“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 21 de julho de 2009

Austrália faz primeiro teste de vacina para gripe suína em humanos

A empresa australiana CSL Ltd., com sede em Melbourne, será a primeira a realizar testes da vacina contra a gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), em humanos. O teste deve ser realizado nesta quarta-feira, segundo reportagem da rede de televisão americana CNN.

Ao todo, 240 voluntários receberão doses da nova fórmula em meio a declarações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que, com a velocidade sem precedentes de transmissão do novo vírus, todo mundo deveria ser vacinado.

"O vírus já não pode ser detido e que todos os necessitarão de vacina. Virtualmente, os 6,8 bilhões de habitantes do planeta poderão ser infectados", afirmou o porta-voz da OMS, Gregory Hartl, citado pela agência de notícias France Presse.

O teste, segundo a CNN, será conduzido em adultos saudáveis com idade entre 18 e 64 anos. Os participantes receberão duas doses da nova vacina com um período de três semanas de distância. Testes sanguíneos determinarão se eles estão respondendo de maneira adequada à fórmula.

A OMS informou nesta terça-feira que a gripe suína já provocou mais de 700 mortes ao redor do mundo. O último balanço oficial da organização, divulgado em 6 de julho passado, indicava 429 mortes causadas pela gripe A (H1N1).

No Brasil, o Ministério de Saúde confirmou nesta segunda-feira 15 casos da gripe que resultaram em mortes no país. O ministério informou que há transmissão sustentada --sem contato-- no país.

Na sexta-feira passada, a OMS alertou que o vírus da gripe suína está se propagando a uma velocidade sem precedentes e comunicou que deixaria de disponibilizar balanços sobre a evolução da pandemia no mundo.

"Nas pandemias anteriores, os vírus gripais precisaram de mais de seis meses para se propagar tanto como aconteceu com o novo vírus A (H1N1) em menos de seis semanas", afirma, em um comunicado, a organização, com sede em Genebra.

A organização reiterou, contudo, que o nível pandêmico decretado em junho refere-se à velocidade da propagação e não à letalidade do vírus, que afetou de forma leve a maioria dos pacientes. "O vírus tem um caráter benigno para a grande maioria dos pacientes que, em geral, se restabelecem, inclusive sem tratamento médico, uma semana depois da aparição dos primeiros sintomas".

Assim, a OMS mudou de estratégia e passará a controlar apenas os casos incomuns ou com novos padrões.


Fonte: Folha Online

Justiça determina bloqueio de conta da ex-BBB Ana Carolina e de seus irmãos

A Justiça catarinense determinou o bloqueio da conta bancária da ex-participante do reality show "Big Brother Brasil" Ana Carolina Madeira e de seus três irmãos por suspeita de que seriam usadas pelo pai, José Laércio Madeira, para ocultar dinheiro obtido com exploração de máquinas caça-níqueis. O suposto esquema foi alvo da Operação Arrastão II, do Ministério Público.

A decisão foi escrita nos seguintes termos no processo que corre em segredo de Justiça na cidade de Itapema:

"Considerando que foram identificadas novas contas bancárias utilizadas por José Laércio Madeira, em nome de seus filhos, para depositar valores oriundos da contravenção penal relativa a jogos de azar, determino o sequestro — indisponibilidade — de todos os valores existentes nas contas bancárias indicadas".

A medida foi tomada em 7 de julho. Ficou estabelecido que Ana Carolina e os irmãos não podem movimentar a quantia existente antes desta data. A Justiça permitiu que as contas permaneçam ativas, mas podem ser usadas somente para depósitos realizado após a decisão.

A reportagem procurou a ex-BBB, mas o celular estava desligado. O pai informou que ela estava viajando para São Paulo e disse que o advogado fala em nome dele e dos filhos.

O advogado Tiago Teixeira refutou as alegações e garantiu que Ana Carolina e os irmãos não têm nenhum envolvimento. Ele disse que a suspeita não passa de suposição.


Fonte: G1


Ex-diretor Agaciel Maia criou 150 cargos comissionados no Senado

A Diretoria-Geral do Senado mantém 150 funcionários comissionados na sua estrutura. O contingente representa quase 15% do total de trabalhadores do setor responsável pela condução da máquina burocrática da Casa. Em tese, o trabalho dos comissionados deveria se restringir à atividade político-parlamentar. Com respaldo da cúpula do Senado, contudo, o ex-diretor-geral Agaciel Maia criou esses cargos durante os 14 anos de gestão e se valeu deles para satisfazer pedidos de aliados de parlamentares e indicações pessoais. Para o primeiro-secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI), há “exageros” na lotação desses comissionados.

Distribuída pelas 25 secretarias, a estrutura suplementar na Diretoria-Geral sobrevive a duas trocas de comando no setor, mesmo com a queda, em março passado, de Agaciel Maia, e, no final de junho, de José Alexandre Gazineo. A pedido de Heráclito Fortes, a atual secretaria de Recursos Humanos do Senado, Doris Marize Peixoto, apura denúncias de existência de trabalhadores fantasmas e desvios de função de funcionários lotados na repartição sem que tivessem feito concurso público.

Cruzamento de dados do Portal da Transparência do Senado feito pelo Correio indica que, somente na Diretoria-Geral e no gabinete do Diretor-Geral, existem 60 funcionários de livre nomeação e outros 51 do quadro efetivo. Heráclito Fortes (DEM-PI) confessa que “fisicamente” é impossível lotar esses mais de 100 trabalhadores nos gabinetes localizados no 3º andar do anexo I. No Conselho Editorial, outro órgão vinculado à Diretoria-Geral, todos os 12 funcionários são comissionados. Criado em 1998, o Conselho Editorial tem como objetivo editar obras de valor histórico para o país.

A situação se repete em outras divisões da Direção-Geral, segundo dados do Transparência. Dos 20 funcionários da Secretaria Especial do Interlegis, 12 são comissionados. O Interlegis realiza o intercâmbio de informações entre os legislativos municipal, estadual e federal. Uma divisão dentro da Interlegis, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação, tem oito funcionários. Sete deles de livre nomeação.

Fonte: Agência Estado

Conselho Federal de Medicina estabelece normas para cirurgia de vasectomia

O Conselho Federal de Medicina publicou no Diário Oficial da União (21) normas éticas para a cirurgia de esterilização masculina, conhecida como vasectomia. A Resolução 1.901, determina ainda que o médico que se propuser a realizar a cirurgia terá de estar habilitado para reverter o processo. Na fixação dessa norma, o CFM levou em consideração a quantidade de homens que, arrependidos de terem operado, procuram auxílio para desfazer o procedimento.

A resolução reforça algumas regras já implementadas pela Lei nº 9.263/96 de 12 de Janeiro de 1996, que cuidam, entre outras coisas, de assegurar tempo suficiente para que as pessoas amadureçam a decisão pela cirurgia. De acordo com a norma, o tempo entre a decisão e a esterilização não poderá ser inferior a 60 dias. O desejo do paciente deverá estar devidamente registrado no prontuário, assim como cada passo do procedimento cirúrgico.

Da Agência Brasil

RN inscreveu quase 88 mil estudantes no Enem

O Rio Grande do Norte inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) um total de 87.820 candidatos, número superior a 12 estados da federação. No Nordeste, o Rio Grande do Norte só perde em número de inscritos para os três maiores estados da região, Bahia (444.401), Pernambuco (231.474) e Ceará (133.422), mas ganha para estados de regiões mais desenvolvidas como Santa Catarina (85.553) e Distrito Federal (70.401).

O exame de 2009 recebeu 4.576.126 de inscrições nacionalmente, número registrado até as 23h59 de domingo, dia 19, quando o prazo foi encerrado. O sistema continua aberto para o acompanhamento das inscrições. Até amanhã, o candidato poderá imprimir o boleto e efetuar, na rede bancária, o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35. Estão isentos os estudantes de escolas públicas matriculados no último ano do ensino médio.

Os candidatos que pediram isenção da taxa devem confirmar se tiveram a reivindicação atendida. Caso contrário, precisam fazer o pagamento no prazo determinado.

Prouni

Os estudantes que ainda não se inscreveram ou não foram pré-selecionados na primeira etapa de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm uma nova chance. Teve início ontem e prosssegue até sexta-feira, 24, a segunda etapa de inscrições. Nesta nova rodada, serão ofertadas 49.157 bolsas. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Enem em 2008 e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular, na condição de bolsista integral.

Também podem concorrer pessoas com deficiência e professores do quadro permanente da rede pública da educação básica. Os professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior e não precisam comprovar rendimentos. A lista dos alunos pré-selecionados na segunda etapa de inscrições será divulgada no dia 28. O período para comprovação das informações prestadas vai até 12 de agosto. O acesso à ficha de inscrição está disponível na página eletrônica do ProUni - prouni-inscricao.mec.gov.br/inscricao/.

Por redação do DIARIODENATAL

Festa de Sant'Ana em Caicó - RN

O prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR), finalmente confirmou as atrações para a Ilha de Santana. Segundo o Diário Oficial desta terça-feira, 21 de julho, a empresa Montagem Produções e Eventos será responsável pela contratação de bandas.

As atrações locais serão Júnior do Acordeom, Dodora, Geraldão, Morenos do Forró, Bené, Tico e Chamego Nordestino, Max voz e violão, Kutico Show, Marcos Vinicius, Mel voz e violão, Tony Pan, Januncio, Cabralzinho, Marquinhos Carreira, Trio Vênus, Los Pepas e Carlos Guedes.

A partir da quarta-feira (29), se apresentam Ferro na Boneca, Canindé Moreno (ex-banda Feras) e banda, Cavaleiros do Forró, Banda Inala, Alcymar Monteiro, Lane Cardoso, Garotões do Forró, Companhia do Calypso, Sirano e Sirino e Forró da Pegação. O valor total da contratação foi R$ 363.500,00.


Com informações do Blog: http://www.robsonpiresxerife.com/

Inscrições para vestibular da UFRN começam na próxima segunda

As inscrições para o processo seletivo 2010 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão abertas a partir das 8h da próxima segunda-feira (27) e seguem até o dia 30 de agosto. Interessados em se inscrever devem acessar o site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), no qual estarão disponíveis o Manual do Candidato, o Edital do Vestibular 2010 e o Formulário de Inscrição.

O Vestibular será realizado simultaneamente em Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz e as provas serão aplicadas nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O candidato poderá optar por dois cursos (1ª e 2ª opções) de uma mesma área, no campus Central (Natal, Jundiaí e Santa Cruz) ou nos campi do Ceres de Caicó e Currais Novos, exceto quando a área não oferecer essa possibilidade.

O candidato com necessidades especiais que precisar de condições diferenciadas para realizar as provas deve entregar um requerimento em duas vias na sede da Comperve, nos dias de expediente, no período de 27 de julho a 31 de agosto. O pedido deve vir acompanhado de um atestado médico especificando o tratamento diferenciado adequado.

Como se inscrever
Para efetuar a inscrição, o candidato deve ter, obrigatoriamente, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento de identificação. Todos os campos do Formulário de Inscrição devem ser preenchidos e é necessário uma foto 3x4 recente em arquivo digital no formato JPEG. Feito isso, o candidato pagante deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), e o isento o Comprovante de Inscrição. A taxa para candidatos pagantes é de R$ 100, que deve ser paga até o dia 31 de agosto.

Fonte: Agecom

Exército abre 1.216 vagas para formação de sargentos

A Escola de Sargentos das Armas do Exército está com inscrições abertas para 1.216 vagas para o curso de formação de sargentos nas áreas de combatente/logística-técnica, aviação e música. O período básico do curso será dos dias 7 de junho de 2010 a 28 de janeiro de 2011 nas cidades do Recife (PE), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro, Jundiaí (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande, Altamira (PA), Alegrete (RS), Jataí (GO), Fortaleza, Blumenau (SC), Pirassununga (SP). Já o período de qualificação será de 31 de janeiro a 25 de novembro de 2011 em Três Corações (MG), Rio de Janeiro e Taubaté (SP).

Durante o curso, os alunos terão direito a assistência médica, odontológica e psicológica; alimentação; fardamento básico; ajuda de custo, no valor de um salário mínimo (R$ 465); alojamento coletivo; acesso a áreas de lazer e utilização de infraestrutura de permissionários. As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de agosto pelo site www.esa.ensino.eb.br/priol2009. A taxa é de R$ 70.

Os candidatos devem ser do sexo masculino, ter ensino médio completo, altura mínima de 1,60m e idade entre 18 e 24 anos (ter nascido no período compreendido entre 1º de julho de 1985 e 30 de junho de 1992). Haverá exames intelectuais, análise de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física para os candidatos de todas as áreas. A prova escrita será em 15 de novembro.

Do DIARIO DE PERNAMBUCO

Servente de pedreiro é preso após abusar da filha de 11 anos no interior

Um servente de pedreiro e foragido da penitenciária Agrícola Mário Negócio de Mossoró, de 37 anos, foi preso em flagrante na noite do último sábado, após abusar sexualmente de sua própria filha, uma criança de 11 anos, dentro da casa em que moram, na cidade de Olho D´Água dos Borges, a 321 Km da capital. Segundo relato da garota, o pai abusava dela há cerca de três anos.

De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 18h. O homem estava bêbado e ameçando bater na esposa, que então deixou a casa. O servente de pedreiro ficou na residência com os seis filhos, quando foi para a cozinha e chamou a menina de 11 anos. "Ele então apagou as luzes, tirou a roupa dela e a dele e começou a acariciar os seios da menina. Depois, ele pegou o pênis e passou no órgão genital da criança, somente parando depois de ejacular", relatou o escrivão Valdir, da delegacia de Patu, onde o crime foi registrado.

Depois de abusar da filha, o acusado mandou que ela saísse a procura da mãe, para que voltasse para casa. "A mãe disse a criança que não voltaria mais para casa. Nesse momento, a menina relatou o ocorrido e revelou que há três anos o pais já praticava esses atos com ela", afirmou Valdir. Denunciado, o pai da criança foi preso em flagrante dentro de casa. Ele foi levado para a delegacia e negou o crime. "Segundo ele, tudo é invenção da mãe e da criança para incriminá-lo", explicou o escrivão.

A juíza de Plantão de Caraúbas já expediu mandado de prisão preventiva para o pai da menina. Além disso, nesta terça ele será transferido para a cidade de Mossoró, para a penitenciária Mário Negócio, de onde fugiu a alguns anos. Ele cumpria pena por roubo. Damião foi autuado por tentativa de estupro. O caso está nas mãos do delegado Inácio Rodrigues.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR