“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fisichella recebe boas-vindas e agradece Schumacher

O italiano Giancarlo Fisichella está à vontade na Ferrari, equipe para a qual foi chamado na última semana para substituir o brasileiro Felipe Massa, que se recupera de um acidente. Nesta terça-feira, Fisichella recebeu as boas-vindas de Michael Schumacher, heptacampeão da Fórmula 1. O italiano estreará no GP de Monza, neste final de semana. A informação é da Agência ANSA.

"Michael (Schumacher) estava muito feliz. Me disse 'bem-vindo ao grupo'. Agora espero não decepcionar suas expectativas e as de todos os fãs", afirmou Fisichella.

"Corri tantos anos com ele, aprendi muito. Se tiver necessidade de seus conselhos não hesitarei em pedir-lhe e estou certo que ele saberá me dar", acrescentou o italiano, referindo-se aos anos em que competiu junto ao heptacampeão, aposentado das pistas em 2006.

Schumacher e Fisichella se encontraram nesta terça-feira em um evento de automóveis na Itália organizado pela FIA. A intenção do encontro era apresentar novas tecnologias de segurança no trânsito.

Foto: Divulgação/ Fisichella admira carro da Ferrari, que guiará em Monza

Fonte: Portal Terra

Reforma eleitoral deve impor limites para sites jornalísticos e liberar blogs e Twitter

A reforma eleitoral deve aplicar restrições para os sites noticiosos aturem durante a cobertura das eleições. A ideia que está em discussão é equiparar a atuação dos sites ao dos jornais impressos --assegurando regras, por exemplo, para o direito de respostas.

A proposta deve manter, no entanto, a liberdade de expressão para blogs, sites de relacionamento e Twitter. O texto original da reforma estabelecia que a internet deveria ser regulamentada como rádios e televisões --impedido a emissão de opiniões.

Os relatores da reforma no Senado, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marco Maciel (DEM-PE), discutiram na manhã desta terça-feira com senadores e o coordenador da reforma na Câmara, deputado Flávio Dino (PC do B-MA), ajustes no texto. A expectativa é que a matéria seja votada na quarta-feira pelo plenário do Senado.

Fonte: Folha Online

UFRN abre inscrições para mestrado em comunicação

No período de 14 de setembro a 16 de outubro, o Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da UFRN, abre inscrições para 14 vagas de mestrado.

Podem se candidatar os graduados com bacharelado em Comunicação Social ou áreas afins. Os candidatos deverão apresentar projetos de pesquisa vinculados às linhas de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais ou Estudos da Mídia e Produção de Sentido.

As inscrições estão sendo realizadas na secretaria do programa, na sala 225 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN, das 7h30 às 16h.

A prova escrita será aplicada no dia 04 de novembro.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Estudo mostra que diabéticos não sabem a diferença entre produtos diet e light

Um estudo feito na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, com 120 pacientes com diabetes tipo 2 indica que, apesar de consumir produtos diet e light com frequência, mais da metade não sabe a diferença entre os dois tipos de produtos, não tem o hábito de ler o rótulo desses alimentos e também não controla a quantidade ingerida.

Entre os pacientes entrevistados (60 homens e 60 mulheres), todos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a média de idade era de 63 anos e 83,3% tinham sobrepeso ou obesidade.

Os dados foram obtidos por meio de um questionário envolvendo variáveis sociodemográficas, hábitos de vida, história da doença e consumo de produtos dietéticos e adoçantes. A amostra foi composta principalmente por indivíduos com baixa escolaridade

A nutricionista Paula Barbosa de Oliveira, autora do estudo feito como dissertação de mestrado defendida no Programa Saúde na Comunidade, da USP, com orientação do professor Laércio Joel Franco, alerta que o consumo excessivo desses produtos pode interferir no controle glicêmico e trazer prejuízos para a saúde dos pacientes.

Os alimentos diet são isentos de certos nutrientes encontrados no produto convencional, como açúcar, sódio ou gordura, e são elaborados para pessoas com exigências específicas, enquanto o light apresenta uma redução de, no mínimo, 25% do valor energético total ou de algum nutriente presente no produto convencional.

"O estudo conclui que informações sobre o uso adequado de adoçantes e produtos dietéticos é uma necessidade nas atividades assistenciais aos pacientes com diabetes, nos diversos níveis do SUS", disse Paula à Agência FAPESP.

Como os indivíduos com diabetes precisam restringir a ingestão de açúcar, segundo ela o uso desses produtos pode suprir o desejo pelo sabor doce sem alterar a glicemia.

"O uso consciente e adequado desses produtos pode restringir o uso de açúcar, facilitar a adesão ao tratamento e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Verificamos, por exemplo, que apenas 41% dos pacientes têm o hábito de ler os rótulos dos produtos", disse.

O trabalho indicou ainda que, embora não tenham sido observadas diferenças significativas entre homens e mulheres com relação à ingestão de produtos diet e light, os idosos consomem menos açúcares quando comparados com os adultos.

"Em resumo, apesar de usar menos açúcar, os idosos são os maiores consumidores de adoçantes entre todas as faixas etárias, enquanto as mulheres usam mais o adoçante fora de casa e se dizem mais preocupadas com a quantidade utilizada do que os homens", disse Paula.

A nutricionista destaca que para obter um bom controle metabólico a educação alimentar é um dos pontos fundamentais no tratamento do diabetes, que atualmente apresenta impacto considerável como problema de saúde pública, pela morbidade, mortalidade e altos custos de seu tratamento.

Segundo ela, o uso de adoçantes e alimentos dietéticos é importante para as pessoas com diabetes, apesar de serem dispensáveis na alimentação. "Esse setor tem crescido muito nos últimos anos e, atualmente, 35% dos lares brasileiros consomem algum tipo de produto light ou diet, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos", disse.

"As estimativas são de que o número de pessoas com diabetes do tipo 2 no mundo passará dos cerca de 135 milhões, em 1995, para 300 milhões em 2025", apontou.

Fonte: Thiago Romero
Da Agência Fapesp

Estudo detecta vírus que pode ser causa de câncer de próstata

Um estudo americano encontrou evidências de que o câncer da próstata pode, talvez, ser causado por um vírus.

O vírus, conhecido como XMRV, causa leucemia e sarcomas em animais.

Pela primeira vez, ele foi identificado em células cancerosas de tumores malignos da próstata, dizem pesquisadores das universidades de Utah e Columbia, nos Estados Unidos.

Se for confirmado que o XMRV (xenotropic murine leukemia virus-related virus) causa câncer da próstata em humanos, o caminho estará aberto para a criação de testes para diagnóstico, vacinas e tratamentos para o câncer, segundo o estudo, publicado na revista científca Proceedings of the National Academy of Sciences.

Nos Estados Unidos, o câncer da próstata é o segundo tipo de câncer mais comum a afetar os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. De acordo com as estatísticas, cerca de 200 mil homens deverão desenvolver o câncer da próstata neste ano no país.

Os especialistas examinaram mais de 200 casos de câncer de próstata e compararam os tecidos cancerosos com tecidos extraídos de mais de cem próstatas saudáveis.

Eles constataram que 27% dos cânceres continham o vírus XMRV, comparados a apenas 6% dos tecidos saudáveis.

Proteínas do vírus foram encontradas quase que exclusivamente em células de tumores malignos, uma indicação de que a infecção pelo XMRV pode estar diretamente associada à formação de tumores.

"Descobrimos que o XMRV estava presente em 27% dos cânceres de próstata que examinamos e que estava associado aos tumores mais agressivos", disse Ila R. Singh, pesquisadora da University of Utah e principal autora do estudo.

"Ainda não sabemos se este vírus causa câncer nas pessoas, mas esta é uma importante questão que vamos investigar".

O estudo levanta muitas outras questões sobre o XMRV, como, por exemplo, se ele também infecta as mulheres, se é transmitido sexualmente, quão comum seria na população e se estaria associado a cânceres de outros tecidos além da próstata.

Vários cânceres são causados por vírus. Entre eles estão os sarcomas, os linfomas e o câncer do colo do útero.

Fonte: G1

Mais de 10 mil vagas devem ser criadas em 2010 para área jurídica e MPs

Os concursos da área jurídica e dos ministérios públicos(MPs) atraem uma enxurrada de candidatos. E não será diferente em 2010, quando serão criadas 10.510 e preenchidas 7.897 vagas segundo o projeto de Orçamento enviado pelo Ministério do Planejamento ao Congresso Nacional. Tanto a Justiça quanto os MPs estão empenhadas em reformular e expandir suas ações. E isso, necessariamente, implica em mais servidores e mais concursos.

Os montantes de vagas e o provimento de postos no ano que vem serão bem menores do que o previsto no orçamento de 2009: 18.411 e 12.951, respectivamente. Mesmo assim, isso não é motivo para desanimar. As vagas criadas agora serão aproveitadas nos próximos concursos. Um exemplo: as 4.830 oportunidades que surgirão na Justiça Federal com a abertura de 230 Varas. O projeto foi aprovado e a lei sancionada em agosto. O preenchimento deve ocorrer nos próximos quatro anos. Conforme a tabela do Conselho da Justiça Federal (CJF), os analistas têm salário inicial de R$ 6.551,52 e os técnicos, de R$ 3.993,09.

Da mesma forma, o Ministério Público da União espera bater o martelo e abrir 6.804 vagas para analistas e técnicos judiciários no próprio órgão (2.314), no Ministério Público do Trabalho (3.080), no Militar (114) e no do Distrito Federal e Territórios (1.296). Nesse caso, o provimento não está contabilizado nas contas do governo no próximo ano. Por isso, vale a pena antecipar a preparação, até porque o vencimento básico dos graduados é de R$ 4.367,68 e dos cargos destinados a quem completou o nível médio, de R$ 2.662,06

"Pode-se esperar mais três ou quatro anos com muitos concursos", diz Ernani Pimentel, presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac). Para ele, depois desse período, o volume de postos oferecidos serão menores, devido à redução do número de aposentadorias. Sendo assim, essa é a hora de escolher que caminho seguir e traçar a trajetória para conquistar um espaço no serviço público. Pimentel afirma que o Brasil ainda está aquém de países como a França ou a Itália quando o assunto é serviço público. "Em países como esses, existe muito mais funcionários públicos, que garantem um bom funcionamento da máquina. Aqui, ainda estamos longe de atingir esse patamar."

Trabalhista - Assim como ocorreu neste ano, a Justiça do Trabalho terá o maior volume de cargos do Poder Judiciário. Se os 17 projetos de lei passarem pelo Congresso e forem sancionados na íntegra pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, surgirão 6.264 cargos efetivos e comissionados, além de funções de confiança. Independentemente disso, já está contabilizado pelo governo 3.378 postos a serem ocupados. Juntos, vagas abertas e preenchimento, custarão R$ 159,9 milhões aos cofres públicos em parte de 2010 e R$ 319,8 milhões, anualmente.

O TRT da 2ª Região, responsável pela cobertura da cidade de São Paulo é o mais movimentado do país e está pleiteando 239 juízes, 1.144 analistas e 863 técnicos judiciários. Em Minas Gerais, o TRT da 3ª Região deseja200 cargos para melhorar a prestação de serviços. Concursos como esses oferecem salários atraentes, em média, de R$ 4 mil aos postos de nível médio, de R$ 6,5 mil aos de nível superior e R$ 19,9 mil aos de juízes.

As 6.244 vagas já existentes e que estão disponíveis no Judiciário incluem os postos comissionados. Ainda assim, é de se esperar que bons concursos venham por aí. O Supremo Tribunal Federal (STF) tem 302 postos a preencher. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), 233. A Justiça Federal e a Justiça do Trabalho, somadas, oferecerão mais de 4 mil oportunidades. Atualmente, há mais de 600 vagas com inscrições abertas na Justiça e no Ministério Público em todo o país.

Do DIARIO DE PERNAMBUCO

Inscrições para vestibular da UERN seguem até 16 de setembro; 2.332 vagas

As inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado 2010 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte seguem até o dia 16 de setembro exclusivamente pela internet (www.uern.br).

Os candidatos poderão se inscrever em duas modalidades, o processo seletivo integral ou o combinado com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Serão disponibilizadas 2.332 vagas nos cursos de graduação da instituição. Não haverá inscrição presencial.
Para se inscrever, o candidato deve portar o número do CPF e escolhar entre uma das seguintes cidades para a realização da prova: Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal ou Caicó.

O valor da inscrição é de R$ 100. Alunos da rede pública de ensino e doadores de sangue tem isenção da taxa.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Provas do concurso do Ministério da Justiça serão reaplicadas no dia 27 de setembro

Após a anulação do concurso do Ministério da Justiça, a organizadora Funrio informou que os novos exames serão aplicados no dia 27 de setembro, tanto para nível médio quanto para nível superior. Os testes para as 450 vagas acontecerão em 11 estados e no Distrito Federal.

De acordo com a assessoria da Funrio, os novos cartões de inscrição, contendo informações sobre os locais de prova, já estão sendo preparados. A organizadora afirmou que, além disso, também enviará mensagem de texto a todos os candidatos.

“Quando percebemos a confusão que estava acontecendo na UniDF, já sabíamos que teríamos de anular a seleção. Esta decisão já havia sido tomada com menos de uma hora e meia de prova. Não tentamos abafar ou esconder nada em nenhum momento. Afinal, não é justo que os participantes sejam prejudicados. Nossa intenção é garantir a tranqüilidade e a segurança de todos os concorrentes. Por isso, nem pensamos em tomar outra atitude, como ir à Justiça ou tentar contornar o episódio de maneira diferente. Em uma situação como esta, anular o concurso e remarcar as provas é a medida mais acertada”, afirmou Diogo Azevedo, assessor da Funrio.

Do Correioweb

Psicóloga diz que Facebook faz as pessoas mais inteligentes e Twitter emburrece

O Facebook e videogames ajudam a tornar as pessoas mais inteligentes, enquanto o Twitter e mensagens de texto têm o efeito oposto, afirmou nesta segunda-feira uma psicóloga britânica. A doutora Tracy Alloway, da Universidade de Stirling, na Escócia, estuda a "memória ativa", função cerebral que dá às pessoas a capacidade de reter e utilizar informações.

Segundo ela, o Facebook aparentemente expande a memória ativa pela sua natureza "social". A mente é forçada a trabalhar para manter o contato com as redes de centenas de amigos. No caso dos videogames, mesmo que eles prejudiquem a socialização, o aprimoramento mental pode ser causado por jogos que envolvem estratégia e planejamento. Jogos como o Sudoku teriam efeitos similares.

O problema do Twitter - e de quaisquer outras ferramentas "instantâneas", como o YouTube e mensagens de texto (SMS) - é que ele é tão sucinto que "sua atenção é reduzida e seu cérebro não precisa se dedicar e não aprimora conexões neuronais".

"No Twitter você recebe uma corrente permanente de informação, mas é tudo muito sucinto. Você não precisa processar essa informação" disse Alloway, admitindo que não há estudos que comprovem sua afirmação, que por enquanto é apenas uma "hipótese". Segundo o Times Online, ela pretende iniciar um projeto de pesquisa sobre o caso em janeiro.

A principal crítica ao raciocínio da Dra. Alloway diz respeito ao fato dela limitar o Twitter a mensagens de 140 caracteres. Se por um lado essa natureza "sucinta" gera muitas mensagens banais, por outro, a interatividade da ferramenta permite a inclusão de links que ampliam muito o alcance dos "tweets". Ou seja, o Twitter é o que você faz dele.

A Dra. Alloway falou no Festival Britânico de Ciência, na Universidade de Surrey, sobre seu trabalho em treinar crianças no aprimoramento da memória. Ela diz que sua equipe criou um programa que aumentou a performance de crianças de 11 a 14 anos com problemas de aprendizado. Segundo o Telegraph, "após oito semanas de treinos com o 'JungleMemory', as crianças tiveram aumentos de 10 pontos no QI e em testes de leitura e matemática".

Da Agência O Globo

Fifa desmente exclusão de Natal como sede da Copa de 2014

A assessoria do COL (Comitê Organizador da Copa-2014) desmentiu que "tenha estudado corte de sedes do Mundial de 2014". A Folha apurou que o número de sedes pode cair de 12 para 10 por problemas e atrasos.

O COL afirma que todos os projetos de estádios receberam recomendações de ajustes em reunião em agosto. Mas deixou claro que isso não significa que estejam ameaçadas. O principal prazo do comitê para as arenas cumprirem é o de fevereiro de 2010, quando as reformas delas têm que ser iniciadas.

Por Bruno Vasconcelos, do DIARIO DE NATAL

Popularidade de Lula e avaliação do governo caem em setembro

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 4,7 pontos percentuais em setembro, de acordo com a Pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje (8) pela Confederação Nacional do Transporte e o Instituto Sensus. De acordo com a pesquisa, a popularidade de Lula este mês ficou em 76,8%. Em maio, quando foi feito o último levantamento, era de 81,5%.

De acordo com o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, entre os fatores que causaram a queda estão a crise no Senado e a influenza A (H1N1) - gripe suína. “Há uma comunicação menos direta com o povo e há o efeito Lina e Dilma [a contradição entre as afirmações da ex-secretária da Receita Lina Vieira e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff sobre um suposto encontro secreto das duas], o Senado e também a saúde”.

A avaliação do governo também teve queda de 4,4 pontos percentuais. Em setembro, a avaliação positiva do governo foi de 65,4%, enquanto em maio, na última pesquisa, havia sido de 69,8%. A queda foi verificada principalmente nas regiões Sul e Sudeste, entre mulheres da área urbana com alta escolaridade e entre as pessoas mais jovens e as mais velhas.

A pesquisa CNT/Sensus foi feita entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro em 136 municípios de 24 estados das cinco regiões do país. Foram entrevistadas 2 mil pessoas.

Da Agência Brasil