“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Caicó terá carnaval fora de época

Caicó já se prepara para o carnaval fora de época.

O Caicofest vai acontecer de 1º a 3 de maio.

A expectativa é grande em torno do evento.

A principal atração será a banda Chicabana.

A banda Chicabana surgiu em Serrinha na Bahia, no dia 25 de abril de 2006.

O grupo musical tem o vocalista Kiko que tem a voz idêntica a Bel do Chiclete com Banana e os gêmeos Fabrício e Fábio na percussão, Alex na bateria, Eivinho no teclado, acompanhado de Lucas.

Fonte: F. Gomes /http://www.fgomes.com.br

Estátua será inaugurada em maio

A cidade de Santa Cruz, na região Trairy, prepara-se para um grande evento.

Em maio, em data a ser definida, vai ser inaugurada a maior estátua da América Latina (maior que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro), com 42 metros.

A estátua de Santa Rita de Cássia está em fase de conclusão.

A obra está sendo tocada pela empresa A. Gaspar.

No Monte Carmelo, onde está sendo erguida a estátua, serão construídos, área para eventos, restaurantes, teatro, lojas de artesanato, uma capela, estacionamento e estrutura para os que visitarem o local em romaria.

Fonte: F. Gomes /http://www.fgomes.com.br

Instituto Federal de Educação do RN abre inscrições para contratação de professores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte lançou processo seletivo simplificado para contratar 36 novos professores substitutos que atuarão nos campi de Natal, Currais Novos e Mossoró.

Confira aqui o edital
O edital do Processo Seletivo Simplificado apresenta vagas para diversas disciplinas com carga de 40 horas semanais. O salário da função, que exige nível superior, é de R$ 1.115. O período de inscrições na seleção começa em 26 de fevereiro e vai até 4 de março, exclusivamente nos campi do IFRN que oferecem vagas - os endereços estão listados no edital de abertura. A taxa de participação é de R$ 28.
Os inscritos passarão por provas escritas e práticas (apresentação de aula) e por uma análise de títulos.
Fonte: DN Online

Defesa Civil alerta para mais chuva forte no RN

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira (26/02), a presença das áreas de instabilidade tropicais forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em Pernambuco e Paraíba. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Hoje (26/02) e amanhã (27/02), áreas de instabilidade mantêm as condições de pancadas de chuva em São Paulo, no Triângulo Mineiro, centro-oeste e sul de Minas Gerais e no oeste e centro-sul de Goiás. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. Em São Paulo as rajadas de vento oscilarão entre 50 e 60 km/h.

Entre hoje (26/02) e amanhã (27/02), a presença de áreas de instabilidade tropicais forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no oeste e centro-norte do Rio Grande do Sul.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. O alerta preventivo emitido para SP é baseado em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas preventivos são baseados em informações do Cptec.

Fonte: DN Online

Rivaldo faz desabafo e coloca à disposição cargo de presidente do Mogi

Presidente do Mogi Mirim, o meia-atacante Rivaldo, 36, que atualmente defende o Bunyodkor, time do Uzbequistão, fez criticas severas aos atletas da equipe do interior paulista por meio de um comunicado no site oficial do time. O jogador inclusive colocou "à disposição" seu cargo como mandatário do clube.

Rivaldo, que defendeu o Mogi Mirim como jogador até 1993, falou em tom de desabafo e disse inclusive que tem colocado dinheiro do bolso para honrar as dívidas da equipe.

"Estou muito triste com o que está acontecendo com o Mogi Mirim. Os jogadores precisam valorizar a camisa que estão vestindo e querer vencer na vida. (...) Jogadores não têm que ficar se preocupando com luvas e mandando falar com seu empresário para renovação, pois o melhor empresário para vocês sou eu, destaque dentro de campo que lhes coloco em grandes clubes que tenho as portas abertas. Ficar pulando de time pequeno em time pequeno não adianta", disse Rivaldo na nota.

"Faço esse desabafo porque estou envergonhado com a campanha do Mogi Mirim no campeonato. (...) Aos torcedores que ficam apenas criticando e dizendo que todos devem deixar o Mogi, referindo-se à diretoria e presidência, estou colocando à disposição a presidência do Mogi para quem quiser assumir. (...) Quero deixar bem claro que, caso ninguém queira assumir a presidência, já que alguns torcedores estão pedindo isto, estarei com o Mogi Mirim a todo tempo e em qual divisão estiver disputando", continuou o jogador.

O Mogi Mirim é o atual penúltimo colocado do Campeonato Paulista, com apenas cinco pontos em dez partidas disputadas --sete derrotas, dois empates e uma única vitória. O Bragantino, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem oito pontos.

O Mogi Mirim tem em seu elenco o meia-atacante Giovanni, que atuou no grego Olympiakos, no espanhol Barcelona e na seleção brasileira ao lado de Rivaldo, presidente do clube do interior.

Rivaldo, que tem contrato com o Bunyodkor até 2011, também relembrou suas dificuldades quando chegou de Pernambuco para o Mogi Mirim, na expectativa de motivar os atletas do time.

"Quando tive a oportunidade de sair de Recife e vir disputar um Campeonato Paulista, eu sabia que tinha que dar tudo para vencer na vida, porque quando comia de manhã não sabia se ia ter o que comer à tarde. É necessário que os jogadores tenham vontade, atitude e sintam vergonha para sair da situação que se encontram."

Fonte: Folha Online

Eleitores têm até 16 de abril para justificar ausência em eleições

O prazo para justificar a ausência nas últimas três eleições vai até o dia 16 de abril.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 582.528 eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições poderão perder o título se não regularizarem sua situação.

O tribunal informou que o número de eleitores que faltaram nas três últimas eleições representa 0,44% dos 130.604.430 eleitores do país.

São Paulo é o Estado com o maior número de eleitores em situação irregular com a Justiça Eleitoral: 154.513. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 60.283 eleitores; Minas Gerais, com 53.275; e Bahia, com 37.302 eleitores. Roraima é o Estado com o menor número de eleitores faltosos, 1.667.

Consequências

O eleitor, enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, não poderá:

- inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
- receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou estatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
- participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias;
- obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
- obter passaporte ou carteira de identidade;
- renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
- praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
- obter certidão de quitação eleitoral.

Fonte: Folha Online

CNBB aponta falta de políticas públicas para jovens infratores em lançamento de campanha

Aparecida (SP) - Com o tema Fraternidade e Segurança Pública, foi lançada a Campanha da Fraternidade de 2009, em Aparecida, interior de São Paulo.

Uma missa celebrada pelo arcebispo do Santuário de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, marcou o lançamento oficial da campanha, que pela segunda vez não aconteceu em Brasília, onde fica a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O lema deste ano é "A Paz é Fruto da Justiça". "Numa sociedade onde nós temos democracia, mas falta justiça social, a segurança e a paz correm sério risco", disse o arcebispo de Aparecida.

A falta de políticas para jovens infratores foi apontada pela campanha como um dos principais desafios relacionados à segurança pública do Brasil.

"O trabalho com o adolescente infrator é uma espécie de patinho feio na administração pública", disse o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

"Uma hora ele está na Secretaria de Direitos Humanos, outra na de Justiça, e essas constantes trocas não permitem uma atenção continuada", disse o religioso que foi o responsável pela celebração da missa.

Fonte: Agência Brasil
Aline Beckstein
Enviada Especial

Acidentes no carnaval aumentam 20% em relação ao número registrado no feriado de 2008

Brasília - O número de acidentes nas estradas federais registrado durante os seis dias da Operação Carnaval subiu 20% em relação ao mesmo período no ano passado, chegando a 2.865. O número de feridos no trânsito também aumentou (21%), somando 1.784. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a média de mortes nas estradas durante o feriadão de carnaval passou de uma em cada 18,7 acidentes, em 2008, para uma em cada 22,5 acidentes, este ano. Em termos absolutos, foram registrados 127 óbitos, um a menos do que o total verificado durante a operação do ano passado.

A avaliação da PRF em relação ao primeiro carnaval sob a vigência da chamada Lei Seca foi positiva. Em comunicado divulgado hoje (26), o órgão avaliou que conseguiu “estancar” a tendência de aumento da violência nas estradas.

“Apesar do cenário desfavorável que se apresentava antes do final de semana prolongado, com frota recorde nas rodovias, valorização do dólar e turismo interno aquecido, a quantidade de mortes e de acidentes fatais caiu em todo Brasil quando comparada ao mesmo período de 2008”, disse a PRF.

Os números da Operação Carnaval 2009, de acordo com a nota, também indicam que a sociedade brasileira, “pela primeira vez”, começa a responder positivamente à fiscalização. Nos oito meses de Lei Seca, a PRF flagrava um motorista alcoolizado a cada dez testes realizados. Entre a zero hora da última sexta-feira (20) e a meia-noite de ontem (25), a média subiu para uma autuação a cada 16 abordagens.


Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Pelo menos 895 municípios devem ficar sem repasse de recursos para a merenda escolar

Pelo menos 895 municípios e nove redes estaduais de ensino (Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins) vão ficar sem o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Ministério da Educação. O mandato dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) dessas localidades estão vencidos e por isso não há como apresentar a prestação de contas referente a 2008 até a data limite, 28 de fevereiro. O levantamento é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução do programa de merenda escolar.

A cada início de ano, estados e municípios devem enviar a documentação para prestação de contas ao CAE, entidade responsável pelo acompanhamento dos recursos para a merenda escolar. Os documentos deveriam ter sido entregues até 15 de janeiro para que os conselhos enviassem um parecer conclusivo ao FNDE até o dia 28.

Em 2009, o Pnae tem um orçamento de R$ 2,02 bilhões para o atendimento dos alunos de educação básica da rede pública. Em 2008, a transferência atingiu R$ 1,49 bilhão chegando a 34,6 milhões de alunos.

O FNDE recomenda aos municípios e estados que ainda não enviaram os documentos para o CAE que o façam o mais rápido possível. Logo que a prestação de contas chegar e for aceita pelo fundo, o repasse é restabelecido. No caso dos municípios que estão sem conselho, uma nova eleição deve ser feita para que os membros possam analisar e dar parecer sobre a prestação de contas. O CAE deve ser constituído por sete membros, entre eles representantes de professores, pais de alunos e da sociedade civil.

A coordenadora-geral do Pnae, Albaneide Peixinho, explica que sem um conselho para aprovar essa prestação o município tem o benefício suspenso.

“O conselho deve observar por exemplo se o número de alunos que o município diz que atendeu bate com o de matrículas, ou se a alimentação oferecida é mesmo aquela especificada. Por isso o processo é feito ao longo do ano e não apenas nesse período, o conselho precisa visitar as escolas. E se o ator [CAE] não existe, como a ação pode ser executada?”, questiona.

Caso o município tenha o benefício suspenso, mesmo que temporariamente, deve arcar com os custos integrais da merenda escolar. “É direito constitucional de todo aluno receber alimentação escolar. Se o gestor não tiver recebido ele precisa bancar, até porque as aulas já começaram”, aponta Albaneide.

Se os municípios comprovarem que mantiveram a alimentação escolar com recursos próprios durante este período, o FNDE pode pagar as parcelas retroativamente a título de ressarcimento. Mais informações no site do FNDE ou pelo telefone 0800 616161.


Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Acusado de vários assaltos no RN é preso pela PF

A Polícia Federal de Pernambuco prendeu um homem suspeito de distribuir notas falsas de dinheiro e apontar alvos de assaltos em supermercados e caixas eletrônicos no Recife. De acordo com a equipe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio, José Marcos de Lima, mais conhecido como Marquinhos, de 42 anos, estaria agindo no Mercado de Água Fria quando foi detido na tarde de ontem.

Na ocasião, José Marcos portava cinco cédulas de R$ 20 falsas e ainda R$ 950 verdadeiros sem origem comprovada. O suspeito, que já tinha mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró por assalto, foi autuado em flagrante por guardar ou colocar em circulação moeda falsa. Levado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, ele pode, se condenado, cumprir pena que varia de três a 12 anos de prisão.

Investigações mais detalhadas apontaram que o suspeito já havia sido preso pela PF por tráfico de drogas no ano de 1995, teria atuado como intermediário de uma quadrilha que assaltou um frigorífico em Sabugi (RN) levando a quantia de R$ 100 mil em 2004, foi preso em Mossoró com uma quadrilha acusada de ter praticado assalto contra um comerciante na cidade de Felipe Guerra em 2006 e ainda teria participado do assalto a um mercadinho em João Pessoa (PB) em 2009, de omde teria roubado R$ 50 mil e ferido um policial durante a fuga.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR exclusivo para o DN Online

Semtas abre mais de 200 vagas para cursos em Natal

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) inicia no mês de março quatro cursos de qualificação profissional: operador de micro, auxiliar administrativo informatizado, produtor de beleza e garçom/garçonete. Ao todo são 236 vagas. Os cursos terão duração de quarenta dias úteis corridos, com quatro horas de aula por dia, nos turnos da manhã ou tarde.

As inscrições serão realizadas no dia 2 de março, enquanto durarem as vagas, a partir das 8h, nas duas unidades do Centro Cidadão, localizadas na Cidade Alta (Praça Padre João Maria, ao lado do Banco do Nordeste) e Alecrim (Rua Fonseca e Silva, em frente ao Instituto dos Cegos), onde as aulas serão ministradas.

Para efetuar a inscrição, é obrigatório, para todos os candidatos, apresentar a seguinte documentação: CPF, documento de identificação com foto (identidade ou carteira de habilitação, por exemplo) e carteira de trabalho. A carteira de trabalho deve estar devidamente cadastrada no SIGAE, o que também pode ser feito nas unidades do Centro Cidadão. Além disso, há pré-requisitos de idade e escolaridade a ser comprovada por certificado ou declaração.

Pré-requisitos

O curso de operador de micro, que terá 156 vagas (60 no Alecrim e 96 na Cidade Alta), tem como pré-requisitos a idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo, comprovado por certificado de conclusão (ou estar cursando o último ano, caso em que deve levar o histórico escolar ou declaração da instituição de ensino).

O de auxiliar administrativo informatizado, que oferecerá 30 vagas na unidade da Cidade Alta, requer do candidato idade mínima de 16 anos, ensino médio completo, comprovado por certificado de conclusão (ou estar cursando o último ano, comprovando por histórico ou declaração), e ter curso de informática básico, comprovado por certificado ou declaração de instituição reconhecida.

Para o curso de garçom e garçonete, com 30 vagas oferecidas no Centro Público do Alecrim, é necessário ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo, comprovado por certificado de conclusão (ou estar cursando o último ano, comprovando por histórico ou declaração).

Fonte: DN Online

UFRN abre concurso para nível médio e superior com 153 vagas

O Conselho de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Consad) aprovou edital de concurso para provimento de cargos de níveis médio e superior, num total de 153 vagas, para o campus de Natal e os campi do interior, provenientes do Reuni, Universidade Aberta do Brasil e Pactuação das Escolas Técnicas.

O edital será publicado nesta quinta-feira (26), e as inscrições serão realizadas no período de nove de março a cinco de abril. Os candidatos deverão acessar o site da Comperve (Comissão Permanente de Vestibular) onde estarão disponíveis o edital e o formulário de inscrição. Também no site da Comperve serão divulgadas as datas das provas, que deverão acontecer em maio, e os programas das provas dos respectivos cargos.

Fonte: DN Online