“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quase metade dos cirurgiões plásticos não sabe fazer higiene das mãos, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela internet nos Estados Unidos com 122 cirurgiões faciais indicou que apenas metade deles (53%) sabia que a fricção das mãos com álcool é a melhor forma de matar as bactérias em mãos aparentemente limpas. Os resultados foram melhor quando o assunto era a limpeza de mãos aparentemente sujas – três quartos responderam, corretamente, que o método mais adequado é o uso de água e sabão.

De acordo com os pesquisadores do Hospital Universitário Thomas Jeferson, nos EUA, outro dado preocupante é que muitos dos cirurgiões consultados não sabiam as situações em que deveriam limpar as mãos. Apenas 42% disseram que deveriam fazê-lo antes e depois de ter contato com um paciente, e antes e após o uso de luvas nos exames.

Publicados na revista Archives of Facial Plastic Surgery, os resultados representam uma preocupação, já que a higiene das mãos é a forma mais eficaz de prevenir a disseminação das infecções hospitalares potencialmente fatais. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, por exemplo, recomendam, em suas diretrizes, prioridade na higiene das mãos.

Porém os cirurgiões plásticos não seriam os únicos a precisar de orientação, segundo os autores. Outros estudos já demonstravam que a adesão dos profissionais de saúde às diretrizes de higiene das mãos seria muito pequena. E não apenas a falta de orientação, mas a pesada carga de trabalho, a falta de locais adequados e alergia aos produtos de higiene, também seriam as razões.

Por isso, os especialistas recomendam que os hospitais e clínicas tomem medidas práticas para melhorar a higiene dos profissionais, com o objetivo de reduzir as infecções. Entre as medidas, eles destacam a entrega de orientações escritas, produtos de higiene suficientes e de fácil acesso, além de controlar o cumprimento das normas de higiene.

Fonte: Archives of Facial Plastic Surgery. Julho/Agosto de 2009.

Campanha de vacinação contra a raiva começa dia 13

A Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), realizará nesta quinta-feira (6), uma reunião sobre as diretrizes e estratégias para a Campanha de Vacinação Contra a Raiva 2009.

A subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, Aline Rocha, explica que a campanha terá inicio no dia 13 de agosto. Já o dia ‘D’ de vacinação no Estado será em 19 de setembro. “A campanha objetiva vacinar animais de estimação, gatos e cachorros, evitando assim a disseminação da doença entre humanos”, concluiu.

Raiva

É uma doença viral geralmente transmitida através da mordida de um animal infectado. O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Em Natal, um humano mordido por qualquer animal, deve procurar atendimento no Pronto-Socorro do Hospital Giselda Trigueiro, hospital referência do RN em profilaxia da raiva. No interior do Estado, o paciente deve ser levado para os hospitais regionais. E em casos mais graves, encaminhado para o Giselda.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Prefeito transexual leva advertência por usar vestido muito curto

O prefeito transexual Stu Rasmussen, que governa a pequena Silverton, no estado do Oregon (EUA), foi repreendido pelos vereadores da cidade por usar um vestido muito curto, segundo reportagem da emissora americana de TV "NBC".

A advertência foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores por quatro votos a três. Em sua defesa, Rasmussen disse que o vestido era apropriado por causa do calor de mais de 33º C que fazia na cidade.

O grupo que apresentou a queixa era liderado por Ken Hector, que foi derrotado por Rasmussen na eleição do ano passado. Com 1.988 votos, ele venceu seu adversário por mais de 450 votos --Ken Hector conseguiu um total de 1.512.

"Fiquei surpreso", disse Rasmussen, destacando que a cidade deveria ficar mais focada no seu trabalho à frente da prefeitura. Ele está em seu terceiro mandato como prefeito da cidade, que fica a cerca de 70 quilômetros de Portland.

Fonte: G1

Documentos judiciais revelam detalhes sobre filme com Jackson

LOS ANGELES (Reuters) - A Columbia Pictures e a empresa de shows AEG Live chegaram a um acordo para aproveitar ensaios da turnê "This Is It" em um filme com Michael Jackson, segundo documentos judiciais. Os ensaios foram gravados dias antes da morte do "Rei do Pop", em junho.

Um juiz da Corte Superior de Los Angeles ainda terá de aprovar o acordo numa audiência no dia 10. Mas os detalhes da proposta, que inclui um pagamento de 60 milhões de dólares pela Columbia para a cessão dos direito das imagens, constam de um documento judicial protocolado na noite de terça-feira.

O espólio de Jackson e a AEG Live, que pertence ao bilionário norte-americano Philip Anschutz, dividirão os lucros com o filme, na proporção de 90 e 10 por cento, respectivamente.

A AEG Live e a Columbia Pictures, que é uma subsidiária da Sony, não se pronunciaram sobre o acordo. Desde o mês passado, a imprensa vem falando de um possível filme que aproveitaria mais de 100 horas de gravações dos ensaios para aquela que seria uma temporada de 50 shows de Jackson em Londres.

A temporada era esperada como uma espécie de "relançamento" da carreira de Jackson, depois da decadência das décadas de 1990 e 2000. Mas ele morreu dias antes do primeiro show, vítima de um ataque cardíaco, aos 50 anos.

Também vinculado ao filme há um acordo de merchandising com o grupo Bravado International Group, divisão da Universal Music Group, subsidiária da Vivendi S.A., para a venda de produtos com a imagem do cantor.

Advogados e executores do espólio disseram nesta semana que haverá contratos destinados a gerar "milhões de dólares em faturamento para o espólio de Michael Jackson".

O testamento do cantor estabelece a criação de um fundo familiar que beneficiará sua mãe, seus três filhos e entidades beneficentes.

Randy Phillips, executivo-chefe da AEG Live, disse no mês passado que o lançamento de um filme aproveitando as imagens dos ensaios poderia ajudar o espólio a zerar as dívidas do cantor, que supostamente chegavam a meio bilhão de dólares no momento da sua morte.

Na quarta-feira, o programa de TV Entertainment Tonight noticiou que a família de Jackson havia assinado os documentos necessários para que o cantor de "Thriller" seja enterrado no cemitério Forest Lawn, em Los Angeles.

Os planos para o sepultamento continuam envoltos em mistério. Uma cerimônia pública já foi realizada em Los Angeles, mas o corpo ainda não pode ser enterrado enquanto não saírem exames toxicológicos relacionados à investigação policial sobre a morte dele e sobre o envolvimento de médicos que receitavam medicamentos ao cantor. Não há data prevista para a divulgação do laudo.

Fonte:UOL Entretenimento/ Por Alex Dobuzinskis


Emenda do deputado Fábio Faria viabiliza evento que leva mais de 2000 pessoas a Santa Cruz

A cidade de Santa Cruz, na região Agreste, recebe neste fim de semana centenas de motociclistas e admiradores do esporte para o Moto Fest, evento que é realizado há quatro anos. Hotéis e pousadas registram ocupação máxima e os restaurantes ficam lotados durante o período.

Para o deputado federal Fábio Faria, que destinou emenda parlamentar de apoio ao encontro promovido pela Prefeitura, os eventos são alternativas para atrair turistas e gerar oportunidade de renda para os moradores. Neste sábado (1º.), o deputado do PMN prestigiou o Moto Fest e foi recebido pelo prefeito Péricles Farias.

“Estamos apoiando eventos realizados em vários municípios porque acreditamos no potencial do interior do Rio Grande do Norte para o turismo, que é a principal atividade econômica da capital e pode conquistar espaço em todas as regiões”, diz Fábio Faria. Os recursos previstos na Emenda Parlamentar do deputado já foram liberados pelo Ministério do Turismo para o município.

Secretário de Administração prestigia lançamento de projeto em Brasília

O secretário Estadual de Administração e Recursos Humanos, Paulo César Medeiros, participa nesta quarta-feira (5), em Brasília, da cerimônia de lançamento do projeto “Ciclos de Debates Direito e Gestão Pública”.

O evento, que é uma promoção do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Associação Nacional dos Procuradores da República, tem por objetivo criar espaço para a exposição de idéias e a promoção de debates que aproximem e integrem profissionais de diversas áreas do conhecimento e experiência, com vistas à formulação de novos paradigmas e à construção de referenciais de atuação comuns para a administração pública.

Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Paulo César Medeiros prestigia o projeto que integra os compromissos assumidos no âmbito da Carta de Brasília, firmada por órgãos e entidades públicos e privados, em prol da construção de pacto para melhorar a gestão pública brasileira.

O lançamento do projeto acontece no auditório do Ministério do Planejamento e começa às 10h com término às 18h. Este evento terá transmissão ao vivo pelo portal da gestão pública: www.gestaopublica.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação

Projeto no Senado prevê divórcio on-line

Na era do namoro pela internet, a separação e o divórcio consensuais on-line podem passar a ser uma realidade. A possibilidade está prevista em um projeto de lei apresentado pela senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), segundo reportagem publicada na edição desta quarta-feira na Folha de São Paulo.

O texto das jornalistas Johanna Nublat e Maria Clara Cabral informa que o projeto tem o objetivo de agilizar os processos para casais sem filhos menores ou incapazes e que se separam em comum acordo --casos em que é possível recorrer ao cartório. O projeto prevê inclusive o fim da obrigatoriedade de audiência entre as partes.

Segundo o presidente da comissão de tecnologia e informação do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Alexandre Atheniense, além de maior rapidez, a proposta diminuiria o dano do fim do casamento. "A tecnologia favorece muito o anonimato, você consegue conduzir o procedimento sem ter que se expor", diz Atheniense.

Defensores do texto dizem que o processo tende a ser mais rápido e barato e que a medida favorecerá casais que não moram mais no mesmo Estado ou que não querem se encontrar.

Fonte: Folha Online

Lula aprova 8.510 vagas para o Judiciário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) o projeto de lei da Câmara dos Deputados que dispõe sobre a criação de 230 Varas no âmbito da Justiça Federal (PLC 126/09). O projeto foi apresentado em junho deste ano, por iniciativa do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Serão criadas 46 novas varas por ano. A implantação será feita gradualmente de 2010 a 2014, com o intuito de reduzir o número de processos acumulados nas diversas instâncias do país. O projeto PLC 126/09 foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal no dia 1º de julho e não precisou ir a Plenário, seguindo direto para sanção da Presidência da República.

Ao todo, serão 8.510 oportunidades para o Judiciário. Cerca de 230 oportunidades serão destinadas ao cargo de juiz federal; outras 230 serão reservadas para juiz substituto; aproximadamente 2.070 vagas serão para analistas judiciários e 2.530, para técnicos judiciários. Cargos comissionados terão 230 chances e as 3.220 vagas restantes serão para funções comissionadas.

A localização das varas ainda não foi decidida; a missão de determiná-las está nas mãos do Conselho da Justiça Federal. Para fazer a escolha, deve-se levar em conta critérios técnicos objetivos para identificar a necessidade da presença da Justiça Federal em determinadas áreas. Os critérios com mais relevância serão a demanda de processos, a densidade populacional dos municípios, o índice de crescimento demográfico, o Produto Interno Bruto (PIB), a distância entre cidades nas quais já existam varas federais e as regiões de fronteiras consideradas estratégicas.

Por Lídia Rezende e Larissa Domingues - Do CorreioWeb

Estado convoca aprovados em concurso da educação

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira traz a lista dos 79 aprovados por ordem de classificação, no ultimo concurso da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC. ). Os professores vão atuar nos municípios de Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Lajes, Acari, Caicó, Jardim do Seridó, Serra Negra do Norte, Grossos, Mossoró, Tibau, Apodi e Bento Fernandes.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Censo dos servidores do governo é adiado

Anunciado em maio pelo governo federal como política prioritária de adequação dos gastos com a folha, o censo do funcionalismo está atrasado. O levantamento, que deveria ter começado em julho, foi adiado para o fim deste mês. Responsável pela coordenação de todo o processo, o Ministério do Planejamento confirma a mudança no cronograma, mas não dá detalhes sobre os motivos que levaram à alteração.

A atualização cadastral forçará os servidores da administração direta, autarquias e fundações a informar ou confirmar cargo, remuneração, tempo e motivo de aposentadoria, além de endereço e dados pessoais. Por lei, a União é obrigada a fazer o censo anualmente. Nos últimos 10 anos, porém, não há registros de que isso tenha ocorrido. O objetivo da revisão é organizar e dar mais confiabilidade ao gigantesco banco de dados usado pelo Executivo para autorizar os pagamentos. Esse trabalho também pretende identificar repasses indevidos e estancar fraudes.

Frustração


Os 244,5 mil pensionistas e os 362,9 mil aposentados são os alvos principais, uma vez que os servidores da ativa — cerca de 539 mil pessoas — já fazem a atualização cadastral de forma periódica junto às áreas de recursos humanos dos órgãos. O recadastramento do funcionalismo seguirá padrões semelhantes aos adotados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 2005 e 2007 com aposentados e pensionistas da iniciativa privada. Na época, o censo previdenciário convocou segurados de todo o país a validar ou alterar informações pessoais na própria agência bancária pagadora do benefício. Sem atropelos ou surpresas, os trabalhadores foram gradativamente atendendo ao chamado. O INSS mantém atualmente cerca de 26 milhões de beneficiários.

A demora na realização do censo do servidor frustra os planos do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que imaginava ser possível completar mais da metade do projeto ainda neste ano, deixando para 2010 apenas uma pequena parte da revisão geral. O recadastramento é um dos pilares da política de gestão implementada pelo governo nos últimos três anos. Superada a fase de autorizações de reajustes salariais em massa, Bernardo acredita que a política de recursos humanos deve se voltar para questões estruturais da máquina pública.

Do correio Braziliense

Petrobras abre vagas para estágio em 22 estados e no DF

Estudantes interessados em participar do processo seletivo para o programa de estágio da Petrobras Distribuidora podem se inscrever até 6 de outubro no site www.br.com.br.

Serão disponibilizadas vagas para estudantes de ensino médio, superior e cursos técnicos em vários estados. A bolsa varia de R$ 583,43 (ensino médio) e R$ 696,07 (técnico e superior) para a carga horária mínima de 4 horas/dia.

No RN, podem participar estudantes dos cursos de técnico em Segurança do Trabalho.Para os estudantes de ensino médio, é preciso ter no mínimo 16 e no máximo 18 anos.

Seleção

Os candidatos são convocados para uma entrevista de seleção na medida em que surgem vagas para o curso em questão. Podem também ser solicitadas a realização de pequenas tarefas para avaliação de determinadas habilidades.

Os candidatos aprovados na seleção deverão apresentar toda a documentação solicitada (declaração escolar, cópia e original do documento de identidade, do CPF e do comprovante de residência, CTPS, atestado médico, uma foto 3x4, cópia do documento de identidade e do CPF do responsável se for menor de 18 anos).

Os candidatos que não forem selecionados nas entrevistas permanecem cadastrados e poderão ser convocados em uma nova oportunidade. Os candidatos de nível médio permanecem no cadastro até seis meses após a data de término do curso informada no ato da inscrição, desde que haja necessidade de cumprimento de carga horária de estágio. Os candidatos de nível superior permanecem no cadastro até a conclusão do curso.

Do CorreioBraziliense

Presidente da Ferrari já queria terceiro carro para Schumacher

Presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou nesta quarta-feira que mesmo antes do acidente de Felipe Massa ele já estava pensando em tirar Michael Schumacher da aposentadoria. O alemão vai substituir o brasileiro no GP de Valência, no dia 23.

"Eu já estava pensando há muito tempo em um terceiro carro para Schumacher", reconheceu Montezemolo em entrevista à revista italiana Oggi. Para isso, o dirigente precisaria usar sua influência de líder da associação das equipes para tentar mudar as regras, que, por enquanto, só permitem dois pilotos por equipe.

Montezemolo afirmou ainda que, após o grave acidente com Felipe Massa no treino classificatório para o GP da Hungria, "imediatamente pensou" no piloto de 40 anos para substituir o brasileiro nas próximas corridas.

Segundo o presidente da Ferrari, assim que foi convidado a retornar para o cockpit, Schumacher concordou imediatamente com a ideia. Na terça-feira, o alemão revelou ter perdido três quilos em sua preparação para voltar às competições.

Embora tenham sido especulados valores próximos a 1 milhão de euros por corrida (cerca de R$ 2,6 milhões), o empresário de Michael Schumacher, Wili Weber, afirmou nesta quarta ao jornal Express que tudo não passa de especulação.

"Nós ainda não conversamos sobre dinheiro com a Ferrari", afirmou Weber. Ainda de acordo com os rumores na imprensa internacional, o alemão receberia ainda um bônus de 1 milhão de euros por vitória.

Desde que se retirou das pistas em 2006, o alemão nunca se afastou da escuderia italiana, e disse ter aceitado a vaga temporária de Massa por "lealdade" à equipe.

Fonte: Do UOL Esporte
Em São Paulo