“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 14 de abril de 2008

Gustavo Nery rescinde contrato e não é mais jogador do Flu

Gustavo Nery não é mais jogador do Fluminense. Nesta segunda-feira, a diretoria tricolor comunicou que o lateral-esquerdo pediu para rescindir seu contrato com o clube das Laranjeiras, já que tinha outras propostas. Segundo o coordenador de futebol Branco, tudo foi feito de forma amigável. Contratado no início do ano, Gustavo Nery chegou ao Fluminense como um dos principais jogadores. Iniciou a temporada entre os titulares, mas, sem produzir, acabou perdendo a vaga para Junior Cesar. Gustavo Nery, que tinha contrato até 31 de dezembro de 2009, disputou apenas sete partidas com a camisa do Fluminense: Desportiva-ES (amistoso), Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Macaé, Flamengo, Botafogo e Madureira. O lateral-esquerdo só não foi substituído nos dois clássicos, quando o time utilizou os reservas. Sem Gustavo Nery, Renato Gaúcho conta apenas com Junior Cesar para a lateral esquerda. Roger, que virou zagueiro no Fluminense, pode suprir esta ausência. Já no setor direito, Gabriel, Rafael e Carlinhos são as opções do treinador tricolor.
Fonte: Uol

Com folga, Massa é o mais rápido nos treinos livres em Barcelona

Com mais de 2s5 de vantagem para o segundo colocado, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, marcou o melhor tempo nos treinos livres da F-1 realizados nesta segunda-feira no circuito da Catalunha, em Barcelona. Todas as equipes, com exceção da Super Aguri e da Toro Rosso, estiveram presentes nos testes, cada uma com apenas um piloto. Massa marcou 1min18s339 no treino da tarde, contra 1min21s059 do segundo colocado, o austríaco Alexander Wurz, piloto de testes da Honda. Massa cravou sua melhor volta usando pneus slicks (sem ranhuras), que deverão voltar à categoria na próxima temporada. Pela McLaren, os treinos ficaram por conta de Pedro de la Rosa, terceiro mais rápido do dia (1min21s566). O alemão Nick Heidfeld, da BMW, foi o quarto (1min21s679). Nelsinho Piquet testou com a Renault e ficou na quinta colocação, com a marca de 1min22s125.

Folha Online

MEC prorroga inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para a "Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro", que tem como principal objetivo melhorar o ensino da língua portuguesa nas escolas públicas do país. Os interessados podem se inscrever até 5 de maio. O projeto tem como foco a formação dos professores por meio da motivação dos alunos em sala de aula. Serão aplicados R$ 15 milhões em produção de diferentes materiais didáticos, realização de oficinas de leitura e campanha de divulgação. "Este projeto não se resume a uma competição, não basta o aluno ter uma boa redação. Ele é mais completo, engloba a formação do professor que vai ser estimulado a trabalhar a redação em sala de aula. Além disso, a premiação acontece em anos pares, nos anos ímpares a formação continua”, afirmou Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do MEC. A olimpíada pega carona no projeto "Escrevendo o Futuro", criado em 2002 pela Fundação Itaú Social em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A diferença é que partir de agora, com o apoio oficial do MEC, a competição torna-se uma política pública de educação e será coordenada pelo Governo federal.

Divulgação
Os 15 melhores textos serão premiados Expectativa
A expectativa do MEC é que a Olimpíada consiga mobilizar cerca de 6 milhões de alunos da rede pública, cerca de 80 mil escolas, 200 mil professores e 4.450 cidades. Na última edição do "Escrevendo o Futuro", antes da parceria com o MEC, cerca de 15 mil escolas participaram. Segundo Maria do Pilar, a intenção é que a olimpíada incida diretamente na melhoria dos índices educacionais do país - especialmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Brasil alcançou a pontuação 3,8 numa escala que vai até 10. "A meta é atingirmos nota 6 até 2022 e para isso temos que envolver as escolas na olimpíada. Para isso vamos 'provocar' os municípios com os piores índices educacionais e estimulá-los a participar do projeto", afirmou Maria do Pilar.

Como será a Olimpíada
A Olimpíada terá como tema central "O lugar onde vivo", que será desenvolvido em três gêneros: poesia (para alunos da 4ª e 5ª séries); memória (para estudantes da 7ª e 8ª séries) e artigo de opinião (para os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio). As inscrições foram abertas nessa terça (19) e seguem até o dia 14 de abril. Ao todo, serão cinco etapas que incluem a seleção escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Na primeira etapa, serão selecionados até 134 mil textos. Na segunda fase, serão escolhidos os 25 mil melhores trabalhos. Na terceira fase serão definidos 500 semifinalistas. Na quarta etapa serão definidos os 150 melhores trabalhos e, por último, serão premiados os 15 melhores textos (cinco em cada modalidade).

A premiação
Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 150 finalistas serão premiados com medalhas de prata e aparelhos microsystem e os 15 vencedores receberão medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os vencedores receberão um laboratório de informática (com dez computadores sem internet), além de livros para reforçar a biblioteca.




Como participar
Para participar da Olimpíada, o primeiro passo é a adesão da rede de ensino. No caso das escolas municipais, o prefeito e o secretário municipal de ensino devem assinar um termo de adesão. No caso das escolas estaduais, a inscrição fica a cargo do secretário estadual. O formulário ficará disponível nos sites do MEC, da Fundação Itaú Social, do Cenpec e do próprio programa. Além disso, ele pode ser retirado nas secretarias de educação. Após a adesão dos municípios e estados, as escolas que tiverem pelo menos um professor interessado devem fazer o mesmo procedimento. Não há limites de professor por escola.


Fonte: G1

Chuvas: sobe para 61 o número de cidades em estado de emergência RN

Já são 61 os municípios em estado de emergência no Rio Grande do Norte. Apesar do número crescente, informações do Comitê Gestor de Crise apontam para uma situação sob controle. ``As ações estão sendo efetivas. Está havendo uma conjugação de esforços de vários órgãos para resolver os problemas em cada uma das cidades'', declarou o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda Câmara. O trabalho realizado engloba o reparo em rodovias federais, remoção de famílias das áreas de risco, monitoramento de açudes e distribuição de cestas básicas. As cidades decretadas em estado de emergência pela defesa civil são: São Bento do Trairi, São José do Campestre, Severiano Melo, Japi, Jaçanã, São Tomé, Espírito Santo, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Coronel Ezequiel, Tenente Laurentino Cruz, Jucurutú, Apodi, Patú, Messias Targino, Governador Dix-Sept Rosado, João Dias, Assu, Francisco Dantas, Areia Branca, Bodó, Riacho da Cruz, Lagoa Nova, Caicó, Pendência. Além dessas, Umarizal, Florânia, Carnaubais, São Rafael, Lucrécia, Ipanguaçú, Santa Cruz, Equador, Macau, Porto do Mangue, Currais Novos, Mossoró, Goianinha, Jardim do Seridó, Angicos, Serra Negra do Norte e Luis Gomes, Marcelino Vieira, Olho D'água dos Borges, Caraúbas, São Fernando, Galinhos, José da Penha, Felipe Guerra, Santana dos Matos, Lagoa de Velhos, São Miguel, Lajes, Viçosa, Afonso Bezerra, Natal, Baraúna, Alto do Rodrigues, Taboleiro Grande e Serra Caiada.

Idoso é preso acusado de estuprar seis crianças em Nísia Floresta

Luiz Gonzaga de Carvalho, de 59 anos, mais conhecido por “Luca Doido”, foi preso no último sábado (12) em Nísia Floresta acusado de estuprar seis crianças entre seis e treze anos de idade. Ele foi preso por força de um mandado de prisão expedido pela juíza de São José de Mipibú Érica Tinoco. De acordo com os dados da polícia, Luca Doido oferecia agrados como balas, refrigerantes, dinheiro, e prometia bicicletas para levar as crianças para o seu barraco e lá as forçava a ter relações com ele. Ao ser apresentado à imprensa nesta manhã (14), na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), o acusado negou às acusações alegando que as mães das crianças teriam mandado-as inventarem a história por terem raiva dele. As mães das vítimas acionaram a polícia e após os depoimentos das crianças e os exames periciais foi expedido o mandado de prisão contra Luiz. O acusado ficará detido em Nísia Floresta à disposição da justiça.

Fonte: Degepol

Pela 1ª vez, grupo tenta resgatar presos de unidade federal; polícia investiga atentado

Um grupo armado com fuzis promoveu na noite de domingo (13) a primeira tentativa de resgate em um presídio federal. A ação ocorreu na unidade de Campo Grande (MS), onde estão criminosos como Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Juan Carlos Ramírez Abadía. Até a tarde desta segunda-feira, não havia confirmação de quem seria o alvo do resgate. Os criminosos chegaram à unidade por volta das 22h e dispararam diversos tiros. A assessoria do Ministério da Justiça informou que um helicóptero também sobrevoou o local, o que é proibido. Agentes que estavam de plantão reagiram à ação e receberam apoio das polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal. O grupo fugiu. Nenhum preso conseguiu escapar. A PF (Polícia Federal) instaurou um inquérito para apurar o caso. A expectativa, de acordo com o ministério, é de que ele seja concluído em 30 dias. Após o atentado, uma perícia foi feita no presídio. Devido à tentativa de resgate, as visitas de advogados aos presos foram suspensas nesta segunda. O funcionamento da unidade, porém, é normal, sem registro de tumultos, afirma o Ministério da Justiça. Com capacidade para 208 presos em celas individuais, o presídio abriga cerca de 120 atualmente. A unidade foi inaugurada em 21 de dezembro de 2006, seis meses depois da primeira unidade construída --de Catanduvas (PR). No total, o sistema penitenciário federal deverá contar com cinco unidades.

Folha Online

Menina de 8 anos pede o divórcio do marido de 30

Uma menina de 8 anos fez um pedido desesperado de ajuda a um tribunal de Saná, no Iêmen. A menina quer o divórcio do homem de 30 anos com quem foi obrigada a se casar pelo pai, há dois meses, segundo informa a agência Efe. De acordo com o site do jornal Yemem Times, Nayud Mohamad Naser fugiu da casa do marido há uma semana e conseguiu chegar ao tribunal da capital onde foi buscar ajuda. A menina afirmou ao juiz que era maltratada, agredida e obrigada a dormir com o marido. "Eu tentava fugir, mas ele me perseguia, me pegava e fazia comigo o que desejava sem que eu entendesse o que acontecia (...) quando me via brincando também me agredia e me levava para o quarto", disse Nayud no tribunal, segundo o jornal. "Chorava muito, mas ninguém me ajudava, até que consegui fugir e chegar até o tribunal", completou. O juiz ordenou a prisão do marido e do pai da menina, que posteriormente foi solto por problemas de saúde. Os casamentos de crianças são freqüentes no Iêmen, assim como em algumas áreas beduínas da Arábia Saudita, onde não há legislação que proíba a união de menores de 18 anos. Um estudo feito pela Universidade de Saná mostra que a pobreza, principalmente em áreas rurais, leva muitas famílias a casarem suas filhas ainda crianças. O estudo, divulgado em agosto de 2007, mostra que 52% das iemenitas das zonas rurais se casam antes de chegar a maioridade ¿ em muitos casos entre 7 e 10 anos de idade.

Redação Terra