“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Presidente do TSE nega recurso de Cássio Cunha Lima, governador cassado da Paraíba

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, negou o pedido do governador cassado da Paraíba, Cássio Cunha Lima, que pretendia que seu recurso fosse encaminhado para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do TSE.

No recurso, a defesa do ex-governador alegou que houve falha no julgamento do TSE, pois o vice-governador, José Lacerda Neto, não foi citado para se defender, o que teria causado prejuízos, uma vez que não permitiu a produção de provas e assim ele não pôde exercer seu direito desde o início da causa. O governador foi cassado por distribuir dinheiro de programa assistencial no período em que estava em plena campanha para se reeleger.

Outro argumento foi de que a lei aplicada ao processo de cassação (Lei 11.300/2006) retroagiu para prejudicar o governador contrariando a Constituição Federal. Isso porque a lei é de 2006 e diz que no ano em que se realizar a eleição fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública. No entanto, de acordo com a defesa, a lei entrou em vigor em maio daquele ano e não poderia alcançar fatos iniciados antes dessa data.

A defesa afirmou também que a decisão do TSE de dar posse ao segundo colocado em vez de convocar novas eleições terá a conseqüência de o governo da Paraíba ser entregue "às mãos da minoria", uma vez que o segundo colocado - José Maranhão - recebeu menos votos que Cássio Cunha Lima. "Tal procedimento é a própria negação da soberania popular e da democracia", destaca.

Com esses argumentos, pediu para que o processo fosse anulado a partir do momento em que deveria ser citado o vice-governador e para que seja julgada improcedente a decisão que cassou seu mandato.

Decisão
O ministro Ayres Britto decidiu que o recurso não deve ser aceito e, portanto, não será analisado pelo STF. No que se refere ao cerceamento de defesa, essa possibilidade foi afastada pelo plenário do TSE tendo em vista o comparecimento espontâneo do vice-governador no curso das investigações.

Ele lembrou que a própria jurisprudência do STF diz que o recurso extraordinário só é cabível se houver ofensa direta à Constituição Federal, o que não é o caso, pois esta alegação "está adstrita à matéria processual infraconstitucional".

O ministro observou também que para chegar a um entendimento diferente do que decidiu pela cassação seria necessário reexaminar fatos e provas para verificar se houve cerceamento de defesa, o que não pode ser concedido por meio do recurso extraordinário.

Quanto ao princípio da anterioridade, o ministro argumentou que também não procede, pois a proibição de distribuir bens em troca de votos já existia no ordenamento legal.

Por fim, quanto ao pedido para realizar novas eleições, Ayres Britto lembrou que por ter sido cassado, o ex-governador e seu vice não podem participar de uma nova eleição no estado - caso tivesse sido determinada pelo TSE. E, por não ter interesse jurídico na causa, não podem requerer um novo segundo turno das eleições.


Fonte: Do UOL Notícias
Em São Paulo

Homem senta na privada e leva mordida de cobra no pênis

Um cidadão de Taiwan de 51 anos teve o dia mais azarado de sua vida no último sábado (9). Quando foi ao banheiro, ele sentou normalmente na privada, mas não imaginava o que o esperava: ele levou uma mordida de uma cobra no pênis, segundo o jornal "China Times".

"Assim que sentou, ele sentiu uma dor como uma facada e se levantou rapidamente", relatou o "China Times". "Quando olhou para baixo, ele viu uma cobra grande [dentro da privada]", acrescentou o periódico chinês.

Natural do Condado de Nantou, o homem está internado no hospital Puli Christian. Ele não corre risco de morte. "Assim que tiver passado o risco de infecção, ele receberá alta", afirmou o diretor do hospital.

Uma TV local mostrou imagens do réptil sendo retirado do banheiro.

Fonte: G1
Fotos: Reprodução/China Times


Governo gera mais 4.500 empregos

Aproximadamente 4.500 empregos diretos e indiretos serão criados neste semestre em decorrência dos novos contratos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi), assinados na manhã desta quarta-feira (13), em Mossoró, pela governadora Wilma de Faria.

Na solenidade realizada na Associação Comercial e Industrial da cidade (Acim), o Governo do Estado anunciou que outros 20 processos estão sendo analisados até o final do ano, devendo contribuir para a geração de outros 3.000 empregos diretos em virtude da implantação ou ampliação de empreendimentos contemplados com incentivos do Proadi.

Chuva forte deve continuar no Norte e Nordeste, alerta Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil enviou hoje (13) alerta de chuva forte para estados no Norte e Nordeste. A previsão é de pancadas de chuva no Acre, em Rondônia, no Amazonas, Pará, Tocantins, em Roraima, no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, na Paraíba, em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e na Bahia.

As cheias e enchentes provocadas pelas chuvas já atingiram mais de 1 milhão de pessoas, segundo a Defesa Civil. Pelo menos 37 pessoas morreram, cerca de 100 mil estão desabrigadas e 196 mil desalojadas.

De acordo com o levantamento, os danos causados pelo excesso de chuva já atingiram 357 municípios em 13 estados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, sobrevoa amanhã (14) os municípios do Pará atingidos pelas enchentes. De acordo com a Defesa Civil estadual, 32 municípios paraenses estão em situação de emergência. No estado, cerca de 35 mil pessoas foram afetadas e pelo menos 1,6 mil estão desabrigadas.

Até agora, a Secretaria Nacional de Defesa Civil enviou aos estados atingidos 132 mil cestas de alimentos e 1,4 milhão de itens como colchões, cobertores, filtros, lonas e mosqueteiros.


Fonte: ABr

Novo Enem pode ter duas provas por ano, diz ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na noite desta quarta-feira (13) que os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) aprovaram por unanimidade a matriz de habilidades que serão incluídas no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A matriz é uma espécie de guia que orienta a elaboração dos itens da prova.

De acordo com o ministro, também ficou definido entre o MEC e os reitores que um modelo de prova do novo Enem será divulgado “o quanto antes” para que os estudantes possam se preparar. Ele não soube precisar quantas universidades devem aderir ao novo vestibular, mas antecipou que a ideia é aplicar pelo menos duas provas por ano, apesar da questão orçamentária. Segundo Haddad, ficou definido que haverá provas de língua estrangeira.

Segundo Haddad, “a partir deste momento, se inicia um processo de reforma curricular do ensino médio." O documento que vai especificar o conteúdo do vestibular unificado deverá ser divulgado nesta quinta-feira (14), após ser apresentado ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). “Amanhã [quinta-feira] à tarde, o documento estará disponível no portal do MEC”, prometeu o ministro.

O ministro disse que o novo modelo de prova privilegia a capacidade de interdisciplinaridade e a compreensão de conteúdos e não o mais o chamado "decoreba". "Se um aluno compreende um fenomeno da natureza, sabe do que se trata, mas se esqueceu a fórmula que é geralmente decorada, ele vai conseguir por outros meios chegar à resposta correta. A ênfase deixa de ser a memorização para a capcidade de compreensão dos fenômenos da natureza, ou da história, ou da geografia", explicou.

Haddad fez mais críticas ao "decoreba." "É inadmissível perguntar sobre data, não vai se perguntar se ele sabe uma data. Num momento de tensão extrema, o aluno pode não tem equilíbrio emocional para responder. Precisa saber se ele compreende os processos históricos", completou Haddad.

Unificação

Haddad havia anunciado a proposta de unificar o vestibular das universidades federais do país no fim de março. O exame terá 200 questões de múltipla escolha e uma redação e deverá ser aplicado em dois dias. Atualmente, o Enem tem 63 questões e uma redação. O objetivo da unificação do vestibular é reestruturar os currículos do ensino médio em todo o país, que, atualmente, costumam ser focados no vestibular das universidades em cada estado.

Segundo o modelo proposto, após receber o resultado da sua prova no Enem, o aluno poderá listar até cinco cursos, nas instituições de sua preferência (também limitado a cinco) e concorrer com os demais candidatos do país.

A nota de corte dos cursos será determinada por essa concorrência entre os alunos. Ou seja, se mais alunos com notas altas concorrerem a um determinado curso, a nota de corte será mais alta. O aluno poderá mudar suas opções até o penúltimo dia do anúncio do resultado pela instituição.

Com informações do G1

Ministério cria comitê para acompanhar Programa Farmácia popular

O Ministério da Saúde publica na edição de hoje do Diário Oficial da União a norma que institui o Comitê de Acompanhamento do Programa Farmácia Popular do Brasil - Aqui Tem Farmácia Popular.

De acordo com a Portaria n.º 986, o grupo tem a finalidade de supervisionar a execução do programa e contará com representantes do Datasus, da Caixa Econômica Federal, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Fonte: Agência Brasil

Vara do Trabalho de Caicó será inaugurada nesta sexta feira (15)

Será nesta sexta feira, dia 15 de maio, a solenidade de inauguração das novas instalações da Vara do Trabalho de Caicó.

O ato acontecerá às 11 horas da manhã na própria Vara do Trabalho que foi edificada na Cidade Judiciária. Fica localizada na rua Dom Adelino, S/N, no Bairro de Maynard.

Contará com a presença de diversas autoridades municipais, regionais e estaduais.

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Primeira Região, Desembargador Federal do Trabalho, José Barbosa Filho.

Fonte: Blog Robson Pires

Câmara conclui aprovação da MP que permite o parcelamento de dívidas do INSS

A Medida Provisória 457, que permite aos municípios parcelar em até 20 anos as dívidas adquiridas com a previdência social até 31 de janeiro deste ano, teve a aprovação concluída pela Câmara dos Deputados nessa terça-feira (12). Essa medida vai beneficiar todos os municípios, especialmente aqueles que estavam incapacitados de emitir certidões negativas junto à União, documento fundamental para a liberação de qualquer recurso federal e até de convênios estaduais, empréstimos a bancos públicos.

“Essa era uma luta de prefeitos de todo o país, que além de precisarem das certidões negativas para receber recurso federal ou estadual, não têm condições de quitar estas dívidas sem esse parcelamento”, destaca o deputado Fábio Faria (PMN) que votou a favor dos pleitos dos municípios.

A Câmara também aprovou a liberação de R$ 1 bilhão para repasse aos municípios como forma de compensação pelas perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no primeiro trimestre. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse na Comissão de Orçamento da Câmara, que uma MP será publicada até esta quarta-feira (13) regulamentando este repasse e confirmou que os recursos já começam a ser destinados até o fim do mês.

Estella Dantas.
Jornalista
(84) 9401-7111
(61) 9309-4095

Prefeito de Marajá do Sena (MA) quer mudar cidade alagada de lugar

Após ver quase a cidade inteira debaixo d'água em razão das chuvas que atingem o Nordeste do país, o prefeito de Marajá do Sena (MA) planeja mudar metade do município de lugar. Os imóveis hoje alagados, segundo ele, devem ser abandonados e construídos em outro local.

A situação da cidade é crítica. Em razão da interdição da estrada que dá acesso ao município de 6.790 habitantes, os mantimentos só chegam após uma viagem de cinco horas de barco e uma hora e meia de burro; ou de helicóptero.

"O pessoal construiu a cidade no local errado, em um vale que sempre alaga. A solução é mudar o centro administrativo [prefeitura e secretarias] e as casas para 3 km daqui, lá em cima do vale", diz Manoel Edivan Oliveira da Costa (PMN).

Segundo o prefeito, os prédios utilizados pelos órgãos municipais serão abandonados e as famílias receberão terrenos no novo local para reconstruir suas casas. Entre os prédios a serem transferidos está a única escola da cidade -segundo o IBGE, metade da população é analfabeta. O município tem 824 km2 de área territorial.

A Defesa Civil diz que parte da cidade está, de fato, em uma área de risco, suscetível a deslizamentos de terra. Apesar disso, a ideia gera polêmica. A comerciante Maria das Dores Silva, 58, questiona a viabilidade de indenizar quem deixar sua casa. "Não sou a favor. Eu tenho casa, que tem até um comércio na frente. Quem vai conseguir indenizar uma casa igual? Acho difícil."

"Eu aprovo a mudança porque a escola está cheia de rachaduras, fica sempre inundada no período de chuvas. Assim não tem condições de a gente estudar", diz Gabriel Nunes, 17.

Custos

O prefeito estima que o projeto custará R$ 10 milhões, quase três vezes o valor repassado pela União ao município, no ano passado, pelo Fundo de Participação dos Municípios.

O período entre a captação de verbas junto ao Ministério da Integração Nacional e a conclusão das obras deve durar dois anos, diz o prefeito. "Se o governo federal liberar antes, a gente termina bem mais rápido. O problema é que, com essas chuvas, todo mundo está precisando de ajuda do governo."

Neste ano, metade da população foi atingida pelas enchentes --são ao menos 3.454 afetados, sendo 1.892 desalojados e 16 desabrigados. Marajá do Sena existe desde 1994, após ter sido desmembrado de Paulo Ramos. Segundo o IBGE, 14,4% da população vive na zona urbana.

Fonte: BOL

Homem compra DVD pornô e descobre traição da mulher

Um carpinteiro de Taiwan comprou um DVD pornô e acabou descobrindo a traição de sua mulher. O filme foi gravado secretamente em um motel onde sua mulher manteve relações sexuais com um amigo do marido, segundo o jornal taiwanês "Liberty Times".

O marido, identificado apenas pelo sobrenome Lee, descobriu a traição da mulher após comprar o DVD em 2002. Em agosto de 2008, Lee atacou o açougueiro na cidade de Chungli e acertou uma facada na coxa do ex-amigo.

De acordo com o jornal, o filme pornográfico tinha sido feito com uma câmera escondida no motel e estava em um DVD chamado "casos com as esposas dos outros", que o marido comprou de um vendedor para assistir em casa.

Lee, que vive no Condado de Taoyuan, se separou da mulher depois de assistir ao filme. O ex-amigo fugiu da aldeia. O açougueiro processou Lee por agressão física, mas Lee não conseguiu processar o açougueiro por adultério, porque já havia passado cinco anos.

A Justiça pediu para os homens resolverem o caso fora dos tribunais, mas eles recusaram. Lee foi indiciado na terça-feira acusado de provocar danos corporais em outra pessoa, segundo relatou o jornal "Liberty Times".

Lee deve pegar menos de seis meses na prisão, pena que pode ser convertida em multa.

Fonte: G1

Cantora baiana se casa em segredo com italiano

A cantora Daniela Mercury, 43 anos, e o empresário italiano Marco Scabia, 34, trocaram alianças na Itália, informa a revista "IstoÉ Gente". O casal, que está junto há um ano e um mês, se casou em segredo, numa cerimônia simples, em Roma, onde vive a mãe do noivo, Tincia.

De acordo com a revista, poucas pessoas sabiam da cerimônia e nem mesmo os filhos de Daniela puderam comparecer ao casamento, devido a compromissos no Brasil.

A cantora e o empresário embarcaram para a Itália no dia 2 de maio, em São Paulo e, na sexta-feira, 8, teria saído de Roma para a lua de mel, percorrendo várias cidades da Itália.


Fonte: Ego

Governo gera mais 4.500 empregos com novos contratos do Proadi

Aproximadamente 4.500 empregos diretos e indiretos serão criados neste semestre em decorrência dos novos contratos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proadi), assinados na manhã desta quarta-feira (13), em Mossoró, pela governadora Wilma de Faria. Na solenidade realizada na Associação Comercial e Industrial da cidade (Acim), o Governo do Estado anunciou que outros 20 processos estão sendo analisados até o final do ano, devendo contribuir para a geração de outros 3.000 empregos diretos em virtude da implantação ou ampliação de empreendimentos contemplados com incentivos do Proadi.

"Estamos vivendo uma crise econômica mundial e, gerar novos investimentos e empregos num momento como este, é algo muito importante para a economia do Rio Grande do Norte", considerou a governadora Wilma de Faria. "Crise se vence com criatividade, ousadia e determinação", acrescentou, lembrando que está seguindo esta receita, aceitando o desafio de trocar renúncia fiscal por investimentos e empregos.

Na solenidade realizada na Acim, foram assinados contratos do Proadi com mais dez empresas, quatro delas de Mossoró. Juntas, estes empreendimentos irão proporcionar investimentos da ordem de R$ 101,1 milhões para se instalar ou ampliar suas atividades em território potiguar. "Estas empresas atuam em segmentos como mineração, alimentos e bebidas, plásticos, cosméticos, informática e eletromecânica", revelou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula.

Entre 2003 e 2009, o Governo Wilma de Faria já beneficiou 144 empresas com a concessão do Proadi, contribuindo para gerar, neste período, quase 21.500 empregos diretos e 60.000 indiretos. O valor do investimento privado, a partir dos incentivos com a redução de até 75% na apuração do ICMS, foi de R$ 920 milhões. Até o governo anterior, apenas cinco empresas de Mossoró eram beneficiadas pelo programa. "Hoje contamos com 30 empresas da cidade e região que recebem incentivos fiscais pelo Proadi", afirma o coordenador do programa, Klênio Alves.

Durante a solenidade, a governadora Wilma de Faria ainda assinou protocolo de intenção para beneficiar a indústria Santa Clara Alimentos com incentivos do Proadi. O empresário Pedro Alcântara Lima, proprietário do moinho Santa Clara, trabalha para colocar em operação, dentro de oito meses, uma fábrica de processamento de sucos, adquirida da empresa Unilever, de Goiânia (GO), investimento estimado em R$ 27,5 milhões e com expectativa de gerar 250 novos empregos. "Já sou cliente do Proadi", disse Lima, na ocasião, lembrando que agora pleiteia novo contrato para implantar a nova empresa.

Outro empresário beneficiado com os contratos ora assinados pelo Proadi é Marcelo Quinderé, da Química Industrial Itamil Ltda, indústria do setor mineral que atua na fabricação de carbonato de cálcio precipitado, pioneira no Nordeste nesta atividade econômica e que vai atender o mercado de indústrias farmacêuticas, cosméticos e papel. "A governadora tem sido incansável no trabalho de atrair investimentos e renda, e por isso o crescimento econômico do Rio Grande do Norte, na sua gestão, foi acima da média", avaliou Quinderé, cujo empreendimento, quando entrar em funcionamento, no próximo semestre, vai gerar mais de 200 novos empregos diretos na região Oeste.

Convênios

Ainda na manhã desta quarta-feira, na Acim, a governadora Wilma de Faria assinou convênio para a doação de um terreno de 5,3 hectares, no Centro Industrial Avançado de Macaíba, para a instalação da fábrica Vidres do Brasil Ltda. Com sede em Criciuma (SC), a Vidres calcula investimento de R$ 15 milhões para se fixar na Grande Natal e produzir matéria prima para a indústria de revestimento.


Fonte: Assecom/RN

Governo envia ao Congresso projeto que regulamenta sigilo de documentos

O Executivo apresenta nesta quarta-feira (13) projeto que regulamenta o sigilo de documentos por órgãos públicos. O objetivo da proposta, que deverá passar pelo crivo do Congresso, é acabar com o sigilo indiscriminado de informações como ocorre atualmente.

O projeto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não põe fim ao sigilo de certos dados, mas o acesso deverá ser facilitado, como prevê a Constituição Federal de 1988, que garante o direito a todos de receberem informações de seu interesse por parte de órgãos públicos.

Durante a cerimônia no Palácio do Itamaraty, Lula fez um apelo para que o projeto seja aprovado. "Nós entendemos que os deputados e os senadores têm sua liberdade. Nós não mandamos lá. Por isso o que eu faço é somente um apelo", afirmou.

O presidente disse ainda que o projeto "é importante porque nós ainda temos uma democracia insipiente". "Que ninguém veja isso como se fosse revanchismo, porque eu vou deixar o governo daqui a um ano e meio", afirmou Lula. "Aqueles que não conhecem a própria história estão fadados a repeti-la."

O ministro-chefe da CGU (Controladoria Geral da União), Jorge Hage, afirmou que falta uma lei que defina regras práticas para o acesso aos documentos pelo cidadão e que as exceções estão em todos os países que regulamentaram o acesso.

"Depois da esperada aprovação desta lei pelo nosso Congresso terá que haver um esforço concentrado de cada Poder no sentido de promover a conscientização dos agentes públicos para superar a cultura do segredo e divulgar os direitos para o cidadão", disse Hage.

"Não é reabrir feridas e reavivar dores, é cumprir um dever de preservar a memória do nosso país", afirmou o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

O controle do cumprimento da lei ficará a cargo da Controladoria Geral da União, no caso de órgãos da administração pública federal.



Veja como fica com a lei:

Três tipos de dados
Informação: Dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

Informação sigilosa: A que é submetida temporariamente à restrição de acesso público por "imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado";

Informação pessoal: relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;

Segundo a lei, o governo tem de:
1. Garantir a disponibilidade, a autenticidade e a integridade de todas as informações;

2. Proteger as informações sigilosas e pessoais e garantir o acesso restrito a quem puder ter acesso a ela;

3. Orientar corretamente quem buscar as informações.

Que informações fazem parte do projeto?
1. Informações produzidas por órgãos do governo ou por pessoas físicas ou jurídicas com vínculo com órgãos do governo;

2. Informações sobre o patrimônio público;

3. Informações sobre projetos do governo, a administração e auditorias nos órgãos do governo.

Classificações
As informações sigilosas, dependendo do risco que oferecem à segurança sociedade ou ao Estado, poderão ser classificadas como:

Ultrassecretas: prazo máximo de 25 anos para a liberação, que pode ser revista por uma Comissão de Reavaliação de Informações, prevista na lei e subordinada à Casa Civil da Presidência;

Secretas: prazo máximo de 15 anos;

Reservadas: prazo máximo de 5 anos;

Relativas ao presidente, vice e familiares, que possam colocá-los em risco: até o fim do último mandato (em caso de reeleição).

Quem tem acesso a uma informação classificada como sigilosa ou pessoal também responde pela manutenção do sigilo.


Exceções
1. Informações sobre condutas que impliquem em "violação dos direitos humanos" por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não podem ser objeto de restrição de acesso;

2. Ficam de fora do alcance da lei projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos, "cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado".


Prazos
1. Sempre que possível, o acesso à informação deve ser imediato;

2. Não sendo possível, o órgão ou entidade que receber o pedido terá 20 dias (prorrogáveis por mais 10) para "comunicar a data, local e modo de realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão";

3. Em caso de recusa, é obrigatório informar a razão.


Alguns detalhes
1. Se parte de um documento for considerado secreto e outra parte não, o governo deve garantir acesso à parte não sigilosa, se isso for possível;

2. Para facilitar a busca, a lei prevê que o governo deve utilizar à internet e desenvolver ferramentas de busca que permitam a localização dos documentos;

3. O serviço de busca e fornecimento de informações é gratuito. Eventualmente, pode ser cobrado custo de reprodução da informação (dependendo da situação econômica do solicitante, essa reprodução também pode ser gratuita);

4. A lei também determina quem define o grau de sigilo das informações. O grau ultra-secreto pode ser determinado pelo presidente, vice, ministros, comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica e chefes de missões diplomáticas permanentes no exterior.

Fonte: Uol