O Rio Grande do Norte será um dos cinco Estados do país onde será lançado Novo Telecurso, uma versão reformulada e ampliada do Telecurso 2000. Na próxima sexta-feira (7), a governadora Wilma de Faria vai receber o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, para a solenidade de lançamento. As novidades serão apresentadas no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec), a partir das 9h. O Telecurso 2000 é um projeto de ensino a distância, resultado da parceria entre a Fundação Roberto Marinho, a Fiesp, o Sesi-SP e o Senai-SP, que já atendeu 5 milhões de brasileiros. Só que atendendo às necessidades naturais das transformações históricas, geográficas e tecnológicas dos últimos anos, passa agora por uma reformulação, incorporando disciplinas, aumentando o número de aulas e agregando mais tecnologia.
Considerado uma ferramenta-modelo para democratizar o acesso à educação, prova disso é que o Novo Telecurso foi escolhido como currículo básico para avaliação de jovens e adultos pelo Ministério da Educação, o projeto agora vai abrigar também as disciplinas de filosofia, artes plásticas, música, teatro e sociologia em sua grade curricular, ganhará 110 novas aulas e 48 livros. Outra novidade é a criação de um banco de dados único, que permitirá o acesso às melhores experiências vivenciadas nos quatro cantos do país, das telessalas das florestas do Acre aos presídios do Estado de São Paulo, além de facilitar o intercâmbio entre professores e alunos. Para democratizar ainda mais o acesso ao ensino, o material será distribuído em formato DVD e os portadores de deficiência auditiva poderão acompanhar os programas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O telecurso impressiona pelos resultados. São 27 mil telessalas implementadas em todo o País, 30 mil professores capacitados, 1.500 instituições parceiras, 24 milhões de livros editados e 1,8 milhões de fitas distribuídas desde sua criação, em 1995. Como principais diferenciais de atendimento utilizados pelo Novo Telecurso, destacam-se a supletividade, aceleração dos estudos, formação de professores, complementação curricular e dinamização do ensino noturno.
Principais novidades do Novo Telecurso
• Incorporação das disciplinas de Filosofia, Artes Plásticas, Música, Teatro e Sociologia;
• Criação de 110 aulas;
• Elaboração de 48 novos livros para alunos e professores;
• Criação de um banco de dados único para promover a formação continuada de professores e a comunicação entre alunos do projeto, em todo o País;
• Inclusão de portadores de deficiência auditiva a partir da criação de legendas na Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS.
Números do Telecurso 2000
27 Mil telessalas implementadas em todo o país
5 Milhões de alunos beneficiados diretamente pelas telessalas
30 Mil professores foram capacitados pela Fundação Roberto Marinho
1.500 Instituições parceiras
24 Milhões de livros distribuídos
1,8 Milhão de fitas distribuídas
Fonte: Assecom/RN