“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Federal da Paraíba divulga datas e obras literárias para o vestibular 2010

A UFPB (Universidade Federal da Paraíba) já divulgou as datas do vestibular 2010. As inscrições ocorrerão no período de 12 a 30 de agosto.

De hoje (1º) a 10 de junho, as escolas estaduais da Paraíba poderão se inscrever para que seus alunos obtenham isenção de taxa no vestibular. No período de inscrições, os alunos desas escolas poderão se inscrever pelo site da UFPB.

Veja a lista de leituras obrigatórias do vestibular:

Para os candidatos que, no PSS-2010, se inscreverem apenas para as provas do PSS1, as obras literárias serão:
# Cartas chilenas, Tomás Antonio de Gonzaga. São Paulo: Companhia das Letras;
# Coração roubado, de Marcos Rey. São Paulo: Global;
# O noviço/O judas em sábado de aleluia, de Martins Pena. São Paulo: Ática.

Para os demais candidatos que se inscreverem no PSS-2010, as obras literárias serão:

PSS 1
# Cartas chilenas, Tomás Antonio de Gonzaga. São Paulo: Companhia das Letras;
# Coração roubado, de Marcos Rey. São Paulo: Global;
# Sermões escolhidos, Padre Antônio Vieira. Organização e Coordenação de José Verdosa. São Paulo: Editora Martin Claret.

PSS 2
# Casa de pensão, Aluísio Azevedo. São Paulo: Ática;
# Os Melhores Poemas de Olavo Bilac, Olavo Bilac. Sel. Marisa Lajolo. São Paulo: Global;
# Quincas Borba, Joaquim Maria Machado de Assis. São Paulo: Ática.

PSS 3
# Capitães de Areia, Jorge Amado. São Paulo: Companhia das Letras.
# O pagador de promessa, Dias Gomes. Rio de Janeiro: Ediouro.
# Os melhores poemas de João Cabral de Melo Neto, João Cabral de Melo Neto. (seleção de Antônio Carlos Secchin). São Paulo: Global.

Provas
As provas para candidatos de 1ª ou 2ª séries do ensino médio farão provas nos dias 22 e 23 de novembro. Os da 3ª série farão nos dias 20 e 21 de dezembro.

Para os candidatos que se inscreverem no PSS-2010 apenas para as provas do PSS 1, as provas serão elaboradas de acordo com os novos programas constantes no site da COPERVE.

Para os demais candidatos que se inscreverem no PSS-2010, as provas serão elaboradas de acordo com os programas adotados no PSS-2009.

Outras informações podem ser obtidas no site da UFPB.

Embrapa enriquece dieta alimentar dos brasileiros

Rio de Janeiro - Os brasileiros poderão contar, na sua dieta alimentar, com mais um produto, cujo valor nutricional foi enriquecido por pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Trata-se da mandioca Jari, que está sendo lançada nesta semana durante a 3ª Reunião Anual da Biofortificação no Brasil, que ocorre até sexta-feira (5) em Aracaju.

A pesquisadora Marília Nutti, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, coordenadora do projeto de biofortificação no país (Biofort), informou que foram cruzadas variedades de mandioca, também conhecida como aipim e macaxeira, até obter mais pró-vitamina A, que é o betacaroteno. Esse antioxidante ativo é um precursor da vitamina A e está presente em diversas frutas e legumes, como a cenoura.

A falta de vitamina A no organismo causa problemas de visão e anemia, que afetam mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Então, se a gente tiver, em vez da mandioca branca, a mandioca amarelinha, ela vai estar nos ajudando, suprindo a deficiência de vitamina A”.

O trabalho de melhoramento que resultou na mandioca Jari foi voltado, principalmente, às crianças e às classes menos favorecidas, que não têm acesso a frutas e verduras, ricas em carotenóides e betacaroteno. Durante o encontro em Aracaju, será lançada também uma cartilha sobre cultivo e consumo de batata doce.

“O nosso projeto trabalha na tentativa de ter os alimentos básicos com maiores teores de pró-vitamina A, ferro e zinco. A gente conseguiu chegar a uma batata doce bem laranja, quase cor de abóbora, com altos teores de pró-vitamina A”.

A cartilha será distribuída ao público infantil. Por meio das crianças, o objetivo é chegar aos pais, principalmente o pequeno produtor, ensinando como plantar essa batata doce. “E a criança vai poder explicar porque ela é importante, em uma linguagem bem acessível”.

Os pesquisadores do projeto Biofort se dedicam também a estudos para enriquecimento do feijão, arroz trigo, milho, abóbora e feijão-caupi (xique-xique). No caso do feijão, eles já obtiveram maiores quantidades de ferro e zinco. “A meta é melhorar a saúde e não somente a desnutrição. A nossa meta é, principalmente, o que a gente chama de “fome oculta”, que é a deficiência de micronutrientes. E melhorando essa deficiência, haverá um impacto na desnutrição também”, disse Nutti.

O Biofort faz parte de um projeto global, já que a falta de ferro que causa anemia, a falta de vitamina A que causa cegueira são problemas mundiais. O Brasil trabalha em rede com outros países, pesquisando determinados cultivos para ir aumentando a qualidade nutricional.

Embora os técnicos da Embrapa já estejam chegando a variedades melhoradas, Marília Nutti esclareceu que o projeto nacional ainda deverá se estender por um período de cinco a dez anos. A variedade de mandioca, por exemplo, que será lançada na reunião em Sergipe ainda é intermediária. “Porque a gente chegou a 9 microgramas por grama de betacaroteno, mas o nosso alvo é chegar a 15”.

No Brasil, a equipe é formada por 150 pesquisadores de 11 unidades da Embrapa, além de universidades e institutos de pesquisa. Países da América Latina, África e Ásia também estão envolvidos no projeto de biofortificação de alimentos. Em cada um deles são pesquisados cultivares próprios.

No México e na Guatemala, por exemplo, o milho é o cultivo mais importante. “O projeto tem que se adequar aos hábitos alimentares dos países”, explicou Marília Nutti.

Fonte: Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Detran prorroga validade de documento de registro no RN

O Detran prorrogou a validade do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do exercício de 2008, dos veículos com placas terminadas em 1 e 2, até o dia 10 de junho, de acordo com o site oficial do governo.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 28 e entrou em vigor na mesma data. A prorrogação foi necessária, devido a uma mudança recomendada pelo DENATRAN, o que provocou o atraso do envio do documento pelo órgão.

Fonte: DN Online

Prazo para acompanhamento do Bolsa Família termina dia 10 de junho

Termina no dia 10 de junho o prazo para realização do acompanhamento semestral da saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal.

O Ministério do Desenvolvimento solicita, ainda para este semestre, os dados atualizados dos beneficiários. Por isso, até o dia 10 de junho, as unidades de saúde estarão prontas para realização dos mapas de cada família.

Para garantir o benefício, os usuários deverão comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa, munidos do cartão do Bolsa Família ou número do NIS, cartão de vacina das crianças e cartão do pré-natal, no caso das gestantes.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Rainha do bumbum revela que faz sexo melhor que mulheres mais jovens

A rainha do Bumbum e atriz pornô Gretchen completou 50 anos na última sexta-feira (29) e causou polêmica. Em entrevista ao jornal carioca o Dia, a musa do rebolado revelou que mulheres mais velhas fazem sexo melhor. “Aos 50 anos, não me sinto uma gostosona, mas tenho assédio masculino enorme e as mulheres sempre querem saber o que faço para estar inteirona. Uma mulher de 50 anos faz sexo melhor do que as de 25. Hoje eu sei o que quero”, eclarou ela a publicação.

Absoluta na década de 80, Gretchen reconhece o atual fenômeno das mulheres-fruta e diz que apesar de achar todas lindas, tem a Mulher Moranguinho como sua preferida. mas apesar disso, não acredita ter encontrado uma substituta para passar o título de “Rainha do bumbum”.

“Não tenho sucessora ainda. Nunca fui só uma bunda rebolativa, sempre tive muitos outros atributos”, acredita encerrou na entrevista.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR