“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 20 de junho de 2009

Reitores planejam programa para impulsionar pós-graduação nas universidades federais

Brasília - Os reitores das universidades federais querem impulsionar a pós-graduação e o desenvolvimento científico no país, especialmente em regiões como o Norte e o Nordeste. Em parceria com os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), está em elaboração um projeto para reestruturar os programas de mestrado e doutorado nas instituições federais. A ideia é lançar o Programa de Apoio a Pós-Graduação (PAPG) ainda em 2009.

A proposta é inspirada no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que ampliou vagas e campi em todo o país. De acordo com o novo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero, a pós-graduação brasileira é um exemplo internacional e cresceu muito nos últimos anos, mas necessita superar algumas desigualdades.

“Precisamos expandir ainda mais, principalmente no sentido de reduzir as assimetrias regionais. A pós-graduação cresceu, mas de forma concentrada, majoritariamente na Região Sudeste. Precisamos de uma política mais agressiva para que ela avance nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, defende Barbiero, que é reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Barbeiro avalia que as regiões que receberam novos campi universitários com o Reuni agora precisam consolidar o processo com um “forte incentivo à pós-graduação”.

“Quando você cria um curso de mestrado ou doutorado naquela média cidade, você atende uma demanda da sociedade e estimula o desenvolvimento científico daquela região. Nós estamos vivendo um momento em que o desenvolvimento do país se interiorizou. As regiões mais dinâmicas não estão restritas ao Rio de Janeiro e a São Paulo”, compara.

O programa deverá investir na infraestrutura de laboratórios, na formação e na fixação de mestres e doutores no território nacional de forma equitativa. Além da predominância de grupos de pesquisa em regiões específicas do país, a Andifes avalia que os trabalhos também se concentram em certas áreas do conhecimento. O objetivo do PAPG é acabar com essa discrepância.

“A pós-graduação hoje se concentra em áreas do conhecimento como as ciências biológicas e agrárias, mas outras áreas como as humanas tiveram um desenvolvimento mais tímido”, aponta.

Segundo Barbiero, o projeto foi bem recebido pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Será formada uma comissão para definir as linhas principais do programa e a ideia é que haja previsão no orçamento das pastas para 2010. Na primeira fase do PAPG, os recursos vão vir de programas que já são voltados para o investimento em pesquisa. Segundo Barbiero, ainda não foi estabelecido o montante que será necessário para fazer essa reestruturação.

“O MEC e o MCT vão ser protagonistas, mas a gente busca uma ação interministerial articulada, incluindo os ministérios da Agricultura, da Indústria e Comércio, a Casa Civil e a própria Confederação Nacional da Indústria. Vamos fortalecer a pós-graduação como elemento estratégico do desenvolvimento nacional”, afirma.


Fonte: Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Temporão: apesar do aumento de casos, gripe suína está sob controle no Brasil

São Paulo - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje (20), em São Paulo, que apesar do aumento no número de casos de influenza A (H1N1) - gripe suína - a situação está sob controle. Não houve necessidade, segundo ele, de mudança na estratégia de combate à doença, que continua seguindo o sistema de monitoramento rígido nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres, com as equipes de vigilância sanitária em plantão permanente.

Temporão garantiu que, ao contrário do que ocorre no Chile e na Argentina, “o vírus não circula de maneira continuada e todos os casos ou foram importados ou têm um vínculo epidemiológico estabelecido. Se compararmos a situação do Brasil com a de vários países, ela é de bastante tranquilidade”, disse.

Para as pessoas que pretendem viajar para a Argentina, o Chile ou outro país onde estejam ocorrendo casos da doença, o ministro recomenda que procurem antes informações e que uma das opções é o site do ministério: www.saude.gov.br.

A chegada do inverno, que começa oficialmente amanhã (21), no entanto, é motivo de preocupação, observou o ministro. Segundo ele, nessa estação há “uma tendência de as pessoas ficarem em locais fechados e isso facilita a propagação de qualquer tipo de vírus".

Temporão destacou que os responsáveis pelas escolas e lugares onde há concentração de pessoas devem seguir as orientações das autoridades sanitárias, mas “sem criar um clima desnecessário ou sem base real, porque sempre que houver necessidade as autoridades públicas vão tomar as providências para proteger a saúde das pessoas”.

Ontem (19), por medida preventiva, a escola Pueri Domus, na zona sul de São Paulo, antecipou as férias em uma semana. A decisão foi tomada depois de a instituição ter registrado o segundo caso de influenza A (H1N1) entre seus alunos.

Perguntado sobre o estado do secretário de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, internado com suspeita de ter contraído a doença, o ministro respondeu que o caso é de gripe comum.

Ainda segundo o ministro, até o fim deste ano deverão começar os testes das vacinas contra a influenza A (H1N1), que estão sendo desenvolvidos por três laboratórios no Hemisfério Norte. Ele observou que é preciso muita cautela antes de o medicamento começar a ser utilizado, lembrando que na década de 70, 150 pessoas morreram nos Estados Unidos ao tomar uma vacina antigripal que não havia sido testada adequadamente.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil já contabilizou 131 casos da gripe suína. Dos 17 novos casos, 14 foram constatados em São Paulo, dois em Goiás e um no Rio Grande do Norte.


Fonte: Agência Brasil

Mulher vai presa após sedar e abusar sexualmente de dez homens

Um russa de 32 anos, identificada apenas como Valeria K., está sendo acusada pela Justiça de seu país de ter sedado e abusado sexualmente de dez homens na cidade de Tambov, segundo a agência russa "Life".

De acordo com a agência, a polícia ficou chocada quando descobriu que era uma mulher bonita e jovem a misteriosa pessoa que havia abusado sexualmente de dez homens após sedá-los com clonidina.

Após conhecer a vítima, Valeria a convidava para ir até sua casa. Quando chegavam à residência, ela dava uma bebida misturada com a droga, o que provocava sonolência durante quase 24 horas.

Depois que o homem estava sedado, ela tirava a roupa e mantinha relações sexuais com ele. Segundo a agência "Life", Valeria usava uma espécie de corda para apertar a genitália masculina, para que a vítima mantivesse a ereção.

Alguns homens foram parar no hospital com intoxicação por clonidina e com uma lesão no pênis. Mas eles pouco lembravam sobre a mulher misteriosa e sobre o que havia acontecido.

Quando foi finalmente identificada, Valeria foi presa. No entanto nem todos os homens pretendem apresentar queixa contra ela.

Fonte: G1

Na despedida de Muricy, São Paulo anuncia Ricardo Gomes como substituto

A manhã no São Paulo foi reservada para a despedida de Muricy Ramalho, demitido após comandar a equipe tricolor durante três anos e meio. E a diretoria aproveitou a ocasião para anunciar a contratação de Ricardo Gomes para técnico.

O contrato terá validade de um ano, até o final do primeiro semestre de 2010, e será assinado na segunda-feira. "O Ricardo foi um atleta premiado de seleção, técnico do Paris Saint-German, Bordeaux e Monaco. Ele era pretendido pelo Benfica, e tem a postura que buscamos", decretou o presidente Juvenal Juvêncio.

O cartola revelou que a saída de Muricy não foi uma decisão tomada de última hora, por causa da eliminação na Copa Libertadores na última quinta-feira. "Essa coisa surgiu porque perdemos do Cruzeiro? Não. Surge dentro do processo. Verificamos ao longo do primeiro semestre que as coisas não se encaixaram bem", explicou.

O treinador tricampeão brasileiro compareceu ao CT da Barra Funda na manhã deste sábado para se despedir dos jogadores e dos demais funcionários do clube.

"Falei muito nos últimos três anos, e hoje vai ser uma coisa rápida. Quero agradecer a diretoria por ter me dado a oportunidade de voltar e ganhar, entrando para a história do clube. Esses três Brasileiros para mim são muito importantes", destacou o ex-técnico são-paulino.

Essa foi a segunda passagem de Muricy à frente do time paulista. No total, foram 360 partidas, com 194 vitórias, 100 empates e 66 derrotas - um aproveitamento de aproximadamente 63% dos pontos.

O novo comandante
Ex-zagueiro do Fluminense e da seleção brasileira, Ricardo Gomes tem 44 anos e na última temporada europeia comandou o Monaco, da França. Ele não trabalhava no futebol brasileiro desde 2004, quando teve curta passagem pelo Flamengo.

"É um treinador com experiência de futebol internacional. Entramos em contato com ele ontem [sexta-feira]. Ele não imaginava, e deixamos tudo acertado. Falta só formalizar", informou o diretor de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.

Gomes dirigiu o Bordeaux de 2005 a 2007. Em seguida transferiu-se para o Monaco, pelo qual terminou o último Campeonato Francês na 11ª colocação.

Seu melhor momento na carreira aconteceu em 2002, quando levou o Juventude ao sétimo lugar no Campeonato Brasileiro. A boa campanha o credenciou a assumir a seleção brasileira olímpica. Porém, ele não suportou o fracasso na seletiva para os Jogos de 2004, em Atenas, e acabou demitido do cargo.

O novo treinador encontrará um time abalado pela eliminação na Copa Libertadores da América e dividido pelas frequentes demonstrações públicas de insatisfação.

Jogadores como Borges, Washington e André Lima reclamaram da reserva ou de substituições, o que obrigou o capitão André Dias e o lateral-direito Zé Luís virem a público pedir o fim das intrigas.

Fonte: UOL