“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Serviço militar poderá se tornar obrigatório para as mulheres

A obrigatoriedade do serviço militar para os homens maiores de 18 anos não é mais novidade. Entretanto, uma proposta para tornar obrigatório o serviço militar também para as mulheres está sendo discutida.

A intenção das autoridades militares brasileiras é que o serviço seja obrigatório para atender a nova estratégia de defesa do país, cujo lançamento está previsto para esta quinta-feira, 18. As autoridades militares querem que as mulheres atuem prioritariamente nos setores administrativos e nas áreas de saúde e intendência – suprimento de alimentos e outros insumos –, deixando para os homens apenas o treinamento militar. O tempo de serviço estudado para elas será igual ao dos homens, ou seja, dos 18 aos 19 anos.

A nova estratégia da Defesa Nacional, que tem como ponto central a reestruturação das Forças Armadas, divide a opinião entre as mulheres. A estudante Márcia Lopes, 17, acredita que, por um lado, a medida é desnecessária. "É desnecessária, pois já imaginou uma mulher que não queira servir ou que não tenha condições físicas para isso seja obrigada", comenta a jovem. No entanto, ela acredita que, por outro lado, é uma medida interessante. "Isso é mais uma demonstração de que as mulheres podem atuar em qualquer área", revela Márcia.

A estudante universitária Fernanda Negreiros já passou da idade de servir. Hoje, aos 21 anos, acredita que a medida tem dois lados. "Seria bom porque no serviço militar se aprende muito, mas eu não iria gostar por causa das condições de trabalho. Acordar cedo, treinamento físico não é o meu perfil", explica a universitária.

Atualmente, a legislação brasileira só prevê a entrada de mulheres nas Forças Armadas através de concurso público, cujas áreas são, em geral, direcionadas às funções técnicas e administrativas. Desde 1980, foi permitido às mulheres o direito de ingressar no serviço, através da lei 6.807/80, que permitiu a admissão no corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. Entretanto, o serviço militar jamais foi obrigatório para as mulheres no Brasil, mas as experiências de ingresso voluntário foram bem-sucedidas ao longo da história das Forças Armadas brasileiras.

Fonte: O Mossoroense

Criança denuncia abuso sexual em carta ao Papai Noel

Um homem foi preso no Estado americano do Texas depois que uma menina de 9 anos escreveu uma carta ao Papai Noel pedindo que ele parasse de "tocar" nela e na irmã.
De acordo com o jornal Monitor of McAllen, o homem, da cidade de Pharr, está preso desde sexta-feira no condado de Hidalgo.

Segundo informações que constam no inquérito, depois que a menina entregou a carta em sua escola, um conselheiro avisou as autoridades, que a interrogaram.

A polícia acredita que os abusos ocorreram ao longo dos últimos quatro anos. O homem, que é da família das meninas, foi acusado de abuso sexual contínuo e pode pegar até 99 anos de prisão, se for condenado.

Fonte: Terra

Candidatura de Garibaldi é unanimidade no PMDB, diz líder

A bancada do PMDB no Senado decidiu se reunir amanhã à tarde para analisar a decisão do presidente do Senado, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), de se lançar candidato à reeleição. Garibaldi assumiu o cargo em dezembro do ano passado, quando o então presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), renunciou para não ser submetido a um processo de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar. "Sou favorável. A bancada toda é favorável. É unanimidade", declarou líder do partido, senador Valdir Raupp (RO).

Segundo ele, todos os senadores da bancada acolheram positivamente a decisão de Garibaldi, apesar de haver dúvidas quanto à legalidade da pretensão do senador de disputar o mesmo cargo no mesmo período legislativo. Já o candidato do PT à presidência do Senado, senador Tião Viana (AC), disse que sua candidatura não foi afetada pela decisão de Garibaldi.

"Estou absolutamente tranqüilo. Acho que há ambiente para se construir uma candidatura única. O PMDB vai entender que eu posso representar, neste momento, o equilíbrio partidário da Casa", disse. A reunião do PMDB está marcada para as 15 horas.

Fonte: Estadão

CCJ da Câmara aprova extensão de mandatos e fim da reeleição

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta terça-feira o parecer do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) recomendando o fim da reeleição para titulares dos Executivos federal, estadual e municipal.

A comissão retirou do texto três PECs (propostas de emenda constitucional) que abriam brecha para reeleições sucessivas do chefe do Poder Executivo.

O texto de Cunha propõe a extensão dos mandatos do presidente da República, governadores e prefeitos para cinco anos, ao invés dos atuais quatro anos, sem que possam permanecer nos cargos por dois mandatos consecutivos.

Como a CCJ analisa somente a admissibilidade das PECs (se ferem ou não a Constituição), o debate sobre um eventual terceiro mandato de Lula se dará na Comissão Especial da Câmara que será criada para discutir o texto de Cunha --para onde segue o parecer.

O parecer de Cunha reúne várias propostas que tramitam na Câmara sobre modificações nos mandatos políticos. A oposição conseguiu aprovar destaque que retira as três PECs do grupo de propostas reunidas no parecer de Cunha. As três retiram a regra constitucional que regulamenta a reeleição --o que, segundo o DEM, permite reeleições sucessivas para o chefe do Executivo.

"A supressão do dispositivo [que constava do parecer de João Paulo] permitia a reeleição por mandatos indefinidos", argumentou o deputado Ronaldo Caiado (GO), vice-líder do DEM na Câmara.

Como as três PECs foram rejeitadas pela CCJ, na prática a oposição sustenta que os governistas não poderão tentar forçar o terceiro mandato do presidente Lula. Na Comissão Especial, porém, os deputados terão liberdade para apresentar emendas e sugestões ao parecer de Cunha.

Os governistas tentaram manter no texto as três PECs que poderiam permitir sucessivas reeleições, mas o presidente da CCJ, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), encerrou a votação sem atender ao pedido da base para derrubar a sessão --com o argumento de que não ouviu os apelos do deputado José Genoino (PT-SP).

Terceiro mandato

O deputado Carlos Willian (PTC-MG) anunciou à CCJ que, se for designado membro da Comissão Especial que vai discutir o parecer de Cunha, vai apresentar a proposta de terceiro mandato para o presidente Lula.

"Se eu for da Comissão Especial, eu vou apresentar proposta do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quem tem que decidir é a população do Brasil. Eu não sei porque a oposição está com medo do Lobo Mau", disse Willian.

Caiado ironizou as declarações de Willian ao afirmar que não tem medo do "Lobo Mau". Mas reforçou o pedido da retirada das três PECs que poderiam permitir reeleições sucessivas ao chefe do Executivo depois que o deputado anunciou sua disposição em trabalhar pelo terceiro mandato.

"Ouvimos parlamentares que estão dispostos a levar adiante o terceiro mandato. As estrelas maiores do PT negam, mas o trabalho subterrâneo que existe para levar adiante essa proposta está sendo feito por outros parlamentares que já estão vendo o processo eleitoral de 2010 e querem se agarrar na possibilidade de um único candidato", disse o democrata.

Apesar da declaração de Willian, integrantes da cúpula petista negaram que o partido esteja articulado para aprovar o terceiro mandato de Lula na Comissão Especial.

"O PT é contra a reeleição do presidente Lula. Não se pode confundir análise de constitucionalidade das propostas com mérito. Mas, mesmo discordando do mérito, não temos o poder de barrar a discussão", disse o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), secretário-geral do PT.

GABRIELA GUERREIRO
Folha Online, em Brasília

Fonte: Uol

Microsoft divulga novas dicas contra falha no Explorer

A Microsoft divulgou novas medidas de proteção aos usuários do navegador Internet Explorer para tentar contornar uma falha de segurança descoberta no sistema.

O defeito, divulgado pela empresa na semana passada, permite que hackers maliciosos explorem a vulnerabilidade do browser e ataquem os usuários, tomando o controle do computador e roubando senhas e informações pessoais.

Para ser infectado, basta que o usuário visualize um site com um problema de segurança. O "cracker" - como é chamado aquele que pratica a quebra em sistemas de segurança - exploraria o defeito e conseguiria roubar as informações do usuário.

"Sabemos que os ataques tentam se aproveitar dessa vulnerabilidade contra o Windows Internet Explorer", disse a empresa em um comunicado.

Proteção
A falha afeta os internautas que usam o navegador em vários dos sistemas operacionais oferecidos pela empresa, como o Windows XP, Server e Vista.

Além do Explorer 7, a Microsoft também alerta que alguns dos pacotes das versões 5, 6 e 8 do navegador também são potencialmente vulneráveis à falha na segurança.

Desde a divulgação do defeito, a empresa já divulgou diversas recomendações aos usuários para tentar evitar os ataques. Além das mais simples, como aumentar o nível de segurança nas opções de Internet do computador, a Microsoft divulgou medidas específicas para lidar com o problema.

Na atualização feita nesta semana, a Microsoft recomenda que os internautas desabilitem um componente chamado OLEDB32.dll e a função conhecida como XML Island. Essas medidas dificultariam o acesso às informações do usuário e reduziriam o impacto do problema.

"Nossa investigação sobre esses ataques verificou que eles não são eficazes contra clientes que adotaram essas medidas de segurança", disse a empresa no comunicado.

A Microsoft afirma que pode divulgar uma correção para o defeito em um pacote de serviços ou na atualização mensal do software, prevista para 10 de janeiro.

Da BBC Brasil

PEC prevê aumento de 110 vereadores no RN

Um estudo da organização não-governamental (ONG) Transparência Municipal concluiu que São Paulo será o Estado com maior aumento no número de vereadores se for aprovada no plenário do Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/2004 - 20/2008, que recria 7.924 vagas nas Câmaras municipais. Nas 645 cidades paulistanas, serão 1.246 novos parlamentares, 15,74% de todos os postos que o Congresso Nacional tenta recriar no País para repor a maior parte das cadeiras extintas por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A "reposição" das vagas já foi aprovada na Câmara e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Segundo o levantamento, depois de São Paulo, os Estados onde serão criadas mais cadeiras se a nova medida for efetivada são Minas Gerais (884 vagas), Bahia (723), Rio Grande do Sul (498), Paraná (465), Pernambuco (455), Ceará (453), Pará (419), Maranhão (401), Rio de Janeiro (371), Santa Catarina (308) e Goiás (262).

Depois, estão Alagoas (166), Espírito Santo (161), Paraíba (156), Mato Grosso (152), Amazonas (143), Mato Grosso do Sul (117), Piauí (115), Rio Grande do Norte (110) e Sergipe (105). Em seguida, aparecem Rondônia (97), Tocantins (50), Acre (34), Amapá (22) e Roraima (11). O Nordeste será a região com maior número de novos vereadores (2.684), seguido do Sudeste (2.662), caso a PEC seja aprovada.

Para chegar aos novos números, o coordenador do estudo, o economista e geógrafo François Bremaeker, aplicou a cada um dos municípios paulistas os novos critérios estabelecidos na PEC para fixar o número de vereadores e as projeções de população para cada um deles, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2008. A PEC estabelece 24 faixas de população, indo de 15 mil até mais de 8 milhões de habitantes. O número de parlamentares varia de 9, na mais baixa, para 55 vereadores, na maior.

Fonte: G1

Namorada do ex de Susana Vieira planeja lançar livro sobre relação

Apesar de ter voltado para a casa, em Goiania, no último fim de semana, e de estar tentando se manter reclusa no momento, Fernanda Cunha não deve permanecer longe dos holofotes durante muito tempo. Uma fonte próxima à estudante revelou ao site da rede Globo, o EGO, que planeja escrever um livro contando detalhes de seu affair com o ex-policial Marcelo Silva - morto na última quinta-feira (11), no Rio.

Além de detalhes picantes da relação, Fernanda pretende revelar como era a rotina dela com o ex-amante na época em que ele ainda era casado com a atriz Susana Vieira. Ainda de acordo com a fonte, Fernanda afirma que Marcelo a levava a lugares que freqüentava com a mulher, como o balneário de Búzios, no Rio. E sempre conseguia dar "uma fugida" para encontrá-la às escondidas. Ela também teria presenciado encontros do então amante com Susana em diversos restaurantes que o casal freqüentava.

A mesma fonte revela ainda um detalhe até então desconhecido da vida da estudante: ela teria tido um caso com o jogador de futebol Edmundo.

Fonte: Ego

Emergência chega a 34 cidades do RN

Subiu para 34 o número de municípios do Rio Grande do Norte que entraram com pedido de situação de emergência na Defesa Civil do Estado. Ao contrário de anos anteriores, quando o pedido ocorria em razão da estiagem, este ano o que tem levado os municípios a solicitarem ajuda federal é a falta de água potável para consumo humano, em decorrência do grande volume de chuvas no ano de 2008, que levaram à sangria de vários açudes, e inundações em diversas regiões do RN.

O que provocou a contaminação das águas e a tornou imprópria para consumo, principalmente nas zonas rurais, explicou assessor da coordenadoria da Defesa Civil do Estado, Carlos Alberto Ábdon Miranda. Ele enfatizou ainda que a Situação de Emergência nos municípios não é causada pela estiagem, mas sim por um exaurimento de recursos hídricos. Ou seja, há falta de água potável para as populações interioranas em razão de condições inadequadas de armazenamento e conseqüente contaminação por impurezas. ‘‘Este ano choveu muito no Rio Grande do Norte, não tivemos estiagem.

A falta de água que os municípios estão enfrentando é para o consumo humano, ocasionada pelo exaurimento de recursos hídricos em parte da zona rural. É exatamente em busca de água boa para beber que os prefeitos dos municípios entraram com pedido de emergência, solicitando assim o trabalho dos carros pipas para as zonas rurais’’, afirmou.

Até o momento, integram a lista de municípios com pedido de emergência, Boa Saúde, Passa e Fica, Bodó, Pedro Avelino, Brejinho, Pedra Grande, Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta, Doutor Severiano, Parazinho, Fernando Pedroza, Riachuelo, Florânia, Santa Cruz, Gov. Dix-Sept Rosado, Santana do Matos, Japi, São José do Campestre, Jardim de Angicos, São Paulo do Potengi, João Câmara, São Tomé, Jucurutu, São Vicente, Lagoa d’Anta, Serrinha, Lagoa Salgada, Senador Eloi de Souza, Messias Targino, Serra de São Bento, Nova Cruz, Tangará, Passagem, Touros. Dos 34 municípios da lista, 24 já estão com os carros pipas trabalhando nas localidades e amenizando o problema da falta de água potável, garantiu Miranda.

Fonte: DN Online

Inscrições para quase 21 mil vagas em cursos de qualificação entram na última semana

O Prominp (Plano Nacional de Qualificação Profissional), programa do Ministério de Minas e Energia e da Petrobras, entra na última semana de inscrição para 20.951 vagas. O projeto tem cursos gratuitos de formação profissional, todos voltados para atividades no setor de petróleo e gás.

A participação nos cursos do Prominp não garante emprego após a conclusão do curso. O objetivo é oferecer cursos para melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas do setor de petróleo e gás natural.

Os candidatos aprovados no processo seletivo que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300 mensais para nível básico, R$ 600 para níveis médio e técnico, e R$ 900 para nível superior.

As inscrições vão até as 23h59 do dia 19 de dezembro (sexta) e podem ser feitas no site do programa ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. A taxa de inscrição é de R$ 22 para nível básico, R$ 38 para os níveis médio e técnico e R$ 56 para nível superior.

Do total de vagas, 16.808 são para cursos de nível básico (até a quarta série ou até a 8ª série do ensino fundamental), 3.427 para cursos de nível médio, 236 para nível técnico e 480 para cursos de nível superior -- o primeiro edital trazia 420, mas uma retificação aumentou os postos.

Os postos são para 12 Estados do país: Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. É preciso utilizar o link "Próxima" para visualizar as demais páginas.

A prova nacional será realizada em todas as localidades com oferta de vagas e está agendada para o dia 18 de janeiro.

É recomendável confirmar datas e horários para se prevenir de alterações posteriores à publicação deste texto. Outros dados podem ser obtidos no site do Prominp.

Fonte: Uol