“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


domingo, 23 de agosto de 2009

Ensino fundamental integral aumentaria custo em 70%, diz entidade

A obrigatoriedade de oferecer jornada em tempo integral para os alunos do ensino fundamental da rede pública --alvo de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) aprovada essa semana pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara-- aumentaria em cerca de 70% os custos das redes de ensino, segundo cálculos do presidente da Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), Carlos Eduardo Sanches.

O dirigente defende que a proposta é "muito importante para o país", mas a discussão não pode se dar de maneira isolada. Deve incluir também os aspectos pedagógicos e o financiamento. "A absoluta maioria das escolas trabalha em dois ou até três turnos. A gente precisaria ampliar entre 30% e 50% os espaços físicos porque não adianta fazer um arranjo de soluções improvisadas que coloquem as crianças em risco", explica.

Na avaliação dele, a Conae (Conferência Nacional de Educação), que será realizada em 2010, será um importante espaço para discutir a ampliação do ensino integral.

"Em outros países da Europa as pessoas não entendem como a gente trabalha com um mínimo de seis horas por dia. Se você olhar os países que têm o melhor desempenho no Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Alunos], todos eles tem de 1.400 a 1.600 horas aula por ano", diz Sanches. No Brasil, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), a exigência é cumprir 800 horas distribuídas em 200 dias letivos.
PUBLICIDADE

Além da questão do financiamento, Sanches acredita que é preciso discutir "profundamente" a função pedagógica da ampliação da carga horária. "Não podemos entender que é apenas a ocupação do tempo da criança", diz.

O presidente da entidade destaca que agora os municípios estão empenhados na ampliação do ensino obrigatório da atual faixa etária dos 7 aos 14 anos para a de 4 a 17 anos. Com a mudança, a pré-escola e o ensino médio serão universalizados. A PEC que trata desse assunto já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara.

O MEC (Ministério da Educação) tem um programa para ajudar estados e municípios a ampliar o turno das aulas. Pelo Mais Educação, cerca de 5.000 escolas recebem recursos adicionais para ajudar no custeio das atividades extraclasse. De acordo com o MEC, a meta para o próximo ano é atender 10 mil escolas nas 27 unidades da federação.

A Câmara criará uma comissão especial para analisar a PEC do ensino integral. Depois, a proposta será submetida ao plenário, onde precisa ser votada em dois turnos. "Eu acho a proposta muito boa, mas precisamos aprofundar o debate. No Brasil, muitas vezes a legislação não consegue contemplar a realidade e acaba sendo quase como uma utopia", afirma Sanches.

Fonte: Agência Brasil

Músico será julgado por tentar matar patrão no interior

Dando continuidade à segunda pauta de julgamentos do Tribunal do Júri Popular (TJP), o músico Geraldo Jorge da Silva, 35, sentará no banco dos réus na próxima terça-feira. Ele é acusado de tentativa de homicídio contra seu ex-patrão. O crime, segundo a vítima Eduardo Simonetti Barbalho, foi uma represália após a sua demissão.

O músico chegou a ser preso no dia 11 de novembro de 2008, em sua residência, localizada na avenida Luiz Marques, 31, conjunto Vingt Rosado, por força de mandado de prisão expedido pela Justiça da comarca de Mossoró.

Segundo a polícia, na época, mesmo estando preso na delegacia, o músico ainda ameaçou a vítima, dizendo que se vingaria. A vítima informou à polícia que o réu foi demitido porque danificou um veículo da empresa em que trabalhava. Depois da demissão, ele voltou à empresa e, segundo o inquérito policial, agrediu dois funcionários com um capacete.

Insatisfeito, ainda segundo a polícia, o suspeito foi pela segunda vez, armado com uma faca, desferiu várias cutiladas em um dos funcionários. A vítima foi socorrida e escapou. Nos autos constam que o acusado ligou para a empresa, perguntou se a vítima havia morrido e ainda avisou que da próxima vez iria para matar seu desafeto.

O julgamento está previsto para iniciar às 8h30, no Fórum Silveira Martins, e será presidido pelo juiz José Armando Pontes Dias Júnior.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com O Mossoroense

Certidões de nascimento serão padronizadas no país a partir de 2010

As certidões de nascimento, casamento e óbito terão o mesmo modelo em todo o país. Com a campanha Certidão de Nascimento: um Direito que Dá Direitos, um Dever de Todo o Brasil, o governo federal criou um modelo padrão de certidões que poderá ser impresso pela Casa da Moeda. Neste novo modelo, haverá uma matrícula para cada cidadão em que se informará o número da Declaração de Nascido Vivo (DNV), do cartório, além do livro e da folha de registro.

A medida só é possível graças ao Cadastro Nacional de Cartórios, iniciativa que unificará em um banco de dados na internet todos os cartórios do país. "Esse cadastro será o maior banco de dados do país, teremos mais informações que o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistíca] e que a Justiça Eleitoral", afirmou o corregedor nacional de Justiça, Gilson Dipp.

As novas certidões serão à prova de falsificação e estarão disponíveis nos cartórios a partir do dia 1º de janeiro de 2010. Segundo Dipp, o maior desafio está em informatizar todos os cartórios. "Mas, com isso, qualquer brasileiro ou brasileira poderá, por exemplo, pedir a segunda via de um documento de qualquer parte do mundo."

Nas certidões, haverá um espaço para observações, onde o oficial do cartório poderá fazer anotações sobre a vida da pessoa: se ela casou, se se divorciou, morreu. Quem tem o modelo de certidão antigo não precisará procurar o cartório para obter uma segunda via. Os que, por alguma razão, precisarem de alguma certidão receberão o novo modelo a partir de janeiro.

Os brasileiros adultos que não têm registro civil de nascimento nem o número da Declaração de Nascido Vivo devem procurar o cartório acompanhado de duas testemunhas para conseguir a certidão. "Não é preciso ajuízar ação ou qualquer outro procedimento judicial", explicou a representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República Larissa Beltramin.

Fonte: Ivy Farias
Repórter da Agência Brasil

Ensino religioso em escolas públicas pode gerar discriminação

O ensino religioso que aborda uma doutrina específica pode gerar discriminação dentro das salas de aula, segundo o sociólogo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Vaidergorn. "O ensino religioso identificado com uma religião não é democrático, pode ser considerado discriminatório", disse em entrevista à Agência Brasil.

Segundo Vaidegorn, o ensino voltado para uma determinada religião pode constranger os alunos que não compartilham dessas ideias. O professor ressalta ainda a possibilidade de que, dependendo da maneira que forem ministradas, as aulas de religião podem incentivar a intolerância entre os estudantes.

As aulas de religião estão previstas na Constituição de 1988. No entanto, um acordo entre o governo brasileiro e o Vaticano, em tramitação no Congresso Nacional, estabelece o ensino católico e de outras doutrinas.

A inserção do elemento religioso no processo educacional pode, segundo Varidergorn, gerar conflitos. "Em vez da educação fazer o seu papel formador, o seu papel de suprir, dentro das suas condições, as necessidades de formação da população ela passa a ser também um campo de disputa política e doutrinária."

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, contesta a justificativa apresentada na lei de que o ensino religioso é necessário para a formação do cidadão. "Não podemos considerar que a questão ética, a questão moral, o valores sejam privilégios das religiões", ressaltou. A presença do elemento religioso não faz sentido na educação pública e voltada para todos os cidadãos brasileiros, segundo ele. " A escola é pública, e a questão da fé é uma coisa íntima de cada um de nós".

Ele indicou a impossibilidade de todos os tipos de crença estarem representados no sistema de ensino religioso. Segundo ele, religiões minoritárias, como os cultos de origem afro, não teriam estrutura para estarem presentes em todos os pontos do país.

Além disso, as pessoas que não têm religião estariam completamente excluídas desse tipo de ensino, como destacou o presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), Daniel Sottomaior. "Mesmo que você conseguisse dar um ensino religioso equilibradamente entre todos os credos você ia deixar em desvantagem os arreligiosos e os ateus."

Sottomaior vê com preocupação a possibilidade de a fé se confundir com os conhecimentos transmitidos pelo sistema educacional."Como o aluno pode distinguir entre a confiabilidade dos conteúdos das aulas de geografia e matemática e o conteúdo das aulas de religião?"

Para o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, a religião é parte importante no processo educacional. "Uma educação integral envolve também o aspecto da dimensão religiosa ao lado das outras dimensões da vida humana", afirmou.

Fonte: Agência Brasil

Reconstituído pênis de menino que cão arrancou

Um menino de nove anos, que aos seis meses de idade teve o pênis decepado pela mordida de um cão, no interior de Alagoas, onde vive com a família na cidade de Delmiro Gouveia, teve o órgão genital reconstituído ontem à noite, em operação que durou seis horas e meia no Hospital Jesus, no Rio de Janeiro, realizada pelo urologista italiano Roberto de Castro, e da qual participaram o cirurgião niteroiense Antonio Aziz e o médico Francisco Nicanor.

Quando foi mordido pelo cachorro, a mãe de X. levou o filho a um hospital local, mas os médicos disseram que a criança teria que conviver com a castração. Como agora o menino passou a ter problemas para urinar, foi encaminhado através do SUS para o hospital infantil de Vila Isabel, e ali submetido a uma meatotomia (abertura da uretra). Em seguida, seu caso foi encaminhado ao cirurgião italiano, que já fez outras três cirurgias com a técnica que desenvolveu, dois casos de afalia em São Paulo (meninos que nascem sem o pênis) e o mais recente na Bahia, em um menino de 11 anos que também quando bebê teve o pênis arrancado por um cachorro.

O cirurgião Antonio Aziz diz que o colega italiano, que é chefe da Cirurgia e Urologia Pediátrica do Hospital Maggiore, na Itália, desenvolveu a técnica de nelofaloplastia (reconstrução do pênis), que beneficia crianças que, devido a problemas congênitos, nasceram sem o canal da uretra e sem o pênis ou que tiveram o órgão amputado. A cirurgia também recupera a função urinária.

De acordo com o especialista, a cirurgia é indicada nos casos de amputação traumática, de afalia ou em algumas vítimas de ambigüidade genital, mas que têm o sexo genético masculino.

No caso do menino alagoano, Aziz afirma que a reconstituição foi quase perfeita em termos estéticos. Ele havia ficado com um pedaço muito pequeno do pênis, mas com os remanescentes dos corpos cavernosos presentes no órgão genital, acredita o médico que X. poderá se tornar um jovem normal. Mas isto só vai se confirmar quando estiver na idade da atividade sexual.

Fonte: O Globo

Sarney diz não se sentir culpado de nada

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse, em entrevista à Globonews, que não se sente culpado por nada e que por isso não vai renunciar ao cargo:

"Não posso deixar porque não me deram nenhuma saída que não fosse a de cumprir o meu dever até o fim."

Sarney não admitiu deixar a presidência, nem se a pressão pela sua saída aumentar:

"Não existe pressão porque eu não me sinto culpado de nada. Estou procurando é servir ao país. Estou procurando ajeitar essa casa. Estou pagando por isso e vou continuar até o fim. Atravessei muitas outras (crises) durante a presidência da República, duros embates" disse ele, que completou: "Só o plenário (pode me destituir). O dia em que a maioria dos colegas chegarem e me destituírem, muito bem. Eles me elegeram e podem me destituir. "

Sarney reafirmou que não queria disputar a presidência da Casa, em janeiro, mas que não pôde evitar o que chamou de uma convocação:

"Tenho realmente a certeza que relutei muito. Nunca fui presidente do Senado por minha vontade, sempre por convocação e dessa vez eu não queria de maneira nenhuma. De jeito nenhum, não tinha mais."

Oposição

Na entrevista, Sarney voltou a negar as acusações de nepotismo e disse que não pode ser acusado de censura porque seu filho, o empresário Fernando Sarney, entrou com uma ação para impedir que o jornal "O Estado de S.Paulo" publicasse gravações da Polícia Federal referentes à Operação Boi Barrica. A liminar foi concedida pelo desembargador Dácio Vieira, do TJ do Distrito Federal, que é amigo do senador.

Sobre a crise no Senado, diz que a culpa é da oposição:

"Isso é uma luta política muito clara, aberta na realidade. A oposição iniciou aqui dentro uma luta política desde o momento em que perdeu a eleição. (É) o PSDB. E uma ala do PT nunca aceitou que eu tivesse apoiado o presidente Lula."

O senador peemedebista é acusado de cometer irregularidades na administração do Senado, de ser responsável pela edição de atos secretos, de empregar pessoas ligadas à sua família e de desviar recursos públicos por meio da fundação que leva seu nome. Sarney nega as acusações.

Conselho de Ética

Nesta semana, o Conselho de Ética rejeitou recurso da oposição e manteve o arquivamento de 11 pedidos de investigação contra o presidente da Casa.

Um requerimento do PSOL contra a decisão de Conselho de Ética foi rejeitado, na noite desta quinta-feira, pela Mesa Diretora da Casa.

A adesão do PT ao grupo de senadores que defenderam Sarney no Conselho de Ética foi essencial para a manutenção do arquivamento dos processos. Sarney é considerado um aliado estratégico pelo governo. Além de influenciar a votação de projetos de interesse do governo no Legislativo, o presidente do Senado é visto como importante peça para o fortalecimento da candidatura à Presidência da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Nesta sexta-feira, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para esclarecer a questão sobre recursos ao plenário das decisões do Conselho de Ética do Senado. Simon foi um dos onze senadores que assinaram o requerimento.

Da Agência O Globo

Mega-Sena acumula e próximo prêmio deve pagar R$ 5 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.102 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado. A estimativa da Caixa Econômica Federal é que o valor do prêmio do próximo concurso, na quarta-feira (26), chegue a R$ 5 milhões.

Os números sorteados na noite deste sábado em Santana (AP) foram: 09 - 11 - 23 - 35 - 46 - 51

Outras 83 apostas acertaram a quina e devem levar, cada uma, R$ 15.534,50. Ao todo, 5.695 bilhetes acertaram a quadra e ganharão R$ 323,43, cada um.

As apostas para concorrer ao próximo concurso devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 1,75.

O maior prêmio da Mega-Sena saiu em 1999, quando um apostador de Salvador ganhou R$ 64,9 milhões.

Aumento

As apostas da Mega-Sena e da Lotofácil terão reajuste de preços no próximo mês. Para a Mega-Sena, o aumento deve valer a partir de 6 setembro, quando serão aceitas as apostas para o concurso 1.107, cujo sorteio ocorre no dia 9. A aposta mínima da Mega-Sena (seis números) passará de R$ 1,75 para R$ 2.

O preço da Lotofácil subirá de R$ 1 para R$ 1,25. O aumento entra em vigor a partir do dia 9, para o concurso 460 --que será sorteado no dia 10 de setembro.

Homem é preso após usar iPhone para fotografar por baixo da saia de mulheres

O norte-americano Ty Standle, de 34 anos, foi preso acusado de fingir estar olhando os sapatos em uma loja em Altamonte Springs, no estado da Flórida (EUA), quando, na verdade, estava usando seu iPhone para fotografar por baixo da saia de mulheres, segundo reportagem deste sábado do jornal americano “Orlando Sentinel”.

Os policiais de Altamonte Springs foram chamados na última quarta-feira depois que as câmeras de segurança do shopping flagraram o suspeito tirando fotos das mulheres.

Quando chegaram, os agentes encontraram Standley na área de calçados da loja. Ele estava ajoelhado, agindo como se estivesse olhando os sapatos, mas tinha colocado seu iPhone debaixo da saia de uma jovem.

Ele se levantou e foi embora quando viu o policial, mas foi preso em seguida. Os agentes suspeitam que ele tenha tirado fotos de pelo menos duas mulheres.

Fonte: G1

Distúrbio faz norte-americana pensar que está sempre cheirando mal

Sinto cheiro de terra na cozinha. Três novas plantas - uma flor da fortuna branca e duas begônias vermelhas - ficam próximas à minha janela. É abril, quase uma década atrás, e eu as trouxe para casa porque finalmente era primavera. Admiro suas flores pequeninas e densas, suas folhas verdes e brilhosas.

Porém, eu não tinha planejado seu cheiro forte e cru. Trabalhando pela casa, tento pensar em outra coisa. Quando subo as escadas, as flores me seguem, terrosas, insistentes, quase molhadas. Me pergunto como posso sentir o cheiro de três pequenas plantas domésticas que estão no andar de baixo.

Aquela tarde, na mercearia, não consegui expulsar seu cheiro úmido. Será que o cheiro, de alguma forma, se impregnou nas minhas roupas? Um dia depois, a quilômetros de distância, no consultório da minha médica em Manhattan, fico chocada em perceber o cheiro também ali. Mas ela não tem nenhuma planta em vaso.

Finalmente percebo. O cheiro forte, meu companheiro (que não foi convidado) há quase dois dias, está na minha cabeça, não fora dela. Envergonhada, acho que emito odores. Conversando com amigos, cubro minha boca com a mão. Escovo os dentes com mais frequência, uso enxaguante bucal compulsivamente. Porém, meu marido diz que meu cheiro é bom - não tenho mau hálito. Finalmente, ligo para minha médica.

Descubro que sofro de fantosmia. "Osmia", do grego osme, significa "cheiro". Unindo a "fanto" (como em "fantasma"), refere-se a uma sensação de cheiro ilusória. Sinto cheiro quando nenhum emissor de odor está presente.

Inevitavelmente, tive de realizar exames médicos. Fiz uma ressonância magnética do cérebro (para descartar a possibilidade de tumor), depois uma tomografia computadorizada das fossas nasais (buscando uma infecção), e finalmente um eletrocardiograma (alucinações olfativas podem ocorrer em casos de epilepsia). Os resultados foram negativos, e duas temporadas de antibióticos (será que havia uma infecção nasal escondida?) foram meu único - e infrutífero - tratamento.

Um ano depois, percebi que o odor terroso finalmente tinha ido embora. Mas, para minha decepção, um novo cheiro imediatamente o substituiu. Meu marido tinha queimado um grande pote de pimenta. Pimenta queimada se tornou meu novo odor-padrão. Pelo menos era melhor que terra.

Depois, cerca de sete anos mais tarde, uma viagem para a Provença apagou o cheiro de pimenta. A lavanda flutuava no ar, tornando-se meu novo cheiro. A paisagem invadida pela lavanda no sul da França - buquês secos, sabonetes e velas aromáticas, até o tempero dos alimentos - me trouxe de volta para casa. Algumas pessoas acham que tenho sorte - lavanda é muito popular. Mas eu odiava esse cheiro, que entrou sorrateiramente no meu cérebro.

Tentei, em vão, enganar meu nariz. Segurar limão embaixo do nariz não fez o cheiro desaparecer. Espalhar perfumes e loções fortes ao redor do nariz também não funcionou. Um odor poderoso como amônia pode vencer a lavanda por um instante, mas a cura é pior que a doença.

Há alguns anos, os cheiros têm variado, alguns mais fortes que outros. A novidade é que esses odores estão apenas brevemente relacionados com o mundo exterior. Toques de amônia, mas definitivamente não amônia. Toques de fábrica de papel, mas não realmente isso. Quando senti o cheiro da pimenta queimada, sabia que a pimenta estava ali fora, em algum lugar. Quando sinto meus atuais cheiros, não consigo relacioná-los ao mundo real. Eles me assustam como um membro fantasma.

Às vezes, não sei dizer se um cheiro está dentro ou fora da minha cabeça. Levando o cachorro para passear, chorei quando senti cheiro de fezes, convencida de que ele se alojaria na minha cabeça. Em casa, fiquei feliz por ele ter ido embora. No dia seguinte, o cheiro horrendo reapareceu no mesmo ponto. Dessa vez, percebi o sinal de alerta: jardineiros tinham espalhado fertilizante. Somente então me dei conta de que o cheiro era real.

Evitar odores repulsivos é minha primeira tática de defesa. Há um café próximo da minha casa onde eu simplesmente não entro. Ele está cheio de barris de madeira de grãos de café fedidos; moradores locais reclamam, pois conseguem sentir a torrefação a vários quarteirões de distância. Eu mando meu marido comprar café, enquanto espero no carro - com as janelas fechadas.

Já tentei a tática oposta, de me esforçar para gravar na memória perfumes favoritos, flores frescas, aquele cheiro maravilhoso da padaria. Mas não... minha fantosmia é especialista em coisas desagradáveis.

Esse é o caso típico, hoje eu sei. Dr. Donald Leopold, presidente do departamento de otorrinolaringologia do Centro Médico da Universidade de Nebraska, em Omaha, estuda distúrbios olfativos há 30 anos. Na fantosmia, afirma Leopold, as passagens nasais e o cérebro têm um papel importante, especialmente o cérebro, "onde a verdadeira percepção de cheiro é gerada".

Quase sempre o paciente perdeu a habilidade de sentir odores. Leopold afirma que o cérebro, "que tem uma propensão a criar cheiros", faz uma supercompensação, oferecendo odores, geralmente desagradáveis, que podem ter existido anteriormente, mas foram suprimidos. Parece que certos neurônios, que trabalharam para excluir esses odores, se desligam.

Leopold garante que "há tratamento disponível", mas eu não tentei os drops nasais, antidepressivos, remédios anticonvulsão ou sedativos, recomendados por um médico ou outro. Basicamente, tento não pensar só na fantosmia, forçando minha atenção para outra coisa. Se isso não funciona, tento rir da situação absurda. Ganho mais essas disputas do que você imagina.

Aprendi que é melhor manter esse distúrbio em particular. Alguns amigos se mostram constrangidos quando me ouvem falar sobre isso, como se eu fosse louca. A fantosmia está relacionada a certos distúrbios psiquiátricos (esquizofrenia, depressão, mal de Alzheimer), mas eu não sofro dessas enfermidades. No entanto, eu me pergunto o que realmente significa ter alucinações com cheiros. Essas explicações neurológicas não me satisfazem por completo. Não há nada mais simples que o nariz do meu rosto - mas, ao mesmo tempo, não há nada mais misterioso.

*Jane G. Andrews é ensaísta e mora em Southampton, NY