“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Governo fecha contrato com hospitais privados

A Secretaria de Estado da Saúde Pública fechou contrato com três hospitais da rede privada para assegurar o atendimento à população. A partir desta quinta-feira o paciente que se dirigir a um dos hospitais públicos do estado e que necessite de cirurgia ou UTIs será encaminhado para um desses hospitais conveniados. O secretário George Antunes preferiu não citar o nome dos hospitais alegando o risco de a população se dirigir diretamente ao local e demorar para ser atendido. ``Estamos montando um plano de contingência para atender à população. No momento em que der entrada um paciente com indicação de cirurgia, por exemplo, ele será encaminhado imediatamente para um dos hospitais contratados'', informou.

Questionado se essa decisão pode agravar a situação do paciente decorrente da demora nesse deslocamento, ele foi enfático ao afirmar que não. ``A transferência ocorrerá automaticamente. Temos no Walfredo Gurgel o gerenciamento de vagas e ele será acionado sempre que necessário, portanto não haverá demora e o paciente será transferido na ambulância do hospital, ele não ficará batendo de hospital em hospital'', afirmou.

O governador em exercício, Iberê Ferreira de Souza, garantiu na manhã desta quarta-feira durante coletiva à imprensa, que a população do Rio Grande do Norte pode ficar tranqüila que o atendimento médico nos hospitais públicos do estado está garantido. Ele explicou que a decisão pelo Decreto de Iminência de Calamidade Pública na saúde foi tomada após a notícia de que os contratos com as cooperativas médicas de anestesiologia e cirurgia pediátrica se encerrariam hoje, e a categoria deixaria de atender à população.

A suspensão no atendimento atingiria cinco hospitais da rede pública e 17 da rede privada, que prestam serviço a Secretaria de Estado de Saúde P£blica (Sesap). O que significa dizer que 3.500 procedimentos médicos, principalmente cirurgias, deixariam de ser realizados.

Iberê informou que a medida foi tomada em caráter de urgência, mas que para 2009, o governo do estado possui estratégias de trabalho para acabar com essa pressão das cooperativas médicas. ``O decreto foi a saída que encontramos para garantir o atendimento nos hospitais. Essa situação não será permanente. É preciso que se diga também que ele não tem validade definida, mas que continuará em vigor apenas enquanto a situação não for resolvida por completo'', afirmou ele.

O governador em exercício disse ainda que a intenção do decreto foi de dar ao secretário estadual de Saúde, George Antunes, instrumentos legais para renovar o contrato com as cooperativas médicas ou até mesmo fechar contrato com outros profissionais, mas garantir o atendimento a população. ``O secretário estava impossibilitado de renovar o contrato com as cooperativas médicas pois o Ministério Público Estadual da Saúde via irregularidades no ato, e havia afirmado que caso o secretário renovasse o contrato, ele seria acionado através de uma ação civil pública. Agora com esse decreto ele tem o instrumento legal necessário para tomar as medidas cabíveis'', destacou.

Fonte: DN Online

Bando rende família de militar e assalta casa de praia em Barreta

Fábio Cortez/DN Quatro indivíduos armados invadiram a casa de praia do militar da reserva da Força Aérea Brasileira Jaime Rodrigues, 75 anos, por volta das 19h45 da noite desta terça-feira (30), em Barreta, distrito de Nísia Floresta, litoral Sul do estado, a cerca de 55 km de Natal. Segundo o filho da vítima, o representante comercial Jaime Júnior, 48, os bandidos levaram, além de vários pertences, o carro do militar, um VW Gol grafite, placas MXN 9704. Antes de fugirem, os assaltantes prenderam o casal de idosos e um sobrinho da vítima no quarto.

Jaime Júnior conta que ontem à noite, seus pais e um sobrinho tinham chegado na casa de praia de propriedade deles vindo das compras em Natal. Como fazem normalmente, estacionaram o carro na garagem, desceram com as compras e guardaram na casa. Não demorou muito e os bandidos invadiram o local, anunciando o assalto.

"Eles se aproveitaram de estarem na casa somente meus pais e o sobrinho para invadir", considera o representante comercial. Com as vítimas rendidas, os assaltantes começaram o arrastão na casa. Segundo o filho do militar, os criminosos sabiam que Jaime Rodrigues tinha sacado dinheiro no banco naquele dia. "Meu pai teve de dar satisfação para eles de como usou o dinheiro naquele dia".

Os criminosos roubaram da casa de praia do militar um televisor de 20 polegadas, um receptor de antena parabólica, um aparelho de DVD e três aparelhos celulares, como também cartões de crédito das vítimas. Nenhuma quantia em dinheiro foi levada.

Jaime Júnior diz que enquanto faziam o arrastão, os bandidos se preocuparam se viriam outras pessoas para a casa. "Perguntaram para a minha mãe se iria chegar mais alguém e ela disse que breve estaria chegando mais gente", detalha. Sabendo disso, os criminosos se apressaram em recolher o material.

Quando terminaram de pegar os pertences das vítimas, os criminosos decidiram levar o veículo do casal. "No final, pediram a chave do carro", diz Jaime Júnior. O militar da reserva entregou as chaves e os bandidos colocaram o casal e o sobrinho na suíte da casa e os trancaram. Com as vítimas confinadas, os quatro assaltantes fugiram do local com o VW Gol grafite. Toda a ação levou em média 30 minutos.

Jaime Rodrigues afirma que assim que os bandidos deixaram o local, eles começaram a gritar por socorro. Parentes das vítimas que estavam em uma casa vizinha vieram libertá-los do quarto. O militar da reserva foi para a Delegacia de Polícia de Nísia Floresta, responsável pela área de Barreta, para registrar a ocorrência, enquanto que a esposa dele esperava pela Polícia Militar.

Jaime Júnior diz que a PM chegou à casa somente uma hora depois da fuga dos bandidos. "Eles nem entraram na casa, apenas ouviram o que aconteceu e disseram que quando precisássemos, era só ligar", reclama o filho da vítima. A polícia ainda efetuou diligências para encontrar os assaltantes, mas sem sucesso. Para o representante comercial, o policiamento na praia não é efetivo. "O governo diz que há policiamento ostensivo, mas não existe nada disso aqui", comenta.

Fonte: DN Online

Adolescentes saem para beber com homens e uma é estuprada no interior

Uma adolescente de 17 anos foi estuprada por dois homens na noite desta segunda-feira (29), em Nova Cruz, município localizado a 93 Km de Natal. Após beberem em um bar acompanhados da vítima e de uma amiga de 16 anos, os acusados teriam levado as adolescentes para um motel, onde o estupro teria ocorrido. Um dos acusados, o motorista José Olinto de Souza Filho, 30, foi preso na manhã de hoje (30). A Polícia ainda procura o segundo acusado, identificado como Fábio Pereira Bezerra.

Por volta das 16h30, a adolescente de 17 anos e sua amiga de 16 foram beber em um bar de Nova Cruz com José Olinto e outro homem, identificado pelo nome de Fábio Pereira Bezerra. De acordo com o escrivão da Delegacia Regional de Polícia Civil de Nova Cruz, Moacir Felipe, após cinco cervejas, a vítima teria chegado a um estado de embriaguês.

"A amiga da vítima, a de 16 anos, pediu para que os homens levassem a adolescente para casa, visto que esta encontrava-se embriagada. Eles disseram: 'Não, vamos levar vocês para outro lugar'. Os dois entraram no carro do outro (Fábio) e levaram as adolescentes ao Rom Motel, situado na RN que fica entre Nova Cruz e Santo Antônio', contou o escrivão.

Moacir Felipe explicou que cada casal ficou em um quarto separado. Segundo ele, a adolescente de 16 anos, que estava mais sóbria, pediu para o homem identificado como Fábio para não ter relações, chegando a implorar e chorar para o acusado.

"Foi quando o indivíduo deixou a outra e participou do estupro da adolescente de 17 junto com Olinto. A de 16 anos ficou batendo na porta, do lado de fora do quarto onde ocorria o estupro. Quando Fábio abriu, a de 16 anos disse ter visto José Olinto durante o ato", relatou o escrivão.

De acordo com o escrivão da DRP de Nova Cruz, em depoimento, a adolescente de 16 anos afirmou que quando a amiga reclamava do estupro, o acusado a espancava para que ficasse calada. "Ao fim, ele disse à amiga da vítima: 'Agora ajuda aí tua amiga a vestir a roupa'. Do jeito que a adolescente estava embriagada e machucada, não conseguia nem se vestir sozinha", comentou.

Ainda durante o estupro, a vítima recebeu uma ligação da mãe. A amiga tentou explicar a situação, mas um dos acusados tomou o celular. Após o ato, os homens deixaram as duas na casa da garota mais nova. "Eles queriam evitar alguma reação do pai da vítima, que poderia ligar para a polícia, então deixaram as duas na casa da que não foi estuprada", explicou o escrivão.

A Polícia Militar empreendeu diligências pelos arredores da cidade ainda durante a noite, mas sem êxito. Pela manhã, a vítima recebeu ligações de José Olinto, que fez ameaças à garota no intuito de que não registrasse queixa contra eles, até porque ele respondia a outro processo de outra natureza.

A partir do telefonema, a polícia instruiu a vítima a marcar um encontro com José Olinto, situação em que o acusado foi preso e encaminhado à Delegacia de Nova Cruz.

Fonte: DN Online

PRF autua 17 em Operação Bafômetro no RN

Divulgação/PRF Dentro da Operação Fim de Ano 2008, a Polícia Rodoviária Federal realizou na noite de ontem (30), comandos (blitz) de bafômetro nas cidades de Mossoró, Km 34 da BR-304, e em Caicó, Km 103 da BR-427.

Foram realizados 60 testes, sendo nove positivos. Em Mossoró, dos 47 testes, oito resultaram em autuação, sendo que quatro condutores foram levados à Delegacia de Polícia Civil local, por cometimento do crime de embriaguez ao volante (teste acima de 0,29 mg por litro de ar), previso no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda em Mossoró, durante o Comando, foi detido por desobediência, Erinaldo da Silva Maximino, 34 anos. Em Caicó/RN, foram feitos 13 testes com a autuação de um condutor.

As ações fazem parte do trabalho da PRF de combate à embriaguez ao volante, com o objetivo principal de reduzir os acidentes motivados por essa transgressão às normas de trânsito.

O esforço diuturno da PRF continua neste final de ano e se prolongará com a Operação Verão 2009, com a intensificação no uso dos meios de fiscalização (bafômetros, radares e viaturas operacionais).
Fonte: DN Online

Eleitor que não votou nas três últimas eleições tem até abril para regularizar título

O eleitor que não votou nas três últimas eleições consecutivas tem até o dia 16 de abril de 2009 para regularizar o título de eleitor. Segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o eleitor deve procurar um cartório eleitoral a partir de 16 de fevereiro de 2009.

De acordo com a resolução, quem não regularizar até a data limite terá título cancelado pela Justiça Eleitoral.

Em caso de dúvida, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral no qual é inscrito a partir de 11 de fevereiro. No local, a Justiça Eleitoral divulgará relação dos ausentes nas três últimas eleições consecutivas e os documentos necessários para a regularização do título.

Fonte: Folha Online

UFRN abre 156 vagas para magistério superior

Duas universidades federais da região Nordeste abrem oportunidades para o cargo de professor do magistério superior. São as instituições do Rio Grande do Norte e de Sergipe, que juntas somam 206 vagas. Podem participar das seleções apenas profissionais com titulação de mestre (classe assistente) ou doutores (classe adjunto). As remunerações previstas nos editais de abertura variam de R$ 1.702 a R$ 6.497,12. As informações estão disponíveis no Diário Oficial da União, nas páginas 103 e 67, respectivamente, da terceira seção.

Para o Rio Grande do Norte, estão reservadas 156 oportunidades. As chances são para as especialidades de história e teoria de arquitetura e urbanismo, técnica dietética, letras, finanças, educação em química, língua portuguesa, informática, língua inglesa, aspectos pedagógicos da educação física, biofísica de acupuntura, políticas públicas, nutrição social, gestão ambiental e marketing em publicidade e propaganda, entre outras. Quem tiver interesse em concorrer a um dos cargos deve se inscrever dos dias 2 de março a 3 de abril, nos departamentos aos quais as vagas são destinadas. A taxa varia de R$ 43 a R$ 163.

Já para Sergipe, existem 50 vagas para os campi de São Cristóvão, Itabaiana e da Saúde. Há vagas nas disciplinas de solos, política social, secretariado, microbiologia e imunologia, economia, tecnologia, história do Brasil, física médica, sociologia, antropologia, história das artes visuais, química, filosofia, alfabetização, educação e estágio supervisionado e psicologia, entre diversas outras. As inscrições podem ser feitas em um prazo de 30 dias, na Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos, no prédio da Reitoria. A taxa varia de R$ 100 a R$ 150.

Fonte: Correioweb