“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 25 de julho de 2008

Católicos pedem ao papa liberação de contraceptivos

Um grupo de organizações católicas liberais publicou, nesta sexta-feira, uma carta aberta ao papa Bento 16 pedindo para que o pontífice suspenda a proibição do uso de contraceptivos.

A carta foi publicada como um anúncio de meia-página no jornal italiano "Corriere della Serra" por ocasião do 40º aniversário da encíclica Humanae Vitae, escrita pelo papa Paulo 6º e que instituiu a proibição ao controle de natalidade.

A carta afirma que a política contra os métodos contraceptivos da igreja havia causado "efeitos catastróficos" para os mais pobres, além de ter colocado em risco a vida de mulheres e arriscado a infecção de milhares pelo vírus HIV.

"Porque a hierarquia da Igreja Católica exerce grande influência em muitas políticas de planejamento familiar, ela obstrui a implementação de políticas públicas de saúde efetivas na prevenção ao HIV", diz a carta emitida pelo grupo, liderado pela organização americana Catholics for Choice.

"Papa Bento 16, nós o convidamos a usar esse aniversário como oportunidade para começar o processo de cura sendo verdadeiro aos aspectos positivos dos ensinamentos católicos sobre sexualidade e suspendendo a proibição da contracepção", afirma a missiva.

Segundo o texto, a suspensão iria permitir que os católicos "possam planejar suas famílias com segurança e em boa consciência".

O documento foi assinado por diversas organizações católicas internacionais, inclusive a Católicas pelo Direito de Decidir, com sede no Brasil.

Polêmica

A encíclica de Paulo 6º, escrita em 1968, foi defendida por seus sucessores, João Paulo 2º e Bento 16 e é considerada uma das mais polêmicas da história moderna da Igreja.

Antes de sua publicação, no jornal oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano, Paulo 6º havia selecionado uma comissão para estudar o uso da camisinha, da pílula e de outros métodos de contracepção.

Na época, a comissão recomendou, por maioria, que era possível mudar a doutrina da Igreja Católica para permitir o uso de contraceptivos.

No entanto, o papa recusou essas recomendações e aceitou as opiniões mais conservadoras a respeito dos métodos de contracepção.

"Humanae Vitae continua sendo fonte de grande polêmica e divisão entre católicos e não-católicos", afirma a carta emitida pelo grupo.

Prática

De acordo com John O'Brien, presidente da organização americana Catholics for Choice, disse à BBC que a proibição do uso de contraceptivos é "desmoralizadora e perigosa", pois a encíclica foi escrita quando ainda não se conhecia o HIV.

Segundo ele, o Vaticano teria se omitido com relação à prática do uso de contraceptivos entre católicos no mundo inteiro.

"Não importa onde se vá no mundo, da Polônia até Portugal, das Filipinas até Pittsburgh, acontece o mesmo: os católicos usam contraceptivos e apóiam seu uso", disse.

O correspondente da BBC em Roma, David Willey, afirmou que é muito provável que Bento 16 preste atenção no apelo feito pela ala liberal para mudar a doutrina da Igreja.

Fonte: BBC Brasil

RN terá programa de monitoramento da qualidade do leite

O governo estadual vai implementar através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) o Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite (CQUALI), cuja finalidade será a de fiscalizar os estabelecimentos produtores e de industrialização do leite, mas respeitando as competências legais de cada órgão e a legislação vigente. Além disso, o novo órgão terá a responsabilidade de monitorar a qualidade do leite em suas diversas classificações, bem como o combate ao comércio informal do alimento.

Para tanto, a sub-coordenadoria estadual de Vigilância Sanitária (Suvisa) reuniu técnicos da área, do Laboratório Central (Lacen) e do Ministério Público Estadual (MPE) na manhã da quarta-feira (23), para discutir a criação desse novo órgão. "O programa será implementado na primeira semana de agosto, iniciando com coletas de amostras de leite pasteurizado, em Natal. Para numa segunda etapa estendermos para as regionais de saúde do Estado", informou o subcoordenador Marcos Guerra.

O CQUALI surgiu de uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ministério da Justiça e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e está sendo implementado em todo o Brasil.

A responsável do setor de Alimentos da Suvisa no Estado, Célia Faria ressalta que, "o CQUALI não terá uma estrutura física instalada. Os dados serão coletados regionalmente e sistematizados na Internet, na página eletrônica do DPDC, disponibilizando para a população, a informação sobre a qualidade do leite que está sendo consumido no RN e em todo o país".

Fonte: Assecom/RN

Vereador de Natal é preso por dirigir embriagado

O vereador Renato Dantas (PMDB), de Natal, que concorre à reeleição, foi preso na noite da última quinta-feira na cidade de Caicó sob as acusações de desacato e embriaguez ao volante.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou Dantas na BR 427, que atravessa a área urbana da cidade. Segundo a PRF, o vereador conduzia o veículo na contramão e tentou fugir dos patrulheiros.

Com o apoio de uma viatura da Polícia Militar, os policiais rodoviários perseguiram o veículo do vereador, que durante a abordagem teria se mostrado agressivo e desacatado os policiais, que tiveram de algemá-lo.

Ao se negar a fazer o teste do bafômetro, Dantas foi encaminhado a um hospital, onde se constatou o estado de embriaguez.

O vereador retornava da festa de Sant'Ana, uma das maiores comemorações religiosas do Estado. Dantas pagou fiança de R$ 644,50 e foi liberado.

Redação Terra

Pré-selecionados do ProUni têm até hoje para confirmar dados

Brasília - Termina hoje (25) o prazo para a comprovação de informações dos candidatos pré-selecionados, em segunda chamada, no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Quem ainda não verificou se foi classificado nessa etapa deve consultar o processo seletivo no site do programa e informar o número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007 ou do CPF.

Os candidatos que não foram classificados desta vez ainda têm oportunidade na terceira chamada, que será divulgada em 1º de agosto. Mais informações na página eletrônica do ProUni.

Agência Brasil

Processo de unificação da língua portuguesa no Brasil deve ser concluído até 2011

Lisboa (Portugal) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje (25), em Lisboa (Portugal), que o governo está trabalhando um cronograma de execução do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e que o decreto sobre a unificação pode ser colocado em consulta pública no Brasil dentro de um mês. A expectativa do ministro é de que esse processo de unificação possa ser concluído no país até 2011.

“Estamos num cronograma bastante antecipado junto ao Itamaraty e ao Ministério da Cultura para que o decreto presidencial - ou a minuta - possa ser colocado em consulta pública, o que poderia acontecer em cerca de 30 dias. Pretendemos publicar esse decreto [sobre o cronograma de implantação do acordo] no Diário Oficial nos próximos meses, talvez ainda em setembro ou outubro”, afirmou o ministro, que participa hoje, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da 7ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada no Centro Cultural do Belém, em Lisboa.

Haddad defendeu a unificação ortográfica, que facilitaria a comunicação entre os países que falam português. A unificação da língua portuguesa é um dos temas em debate durante a conferência de hoje. “Imagine a dificuldade, nos organismos internacionais, de tradução de documentos e a dificuldade em fazer com que a língua seja aceita como língua oficial de organismos multilaterais”, disse.

A nova ortografia deve começar a ser implantada nos livros didáticos brasileiros em um ano e até 2011 a expectativa é de que todos os livros já estejam adotando as mudanças.

De acordo com o ministro, a ortografia deve mudar muito pouco e a adaptação às mudanças, tanto no Brasil quanto em Portugal, “deve ser relativamente simples”.


Elaine Patricia Cruz
Enviada especial
Agência Brasil

Blogueiro potiguar é multado por propaganda irregular

O blogueiro Henrique Aurelio Vieira Galdino foi condenado a pagar multa de R$ 21.282,00 por ter veiculado em seu meio de divulgação eletrônica, propaganda extemporânea a favor do pré-candidato a prefeito de Triunfo Potiguar, Jonas Estevão da Fonseca, a partir de 14 de janeiro deste ano, seis meses antes do início do prazo legal para a realização da propaganda eleitoral.

No blog de Henrique, www.hv.galdino.zip.net, existia um banner com a frase “Sou Mais Jonas 2008”, em favor do presidente da Câmara de Vereadores do Município, Jonas Estevão da Fonseca.

Por meio de Recurso Eleitoral 7851/2008, Henrique buscou contrapor as alegações da Promotoria Eleitoral da 31a Zona, sediada em Campo Grande, mas não logrou êxito.

Foram registrados 34.095 acessos ao blog, que é feito a partir de Mossoró, que veiculava essa propaganda eleitoral. O blogueiro foi notificado em 26 maio. A propaganda foi retirada do meio eletrônico em junho.

Para o relator do processo, desembargador Expedito Ferreira de Souza ficou evidenciada a propaganda fora de época e o desequilíbrio em relação ao uma cidade com pouco mais de 3 mil eleitores. O relator observou que o acesso a internet está facilitado com as lan houses, possibilitando a muitas pessoas a possibilidade de visualização da propaganda.

No julgamento, foi provido o recurso do candidato Jonas Fonseca, afastando deste a aplicação da multa e mantida a decisão de estipulação de multa a Henrique Galdino à unanimidade.

Fonte: TRE

Caixa sorteia amanhã o quarto maior prêmio da história da Mega-Sena

O concurso 990 da Mega-Sena, que será sorteado no sábado (26), vai pagar o maior prêmio deste ano --de acordo com estimativas da Caixa Econômica Federal, serão R$ 52 milhões. O valor é também o quarto maior da história da loteria.

Se aplicado na poupança, os R$ 52 milhões podem render R$ 340 mil por mês, cerca de R$ 11 mil por dia.

O prêmio está acumulado desde o dia 5 de julho. No último sorteio, realizado na quarta-feira (23), os números sorteados foram 02 - 21 - 27 - 29 - 32 - 38.

O maior prêmio da história da Mega-Sena saiu para Salvador, em 1999, no valor de R$ 64,9 milhões.

As apostas para concurso 990 podem ser feitas até as 19h de sábado (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país. A aposta simples custa R$ 1,75.

Fonte: Uol