“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 20 de julho de 2009

MP promete contestar Fifa se entidade liberar bebidas alcóolicas na Copa 2014

O Ministério Público de São Paulo promete entrar na briga com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) caso a organização responsável pelo maior evento do futebol mundial decidir liberar a venda de bebidas alcoólicas na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Uma grande cervejaria mundial patrocina o evento.

A venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol no Brasil é proibida desde abril do ano passado, por uma decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que assinou um protocolo de intenções com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

“Vamos fazer de tudo para barrar essa decisão, porque assinamos um protocolo de intenções com a CBF proibindo a bebida alcoólica. Sou favorável, inclusive, para se estender [a decisão da proibição] a todos os estádios de futebol, porque aquele sujeito embriagado, não só cria confusão no estádio ou no acesso. Ele sai do estádio embriagado, pega o carro, corre, atropela, chega em casa e agride a mulher. É uma tragédia”, disse o promotor Paulo Castilho à Agência Brasil.

Segundo Castilho, o Ministério Público não vai ceder à pressão econômica e vai defender a proibição da venda de bebidas alcóolicas nos estádios que vão abrigar a Copa do Mundo. “Se assim entender a Justiça que deve ser liberado, nós vamos acatar. Mas o Ministério Público, em defesa da sociedade, vai brigar com todas as armas para que isso não seja permitido. Não é porque vem aqui uma poderosa fabricante [de cerveja] que vai querer mandar no Brasil. Pode até conseguir isso, mas vai ter de conseguir isso por intermédio da lei ou por decisão do Poder Judiciário”, afirmou.

Embora a Fifa tenha um contrato de publicidade com a cervejaria, prevendo a divulgação da marca em um espaço publicitário no estádio, a CBF acredita que a federação internacional não deverá obrigar a venda de bebidas nos estádios brasileiros principalmente porque, segundo ela, esse contrato não seria condicionado à venda de bebidas.

“A decisão de proibir bebidas alcoólicas nos estádios é da CBF. Não é proibido por lei. Mas esperamos que a CBF se mantenha coerente, porque teve um efeito bastante positivo dentro dos estádios”, afirmou o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay.

O comandante do 2º Batalhão da Polícia de Choque de São Paulo e responsável pelos eventos esportivos na capital paulista, tenente-coronel Almir Ribeiro, diz que a venda de bebidas em estádios é um grande problema porque altera o comportamento das pessoas e deve continuar proibida.

“Se a Fifa determinar isso [liberação], vamos ter que estudar e chegar a um termo de ajustamento. O ideal seria como está sendo praticado hoje no Brasil, proibindo (a venda). Temos tido bons resultados dessa maneira”, diz Ribeiro.

As mudanças no comportamento a que se refere Ribeiro ocorrem, geralmente, quando uma mulher ingere mais de um cálice de vinho ou quando o homem toma acima de dois cálices de vinho ou duas latas de cerveja. “Acima disso, pode ter risco de mudança de comportamento, risco de noção de equilíbrio e quedas, risco hepático”, explicou a psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Analice Gigliotti.

“Se existe uma droga absurdamente ligada à violência é o álcool. É a droga número um. Na grande maioria dos acidentes e dos homicídios ocorridos no Brasil, a vítima ou o autor estava alcoolizado”, completou a médica.

Segundo Analice, o Brasil tem feito pouco para controlar o consumo de álcool. “O preço ainda é muito baixo. Compramos um litro de cachaça pelo preço de um litro de leite. Tem que haver aumento do preço, fiscalização da venda de bebidas para menores de idade, proibição da propaganda, fiscalização na lei seca, limitação da publicidade, impedir o contrabando e a venda ilegal, controlar a dose vendida em ambientes comerciais.”

Da Agência Brasil

Candidatos disputam eleição suplementar em São José de Campestre neste domingo

Os candidatos Cione Ferreira de Lima (PMN) e José Borges Segundo (PMDB) disputam a eleição suplementar para a prefeitura de São José de Campestre no próximo domingo (26). Esta é a segunda votação do tipo, este ano, no Rio Grande do Norte.

Em 1º de março, a Justiça Eleitoral promoveu processo idêntico para a escolha do governante de Patu, vencido por Evilásia Gildênia (PSB). O pleito suplementar em São José de Campestre ocorre em virtude da cassação do prefeito da cidade, eleito em outubro de 2008, e afastado em decisão da Corte Eleitoral no dia 19 de maio.

Laércio José de Oiveira (PP) teve suas contas como gestor público rejeitadas por Tribunais de Contas e, por isso, teve o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. O fato de Laércio ter sido eleito com 50,25% dos votos válidos, e esses terem sido anulados na decisão do Pleno, dá margem à realização de nova eleição.

O candidato vitorioso na disputa do município, situado a 97 quilômetros de Natal, será diplomado no dia 16 de agosto e tomará posse no dia 21 do mesmo mês.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Avião da banda Skank sofre pane em pleno voo, mas ninguém sai ferido

A porta do avião que transportava os integrantes da banda mineira Skank descolou no ar alguns minutos após a decolagem e obrigou o piloto a fazer um pouso de emergência, em razão da despressurização da cabine. O incidente ocorreu na manhã deste domingo (19) em uma fazenda na cidade de Capelinha (MG), onde o grupo havia feito um show no dia anterior, de acordo com a assessoria de imprensa da banda. Ninguém ficou ferido no incidente.

A Líder Aviação, empresa responsável pelo transporte do Skank, confirmou que houve uma pane no avião - modelo King Air, de pequeno porte - mas não soube informar se a porta realmente caiu. Segundo a assessoria da Líder Aviação, o avião tentou decolar de uma fazenda, já que o aeroporto do município está fechado.

A assessoria de imprensa afirmou também que a empresa está investigando as causas da pane e disse que foi a primeira vez que ocorreu algo do tipo. A Líder Aviação também não soube dizer quando foi feita a última vistoria da aeronave.

Após o pouso de emergência, os integrantes da banda foram levados em uma van da Líder Aviação até Diamantina (MG), onde decolaram em outra aeronave para Belo Horizonte.

Fonte: UOL Notícias

Prouni inicia inscrição para a 2ª etapa do processo seletivo; oferta de 49.157 bolsas

O Prouni (Programa Universidade para Todos) inicia nesta segunda-feira (20) a segunda fase de inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2009, voltada a candidatos novos ou que ficaram fora da primeira etapa. Os interessados terão até as 21h da próxima sexta-feira, 24 de julho, para se inscrever pela internet.

Nessa nova rodada, serão ofertadas 49.157 bolsas. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2008 e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em escola particular, na condição de bolsista integral.

Também podem concorrer pessoas com deficiência e professores do quadro permanente da rede pública da educação básica. Professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos.

A lista dos alunos pré-selecionados na segunda etapa de inscrições será divulgada no dia 28 de julho. O período para comprovação das informações prestadas vai até 12 de agosto. O acesso à ficha de inscrição está disponível na internet.

De acordo com dados do MEC (Ministério da Educação), entre 2005 (primeira edição) e o primeiro semestre deste ano, o Prouni possibilitou a inclusão de 540 mil estudantes na educação superior particular. Na primeira metade de 2009, foram oferecidas 156.416 bolsas de estudos, das quais 95.694 eram integrais e eram 60.722 parciais. Com as ofertadas no segundo semestre, o ProUni soma este ano 247.643 bolsas.

Outras informações podem ser obtidas no site do Prouni.


Fonte: UOL