“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 18 de abril de 2008

Brasil alcança 125 milhões de usuários de celulares

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ontem que o País atingiu 125,811 milhões de assinantes de telefonia celular no mês de março. A quantidade de novas habilitações, 1,688 milhão, foi recorde para o mês de março nos últimos dez anos. O número representa um aumento de 74,85% em relação às 965,728 mil habilitações em março de 2007. Em 12 meses, a alta foi de 23,16%, com o acréscimo de 23,658 milhões de assinantes à base de telefonia celular. De acordo com o levantamento da Anatel, o número de assinantes de telefonia celular - ou Serviço Móvel Pessoal (SMP) - cresceu 1,36% em relação a fevereiro. Do total de aparelhos habilitados, 80,87% (ou 101,748 milhões) são atualmente da modalidade pré-pago. A Vivo continua com a maior participação no mercado brasileiro de telefonia móvel, com 27,28%, leve queda ante 27,32% em fevereiro. Em seguida, vem a TIM, com 25,87% de participação, menor do que a fatia de 26,06% que detinha em fevereiro; e depois a Claro, com 24,78%, ao passo que possuía 24,80% no mês anterior. No quarto lugar está a Oi, que passou de 13,54% para 13,78% em março. Já a Telemig Celular/Amazônia Celular aparece em quinto, com queda de 4,31% para 4,29%. A Brasil Telecom GSM elevou sua participação de 3,61% para 3,64% em março. Por fim, surgem CTBC Telecom Celular, que passou de 0,30% para 0,31%, e Sercomtel Celular, estável, com 0,06%. O número de telefones em serviço em cada grupo de 100 habitantes (teledensidade) atualmente é de 65,90. Em março de 2007, o índice era de 54,25. Portanto, houve um avanço de 21,47% em 12 meses.

Fonte: Tribuna do Norte

Programa luz para todos será ampliado em 79 cidades

O Comitê Gestor Estadual (CGE), que inclui membros da Cosern, Fetarn, Faern, Emater, Eletrobrás, Chesf e Sape, aprovou em reunião ordinária ocorrida em Natal, novas instalações do Programa Luz Para Todos para o Rio Grande do Norte. Nesta etapa, serão realizadas 221 obras e 663 ligações elétricas que levarão energia elétrica para comunidades rurais de 79 cidades.

Queda na tarifa de luz fica abaixo do esperado

A redução da tarifa de energia elétrica no Rio Grande do Norte será menor do que se esperava. Ao invés dos 9,39% propostos inicialmente por ela própria, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem, como “índice final de revisão” o percentual médio de - 6,16% para as tarifas da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). A redução, que entrará em vigor na terça-feira, vai beneficiar 950 mil unidades consumidora, atendidas pela distribuidora. Para os clientes de baixa tensão - residências e comércio – a redução será de 2,14%. Para a indústria, que recebe energia em alta tensão, a redução vai variar de 0,14% a 16,57% (veja quadro). Além da Cosern, a Aneel aprovou também redução para as tarifas da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) – que pertence ao mesmo Grupo Iberdrola, controlador da Cosern. No caso dos baianos, a redução média foi de 12,29%. Lá, a redução para as residências e para o comércio será de 13,89% e, para a indústria, varia de 3,43% a 12,04%. As reduções nas tarifas, segundo a Aneel, refletem ganhos de produtividade e redução do custo médio de capital (que define a remuneração das concessionárias), calculados no processo de revisão tarifária. Entretanto, a diminuição nas tarifas aprovada hoje pela Aneel poderia ser maior caso não houvesse a incidência do repasse da cobertura tarifária para o Encargo de Serviços do Sistema (ESS), que tem como atribuição garantir a segurança energética. O processo de revisão da Cosern – a exemplo das demais concessionárias, foi submetido a audiências e consultas públicas durante cerca de dois meses. A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão das distribuidoras. Seu objetivo é obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. No ano passado, o reajuste autorizado para a Cosern, concessionária de energia elétrica do RN, resultou em aumento de percentuais entre 5,41% e 5,81%. De acordo com a Aneel, com o aumento do número de usuários e a conseqüente redução de custos da concessionária, foi possível chegar a um percentual negativo. A redução menor do que o esperado, ainda de acordo com a Anatel se deveu a novos cálculos feitos pelos técnicos da agência com base em informações repassada pela Cosern. A agência, no entanto, não detalhou que números mais teriam influenciado para puxar para baixo a redução nas tarifas.

Fonte: DN Online

Comissão anula concurso da saúde

O concurso da saúde foi anulado e a estimativa para a reaplicação de novas provas é em junho. Os candidatos serão os mesmos. Nenhuma nova inscrição será feita. A comissão responsável pelo concurso deliberou ainda a convocação para contratação de uma nova empresa a dar continuidade ao processo. Os alunos podem requerer a devolução do valor da inscrição. Para isso, basta preencher um protocolo no Espaço de Natal (Papódromo) e anexar uma cópia da identidade e boleto bancário referente à inscrição. Os horários são de segunda a sexta, das 8h às 17h. Segundo o presidente da comissão do concurso da saúde, Carlos Dantas, diante dos fatos e provas presentes nos autos do processo aberto pelo Ministério Público, através da promotoria de Cidadania e Justiça, a comissão decidiu anular o concurso e sugeriu ao secretário estadual de Administração a rescisão do contrato da empresa promotora do concurso - o Instituto Cidades. Carlos Dantas disse da pretensão em convocar as outras duas empresas participantes da licitação - Talento e Consultec (empresa baiana) para organizarem o concurso. A estimativa do presidente da comissão (formada por representante das secretarias de Saúde e Administração, o Sindsaúde e Ministério Público) é de que no fim de maio o processo seja retomado. Haverá um recadastramento dos candidatos, apenas para efeito de confirmação de inscrição. Em seguida, as datas para a aplicação das provas do concurso serão reprogramadas. A previsão não-oficial dada por Carlos Dantas é de reaplicação das provas em junho. Segundo ele, haverá ampla publicidade com antecedência sobre o novo calendário de provas. Ao todo foram inscritos 55.321 candidatos para o nível médio (valor da inscrição a R$ 20) e superior (R$ 80). Segundo estimativa de Carlos Dantas, cerca de 300 candidatos já desistiram do concurso.

Fonte: DN Online

No Orkut, mãe de Isabella faz nova homenagem à filha

Ana Carolina de Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, acrescentou em seu perfil no site de relacionamentos Orkut um novo texto em homenagem à filha, que faria seis anos nesta sexta-feira (18). Desde a morte da menina, a página pessoal de Ana Carolina virou um espaço onde milhares de pessoas se solidarizam e pedem justiça – as mensagens já ultrapassam os 100 mil e, por isso, deixaram de ser somadas pelo site. “A morte não é tudo. Não é o final. Eu apenas passei para a sala seguinte. Nada aconteceu. Tudo permanece exatamente como foi. Eu sou eu, você é você, e a antiga vida que vivemos tão maravilhosamente juntos permanece intocada, imutável”, diz parte do texto publicado por Ana Carolina. Seu perfil já continha um trecho da música “Eu sei que vou te amar” e também um agradecimento àqueles que deixam mensagens de apoio. “Não tenho condições de respondê-las, apenas de dizer que são muito importantes”, escreveu a mãe de Isabella. Além de ter acrescentado o texto em sua página, Ana Carolina trancou seus álbuns de fotos e vídeos no Orkut. As imagens de sua filha, que ela havia publicado na rede social, circularam na internet e deram origem a vídeos on-line que homenageiam Isabella. Esse conteúdo também foi usado por diversas pessoas que clonaram o perfil de Ana Carolina, com o objetivo de se passar por ela no Orkut. Isabella Nardoni morreu após ser jogada na noite do dia 29 de março do 6º andar de um prédio na Zona Norte da capital. Nesta sexta, o pai e a madrasta da criança prestam novo depoimento à polícia, uma semana após terem sido soltos ante determinação judicial.

Leia na íntegra o texto que Ana Carolina divulga no Orkut
"A morte não é tudo. Não é o final. Eu apenas passei para a sala seguinte. Nada aconteceu. Tudo permanece exatamente como foi. Eu sou eu, você é você, e a antiga vida que vivemos tão maravilhosamente juntos permanece intocada, imutável. O que quer que tenhamos sido um para o outro, ainda somos. Chame-me pelo antigo apelido familiar. Fale de mim da maneira que sempre fez. Não mude o tom. Não use nenhum ar solene ou de dor. Ria como sempre fizemos das piadas que desfrutamos juntos. Brinque, sorria, pense em mim, reze por mim. Deixe que o meu nome seja uma palavra comum em casa, como foi. Faça com que seja falado sem esforço, sem fantasma ou sombra. A vida continua a ter o significado que sempre teve. Existe uma continuidade absoluta e inquebrável. O que é esta morte senão um acidente desprezível? Porque ficarei esquecido se estiver fora do alcance da visão? Estou simplesmente à sua espera, como num intervalo, bem próximo, na outra
esquina. Está tudo bem!"


Fonte: G1

Novo disco de Mariah Carey vende 154 mil cópias no primeiro dia

Mariah Carey deve estrear no primeiro lugar da parada de discos pop norte-americanos da semana que vem, de acordo com uma pesquisa feita com lojistas sobre as vendas do álbum no dia de lançamento. Dados anteriores mostram que "E=MC2", que segue o sucesso de "The Emancipation of Mimi", de 2005, vendeu 154 mil unidades na terça-feira -- pelo menos cinco vezes mais que o atual líder da parada Billborad 200, o disco "Spirit", de Leona Lewis. Na semana que terminou em 13 de abril, "Spirit" vendeu quase 205 mil cópias. As vendas no dia do lançamento são monitoradas pela empresa Nielsen SoundScan's Builsing Chart, que se baseia em dados de nove redes de lojas -- a Trans World Enterntainment, Starbucks, Best Buy, Circuit City, iTunes, Borders, Target, Anderson Merchandisers e a Handleman Co. A Billboard estima que isto corresponda a 80% do mercado norte-americano. O número final vai ser divulgado na quarta-feira. "The Emancipation of Mimi" estreou no primeiro lugar da parada Billboard 200, vendendo 404 mil cópias. A primeira música de trabalho do novo disco, "Touch My Body", ficou duas semanas na primeira posição da parada Hot 100, também da Billboard.

UOL

Mulher que acusa Cabrini queria ir a programa de Luciana Gimenez

A comerciante Nadir Dias, 50, que foi presa com o jornalista Roberto Cabrini, 47, na última terça-feira (15), pediu a todos que a entrevistaram se alguém tinha os telefones do "SuperPop", da Rede TV!. Ela queria dar entrevista a Luciana Gimenez. O filho dela tentou vender aos repórteres, por R$ 8.000, imagens em que Cabrini aspirava um pó branco. Diante das recusas, mostrou de graça mesmo.
A informação é da coluna Mônica Bergamo, na Folha desta sexta-feira (18).

Folha Online