“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Entidade defende difusão da vasectomia como forma de planejamento familiar

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, José Carlos de Almeida, defendeu, em entrevista à Agência Brasil, a disseminação da vasectomia em todo o país, como forma de planejamento familiar. O assunto teria sido abordado no final do mês passado, por representantes da entidade, em reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. José Carlos de Almeida lembrou que em 1970 a população brasileira somava 90 milhões de pessoas. Hoje, esse número mais que duplicou. Nesse sentido, afirmou que “o planejamento familiar do governo é fundamental para que haja uma programação. Para que esse país possa realmente organizar certos setores, que sem um planejamento familiar é impossível fazer”. Entre todas as estratégias do programa de planejamento familiar, Almeida assegurou que a vasectomia surge como um item muito importante, integrando o rol de procedimentos da urologia. “Nós temos que sensibilizar a população, mostrando que o método da vasectomia em homens acima de 25 anos, com dois filhos ou mais, está dentro da portaria do governo. E ele pode fazer um procedimento anticoncepcional barato, relativamente simples, pouco traumático, que não vai gerar nenhum transtorno para o organismo desse indivíduo”. O presidente da SBU frisou, também, que “qualquer vasectomia pode ser revertida”. Ele admitiu, porém, que após cinco anos de vasectomizado, o organismo pode criar anticorpos contra o espermatozóide daquele indivíduo. Então, a chance de sucesso na fertilidade vai depender da parte imunológica do homem. José Carlos de Almeida informou, ainda, que a vasectomia feita pelo Sistema Único de Saúde faz parte do projeto de um programa amplo de planejamento familiar.

Agência Brasil

Congresso reabre trabalhos legislativos na quarta-feira

Nesta semana o Congresso Nacional reinicia os trabalhos e terá como uma das prioridades a votação do orçamento para este ano. O governo tenta readequar suas contas depois da perda de arrecadação com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e deve encaminhar, ainda em fevereiro, a proposta de reforma tributária para ser discutida com deputados e senadores.A previsão do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), responsável pelo relatório de estimativa de receita do orçamento, é entregar o documento no início da próxima semana. O presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador José Maranhão (PMDB-PB), disse que só irá divulgar os cortes para readequar o orçamento às perdas da CPMF, na terça-feira (12). Só depois da divulgação desse relatório é que o Judiciário irá definir os cortes que deverá fazer em seu orçamento. A sessão de reabertura dos trabalhos legislativos está marcada para quarta-feira (6), às 16h, quando o 1º secretário do Congresso, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), irá ler em plenário uma mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na sessão, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, também lerá a mensagem do Judiciário. A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, participarão da sessão. Apesar de o início dos trabalhos estar marcado para quarta-feira, a primeira sessão deliberativa do ano na Câmara está marcada para segunda-feira (11). A pauta da Casa está trancada por sete medidas provisórias e três projetos com urgência constitucional vencida. No Senado, o presidente Garibaldi Alves Filho informou que fará reunião com os líderes partidários para definir calendário de votações na Casa.


Agência Brasil

Morre pedreiro que matou filhos no Planalto

O Pedreiro Evânio Fernandes da Silva, de 32 anos, que estava internado desde a última quarta-feira (30) após quase ser linchado depois de ter matado os próprios filhos - duas crianças, uma de 3 e outra de 1 ano - e ateado fogo na casa em que residia no Planalto, não resistiu aos ferimentos e morreu na noite do último sábado (02) no hospital Walfredo Gurgel. O corpo dele deu entrada no Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITep) na manhã deste domingo, por volta das 10h15. A mulher dele e o irmão já estão no local aguardando a liberação para sepultamento, mas até às 11h40 o corpo ainda estava sendo necropsiado, para se saber o que realmente provocou a morte do pedreiro.
Desde que foi internado na última quarta após cometer o crime que chocou Natal, Evânio chegou a passar por três cirurgias, sendo a última no dia 31 de janeiro, quando foi submetido a uma laparotomia para retirada do intestino pois houve comprometimento do órgão devido ao espancamento. Ele estava entubado, com ventilação mecânica e sedado. Além disso, a tentativa de lichamento havia ocasionado um traumatismo crânio-encefálico leve.

Memória

Evânio sofreu uma tentativa de linchamento na madrugada de quarta-feira quando em um acesso de fúria matou a pancadas os dois filhos a menina Heloísa Freire da Silva, de 1 ano, e Evandro Jefferson da Silva, 3 anos e incendiou a casa onde morava com a mãe das crianças e uma enteada.O sepultamento dos dois irmãos foi marcado pela tristeza e emoção dos amigos e familiares na última quinta. A cerimônia fúnebre ocorreu no cemitério Bom Pastor II, zona Oeste de Natal.

DN Online

Arquibancada desaba e fere 50 durante Carnaval no CE

Aproximadamente 50 pessoas ficaram feridas após o desabamento de uma arquibancada na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza (CE), por volta das 19h30 de domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, parte da estrutura desabou quando espectadores assistiam aos desfiles de maracatus. Os bombeiros disseram ainda que a maior parte das vítimas teve somente ferimentos leves. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Uma perícia deve determinar o que aconteceu. A área foi isolada.
Fonte: terra

Diego e Bobô substituem Kaká e Pato em convocação da seleção

Após cortar no domingo os jogadores do Milan Kaká e Pato, machucados, a CBF convocou nesta segunda-feira o meia Diego, do Werder Bremen, e o atacante Bobô, ex-Corinthians, que atualmente defende o Besiktas-TUR, para o amistoso contra a Irlanda, nesta quarta-feira, em Dublin. Os dois jogadores nasceram em 1985 e, portanto, têm idade para disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Dos 22 convocados pelo técnico Dunga para o amistoso de quarta, 11 estão aptos a participar da competição sub-23. Além de Diego e Bobô, o atacante Rafael Sóbis, os meias Thiago Neves e Anderson, os volantes Lucas e Hernanes, os laterais Marcelo e Rafinha, o zagueiro Breno e o goleiro Renan têm idade olímpica. Também no domingo, o zagueiro Lúcio, do Bayern de Munique, foi cortado por contusão. Naldo, do Werder Bremen, foi chamado para o seu lugar. Após o jogo contra os irlandeses, primeiro amistoso do Brasil no ano, a seleção enfrenta a Suécia, no dia 26 de março, em Londres, na Inglaterra, em amistoso comemorativo dos 50 anos do primeiro título mundial brasileiro. Ocupando a terceira colocação das eliminatórias para a Copa do Mundo-2010, o Brasil só volta a jogar pelo torneio classificatório em junho, quando enfrenta o Paraguai e a Argentina.
Confira a convocação atualizada da seleção
Goleiros
Renan (Internacional)
Júlio César (Inter de Milão-ITA)
Laterais
Léo Moura (Flamengo)
Rafinha (Schalke 04-ALE)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Zagueiros
Naldo (Werder Bremen-ALE)
Luisão (Benfica-POR)
Breno (Bayern de Munique-ALE)
Alex (Chelsea-ING)
Meio-campistas
Gilberto Silva (Arsenal-ING)
Hernanes (São Paulo)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Lucas (Liverpool-ING)
Richarlyson (São Paulo)
Anderson (Manchester United-ING)
Thiago Neves (Fluminense)
Diego (Werder Bremen-ALE)
Júlio Baptista (Real Madrid-ESP)
Atacantes
Bobô (Besiktas-TUR)
Robinho (Real Madrid-ESP)
Luís Fabiano (Sevilla-ESP)
Rafael Sobis (Betis-ESP)

Fonte: dnonline

Bancos ficam fechados hoje e amanhã

Os bancos ficarão fechados nesta segunda (4) e terça-feira (5), feriado de carnaval. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento voltará ao normal a partir do meio-dia na Quarta-Feira de Cinzas (6). Em nota, a Febraban lembra que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencem nos dias 4 e 5 deste mês poderão ser pagos no próximo dia útil - 6 de fevereiro, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais. A federação lembra ainda que os clientes podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos e equipamentos de auto-atendimento, ou ainda nos correspondentes bancários, como lotéricas, Correios e outros estabelecimentos comerciais.

Fonte: Agência Brasil

Gaúcha é presa com drogas no Aeroporto Augusto Severo

Por acreditar que o tráfico de drogas costuma ser intensificado no período carnavalesco principalmente devido ao grande fluxo de pessoas em circulação, a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal redobrou a vigilância nas principais saídas e entradas da Natal desde o último sábado e o resultado obtido vem confirmado a expectativa, pois já na madruga do domingo, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, os agentes abordaram na BR 304, em Macaíba, um táxi que conduzia duas Mulheres: Maria Aparecida, 31 e uma adolescente de 16 anos. No porta-mala do veículo, dentro de sacolas misturada a roupas, estavam 29,8 kg de maconha. Presas em flagrante, as acusadas confessaram que traziam a droga de Mossoró para ser distribuída a traficantes da capital. Ainda no domingo (3), por volta das 19h30, o alvo da DRE passou a ser os passageiros que estavam na fila do embarque internacional no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim. Os policiais entrevistaram, conferiram documentos pessoais e revistaram com auxílio do raio X da Infraero, as bagagens de quem estava deixando o país. Uma das malas vistoriadas chamou a atenção por ter um pacote suspeito e pertencia a estudante gaúcha Carolina Neves de Castro, 20, a qual tencionava seguir viagem para Portugal, onde através de conexão em Lisboa, chegaria ao destino final, a cidade de Paris, na França. Porém, ao ser aberta na frente da proprietária e de testemunhas, foram encontrados em um fundo falso, 3,1 kg de cocaína pura. Presa em flagrante e levada em seguida para a Superintendência da PF em Lagoa Nova, a acusada ao prestar depoimento recusou-se a mencionar quem seria o destinatário da droga no exterior e invocou para si o direito de permanecer calada. Esta é a segunda apreensão de cocaína pura que a Polícia Federal faz em 2008, no Aeroporto Augusto Severo. Em meados de janeiro, um paraense havia sido preso com 3,2 kg da droga quando tentava voar para Amsterdã, na Holanda.

Fonte: Assessoria da PF

Beleza de Thábata encanta na estréia em Salvador

Vinda do Rio Grande do Norte, a cantora Thábata estreou com o pé direito no Carnaval de Salvador. Com um vestido curto, ela chamou a atenção dos foliões do circuito Barra Ondina por sua beleza e voz. Em entrevista ao Terra antes de subir em um trio pela primeira vez no Carnaval da capital baiana, a cantora contou um pouco sobre sua trajetória. Thábata começou a carreira com apresentações em um circo, quando tinha apenas nove anos de idade. Thábata afirmou que tem Ivete Sangalo como um grande espelho. "Para qualquer artista ela é uma referência e um exemplo a ser seguido. Mulher de personalidade única, domínio e naturalidade; ela tem uma facilidade incrível de envolver o público". A jovem também disse ser "fascinada" pela "elegância e exuberância de Daniela Mercury". Solteira, a cantora afirmou que queria passar sensualidade na avenida durante sua apresentação. "Eu vou normal, do jeito que eu me sinto bem, de uma forma que eu me sinta sensual, bonita", contou ao Terra antes da apresentação. Em seu show, Thábata cantou algumas "músicas-hits" do Carnaval baiano de 2008, como 'Beber, Cair e Levantar'", uma das mais executadas neste ano.

Fonte: terra