“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 16 de julho de 2009

Enem já tem mais de 3,7 milhões de inscrições; sistema teve recorde de acessos nesta 4ª

O sistema de inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 recebeu, até esta quinta-feira (16), 3.716.803 inscrições. Ontem (15) foi registrado o maior número de adesões em único dia, com 284.160 registros, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O prazo para termina às 23h59 desta sexta-feira, 17 de julho (horário de Brasília, DF).

As inscrições devem ser feitas somente pela internet: é preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto de pagamento; a taxa custa R$ 35. O período para pagamento de inscrição vai até a próxima quarta-feira (22).

Pessoas que tenham estudado em escolas públicas ou em instituições participantes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2006, 2007 e 2008 têm isenção de taxa. Também terão isenção de taxa candidatos de baixa renda, bem como os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

USP, Unicamp e mais 60 instituições vão usar o Enem 2009 no vestibular

Para obter o benefício, é necessário fazer requerimento também pela web.

Enem 2009

O exame de 2009 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá novo formato, com 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.

No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.

Acesso à federais
Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.

A data da inscrição nesse sistema, que está sendo elaborado pelo MEC (Ministério da Educação), ainda deverá ser divulgada.

As universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular pelo Enem; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.