“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 24 de janeiro de 2009

Barack Obama vem aí

Na carta de congratulações que enviou a Barack Obama na semana passada, Lula escreveu que queria "dar início pessoalmente a um diálogo fluido e proveitoso em um futuro próximo". A oportunidade pode estar mais perto do que se pensa: o general James Jones, chefe do conselho de segurança dos EUA, que auxilia o presidente americano a formular a política externa, recomendou a Obama que visite o Brasil em abril, logo após a reunião da Cúpula das Américas, que será realizada em Trinidad e Tobago. Em geral, essas "recomendações" são seguidas. A informação foi dada pelo próprio Jones ao embaixador do Brasil em Washington, Antonio Patriota, que já a repassou ao governo brasileiro.
(Fotos: Ed Ferreira/AE e Jason Reed/Reuters)
Fonte: Lauro Jardim/Coluna Radar Online/Revista Veja

Cidades do Maranhão e do Piauí voltam às urnas

Os eleitores das cidades de Joselândia (MA) e de Pimenteiras (PI) vão escolher seus prefeitos novamente neste domingo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos eleitos nessas cidades em outubro do ano passado tiveram os registros cassados.

O eleitor deve comparecer às urnas com o título eleitoral e um documento de identificação com foto (carteiras de Identidade, de Trabalho, Nacional de Habilitação) entre as 8h e às 17h.

A cidade maranhense de Joselândia tem dois candidatos na disputa: Arivaldo Soares, da coligação Muda Joselândia, e Maria de Abreu, da coligação Frente Popular Vontade do Povo. O candidato eleito no ano passado, Marcelo Abreu (PMDB), perdeu o registro por ter comprado votos durante a campanha eleitoral.

Em Pimenteiras (PI), mais de 8 mil eleitores vão eleger o novo prefeito. Os candidatos são Romualdo Pereira, da coligação Para Respeitar o Povo, Vitória de Novo, e Francisco Bezerra, da União pela Paz e Desenvolvimento de Pimenteiras.

O prefeito anterior, Francisco de Carvalho (PMDB), teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas quando ainda era secretário municipal. As irregularidades foram consideradas de natureza irreversível.

Além dessas duas cidades, o TSE informa que outras 19 estão com data marcada para a realização de eleições suplementares. Os candidatos eleitos neste domingo tomarão posse no dia 2 de fevereiro.


Fonte: Agência Brasil

Ivete Sangalo renova contrato com a Globo

A Rede Globo não perdeu tempo. Assim que o último programa Estação Globo foi exibido, a emissora tratou logo de assinar um novo contrato com Ivete Sangalo.

A cantora assinou um novo acordo, se comprometendo a apresentar a atração no final deste ano. Enquanto isso, a Record continua assediando Claudia Leitte para comandar um programa no mesmo formato da atração de Ivete, na Globo.


Fonte: O Fuxico

SUS começará a fornecer aconselhamento genético

O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer aconselhamento a todas as pessoas e famílias com risco de desenvolver doenças geneticamente determinadas ou anomalias congênitas. O procedimento faz parte da Política de Atenção Integral em Genética Clínica, que vai estruturar essa atenção especializada na rede pública de saúde. A portaria foi publicada na quarta-feira.

Atualmente, existem 18 procedimentos relacionados à genética incluídos na tabela do SUS. Com a política, passarão a ser oferecidos procedimentos de três grupos de problemas que concentram mais de 80% do total de agravos em genética clínica.

Os três grupos dividem-se em anomalias genéticas (palato fendido, defeitos do tubo neural, pé torto, luxação no quadril e amputação parcial); erros inatos do metabolismo (intolerância a lactose e alterações na produção de enzimas, como fenilcetonúria); e deficiências mentais (Síndrome de Down).

Para o coordenador de média e alta complexidade do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Joselito Pedrosa, o aconselhamento, a orientação e a informação genética permitem a tomada de decisão sobre a reprodução segura. "Além disso, o atendimento em genética clínica é um procedimento que envolve a família, daí a necessidade de uma assistência por equipe interdisciplinar e multiprofissional, que potencializa os resultados da atenção", diz.

Dentre as diversas modificações propostas, a política vai organizar os serviços de genética clínica, já que atualmente os atendimentos são dispersos nos estados e no Distrito Federal. Alguns locais fazem apenas exames laboratoriais, outros somente o atendimento e outros o acompanhamento.

Com a portaria, os serviços oferecidos por equipe multidisciplinar (médico, geneticista, enfermeiros, assistente social, biólogos) passam a fazer o atendimento integral. Isso significa que o serviço deverá promover o tratamento e a recuperação dos pacientes com doenças genéticas, além de fazer os exames clínicos e laboratoriais.

"A ideia não é apenas fornecer diagnósticos, mas promover qualidade de vida aos pacientes e diminuir os agravos por anomalias congênitas e doenças geneticamente determinadas", explica Pedrosa. Depois de regulamentada, estados e municípios que já oferecem serviços e tiverem interesse deverão habilitá-los no Ministério da Saúde. Após publicação no Diário Oficial, o estado está organizado para oferecer o serviço de acordo com a política.

Nos países em desenvolvimento, entre 15% e 25% das mortes no período perinatal e na infância estão relacionadas às doenças genéticas. Na escala das causas de mortalidade infantil no Brasil, elas passaram de quinto lugar para segundo em 25 anos.
Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que as doenças hereditárias acometem 5% das gestações em todo o mundo.

No Brasil, 3% dos nascidos vivos têm anomalias congênitas e as deficiências mentais atingem pelo menos 15% da população (aproximadamente 24 milhões de pessoas). Cerca de 60% a 70% dos pacientes que chegam aos serviços de genética clínica apresentam algum tipo de deficiência mental. As manifestações mais frequentes são as síndromes de Down e de X-fragil.

Atualmente, o SUS possui uma rede de atenção com 1.032 locais que realizam algum tipo de atendimento ambulatorial em genética clínica, dos quais 167 são ligados a universidades. Os hospitais universitários são responsáveis por cerca de 63% do total desses atendimentos. A partir da implementação da nova política, o objetivo é ampliar de forma gradativa a expansão dos serviços (30% em 2009, 30% em 2010 e 40% em 2011).


Fonte: Jornal do Comercio

Preso acusado de matar garota

O agricultor Tiago Rodrigues da Silva, de 19 anos, foi preso quinta-feira, em Santa Inês, no Sertão paraibano, acusado de estuprar e matar a adolescente Alexandra Ferreira de Holanda, de 14 anos. Ele ainda teria ferido gravemente a mãe da vítima e outras duas meninas com 7 e 11 anos de idade.

O crime aconteceu por volta de 1h30, no Sítio Capim, quando Tiago teria arrebentado a porta da residência das vítimas, imobilizado as quatro e começado a espancá-las com uma faca peixeira e um facão. A primeira a ser agredida foi a aposentada Ana Furtado de Holanda, de 55 anos. As duas filhas dela, uma de sete e outra de 11 anos, também foram atingidas com golpes de facão.

Alexandra foi a última das irmãs agredida por Tiago. Segundo relatório da polícia, o acusado pegou a garota pela mão e a levou para um matagal, onde ela foi estuprada e espancada a golpes de facão e pauladas. A violência resultou em um afundamento de crânio e na morte da adolescente.

Poucas horas depois, a polícia conseguiu localizar o acusado e prendê-lo em flagrante. Ele foi encaminhado à delegacia da cidade, onde foi autuado e, em seguida, recolhido à Cadeia Pública de Itaporanga. Com ele foi apreendida uma pistola da marca Taurus, com a numeração raspada.

Já as vítimas foram socorridas para o hospital da cidade. Ana Furtado foi transferida para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

Segundo a polícia, Tiago já responde por crime de estupro no Distrito do Carmo, comarca de São José de Belmont, em Pernambuco. As primeiras informações divulgadas sobre o caso apontavam que três homens teriam praticado a violência contra a família. A participação de outras pessoas no crime está sendo apurada pela 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Itaporanga.

Fonte: O Norte

Demissões na Paraíba em dezembro do ano passado têm aumento de 120%

O número de demissões na Paraíba cresceu quase 120% em dezembro do ano passado em relação ao mesmo período de 2007. No total, 2,4 mil trabalhadores perderam o emprego no último mês de 2008, contra 1,1 mil do ano anterior.

O reflexo da crise econômica mundial é uma das causas para o aumento de demissões o no Estado.Os números são Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No balanço entre contratações e demissões houve uma queda de 0,91% no nível de emprego.

Os setores que registraram maiores retrações no volume de empregos foram: Construção civil com 777 demissões, indústria de transformação com o fechamento de 739 vagas; e serviço com 336 postos de trabalho.

Todos os oito segmentos pesquisados tiveram retração no total de postos de trabalho.Segundo os dados do Caged, durante todo o ano de 2008 foram criados 9.895 empregos com carteira assinadas, o equivalente à expansão de 3,92%.

Fonte: Da redação de O Norte

Justiça italiana decide que sexo com camisinha é motivo para anular casamento



A Justiça italiana decidiu que fazer sexo com preservativo pode servir como prova para a anulação de um casamento. Absurdo? Para alguns, não. O Vaticano concorda com a decisão. De acordo com as doutrinas católicas, práticas que excluem a procriação podem invalidar o casamento religioso.

Em 2005, o Vaticano anulou o casamento de um casal identificado como Fabio N. e Elizabeth T. porque eles fizeram sexo com camisinha. Segundo a mulher, eles tinham feito sexo protegido para evitar que o marido, que sofre da "Síndrome de Reiter", transmitisse a doença para um futuro filho. Elizabeth declarou que esse ponto de vista "contrasta com a proteção da saúde tanto da mulher quanto da criança".

Fonte: G1

Botafogo bate o Boavista no Carioca

Bastante reformulado em relação ao seu time do ano passado, o Botafogo estreou na Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual do Rio de Janeiro, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Boavista, neste sábado, em Saquarema.

Hamilton reclama de pouco tempo para testes

O atual campeão Lewis Hamilton andou esta semana, em Portugal, pela primeira vez com o carro da equipe McLaren para a temporada 2009. Assim como os outros pilotos que estavam na pista de Algarve, o britânico foi prejudicado pelo cancelamento das atividades devido as condições meteorológicas.

Com as novas regras que proíbem a realização de testes durante a temporada, Hamilton mostrou-se preocupado pois, agora restará muito pouco tempo para que os pilotos possam se acostumar com o carro e com o novo regulamento de 2009.

"Eu terei cerca de sete dias para aprender tudo sobre o carro, sendo que normalmente esse prazo é de 20 dias. O pacote é totalmente novo e todos deveriam estar interessados em aprender mais," analisou.

"Temos muito trabalho pela frente. A introdução do KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) vai requer muito de nós para tentarmos encontrar o melhor acerto para o carro," acrescentou.


Fonte: Da Redação Uol

Brasil produz pela 1ª vez célula-tronco sem embrião

Cientistas cariocas produziram pela primeira vez no Brasil uma linhagem de células-tronco de pluripotência induzida. Conhecidas pela sigla iPS - "induced pluripotent stem cells", em inglês -, elas são idênticas às cobiçadas células-tronco embrionárias, com a vantagem de que não necessitam de embriões para sua obtenção. Em vez disso, a pluripotência (capacidade para se transformar em qualquer tecido do organismo) é induzida "artificialmente" em uma célula adulta, por meio da reprogramação de seu DNA.

A técnica, segundo o que os pesquisadores revelaram com exclusividade ao Estado, não reduz a importância do estudo das células embrionárias "autênticas", mas diminui a necessidade de destruir embriões para a produção de novas linhagens pluripotentes. Além de facilitar imensamente a produção de células-tronco oriundas dos próprios pacientes, já que não há limite no número de células adultas que podem ser reprogramadas nem é preciso passar pelas complicações técnicas (e éticas) de fabricar ou clonar um embrião para pesquisa.

Apenas quatro outros países já possuem linhagens de células iPS registradas na literatura científica: Japão, Estados Unidos, China e Alemanha. A pesquisa brasileira produziu, simultaneamente, em menos de um ano, uma linhagem iPS de células humanas e outra de camundongo. Ambas serão disponibilizadas gratuitamente para a comunidade científica.

O projeto foi realizado nos laboratórios do neurocientista Stevens Rehen, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do biomédico Martin Bonamino, da Divisão de Medicina Experimental do Instituto Nacional de Câncer (Inca), com apoio dos alunos de pós-graduação Bruna Paulsen e Leonardo Chicaybam. A parceria começou em 2008, depois que Rehen deu uma palestra no Inca. Foi o casamento perfeito: "O Stevens sabia cultivar as células-tronco e a gente sabia produzir os vetores virais para infectar as células", conta Bonamino.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Homem é morto à pedrada por colega ao sair de festa em Assu

O agricultor Manoel Lucas dos Santos, de 46 anos, foi morto à pedrada na madrugada deste sábado (24), por volta das 3h, no município de Assu. O acusado de cometer o crime é Francisco Valteir Soares, de 38 anos, que está preso na delegacia da cidade.

Segundo informações da polícia, os dois estavam em uma festa, bebendo, no bairro Nova Esperança, quando, ao sair, iniciaram uma briga, a caminho de casa. O acusado relatou na DP que Manoel havia tentado matá-lo a facadas. Francisco afirmou ter reagido e matado o agricultor com uma pedrada.

A vítima morreu ainda no local do assassinato. Francisco foi preso, autuado em flagrante e ouvido nesta manhã. De acordo com a polícia, há ferimentos em seu braço, possivelmente causados pela faca do colega. O corpo do agricultor, que morava com os pais, deve ser sepultado hoje.
Fonte: DN Online

Mega-Sena pode pagar R$ 1,5 milhão no sorteio deste sábado

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (24), o prêmio de R$ 1,5 milhão para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 1.042 acontece em Maceió, às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio pode render cerca de R$ 10 mil por mês, o equivalente a 24 salários mínimos.

Desconhecido
O ganhador do concurso 1.041, sorteado na quarta-feira (21), ainda não compareceu a uma agência da Caixa Econômica Federal para retirar o prêmio de R$ 29,3 milhões.


A cada dia que o morador de Teresópolis (RJ) demora para resgatar o dinheiro, ele deixa de ganhar R$ 7 mil em rendimentos, considerando uma aplicação na poupança.

Fonte: G1

Fraudes em licitações desviam R$ 211 mil em cidade do RN, diz TCU

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) verificou que o ex-prefeito de Boa Saúde (RN) Paulo de Souza forjou documentação para fraudar licitação de equipamentos médicos favorecendo a empresa Edinaldo Batista da Silva.

Os supostos concorrentes da licitação para compra dos equipamentos tiveram documentação falsificada pelo proprietário da empresa favorecida com a conivência do ex-prefeito. Paulo de Souza também forjou transações comercias com as empresas Comercial Cavalcante, Comercial Pompéia e Comercial Lima. Além disso, ele não comproou a correta execução de cursos ministrados com verba pública federal. Somados, os valores dos desvios chegam a R$ 211.966,00.

Além de ter que devolver junto com o ex-prefeito os valores desviados atualizados monetariamente, as empresas citadas foram declaradas inidôneas para participar de licitações que envolvam recursos públicos federais pelo período de cinco anos. Paulo de Souza foi multado em R$ 5 mil e Edilson Francisco do Nascimento, Artaxerxes Dias de Aguiar e Valdiram Oliveira Silva, membros da comissão de licitação da prefeitura municipal, foram multados em R$ 3 mil.

Os responsáveis têm 15 dias para comprovar o pagamento dos valores. A cobrança judicial foi autorizada. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada à Procuradoria da República no Rio Grande do Norte. O ministro Augusto Nardes foi o relator do processo.

Fonte: TCU

Morre modelo que teve mãos e pés amputados

A modelo Mariana Bridi da Costa, 20, que teve as mãos e os pés amputados, morreu na madrugada deste sábado, por volta das 2h30, no Hospital Estadual Dório Silva, na cidade de Serra (ES). De acordo com a assessoria do governo do Estado, o óbito foi "decorrência de complicações de uma infecção generalizada gravíssima".

A modelo teve uma infecção causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa, que evoluiu para sepse grave (infecção generalizada). Segundo nota da Secretaria da Saúde do ES, o quadro teve "como foco uma infecção urinária". Ontem (23) o estado de saúde da jovem já era considerado gravíssimo pelos médicos.

Mariana iniciou a carreira de modelo aos 14 anos. Em 2007, ela ficou em 4º lugar no concurso Miss Mundo Brasil. No ano passado, obteve a mesma colocação na competição.

A modelo estava internada no Hospital Dório Silva desde o dia 3 de janeiro, respirava através de aparelhos e fazia hemodiálise. Na última terça-feira (20), a jovem passou por uma cirurgia para amputar as mãos --que ficaram necrosadas. Na semana passada, o mesmo aconteceu com os pés.

De acordo com o infectologista Caio Rosenthal, do hospital Albert Einstein, não é comum que casos de infecção por Pseudomonas evoluam para a amputação dos membros.

"A Pseudomonas aeruginosa é a mais comum da espécie nas infecções urinárias. A necrose acontece quando a bactéria causa uma infecção tão grave que impede que o fluxo sanguíneo atinja extremidades.

Fonte: Folha Online