“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 24 de abril de 2009

Operadoras de celular estão passando informações erradas a consumidor, diz entidade

Quem deveria esclarecer dúvidas do consumidor está, na verdade, passando informações erradas. Esse é o resultado de um teste realizado em São Paulo com serviços de atendimento ao cliente das principais operadoras de telefonia fixa e móvel.

Por exemplo: até hoje, em todo o país, 805.097 pessoas já tiveram o pedido de troca de operadora com manutenção do número. Mas a quantidade de reclamações levou o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) a ligar para seis empresas de telefonia fixa e móvel para conferir as informações passadas aos clientes.

Em uma, a atendente de uma operadora disse que não fazia a portabilidade. Mas a troca é feita em todos os estados desde 2 de março. Em outra, a atendente disse que era possível transferir o telefone para outro estado e manter o número o que não pode ser feito.

Informações erradas também foram dadas sobre o prazo máximo que o consumidor pode ficar sem sinal durante a troca de empresa. Em uma empresa, foi dito ao suposto cliente que a linha seria liberada em um prazo entre cinco e dez dias quando, na verdade, o celular só pode ficar sem sinal por, no máximo, duas horas.

Das seis operadoras que receberam ligações do Idec, todas deram pelo menos uma informação incorreta. Além de confundir e de levar o cliente a tomar decisões equivocadas, a falta de informações precisas compromete o objetivo da portabilidade: estimular a melhora nos serviços e a queda de preços.

A advogada Estela Guerrine, do Idec, lembra que a empresa que passa informações erradas está sujeita a multa e que o consumidor deve denunciá-las. “Somente com os consumidores reclamando, as empresas poderão mudar a conduta e a sua forma de atendimento com o consumidor”, afirma.

Com informações do G1

Sedec alerta para possibilidade de chuva forte no RN e mais 15 estados

Alertas divulgados nesta sexta-feira pela Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) apontam a possibilidade de chuva forte em áreas de 16 Estados e do Distrito Federal neste fim de semana.

A previsão vale para os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

No Nordeste, a chuva deve atingir áreas no Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e nas regiões oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco.

Os alertas foram motivados por previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).