“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Internacional decide a Copa do Brasil em casa contra o Corinthians

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sorteou nesta quinta-feira os mandos de campo da final da Copa do Brasil. O Corinthians receberá o Inter no Pacaembu, no próximo dia 17. O jogo de volta acontecerá no dia 1º de julho, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

O Corinthians chegou à decisão depois de empatar duas vezes com o Vasco da Gama. No primeiro duelo, no Maracanã, a partida acabou em 1 a 1 e os paulistas conseguiram a vantagem do empate sem gols, por terem feito um gol fora de casa. No Pacaembu, o time do Parque São Jorge conseguiu segurar os vascaínos e ficaram no 0 a 0, se classificando para a decisão.

Na outra semifinal, disputada entre Internacional e Coritiba também não faltou emoção. O jogo de ida foi realizado no Beira-Rio, em Porto Alegre, e os colorados alcançaram uma boa vantagem com o placar de 3 a 1. Na volta, no Couto Pereira, o Coritiba sufocou o Inter, fez 1 a 0, mas não marcou o gol que lhe daria a classificação.

As duas equipes chegam com desfalques para o primeiro embate da decisão. O Inter não poderá contar com Nilmar e Kléber, que estão na seleção, e Bolívar, que foi expulso contra o Coritiba. O Corinthians não terá André Santos, que também defende o selecionado do técnico Dunga.

Esta é a quinta final da equipe corintiana na história, que obtém dois títulos do torneio. O Corinthians é também o atual vice-campeão. Em 2008, a equipe perdeu o título para o Sport. O Inter soma apenas uma conquista no torneio, vencida em 1992, na única final que disputou.

Curiosamente, o Corinthians alcançou os seus dois títulos disputando o jogo final na casa do adversário. No entanto, também já perdeu uma decisão em casa, para o Grêmio, em 2001, e uma fora, para o Sport, no ano passado. Já o Inter, conquistou um dos seus títulos mais importante no Beira-Rio, na Copa Libertadores de 2006, contra o São Paulo.

Fonte: UOL Esporte

Conselho Regional abre curso preparatório para o TCE

Embora o edital para o concurso público do Tribunal de Contas do Estado - TCE, não tenha sido lançado, os concurseiros já podem se preparar. O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA/RN) está com inscrições abertas para o curso preparatório para o cargo de inspetor de controle externo. Há uma expectativa que o edital seja lançado em breve, o último concurso foi em 2000.

O curso tem vagas limitadas e será oferecido tanto para administradores como para outros profissionais. As aulas terão início no mês de julho e acontecerão até outubro, no auditório do CRA/RN, das 19h às 22h. Entre o corpo docente estão doutores, mestres e especialistas nas diversas disciplinas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho e podem ser pagas em até quatro vezes. Para pagamento à vista, administradores têm 10% de desconto e outros profissionais 5%. Os interessados devem fazer a inscrição na sede do CRA/RN, localizado na Rua Cel. Auris Coelho, 471, Lagoa Nova. Mais informações através do telefone 3234-6672 ou pelo email cra-rn@crarn.com.br.

Da redaçãodo DIARIODENATAL.COM.BR

Inscrições para concurso de Sítio Novo terminam sábado; salários até 2.325,00

Termina neste sábado, seis de junho, as inscrições para o concurso público para o município de Sítio Novo. Estão sendo oferecidas 113 vagas para cargos de todo os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar até 2.325,00.

As inscrições estão sendo realizadas pela na internet , no endereço eletrônico www.concsel.com.br, que optar, poderá fazer a inscrição pessoalmente na sede da Prefeitura, localizada na Rua José Ferreira Lima, 46 - Centro, em Sitio Novo/RN, no horário das 08.30 até as 16:30 hs e no horário comercial no escritório da empresa organizadora do concurso, situado em Natal/RN, à José de Alencar, 823-A - Cidade Alta.As inscrições termina nesta sexta-feira seis de junho.

As provas teóricas serão realizadas nas escolas do município de Sitio Novo/RN, conforme cartão de inscrição e apresentarão duração máxima de 03 (três) horas, podendo ser nos dias 04/07 e ou 05/07/2009 (Sábado e ou Domingo). O horário estará impresso no cartão de inscrição.

O concurso de Sítio Novo terá validade de 2 (dois) anos a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 2 (dois) anos.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Câmara deve votar propostas de reforma eleitoral em 15 dias

Brasília - Dentro de 15 dias a Câmara deverá votar as propostas de reforma eleitoral. A comissão criada para estudar o assunto receberá sugestões de deputados até terça-feira (9), quando se reunirá para consolidar o texto que será votado na semana seguinte.

A proposta, de autoria do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), define as regras para a campanha, inclusive pela internet, e regulamenta as pré-campanhas eleitorais. “A reforma tem o espírito de regulamentar, para que não haja dúvida no processo eleitoral”, disse Flávio Dino.

A reforma política, por sua vez, ainda encontra resistências e falta de consenso entre os líderes. A proposta de voto em lista fechada de candidatos não será votada. “A lista está morta. Só poderá ser ressuscitada em 2011 porque é a proposta que mais divide”, explicou Dino.

A ideia, segundo ele, é votar as matérias que têm consenso. “Até por uma questão metodológica”, comentou.

A proposta do financiamento público de campanha, outro ponto da reforma política, voltará à discussão depois da votação da reforma eleitoral. “Queremos aumentar o peso do financiamento público e diminuir o financiamento privado. Mas o Democratas não quer discutir essa proposta”, acrescentou.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), explicou que não faz sentido votar o financiamento público sem votar a lista fechada. “Ele é favorável à teoria da goiabada com queijo, de que um não funciona sem o outro”, comentou Dino.

Caiado rebateu: “o governo sepultou a reforma política. Quer deixar tudo para o governo que vem”, protestou.

Fonte: Agência Brasil

PF faz operação para combater tráfico de medicamentos emagrecedores

Brasília - A Polícia Federal (PF) realiza hoje (4) a Operação F-40 para prender uma quadrilha brasileira especializada em tráfico local, interestadual e internacional de medicamentos emagrecedores que contêm substâncias psicotrópicas anorexígenas e de uso controlado. O nome da ação remete ao principal componente dos remédios, o femproporex, usado em sua concentração mais comum, 40 miligramas. Esse composto funciona como inibidor de apetite e pode causar dependência física e psicológica.

Um dos envolvidos no esquema é um brasileiro que mora em Portugal. Ao todo, a PF cumpre 25 mandados de prisão temporária e 33 de busca e apreensão, sendo 15 em Ipatinga (MG), nove em Coronel Fabriciano (MG), quatro em Belo Horizonte (MG), um em Itanhomi (MG), um em Colorado do Oeste (RO) e dois em São Paulo.

Durante as investigações, a Polícia Federal apreendeu correspondências enviadas pelos Correios, principalmente para os Estados Unidos e Portugal, contendo medicamentos emagrecedores. A PF contou com a colaboração do Departamento Antidrogas dos Estados Unidos.

Uma farmácia clandestina nos EUA que funcionava na casa residência de uma brasileira foi fechada durante as investigações. A PF prendeu em flagrante um brasileiro, quando ele embarcava no Aeroporto Tancredo Neves, em Belo Horizonte, com destino a Portugal levando na bagagem cerca de 3 mil comprimidos ilegais.

Os integrantes da quadrilha podem responder por tráfico de drogas, e, se condenados, poderão cumprir pena que varia de cinco a 15 anos de reclusão.

Fonte: Agência Brasil

Deputados de MS querem mudar nome do Estado após derrota para sediar Copa

A decepção provocada pela derrota de Campo Grande na disputa pela "sede pantaneira" da Copa do Mundo de 2014 --que ficou com Cuiabá (MT)-- fez ressuscitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um antigo movimento que defende um novo nome para o Estado: Pantanal.

A ideia foi apresentada ontem em plenário a partir de um requerimento do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), que conseguiu recolher assinaturas de 15 congressistas em apoio "ao aprofundamento do debate". "O nome atual nos causa muitos transtornos e não ajuda a divulgar nossas belezas naturais", diz Arroyo.

Definido em 1977 --com a divisão de Mato Grosso e a criação do novo Estado--, o nome atual teria sido escolhido "nos gabinetes de Brasília", diz o deputado. "É comum sermos chamados de Mato Grosso por visitantes, veículos de imprensa e até ministros", reclama.

Dois terços do Pantanal ficam em Mato Grosso do Sul. Para o deputado Amarildo Cruz (PT), a mudança tem de ocorrer "antes de 2014". "Do contrário, Cuiabá passará a ser conhecida como a capital do Pantanal, em um Estado que tem a menor parte dele", diz.

A mais recente tentativa de mudar o nome do Estado para Pantanal ocorreu por iniciativa do então governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT (1999-2006). À ocasião, segundo Cruz, a discussão foi "desqualificada" pela oposição.

"Diziam que o governador estava interessado é na nova sigla: PT. E o fato é que, se tivesse havido a mudança, certamente Campo Grande teria tido melhor sorte na disputa. A Fifa não teria como explicar ao mundo que a sede pantaneira ficaria fora do Estado do Pantanal", afirma Cruz.

Contrário à mudança, o deputado Jérson Domingos (PMDB), presidente da Assembleia, disse não acreditar que um nome diferente pudesse ter influência na escolha da Fifa. "Não se tratou de uma escolha técnica. Fosse qual fosse o nome, não mudaria absolutamente nada", diz ele.

Domingos se disse favorável à discussão, mas considera o momento inoportuno. "Temo que o Estado possa virar motivo de chacota por parte de Mato Grosso, ou seja, além perdermos a Copa, mudaremos até de nome."

Os deputados voltarão a tratar do tema na próxima terça-feira. A maioria defende a realização de um plebiscito.

Fonte: RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá