“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 2 de maio de 2009

Sobe para seis o número de monitorados por suspeita de gripe suína no RN

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informa que atualmente são seis casos monitorados de pacientes com sintomas semelhantes aos da gripe suína ou influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte. Nenhum caso suspeito, confirmado ou descartado oficialmente.

De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde são considerados casos em monitoramento aqueles procedentes de áreas afetadas, com febre alta e tosse, podendo ou não estar acompanhado dos demais sintomas da gripe, como dores musculares, dor de cabeça, dores nas articulações e dificuldade respiratória.

Ainda são considerados casos em monitoramento os viajantes procedentes de voos internacionais, nos últimos 10 dias, de países não afetados e apresentando os sintomas da influenza A (H1N1).

São considerados casos suspeitos aqueles que apresentarem febre alta repentina e tosse além de alguns dos outros sintomas da gripe. É importante observar ainda se essas pessoas apresentaram esses sintomas há até dez dias depois de ter deixado algum país com registro da influenza A (H1N1) ou ainda ter tido contato próximo com pessoas com suspeita da doença, também no período de nos últimos dez dias.

No Nordeste brasileiro Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia também registram casos em monitoramento da influenza A. Nenhum caso foi confirmado no Brasil até o dia de hoje nos 13 estados que registram casos em monitoramento e suspeitos.

SERVIÇO

Fone (para população): 0800 61 1997

Fone (para profissionais de saúde): 0800 281 2801

E-mail para informações: notifica@rn.gov.br


Hospital de Referência do Rio Grande do Norte: Giselda Trigueiro

Acessem também: www.saude.gov.br/svs


Fonte: Sesap/RN

Pela música, cantora quer parar com sexo

Lily Allen diz que vai desistir de ter relações sexuais para tentar melhorar a qualidade da letra de suas músicas. A cantora, famosa por suas canções de amor frustrado, revolveu virar celibatária, segundo o jornal The Sun.

"É bom sair da zona de conforto e se testar", disse. "Vou ver como vai ser por um período. Não coloquei uma data limite para isso". Lily parece já ter usado um método parecido antes.

Ela, que já namorou Ed Simons e Jay Joplin, admitiu ter acabado com suas relações para ter inspiração para compôr. "Quando chega um momento em que não consigo mais escrever, eu caio fora. É uma atitude péssima, mas é a verdade".

Com informações do IG