“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 18 de outubro de 2008

Devedor da Caern irá para SPC e Serasa

O corte de fornecimento de água não foi suficiente para diminuir as dívidas dos clientes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, o que levou a estatal a decidir pela mudança de estratégia. A partir do dia 1º de novembro a empresa passará a cadastrar os nomes dos devedores no Serasa e SPC. O convênio com os órgãos de proteção do crédito foi feito com objetivo de diminuir a inadimplência, que de acordo com o diretor comercial da empresa, Plínio Veras Lobo, está entre 8% e 12%.

Ainda segundo Veras Lobo, a margem de tolerância para com os devedores é de duas contas não pagas. Na terceira, o nome já será incluído no cadastro do SPC e Serasa. ‘‘A decisão da cobrança, de modo geral, é bom tanto para a empresa como para o cliente. Esse é um mecanismo a mais para ter eficiência na cobrança, porque é nisso que a empresa precisa ser eficiente, e não em cortes’’, afirmou Veras Lobos.

A Caern já estudava essa possibilidade há algum tempo, e segundo Veras Lobo, outras companhias de saneamento da região já adotaram o mecanismo. Quanto ao nível de segurança do sistema que controla a lista de devedores, o diretor da empresa declarou ser seguro. ‘‘Se não for seguro o único prejudicado será a empresa que vai cobrar indevidamente, correndo o risco de responder por danos morais’’, explicou.

Veras Lobo ainda informou que não haverá gastos na implantação da nova ferramenta de cobrança. ‘‘Quando o consumidor paga uma conta numa casa lotérica, nós pagamos pelo recebimento daquela conta. Com a Serasa e SPC será o mesmo procedimento, vão receber à medida em que forem feitas as inscrições’’, afirmou.

O diretor administrativo da estatal, Onaldo Rogério Dantas informou que a lista dos devedores é feita através de um software, desenvolvido pelo Ministério das Cidades, que possibilita o gerenciamento de todas as contas. ‘‘Esse programa é o cérebro do setores comercial e financeiro da empresa. Lá a gente tem acesso ao número de inadimplentes por região. Esse sistema também foi implantado em outros estados’’, concluiu.

A promotora de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado, Zenilde Alves, afirmou que, em tese, não há nada de ilegal nesta inclusão dos devedores. Ela ressaltou que estes cadastro de devedores das entidades de proteção ao crédito são legais e os serviços de fornecimento de água e energia elétrica, por exemplo, apesar de serem concessões, são servços como outros quaisquer. ‘‘A princípio não vejo nenhuma irregularidade. Mas, como é um assunto novo, seria preciso uma análise mais detalhada do assunto. Mesmo assim, é preciso ressaltar que as eventuais inclusões dos nomes dos inadimplentes precisam seguir todos aqueles trâmites previstos no Código de Defesa do Consumidor, como o aviso prévio e o prazo para quitação de débitos antes da inclusão’’, afirmou ela.


Fonte: Diário de Natal

Servidores da Saúde vão entrar em greve segunda

A partir de segunda-feira, os servidores estaduais da saúde entram em greve por tempo indeterminado. Os atendimentos ficarão restritos às urgências e emergências. A paralisação deve atingir as unidades de referência e laboratórios em Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos. A última greve por tempo indeterminado dos servidores estaduais de saúde ocorreu em 2006. Desde então, as manifestações contavam com paralisações de no máximo 24 horas.

A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Sindsaúde, é que todas as categorias devem aderir à paralisação, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, maqueiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, técnicos em laboratório etc.

O diretor administrativo do Sindsaúde, José Wilson Silva de Farias, informou que será mantida a cota mínima exigida em lei de 30% dos servidores trabalhando. O primeiro dia de greve será marcado por uma manifestação em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, a partir das oito da manhã, com participação de servidores de diversas unidades estaduais de saúde.

Mais uma rodada de negociações já está agendada para segunda-feira, às 15h, na Pinacoteca, onde funciona provisoriamente a Governadoria. Participarão da reunião representantes da Associação Médica, Sindicato dos Médicos, Sindsaúde, além dos secretários de Saúde, George Antunes de Oliveira, de Administração e Recursos Humanos, Paulo César de Medeiros, e o chefe do Gabinete Civil, Gustavo Henrique de Carvalho.

As reivindicações são feitas desde 2006, com relação ao pagamento dos atrasados; 2007 para mudança de nível; e desde o início de 2008 para o reajuste salarial. ‘‘O governo não tem tido sensibilidade. O profissional chegou ao limite e a nossa arma é a paralisação’’, informou o diretor do Sindsaúde, José Wilson Silva. ‘‘O profissional fica estressado com essa situação, e o governo está virando as costas para os trabalhadores. Por isso estamos chamando os servidores para a greve a partir de segunda-feira’’, disse ele.

REIVINDICAÇÕES

Os profissionais de saúde reivindicam 23% de reajuste salarial calculado de acordo com as perdas salariais desde 2006, mudança de nível de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, salários atrasados referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2006, e outros pagamentos atrasados como adicional de insalubridade, terço de férias e plantões eventuais.

Além das questões financeiras, os servidores lutam por melhores condições de trabalho, como contratação de novos profissionais. Outro problema enfrentado pelos profissionais de saúde, segundo informou a diretora do Sindsaúde, Sônia Godeiro, é o desabastecimento dos hospitais. Segundo ela, no Hospital Santa Catarina, por exemplo, faltam medicamentos, alimentação, reagentes para exames e produtos básicos como álcool, sabão, papel-toalha, soro fisiológica, material para curativo, camisolas, toalhas, entre outros.

Por meio da assessoria de comunicação, o Secretário Estadual de Saúde, George Antunes, informou que todas as reivindicações possíveis do ponto de vista jurídico estão sendo atendidas pelo governo. A única excessão seria o aumento salarial, porque exige uma análise mais aprofundada e implica no limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A proposta para o pagamento dos atrasados, que totaliza R$ 13 milhões, foi de ser realizada em 15 parcelas. Entretanto, os sindicalistas querem em menor quantidade de parcelas. Com relação à falta de pessoal, 1.010 novos servidores aprovados em concurso público devem ser incorporados até o final do ano.

Fonte: Diário de Natal

Homem é acusado de matar companheira em Patu

Uma mulher foi morta na noite desta sexta-feira (17), na rua Salustino Leite, sem número, no bairro do Formento, localizado no município de Patu, distante à 341 km de Natal. Adriana Lima de Araújo, 30 anos, foi atingida por tiros de arma de fogo, por volta das 23h.

De acordo com o Comando do Policiamento do Interior, o principal suspeito é o parceiro da vítima, Israel Fernandes da Lima, 24, que morava junto com ela em sua residência. O acusado fugiu do local do crime, e até o momento, ainda não foi encontrado.

A polícia está realizando diligências na tentativa de localizar o acusado.

Fonte: DN Online

Estados e municípios do Nordeste vão ampliar integração para combater criminalidade

Autoridades de segurança pública de estados e municípios do Nordeste definiram esta semana uma agenda conjunta de reuniões para 2009 a fim de enfrentar com mais eficiência os problemas da região nesta área.

A estratégia foi definida no Encontro da Região Nordeste dos Gabinetes de Gestão Integrada de Segurança (GGIS) encerrado na nesta sexta (16) em Recife (PE). A discussão foi promovida pelo Ministério da Justiça (MJ) para integrar a atuação de estados e municípios na área de segurança, como prevê o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Segundo Wilkerson Felizardo, coordenador do encontro, a presença de representantes dos gabinetes dos estados e dos 10 municípios de Pernambuco, Ceará, Alagoas e Bahia que criaram neste semestre seus GGIS permitiu estabelecer um diálogo que até então não existia.

“Com o advento dos gabinetes de gestão municipal, com atuação dos seus atores sociais locais, ficou faltando uma agenda de interlocução entre esses gabinetes com os dos estados. O evento criou esse canal de diálogo com agendas para tratar da segurança pública entre municípios e estados bem como alguns encaminhamentos em termos de participação da sociedade civil nessas demandas”, afirmou.

Para exemplificar a importância de uma ação integrada, Felizardo apontou o problema do tráfico de pessoas que ultrapassa fronteiras geográficas e só pode ser combatido com eficácia por meio de estratégias de rede.

Ele explicou que os gabinetes de gestão nos estados vem sendo criados desde 2003, mas no âmbito dos municípios são uma iniciativa recente que vem sendo estimulada pelo governo federal desde junho deste ano, inclusive com apoio financeiro. Cada município pode receber até R$ 952 mil para implantar os gabinetes e as ações de prevenção à violência como a melhoria na iluminação pública e instalação de sistemas de monitoramento por câmeras de vídeo em pontos de criminalidade.

O incentivo segue a dinâmica do Pronasci e inclui os municípios na questão da segurança, antes praticamente restrita aos governos estaduais, atribuindo ao poder local o papel de prevenção da violência.

De acordo com Eunice Rossi, assessora especial do MJ, que acompanhou o encontro em Recife, os participantes do Nordeste trouxeram como preocupação principal o jovem, seguindo o quadro nacional.

“A questão da juventude tem a ver com o contexto cultural de uma época em que os jovens estão mais fragilizados. Em todos os lugares há um índice de criminalidade relacionado a eles, tanto no papel de atores como de vítimas da violência”, destacou.

Além da vulnerabilidade dos jovens, Eunice apontou como situações que merecem atenção nos estados do Nordeste a agressão à mulher e o crime de mando que, segundo ela, estão relacionados a uma sociedade conservadora e machista e ao coronelismo, respectivamente.

Como exemplo do sucesso dos gabinetes nos municípios, Eunice citou o trabalho realizado em Diadema (SP) onde o alto índice de agressão entre os jovens foi revertido com a limitação da venda de bebidas alcoólicas nas noites de fim de semana e da criação de espaços de lazer.

“Os jovens não tinham onde ir e ficavam nos bares bebendo até tarde e a bebida traz a agressão. Eles identificaram o problema, colocaram um horário de proibição para a venda de bebidas e passaram a promover atividades culturais e recreativas onde os jovens passaram a gastar suas energias, com mais felicidade inclusive”, relatou.

Um encontro semelhante ao realizado no Nordeste acontece na próxima semana em Brasília com representantes de gabinetes de estados e municípios das regiões Norte e Centro-Oeste. Representantes de Gabinetes de Gestão Integrada de Segurança do Sul e do Sudeste foram reunidos na semana passa pelo Ministério da Justiça em São Paulo.

Integram esses núcleos órgãos públicos e entidades da sociedade civil ligados não só a segurança, mas a áreas como educação, saúde, trabalho, cultura e esporte.

Fonte: Agência Brasil