocar por dia, duas equipes de funcionários para dar vencimento aos trabalhos. Inicialmente, serão colocados à venda apenas 40 camarotes”, acrescentou Godofredo. Segundo o prefeito Bibi Costa, o carnaval de Caicó está entre os maiores eventos promovidos no Estado e a cada ano atrai mais turistas de diversas partes do Brasil. “Este fluxo de pessoas aquece o nosso comércio e todos ficam felizes com o dinheiro arrecadado”, disse o prefeito. A contrapartida da prefeitura para o evento será oferecer atendimento médico, decorar o local e tomar conta de toda limpeza pública das áreas comuns do evento. Com relação aos vendedores ambulantes, como pipoqueiros, confeiteiros, tabuleiros em geral e vendedores de bebidas em isopores, a prefeitura informou que haverá isenção de qualquer taxa no evento. No entanto, todos os isentos terão seus lugares determinados pela prefeitura, em comum acordo com a autorizada.

ASSECOM - Prefeitura Municipal de Caicó

www.correiodoserido.com.br

Homem é condenado a 72 anos por estuprar filhas

O juiz da 2ª Vara Criminal de Roraima, Jarbas Lacerda de Miranda, condenou a 72 anos de prisão um pai biológico que cometeu estupro e atentado violento ao pudor contra três filhas, à época com 8, 10 e 11 anos. A sentença é considerada como uma das maiores penas já imposta a uma pessoa acusada desse tipo de crime no Estado. Francisco Pinheiro Ramos, 46 anos, está preso desde o início de 2006, quando foi detido na cidade de Santa Inês (MA), para onde tinha fugido após ser denunciado à polícia.O magistrado afirmou que, apesar de o réu ter negado a prática dos crimes, as provas reunidas aos autos não deixaram dúvida sobre a culpabilidade. O juiz explicou que os relatos das vítimas gravados em áudio/vídeo foram impressionantes. Também os exames de conjunção carnal confirmaram os estupros narrados por elas com detalhes. Francisco deve permanecer preso enquanto o recurso impetrado pela defesa é julgado. De acordo com a investigação da Delegacia de Defesa da Mulher, o pai agia no período em que a ex-mulher, mãe das meninas, saía de casa para trabalhar. Ele obrigava as filhas manterem relações sexuais com elas. Uma das meninas disse que certa vez estava dormindo e acordou com o pai a violentando. Os crimes foram levados ao conhecimento da polícia depois que uma das crianças gritou de dor quando o pai manteve relações sexuais com ela. Enfurecido, Ramos lhe bateu usando um cipó e depois colocou a menina de castigo. Após esse fato, a garota contou para a mãe dos abusos que o pai submetia ela e as irmãs. Ao ser questionada por que não tinha denunciado antes, a criança disse que o pai as ameaçava e tinha medo que acontecesse algo pior com elas.

Redação Terra

Cadastramento dos aprovados no vestibular da UFRN começa dia 15

Os estudantes aprovados no processo seletivo – Vestibular 2008 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deverão realizar o cadastramento no período de 15 a 18 deste mês, no setor de aulas IV, da UFRN. Os dias e horários do cadastramento variam de acordo com os Campi e cursos da UFRN, e está disponível no Edital de Cadastramento, no site da Comperve (http://www.comperve.ufrn.br). Os aprovados devem comparecer ao local portando as cópias dos seguintes documentos: diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar, Carteira de Identidade, CPF, Certificado de quitação com a Justiça Eleitoral, prova de que está em dias com as obrigações com o serviço militar (para os candidatos do sexo masculino). Após o cadastramento, os aprovados deverão realizar a matrícula, que será de sete a 13 de fevereiro, para os aprovados no primeiro semestre; e dos dias 21 a 25 de julho, para os aprovados no segundo semestre. As matrículas de ambos serão realizadas nas coordenações específicas de cada curso. O candidato aprovado que não realizar a matrícula perderá a vaga. Os candidatos classificados que ficaram na suplência devem ficar atentos. No dia 21 deste mês será divulgada a lista com os candidatos que irão preencher as vagas remanescentes. Informações mais detalhadas no Edital de Remanejamento, também disponível no site da Comperve.

Bafômetros condenaram 621 motoristas no RN em 2007

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está fechando o cerco contra os motoristas que insistem em dirigir alcoolizados. A utilização do bafômetro tem sido fundamental para combater esse tipo de infração. Somente em 2007, foram feitas 621 autuações por embiraguez no Rio Grande do Norte. Mais uma blitzen com o equipamento está programada para o próximo domingo (06), na BR-101, em Extremoz.
O principal intuito da PRF é reuduzir o número de acidentes causados pela combinação de álcool e direção. Os acidentes de trânsito no país matam mais de 30 mil pessoas por ano e estudos já apontaram a relação de boa parte deles com o excesso de consumo de álcool.Durante a operação Ano Novo, a PRF registrou 27 acidentes, com 19 feridos e duas vítimas fatais nas rodovias que cortam o Rio Grande do Norte. Somente da sexta-feira para o sábado, as fiscalizações autuaram 13 motoristas dirigindo com teor alcoólico acima do permitido.

Colisão entre ônibus e Gol deixa dois mortos e 12 feridos na BR 304

Duas pessoas morreram e doze ficaram feridas em um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa Nordeste e um Gol. A colisão frontal aconteceu por volta das 8h45, no Km 176, da BR-304, próximo a ponte sobre o rio Pajeú. A Os feridos foram socorridos e encaminhados para o atendimento no Hospital de Lajes.Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o ônibus fazia o trajeto Natal-Assu e o Gol vinha no sentido Mossoró-Natal. Há suspeitas que o motorista do carro tem cochilado, já que ele invadiu a faixa da contra-mão, de onde vinha o ônibus.A PRF informou que com a colisão, o ônibus tombou na estrada e os passageiros sofreram lesões consideradas leves. As vítimas fatais do Gol, ficaram presas nas ferragens, por isso a demora para retirar os corpos do local.

Marcela Cavalcanti/ dnonline