“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Brasil cria quase 300 mil novos postos de emprego no 1° semestre

O Brasil gerou 299.506 novos postos formais de trabalho no primeiro semestre do ano, apesar da crise mundial, mas o número significou uma redução de 78% frente ao mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira o Governo.

No primeiro semestre de 2008, 1.361.388 novas vagas tinham sido abertas, segundo dados do Ministério do Trabalho.

O Brasil fechou o primeiro semestre do ano com um total de 32,3 milhões de empregos formais, acrescentou o relatório oficial.

Como consequência da crise, o Brasil perdeu, entre novembro do ano passado e janeiro de 2009, cerca de 800 mil postos formais.

A queda da demanda internacional e a restrição ao crédito nos mercados externos afetaram principalmente o setor industrial e obrigaram várias empresas a reduzirem sua produção, conceder férias coletivas e fazer demissões em massa.

A situação começou a mudar em fevereiro, quando 9.179 novos empregos formais foram gerados e continuou melhorando nos meses seguintes: março (34.818 novos postos), abril (106.205), maio (131.557) e junho (119.495).

Os números dos últimos meses indicam, segundo o Ministério do Trabalho, que a economia brasileira começou a reagir à forte queda da produção nos últimos meses do ano passado e depois de ter entrado tecnicamente em recessão, no primeiro trimestre de 2009.

Apesar da reação, os postos criados entre fevereiro e junho (401.254) só conseguiram repor a metade dos que tinham sido perdidos nos três meses anteriores.

Além disso, o número de empregos gerados em junho foi 61,38% inferior ao do mesmo mês do ano passado (309.442) e o menor deste mês, desde 2003.

Os números se referem exclusivamente aos empregos formais, por isso não podem ser considerados como indicadores do desemprego, que, este ano, aumentou de 8,2% em janeiro, para 8,8% em maio.

Da EFE

Te conheço? Orkut agora tem função de reconhecimento facial

Uma nova função deve facilitar o reconhecimento de amigos e familiares para os milhões de usuários do Orkut. O maior site de relacionamento do Brasil anunciou nesta quinta-feira (16) que parte dos internautas que utilizam o álbum de fotos passaram a contar com uma ferramenta de reconhecimento facial que facilitará a identificação de seus amigos e parentes nos álbuns de fotos. Nas próximas semanas, a funcionalidade estará disponível para todos os usuários.

A nova ferramenta vale apenas dentro do grupo de amigos de cada internauta. Quem preferir também pode optar por não usar a detecção de rostos.

O novo recurso, disponível apenas para fotos novas enviadas ao Orkut, consegue detectar automaticamente quando os rostos aparecem nas imagens, reconhecendo características como olhos, narizes, bocas, mas sem realmente identificar indivíduos específicos.

O Google avisou ainda que o Orkut também já está fazendo o preenchimento automático que sugere os nomes da lista de seus amigos para as pessoas que o usuário marcar. Basta começar a digitar o nome e o sistema cuidará do resto.

Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

MEC prorroga prazo de inscrição para o Enem 2009 até o domingo

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por toda a logística e aplicação da prova, a ampliação do prazo ocorreu pelo congestionamento da rede. Esta sexta-feira (17) seria o último dia de inscrição - até as 10h05 de hoje, o Enem tinha 3.952.466 candidatos.

As inscrições só podem ser feitas pela internet. É preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto de pagamento; a taxa custa R$ 35. O pagamento poderá ser efetuado até o dia 22 de julho, informou a Assessoria de Imprensa do Inep.

Pessoas que tenham estudado em escolas públicas ou em instituições participantes do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2006, 2007 e 2008 têm isenção de taxa. Também terão isenção de taxa candidatos de baixa renda, bem como os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

Para obter o benefício, é necessário fazer requerimento também pela web.

Enem
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009 terá 180 questões e tempo de duração total de 10h, sendo 4h30 no primeiro dia e 5h30 no segundo.

No primeiro dia de exame (3/10), haverá provas de ciências da natureza e suas tecnologias e, depois, ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia, os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.

No segundo dia (4/10), serão aplicadas a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a redação, e a prova de matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para a resolução dos exames desse dia.

Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.

As universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular pelo Enem; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

Fonte: UOL