“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 20 de dezembro de 2008

Congresso aprova criação da ZPE do Sertão no RN

O Congresso Nacional aprovou na última semana, a criação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE do Sertão) . O projeto tem o objetivo de explorar de forma sustentável, as potencialidades dos municípios.

A idéia de um relatório feito pela prefeitura de Assu para identificar o potencial econômico, ambiental, hídrico e social da região Oeste do Estado. Com a criação da ZPE do Sertão, municípios como Afonso Bezerra poderão investir ainda mais nas suas produções, como é o caso do granito, que atualmente é pouco aproveitado.

Consultor

O estudo foi coordenado pelo consultor inglês, Brian Tipler. De acordo com ele, a Zona nada mais é do que uma região dotada de mecanismos de produção socialmente e ambientalmente sustentável.

Além disso, a pesquisa mostra que hoje todo o potencial é pouco ou quase nada aproveitado. No caso de Afonso Bezerra, tanto o granito quanto o grande potencial hídrico da região não são bem explorados.

União

Segundo se comenta para a eficácia da Zona é imprescindível que haja união dos gestores municipais, deputados e senadores do Estado, especialmente na alocação de recursos para outras obras importantes em setores essenciais, como saúde, segurança, educação e logística de exportação dos produtos da região.

Após a aprovação na Câmara, o próximo passo dos beneficiários do projeto, deve ser reunir as autoridades da região para então, iniciarem a luta pela liberação de recursos para investir na estrutura da região, com a expectativa de retorno em longo prazo, com os investimentos privados. Principalmente se levado em consideração o fato de que a implantação de uma Zona de Processamento e Exportação pode demorar até 20 anos, dependendo do engajamento político.

Por isso, os futuros gestores estão se unindo para pleitear recursos em benefício de todos, como estrutura para cuidar do lixo, para oferecer bons serviços de saúde, educação e capacitação de mão-de-obra.

A meta é começar o trabalho na região do Vale do Açu, especialmente na prestação de serviços de saúde.

Com isso, a saúde pública na região terá uma estrutura básica de qualidade para atender às necessidades dos pacientes, evitando ao máximo as transferências para Natal ou Mossoró.


Fonte: DN Online

Gal Costa desiste de processar Marina Lima por declaração íntima

Gal Costa não vai mais processar Marina Lima pelas declarações dadas à imprensa sobre a relação amorosa que as duas teriam tido no passado.

Em entrevista à revista Joyce Pascowitch, Marina contou que transou com Gal Costa quando tinha apenas 17 anos.

"Transei com algumas cantoras, mas, sem dúvida, a Gal Costa foi a mais importante", disse ela.

Fonte: Terra

Sete homens armados rendem motorista e levam 560 botijões de gás no interior

Sete homens armados roubaram um veículo de carga contendo 560 botijões de gás. O assalto aconteceu na tarde desta sexta-feira, por volta das 15h30, no município de Paraú, localizado à 236 km de Natal.

Segundo informações do Comando do Políciamento do Interior, diligências foram realizadas na região, mas até o momento não se tem informações sobre os assaltantes e nem sobre a carga.

Fonte: DN Online

Força Aérea abre seleção para professor

A Força Aérea Brasileira abrirá inscrições, no período de 05 de janeiro a 05 de fevereiro de 2009, para o concurso público de provas e títulos para provimento de professor da carreira de magistério superior da Aeronáutica.

Serão 15 vagas, sendo 13 para Pirassununga-SP e 2 para Belo Horizonte-MG, distribuídas nas seguintes especialidades: Economia (2), Gestão da Produção e Administração Geral (1), Gestão de Materiais e Patrimônio e Administração Geral (1), Eletrônica (1), Física (1), Matemática (2), Química (1), Direito (1), Língua Inglesa (2), Língua Espanhola (1) e Língua Portuguesa (1).

Para concorrer às vagas é necessário que o candidato tenha concluído, com aproveitamento, curso superior do Sistema Nacional de Ensino e, de acordo com o cargo a que concorre, curso de pós-graduação (no caso do cargo de Assistente).

A seleção do concurso será composta por prova escrita, prova didática, prova de títulos e exame de aptidão física e mental. A prova será realizada no dia 08 de março de 2009 em Pirassununga -SP e em Belo Horizonte - MG.

A remuneração mensal será de acordo com a tabela de remuneração aplicável ao ensino superior, relativa ao Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos. As inscrições poderão ser feitas através dos sites da Força Aérea Brasileira (www.fab.mil.br) e da Academia da Força Aérea (www.afa.aer.mil.br). O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 a R$ 65,00.

Mais informações:
AFA - (19) 3565-7259; 3565-7308 e FAX: (19) 3565-7100 ou CIAAR - (31) 4009-5066; 4009-5098; 4009-5068 e FAX: (31) 3491-2264

Fonte: Tribuna do Norte

Lula pede oração pela saúde de José Alencar

O presidente Lula pediu na tarde desta sexta-feira (19), durante uma confraternização de Natal no Palácio do Planalto, que os servidores fizessem uma oração pela saúde do vice-presidente José Alencar, internado desde a noite de quinta (18) em São Paulo.

Lula disse que Alencar é um “otimista” e pediu que o chefe de gabinete Gilberto Carvalho puxasse um Pai Nosso em nome do vice.

Alencar, de 77 anos, voltou a ser internado nesta quinta, segundo nota da assessoria do hospital Sírio-Libanês, para "submeter-se a verificações especiais em face de insuficiência renal”.

De acordo com a nota, o problema se verificou durante exames realizados nesta quinta em Brasília. Segundo a assessoria, o vice-presidente está em tratamento e tem evolução "satisfatória" do estado clínico. Os médicos que atendem a José Alencar são Paulo Hoff, Roberto Kalil Filho e Miguel Srougi.

Alencar voltou ao Sírio-Libanês quase 20 dias após a última internação, entre 29 de novembro e o último 2. Na ocasião, o motivo informado da hospitalização foi inflamação intestinal que provocou dores abdominais no vice-presidente.

De acordo com os médicos, a internação em novembro não teve relação com o tratamento que há dois o vice-presidente faz contra um tumor no abdome.

Fonte: G1

Governo lança na 2ª o seu Cadastro de Projetos

O governo do estado criou um mecanismo para identificar potenciais investidores interessados na produção de energia eólica e traçar um completo perfil do setor. O Cadastro Estadual de Projetos Eólicos será lançado na próxima, às 10h, pela governadora Wilma de Faria, durante a solenidade de inauguração oficial da Central do Investidor, em Natal. De acordo com o secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Estado, Jean-Paul Prates, o cadastro é indispensável para que o governo possa desencadear ações de mobilização de investidores e fornecedores e de priorização dos projetos viáveis de implantação de novas usinas.

“Sabemos que há muitos grupos interessados em investir em energia eólica, aproveitando o potencial do Rio Grande do Norte, que é o estado brasileiro que oferece as melhores condições de vento para geração de energia. Mas as informações são desencontradas, não existem regras claras para o setor e faltam dados técnicos e reais sobre esses projetos. Por isso o cadastro é tão importante”, enfatiza o secretário. O Cadastro pode ser acessado através do endereço eletrônico www.centraldoinvestidor.rn.gov.br.

Jean-Paul Prates explica que as informações que deverão ser repassadas pelos potenciais investidores no Cadastro Estadual de Projetos Eólicos serão as mesmas exigidas pela Empresa de Planejamento Energético (EPE), ligada ao Ministério das Minas e Energia, nos leilões para implantação de novas usinas eólicas. “Nossa expectativa é de que um novo leilão seja realizado até maio do ano que vem e que o Rio Grande do Norte seja contemplado com um número de projetos superior ao que foi acertado no último leilão do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica)”, afirma.

Atualmente, dois parques eólicos estão em funcionamento no Estado, um no município de Rio do Fogo, com produção de 49,5 megawatts, e outro experimental, da Petrobras, que produz 1,5 megawatt. Outros dois projetos aprovados no último leilão do Proinfa, Alegria 1 e 2, aguardam a regularização fundiária das áreas para que possam ser iniciados. Além de produzirem uma energia limpa, livre de poluição, as usinas de energia eólica serão decisivas para tornar o Estado auto-suficiente na geração de energia elétrica, passando da atual condição de importador para exportador de energia.


CENTRAL

Além de lançar o Cadastro Estadual de Projetos Eólicos, a governadora Wilma de Faria irá inaugurar oficialmente a Central do Investidor. O prédio, que funciona na avenida Hermes da Fonseca, 505, no bairro de Petrópolis, em Natal, possui uma estrutura de apoio voltada para o atendimento direto ao investidor, com o objetivo de desburocratizar a tramitação dos processos para abertura de novas empresas e facilitar a interação entre as Secretarias de Estado e os empreendedores.

Na mediateca (biblioteca multimedia) da Central do Investidor, o empresário encontra informações sobre as vocações e potencialidades do Estado e recebe orientações que vão desde o processo de implantação das empresas até o intermédio de mecanismos de financiamento e de concessão de licenças ambientais. O projeto foi implantado pela governadora Wilma de Faria dentro das ações da Agenda do Crescimento, criada em 2007 para acelerar a captação de investimentos para o Rio Grande do Norte.

“A Central é um lugar com grandes oportunidades, onde investidores estrangeiros e brasileiros têm acesso a inúmeros serviços e informações sobre aspectos físicos, geográficos, ambientais, demográficos, sociais, políticos e econômicos do Estado. Tudo de forma simples, prática e completa”, garante a governadora Wilma de Faria.

Fonte: DN Online