“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Polícia é chamada após gritos, mas acha apenas casal fazendo sexo

A polícia de Alice Springs, na Austrália, atendeu uma ocorrência às pressas, na terça-feira (23), após receber uma denúncia de que alguém estava em perigo. No entanto os agentes encontraram apenas um casal fazendo sexo, segundo o jornal "Northern Territory News".

De acordo com o periódico, a polícia recebeu uma chamada de emergência de uma mulher, que relatou que ouviu gritos, por volta das 6h30, de uma pessoa que estaria "em perigo".

Mas, quando chegaram ao local, os agentes acharam um homem e uma mulher nus fazendo sexo em um colchão em um beco atrás da propriedade do casal.

O incidente aconteceu uma semana depois de um casal ter sido pego fazendo sexo em um carro supostamente roubado durante uma parada em posto de combustível.

Fonte: G1

Ministério Público pede proibição da venda dos refrigerantes H2OH! e Aquarius Fresh

O Ministério Público Federal do Distrito Federal ajuizou na terça-feira (22) uma ação civil pública na 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal pedindo a proibição da comercialização dos refrigerantes H2OH! e Aquarius Fresh, produzidos, respectivamente, pela Pepsi Cola Indústria da Amazônia Ltda e pela Coca-Cola do Brasil.

De acordo com a ação, os dois produtos possuem nomes que remetem à água, mesmo sendo refrigerantes de baixa caloria, o que poderia confundir e até prejudicar a liberdade de escolha do consumidor, apesar de constar em seus rótulos que são refrigerantes.

Sendo assim, o MPF afirma que o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) não poderia autorizar o registro das marcas, pois ambas ferem a lei de propriedade industrial que proíbe sinal que induza a falsa indicação quanto à origem, procedência, natureza, qualidade ou utilidade do produto ou serviço a que a marca se destina.

"Tal situação demonstra desrespeito ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor, principalmente, em relação aos princípios que estabelecem a transparência e harmonia nas relações de consumo, a boa-fé", relata a ação. A ação pede ainda que os produtos passem por reformulação para que se adequem a legislação.

Procurada pela Folha Online, a Coca-Cola afirmou que ainda averigua a informação e deve se pronunciar em breve, assim como a Pepsi. Assim que as empresas responderem ao contato, a informação será acrescida ao texto.

Fonte: Folha Online

Sai à concorrência do vestibular da UFRN

A Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) divulgou, na noite de ontem, a demanda parcial para o Vestibular 2010. O curso de Medicina foi novamente o mais concorrido, com 2035 inscritos para 100 vagas, gerando uma demanda de 20,35 por vaga. Em seguida vem psicologia, com 530 candidatos por vaga (concorrência de 11,78). Os números completos estão no endereço eletrônico da Comperve (www.comperve.ufrn.br).

Ao todo, 20.016 candidatos vão concorrer às 6.307 vagas oferecidas. As provas acontecem de 22 a 24 de novembro deste ano, em locais que serão divulgados a partir do dia 9 de novembro. O tradicional curso de Direito ficou com o terceiro lugar no interesse dos inscritos. Ao todo, 745 candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 90 vagas oferecidas pela manhã, com uma demanda de 8,28 candidatos por vaga. Para a tarde, a demanda cai um pouco, ficando em 7,16 (644 inscritos para o mesmo número de vagas). Fechando a sequência dos cinco cursos mais procurados vem Fisioterapia, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social.

Os candidatos que não obtiverem a validação de suas inscrições deverão procurar a Comperve ou enviar pelos correios a cópia do comprovante de pagamento em caso de candidatos pagantes, e comprovante de inscrição para os candidatos isentos. A documentação deverá ser entregue na sede da Comperve em Natal, ou na sede de cada campi, no horário das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, ou remetida via correio. Para mais informações e o edital completo está disponibilizado o endereço eletrônico da Comperve.

Inclusão

A Comperve também está recebendo até o dia sete de outubro, a documentação para a utilização do Argumento de Inclusão. Para utilizar o benefício o candidato deve ter cursado com aprovação os três últimos anos de ensino fundamental e todo o ensino médio, ambos na modalidade regular, na rede pública; ter concluído, em qualquer ano, o ensino médio ou estar concluindo em 2009, na rede pública.

Fonte: www.diariodenatal.com.br

Exame da OAB aprova 41,8% no RN

Com um índice de aprovação de 41,8%, a primeira fase do Exame de Ordem 2009.2 aprovou 446 bacharéis em Direito dos 1.067 inscritos no Rio Grande do Norte. O prazo para interposição de recurso começa amanhã (24) e vai até o dia 28 de setembro, devendo ser feito através do site www.oab-rn.org.br ou www.oab.org.br e protocolado na Seccional Potiguar ou nas Subseccionais de Mossoró ou Caicó.

Já a prova prático-profissional acontecerá no dia 25 de outubro de 2009. Para discutir esse e outros assuntos, começa hoje (23) e vai até sexta (25) o Seminário Nacional de Educação Jurídica, promovido pela OAB, que terá a participação de mais de 300 docentes das principais universidades de todo o país. O evento acontece no Serhs Grand Hotel – Via Costeira e contará com a presença do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, na abertura logo mais às 19h.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Operação contra prostituição infantil apreende 15 garotas do RN, PB e PE em Alagoas

Um esquema de prostituição infantil foi desmontado nesta quarta-feira em Alagoas. Uma operação conjunta do Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Polícia Militare Polícia Civil apreendeu 15 garotas dentro de prostíbulos, além de recolher três crianças que estavam sob situação de risco dentro de um dos bares. Um bebê de pouco mais de sete meses precisou ser encaminhado ao médico, pois estava desnutrido e com sintomas de pneumonia. A mãe era garçonete em um dos bares fiscalizados.

As meninas eram do Rio Grande do Norte, Paraiba e Pernambuco. Todas foram recolhidas para a Casa de Passagem administrada pela Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho – que conta com serviço médico, assistencial e psicológico. Já três adultos foram levados até a Delegacia de Arapiraca para prestar esclarecimentos. No momento da operação as meninas não portavam nenhum documento de identificação.

O promotor de Justiça Alberto Tenório informou que em média, as meninas cobravam R$ 20 por programa e ainda repassavam parte do dinheiro para as proprietárias dos bares. Tenório disse ainda que uma série de denúncias obteve os mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz João Luiz de Azevedo Lessa, da Infância e Adolescência. Segundo o integrante do Ministério Público Estadual, a iniciativa teve ao mesmo tempo caráter repressivo e educativo.

Fonte: Gazetaweb.com

Lutadores bebem urina em preparação e abrem polêmica no boxe e MMA

Treinos todos os dias, em dois períodos, alimentação balanceada, trabalho psicológico. A preparação de um atleta de luta, em geral, é das mais severas e desgastantes. No entanto, existem aqueles que não se satisfazem, procuram algo a mais para estarem à frente de seus rivais. Dois campeões, um do vale-tudo e outro do boxe, têm causado polêmica no esporte por fazerem uso de uma prática milenar mas pouco convencional para melhorarem seus desempenhos: a urinoterapia.

Como o próprio nome diz, a urinoterapia "é a prática de se beber a própria urina, com objetivos médicos ou estéticos". É o caso de lutadores como o brasileiro Lyoto Machida, campeão dos meio-pesados do UFC, e Juan Manuel Márquez, mexicano que chegou a deter cinturões mundiais de boxe por dois pesos. Ambos admitem o uso da polêmica técnica, considerada por muitos como, no mínimo, anti-higiênica. Os argumentos são diversos, mas, em muitas culturas, acredita-se que a urina traga benefícios para o organismo.

No caso de Lyoto Machida, por exemplo, a prática foi transmitida pela própria família, desde o tempo de seu avô. Na época da Segunda Guerra Mundial, um general japonês indicou a urinoterapia, já que os remédios estavam em falta. "Muita gente que tinha doenças como sífilis, gonorreia e doenças de pele conseguiu ir melhorando. Eu já vi pessoas com diabetes que tiveram uma grande melhora no índice glicêmico no sangue, então eu acredito nisso e faço diariamente", explicou o lutador de MMA, que vem de vitória no UFC 98 sobre o norte-americano Rashad Evans. Machida defende o título contra seu compatriota Maurício Shogun no UFC 104, em outubro.

"(Tomo) principalmente quando vou lutar, porque acredito que a urina libera vários hormônios. Quando fazemos uma refiltragem, conseguimos absorver um pouco mais", completou ele.

Não é só Machida que aposta nisso. O mexicano Juan Manuel Márquez, que perdeu no último fim de semana para o norte-americano Floyd Mayweather Jr., é outro adepto à prática de beber a própria urina. Ao contrário de Machida, não o faz por herança cultural, mas sim como forma de ter uma melhor preparação para seus combates.

"Eu acho que isso tem me ajudado. Fiz nas últimas cinco ou seis lutas, com bons resultados", disse ele, em entrevista à rede de televisão HBO, antes de ser derrotado por Mayweather, depois de 12 rounds. "Tomo minha urina porque é onde há muitas proteínas e vitaminas. Porque não tomá-la e desperdiçar estes nutrientes?", defende.

Fonte: Uol

TV Globo abre inscrições para programa de estágio 2010

A TV Globo abriu as inscrições para o Estagiar, programa de estágio da empresa, para o ano de 2010. As vagas são para São Paulo.Podem participar universitários com previsão de conclusão do curso em dezembro de 2010 ou julho de 2011.

Há vagas para os cursos de administração, análise de sistemas, arquitetura, artes plásticas, ciência da computação, ciências sociais, cinema, comunicação social (jornalismo, radialismo, publicidade e propaganda, relações públicas), comunicação visual, desenho industrial, design gráfico, economia, engenharia de computação, engenharia civil, engenharia eletrônica, engenharia eletrotécnica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia de produção, história, informática, letras, marketing, mídias digitais, propaganda e marketing e sistemas da informação.

As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de setembro pelo site www.redeglobo.com.br/bancodetalentos , no link Estagiar. Os selecionados devem começar o estágio em janeiro de 2010. Durante o programa, os estagiários passarão por acompanhamento constante e avaliação de desempenho.

Além da bolsa auxílio, a empresa oferece vale-refeição, seguro de vida em grupo e auxílio transporte.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações do G1

UERN alerta para prazo de efetivação de inscrições no Vestibular 2010

Foram 29.090 candidatos os inscritos no Vestibular 2010 da UERN. O número superou a estimativa que era de cerca de 25 mil inscrições. No entanto, as inscrições ainda precisam ser efetivadas, com a entrega da documentação exigido pelo edital do concurso aos candidatos.

A documentação deve ser entregue no local escolhido pelo candidato para fazer a prova. O prazo para a entrega da documentação começou segunda-feira (21/09) e vai até esta sexta-feira (25/09), para os candidatos cotistas. Os não-cotistas deverão fazer o mesmo entre os dias 5 e 9 de outubro.

"Os alunos devem ler com atenção o edital do Vestibular, e é preciso que todos os documentos sejam entregues nas respectivas datas e locais de realização da prova", alerta o Prof. José Egberto Mesquita Pinto Júnior, coordenador da COMPERVE/UERN, que alerta ainda para o formato da foto, que deve ser no estilo 3x4 e recente.

No Campus de Natal, onde se inscreveram mais de 8,5 mil candidatos, desde segunda (21) apenas pouco mais de 600 candidatos já entregaram a documentação exigida. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de dezembro. Estão sendo oferecidas 2.332 vagas iniciais nos cursos de Graduação da Uern.

NÚMERO DE INSCRITOS NO VESTIBULAR 2010 DA UERN:

Mossoró - 10.057
Natal - 8.586
Pau dos Ferros - 3.949
Caicó - 2.495
Assu - 2.228
Patu - 1.775

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Assessoria

Ministro diz que governador deve tratar com carinho a própria homossexualidade

O ministro Carlos Minc (Ambiente) ironizou hoje as declarações do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). O governador disse ontem que Minc era "veado" e "fumava maconha". Afirmou ainda "ia correr atrás dele e estuprá-lo em praça pública" se o ministro fosse a Campo Grande (MS).

Hoje, Minc afirmou que Puccinelli deveria analisar melhor o homossexual que há dentro dele. "Ele [Puccinelli] deve fazer uma análise mais profunda da declaração dele sobre o estupro em praça pública e examinar e tratar com mais carinho o homossexualismo que existe dentro dele próprio e talvez aceitar isso com mais razoabilidade", disse Minc.

Minc disse que a psicologia explica ataques como o de Puccinelli. "O Freud [Sigmund Freud, psicanalista] explica que muitas pessoas que têm o homossexualismo enrustido tentam matar o homossexual que há dentro dele próprio", disse. "Eu sou um defensor conhecido dos direitos dos homossexuais contra todos os preconceitos."

O ministro disse estar acostumado com embates políticos com ruralistas e governadores. "Nunca me acovardei ou me encolhi", disse. "Mas com uma agressão como essa, é difícil até imaginar como uma pessoa dessa pretende exercer o governo do estado", completou.

O ministro descartou entrar com uma ação na Justiça contra Puccinelli. "São os eleitores e os tribunais que vão julgar se uma pessoa com esse nível de desequilíbrio está apta a exercer o governo do estado. Eu não vou processá-lo", finalizou.
Para Minc, a dclaração de Puccinelli mostra seu desequilíbrio. "Há, de um lado, o desequilíbrio ambiental, que ele provocaria se a gente deixasse que destruísse o Pantanal como queria, e, por outro lado, há o desequilíbrio patológico", disse.

Minc afirmou ainda que a declaração de Puccinelli mostra a intenção de destruir o Pantanal com a plantação de cana de açúcar. "Não acho que foi um ataque gratuito. Na verdade, ele professou um estupro ao Pantanal e a ele próprio."

Da Agência Brasil

Plano Nacional de Cultura é aprovado na Câmara dos Deputados

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto substitutivo apresentado pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN) ao projeto de lei (PL 6.835 de 2006) que estabelece o Plano Nacional de Cultura (PNC).

Ao ouvir o anúncio da aprovação pela presidente da Comissão, deputada Maria do Rosário (PT-RS), os gestores culturais e artistas presentes comemoram. O ator e presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, se emociou e chorou. “Este é um projeto de muitos anos de luta, de muitas vidas, por isso me emocionei".

O PNC define as diretrizes das políticas culturais no Brasil para os próximos dez anos e também cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). Segundo a relatora, a aprovação do PNC vai garantir uma continuidade para a política cultural brasileira. “Essa foi uma importante conquista para a nossa cultura, agora vamos ter políticas públicas para a cultura de forma institucionalizada”, destacou Fátima Bezerra.

A proposta de ter um Plano Nacional de Cultura surgiu em 2005, após as reivindicações e sugestões apresentadas durante a 1ª Conferência Nacional de Cultura, que mobilizou cerca de 60 mil pessoas para o debate das políticas culturais do Brasil. Depois dessa etapa, foram realizados seminários em todos os estados, oficinas e fórum virtual para a elaboração e encaminhamento do projeto de lei do PNC à Câmara dos Deputados.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Prefeito é aprovado em concurso da própria prefeitura

O prefeito de Cafarnaum (440 km de Salvador, BA), Ivanilton Oliveira (PSDB), 47, ficou em primeiro lugar num concurso público promovido pela própria prefeitura. Outros cinco parentes dele foram aprovados na seleção, que é alvo de investigação do Ministério Público baiano.

Oliveira disputou uma das duas vagas para médico na cidade. "Eu tinha 50% de chance de ser o primeiro, porque só dois se inscreveram", disse o prefeito. "Empatei com o outro candidato, mas fiquei na frente porque sou mais velho."

Realizado em junho pelo Instituto de Estudos Pesquisa e Desenvolvimento Municipal, o concurso oferecia 180 vagas, com salários de até R$ 3.500. O teto corresponde às duas vagas de médico. O prefeito de Cafarnaum, que recebe um salário de R$ 10 mil, também trabalha num hospital particular no município vizinho de Iraquara.

De acordo com o tucano, que nega qualquer irregularidade, o posto de saúde municipal não consegue contratar um médico já há seis meses.

Proibido por lei de ocupar outro cargo público, Oliveira disse que prestou o concurso tendo em vista o ano de 2012, quando deixará a Prefeitura de Cafarnaum. Segundo o edital do concurso, o prazo de nomeação é de dois anos, a partir da homologação do resultado, podendo ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período.

No concurso, cinco parentes do prefeito também foram aprovados, entre eles sua mulher. "Numa cidade com pouco mais de 18 mil habitantes, eu estimo que uns 500 devem ser meus parentes. Cinco passaram, mas eu listo dez que não passaram", disse Oliveira.

O Ministério Público abriu inquérito na semana passada para apurar as possíveis irregularidades. Segundo a promotora Edna Barreto, responsável pela investigação, o prefeito deve ser denunciado por improbidade administrativa e o concurso pode ser anulado.

"Ele feriu os princípios de moralidade, impessoalidade e legalidade previstos na Constituição, além da lei nº 8.429/92 [que trata de improbidade administrativa]", disse ela.

Fonte: Folha Online