“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Fiscalização é intensificada para coibir ‘pau-de-arara’

Uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) e Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) promete intensificar a fiscalização dos veículos que transportam passageiros em compartimento de cargas. O objetivo é impedir a circulação desses veículos e, principalmente, prevenir que ocorram acidentes.
“O nosso código de transito proíbe o transporte de passageiros em compartimento de carga. É muito perigoso. Em caso de acidentes a probabilidade de morte é bem maior, já que não se tem segurança. Por nós, não seria mais permitido esse tipo de transporte”, explicou o chefe do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Roberto Cabral.
Mas, o mesmo código faz uma exceção para os municípios que não possuem transporte regular de passageiros. Nesses lugares, o “pau-de-arara”, como é mais conhecido esses tipo de veículo, pode circular, desde que obedeçam as normas de segurança do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre as normas estão a colocação de bancos e cobertura na carroceria do veículo.
“A partir desse mês, esses veículos passarão por uma vistoria do DER/RN para que só depois seja concedida uma licença que vai permitir a circulação dos carros”, explicou o superintendente regional DNIT, José Narcélio Marques. Essa licença tem duração de 12 meses, tempo que os municípios vão ter para colocar linhas regulares para os passageiros.
O DNIT deu um prazo de quatro meses, que terminou em dezembro do ano passado, para que os proprietários realizem essas adequações. A partir de agora quem estiver em desacordo com a lei vai ser autuado pela PRF, que de acordo com o Inspetor Cabral, já iniciou um intenso trabalho de fiscalização. O Seridó é a região que ainda apresenta bastante problemas com o transporte pau-de-arara. “De acordo com a resolução do Código de Trânsito, esse tipo de transporte deve ter, obrigatoriamente bancos com encosto fixados na estrutura da carroceria, carroceria com guardas altas em todo o seu perímetro, em material de boa qualidade e resistência estrutural, cobertura com estrutura em material de resistência adequada”.
Em Currais Novos, por exemplo, a prefeitura paga por quilometragem, que segundo a secretária de educação do município, Paula Francineti, varia de acordo com o carro. “Temos dois ônibus e duas vans, além disso locamos outros carros. Mas, todos precisam ter documentação do DETRAN. Está tudo dentro da lei, mas a prefeitura ainda pretende comprar mais carros”.

Tribuna do Norte

Turista morre afogado durante lua-de-mel na Bahia

Harley Damasceno, 36 anos, morreu na noite desta terça-feira, após ter se afogado na praia de Imbassaí, a 94 quilômetros de Salvador (BA). O turista da cidade de Goiânia (GO) havia se casado no dia 28 de dezembro e passava a lua-de-mel no litoral norte da Bahia.
A mulher de Harley não entrou no mar, que em Imbassaí é bastante revolto, com forte repuxo e algumas pedras, e viu o marido sendo arrastado pela correnteza. Harley chegou a ser socorrido por outros banhistas e moradores da região. Ele foi encaminhado ao posto médico de Monte Gordo, mas não resistiu e morreu.

BBB 8: modelo gaúcha já foi destaque do 'The Girl'



Candidata da oitava edição do Big Brother Brasil, Natália Casassola, 22 anos, também já foi destaque do The Girl, do Terra, em dezembro de 2004.
No ensaio, a modelo gaúcha aparece seminua. Em algumas fotos, a loira aparece enrolada em pequenas luzes de Natal, como forma de comemorar a data.
Assim como os outros candidatos, Natália entra na casa do Big Brother Brasil 8 na próxima terça-feira, 8. Confinada em um hotel, ela não levou fotos dos familiares, para não "sentir saudades", segundo disse sua mãe em entrevista ao jornal Zero Hora.
Antes de ir para o confinamento, Natália curtiu a noite em uma casa noturna e fez as malas para sair, sem poder avisar aos amigos da novidade. Uma das regras do reality show, é que a família e os escolhidos não divulguem informações antes da hora.

Redação Terra

Bernardo confirma reajuste do mínimo em 2008 mas deixa em suspenso o de servidores

O governo não tem intenção de alterar o aumento já previsto para o salário mínimo neste ano, mas, por enquanto, não tem planos quanto ao reajuste dos servidores públicos. "Enquanto não resolver toda equação, não tomaremos medidas para aumentar gastos", reiterou hoje o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A prioridade, segundo ele, é reequilibrar o Orçamento da União após a perda de R$ 40 bilhões anuais com o fim da CPMF.
"A decisão é de segurar decisões até equilibrar novamente o Orçamento", insistiu Bernardo quando questionado sobre o reajuste do funcionalismo. "Não posso falar em aumento de gasto quando tem R$ 40 bilhões de déficit nas contas." O mesmo serve, na opinião do ministro, para concursos públicos -com exceção daqueles já autorizados ou pactuados com o Ministério Público. "Não queremos interromper, mas queremos deixar em suspenso antes de resolver" , disse ele.
O caso do salário mínimo é diferente. O ministro lembrou que no fim de 2006 o governo acertou com as centrais sindicais uma fórmula de reajuste do vencimento, correspondente à inflação medida pelo IPCA mais a variação real do PIB dos dois anos anteriores. "A intenção é fazer o cumprimento, não temos nenhuma orientação para mudar", afirmou o ministro, completando que o governo tem uma política de valorização do salário mínimo.
Magistério será preservado
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira que o piso nacional do magistério não será comprometido pelo cancelamento do reajuste salarial dos servidores públicos, anunciado na quarta-feira junto com as medidas para compensar as perdas pelo fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
"Não compromete porque não afeta as contas de estados e municípios e nem o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação], que é a grande salvaguarda para que se honre o piso nacional do magistério a ser fixado pelo Congresso Nacional."
Após se reunir nesta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro disse que todos os ministérios estão cientes de que terão que fazer cortes para compensar as perdas com o fim do imposto.
"Uma parte do ajuste será feita por corte de despesas, e todos os ministérios estão não só cientes disso como dispostos a colaborar para que o equilíbrio fiscal seja mantido. Evidentemente, hierarquizando as ações e preservando aquelas que são fundamentais para o desenvolvimento nacional. É o procedimento que se espera de um governo sério."
Haddad negou que tenha discutido com Lula eventuais cortes na pasta da Educação, mas admitiu que isso pode ser necessário.
"Não discutimos, em nenhum momento, eventuais cortes que se façam necessários na Educação. Não quer dizer que vá ou não vá tê-los."
Segundo ele, o tema da reunião foi um balanço do andamento de cerca de sete programas do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Ele também afirmou ter ouvido do presidente que os programas sociais prioritários serão mantidos. "Essas medidas significam que os programas sociais prioritários vão ser preservados, e o presidente reafirmou isso ao final da reunião por minha provocação."


Ivete está entre as campeãs de 2007

Por conta da pirataria na venda de CDs e DVDs, o mercado fonográfico não passa por um bom momento. No entanto, alguns artistas ainda têm muito o que comemorar. É o caso de Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, César Menotti & Fabiano, Calypso e do padre Marcelo Rossi. Os cinco, segundo ranking da revista “Sucesso!” e dados fornecidos pelas gravadoras, foram os que mais venderam discos em 2007. A lista traz cem álbuns.
A primeira colocação é de “Ivete no Maracanã - Multishow ao Vivo”, disco de Ivete Sangalo. O álbum gravado ao vivo no Rio de Janeiro rendeu à baiana três indicações ao Grammy Latino deste ano, além de pelo menos três hits nas paradas semanais das músicas mais tocadas em 2007. “Agradeço a Deus por tudo o que ele fez por mim neste ano e a todos os meus fãs pelo carinho sempre”, afirma a cantora.
Já Padre Marcelo Rossi, o segundo na parada, vem comemorando as vendas de “Minha Bênção” desde o ano passado, quando foi o campeão de vendas. Este ano, a distribuição do disco atingiu 1,1 milhão de cópias vendidas, segundo a Sony/BMG. Em 2006, foram 750 mil discos vendidos. “É incrível que, em tempos em que a pirataria tomou conta do mercado, tenhamos chegado à marca de 1 milhão de discos vendidos”, diz o padre.

DVD

O cantor Ricardo Chaves gravou em março do ano passado o álbum “Ricardo Chaves - ao Vivo em Salvador” no palco do parque aquático Wet’n Wild. O resultado chega neste mês às lojas de todo o Brasil.
O cantor reuniu os sucessos de sua carreira nos blocos de Carnaval em alto estilo: contou com grandes nomes da música baiana. Fazem parte da gravação a cantora Ivete Sangalo, que interpreta as músicas “Namoro” e “Amor de Carvaval”; Saulo Fernandes, do Eva, que se apresenta com o cantor em “Quero Voltar”; e o grupo Jammil e uma Noites, que mostra o hit “Barulho”.
Tomate, ex-integrante do grupo Rapazolla, faz parceria com Chaves na canção “Desejo de Amar”. Até mesmo um mineiro resolveu dar uma palhinha no disco. Emmerson Nogueira canta com Chaves e Durval Lélys, vocalista do grupo Asa de Águia, a música “Wish You Were Here”. O integrante do Asa ainda participa do disco na faixa “Gabriela”, a quarta do DVD e a segunda do CD, que traz cinco músicas a menos que o vídeo. Ficaram de fora do disco as canções “Deitar e Rolar”, “Encontro de Amor”, “Se o Sol Brilhar”, “Só Você” e “Cachaça, Mulher e Gaia”.
O CD é composto por diversos “pot-pourri”, entre eles o que encerra o disco e traz os hits “Acabou” e “Tchau pra Você”.

Listão do Vestibular 2008 será divulgado amanhã

A presidente da Comperve, Betânia Ramalho, explica que junto com a lista sairá edital de cadastramento de aprovados Os estudantes que prestaram vestibular para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão enfim saber o resultado tão esperado, depois de um ano de dedicação aos estudos, após terem passado pela maratona de três dias de provas e pouco mais de um mês de férias, pouco aproveitadas devido à ansiedade. A Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) promete divulgar no início da tarde de amanhã a relação dos 4.005 candidatos aprovados.O anúncio vai ser feito pelo reitor Ivonildo Rêgo, a partir do meio-dia, transmitido pela TV Universitária e Rádio FM Universitária, quando ele fará a leitura dos primeiros colocados por área de conhecimento. A partir das 13h a lista com os nomes dos aprovados será disponibilizada na internet e afixada no Ginásio de Esportes do Campus Universitário.Os alunos prestaram provas entre os dias 25 e 27 de novembro de 2007 e enfrentaram algumas modificações como a diminuição no número de dias de provas. Tais modificações podem trazer alterações nos resultados dos aprovados, uma vez que abre a possibilidade de alguns estudantes ingressarem na segunda opção de cursos o que não ocorria há vários anos.Das 4.005 vagas ofertadas, 3.575 são para o Campus de Natal, 260 para Caicó, 135 para Currais Novos e 35 para Santa Cruz, para 84 diferentes cursos.De acordo com a presidente da Comperve, Betânia Ramalho, juntamente com o resultado será divulgado o edital de cadastramento dos novos alunos com tempo suficiente para que os estudantes reúnam toda a documentação necessária, que segundo ela também será divulgada após o resultado.Previamente a pró-reitoria de graduação calculou que o cadastramento dos alunos deverá ocorrer entre os dias 15 e 18 de janeiro. E as matrículas estarão abertas entre os dias 7 e 13 de fevereiro. No caso dos alunos antigos, a UFRN estará inovando ao oferecer o serviço on-line, através do site da instituição, a partir do dia 6 de janeiro.
Ao todo, a Comperve registrou 23.300 candidatos inscritos no vestibular, dos quais 15.336 tiveram as provas dissertativas corrigidas. Mantendo a tradição, o curso de medicina foi o mais concorrido, com 19,89 candidatos disputando uma vaga. Seguem os cursos de psicologia, 14,58, Fisioterapia, 12,13, e direito com 11 candidatos por vaga.

Arre égua! Loterias pagam mais de R$ 30 milhões nesta semana

As loterias podem pagar mais de R$ 30 milhões em sorteios que vão acontecer ainda nesta semana.O concurso 286 da Lotofácil oferece prêmio de R$ 1,3 milhão. O sorteio será realizado nesta quinta-feira (3), às 20h (horário de Brasília). A Quina estima pagar R$ 350 mil no concurso 1846 para quem acertar as cinco dezenas. O sorteio também será realizado nesta quinta, às 20h. Acumulada há quase três meses, o concurso 621 da Dupla Sena pode pagar na sexta-feira (4), às 20h, R$ 9,2 milhões para quem acertar os seis números do primeiro sorteio.Já o concurso 932 da Mega-Sena estima prêmio de R$ 20 milhões para quem acertar os seis números do sorteio que será realizado sábado (5), às 20h, direto do Caminhão da Sorte, em Macaé (RJ).

Fonte: G1

Nova regra para uso do FGTS para a casa própria está em vigor

As novas regras para o financiamento da casa própria com dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) entram em vigor na quarta-feira (2), primeiro dia útil do ano. As mudanças devem beneficiar, principalmente, a classe média.
A Caixa vai disponibilizar cerca de R$ 1 bilhão para os candidatos a mutuário que recebem mais de R$ 4,9 mil por mês, desde que tenham cota do Fundo. Antes, trabalhadores acima dessa faixa de renda não podiam obter crédito imobiliário com recursos do FGTS.As principais medidas são o fim do limite de renda para quem quer usar esses recursos e o aumento do valor a ser financiado, que passará de R$ 130 mil para R$ 350 mil. A vantagem de usar os recrusos do FGTS é o juro mais baixo.
Segundo a Caixa Econômica, para essa faixa de renda, o juro costuma ficar entre 10% e 11% ao ano, contra 8,66% cobrados pelo fundo. Por isso, em um financiamento de R$ 245 mil por 20 anos, a economia do mutuário que usar o dinheiro do FGTS ficaria em R$ 40 mil.O problema, porém, é que a quantidade de dinheiro é limitada. O valor disponibilizado é de R$ 1 bilhão - caso a procura seja grande e o valor acabar, só uma outra decisão do Conselho Curador do FGTS poderá garantir para quem ganha mais de R$ 4,9 mil o empréstimo mais barato.



Municípios podem reprogramar recursos usados na melhoria da gestão do Bolsa Família

Os municípios que não utilizaram todos os recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família poderão reprogramar os valores para serem aproveitados em 2008. Segundo informações da assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a pasta repassou em 2007 cerca de R$ 210 milhões em recursos do IGD. O Índice de Gestão Descentralizada foi criado em 2006 pelo MDS e serve como apoio aos municípios nas atividades de gerenciamento do Bolsa Família e do Cadastro Único. O índice varia de 0 a 1 e indica a qualidade da gestão do programa feita pelos municípios brasileiros. De acordo com o desempenho, são transferidos mensalmente recursos financeiros para as unidades federativas.
A verba é destinada a ações que melhorem a gestão do Programa Bolsa Família, seja no atendimento às famílias, no acompanhamento das condicionalidades de saúde e de educação ou nas ações de capacitação e geração de trabalho e renda para os beneficiários.

Fonte: Agência Brasil

Integrante do BBB 8 posa de biquíni para revista masculina



A modelo e artista plástica paulistana Jaqueline Khury, 23 anos, participante do Big Brother Brasil 8, aparece de biquíni para a revista VIP desse mês.
Essa não é a primeira vez que Jaqueline posa na publicação. A primeira vez foi em março de 2004. Em 2006, ela entrou na lista das 100 mulheres mais sexy do mundo da revista.
Jaqueline ficou em 93º lugar, na frente de Jennifer Aniston e da top Ana Claudia Michels.
A modelo, que estrelou um ensaio sensual para o site The Girl do Terra, pode ser vista ainda em alguns comerciais, como o da cerveja Kaiser e dos calçados Ferrucci.
Jaqueline também fez ponta na novela Paraíso Tropical, contracenando com Wagner Moura. Ela interpretou uma prostituta que se envolveu por uma noite com o personagem Olavo.
Jaqueline Khury é um dos destaques da revista VIP de janeiro.

Doença faz Globo excluir participante do BBB 8

O professor de Educação Física goiano Gustavo, 23 anos, não vai mais participar do Big Brother Brasil 8 por estar com rubéola, segundo comunicado da TV Globo. Após fazer vários exames, foi detectado que Gustavo tem rubéola. Por essa ser uma doença contagiosa, ele não estará mais no reality show.
De acordo com a Globo, o goiano está recebendo tratamento médico.
Substituto
No lugar de Gustavo no BBB 8 entrará o administrador de empresas Gregor, 34 anos, de Araraquara (SP).
Gregor já está confinado em um hotel na zona sul do Rio, junto aos outros participantes.
TV Globo/Divulgação

Haddad admite cortes e congelamento de salários

Após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação, Fernando Haddad, admitiu a possibilidade de haver cortes nos investimentos de sua pasta na manhã desta quinta-feira, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Haddad reconheceu que pode haver também congelamento dos reajustes salariais aos professores.
Haddad apresentou ao presidente um balanço das obras e ações do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) e disse que Lula tem disposição de manter os investimentos previstos inicialmente. Contudo, Haddad está preparado para alguns cortes.
"Nem toda compensação da CPMF será feita pela substituição de um tributo pelo outro. Penso que as equipes técnicas da área econômica estão debruçadas sobre as alternativas. Uma parte do ajuste será feito por corte de despesas e todos os ministérios estão cientes disso e dispostos a colaborar hierarquizando as ações e privilegiando alguns programas. É o procedimento que se espera de um governo responsável", afirmou o ministro.
Haddad disse que perguntou para o presidente se haveria cortes na sua pasta e no PDE. "O presidente reiterou que terão prioridade esses programas (da área social)."
Segundo ele, o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) será mantido e o piso nacional para o magistério, a ser instituído pelo Congresso, também está garantido.
Mesmo com a possibilidade de sofrer cortes na sua área, o ministro elogiou as medidas adotadas pelo governo e classificou o aumento de impostos como "acertadíssimo", porque incide sobre uma área com "excessivos lucros", o sistema financeiro.

Jeferson Ribeiro
Redação Terra