“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 2 de agosto de 2008

Mulheres defendem que trabalho doméstico seja levado em conta para aposentadoria

O reconhecimento de que o trabalho não-remunerado realizado pelas mulheres deve ser considerado fator de garantia do direito ao benefício previdenciário é o principal tema em discussão hoje (2) no Seminário Nacional sobre Seguridade Social e as Mulheres.

Promovido por diversos movimentos sociais de defesa dos direitos das mulheres, o evento começou ontem (1º) e vai até amanhã, em Brasília. Cerca de 50 representantes de vários estados estão reunidas no encontro para debater formas de ampliar a inclusão das mulheres no sistema previdenciário especial, que concede benefícios para categorias que não contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Umas das coordenadoras da Marcha Mundial das Mulheres e do Fórum Itinerante e Paralelo sobre Previdência Social, Isabel Freitas defende que o governo precisa reconhecer a função social das mulheres na sociedade. Segundo ela, se o trabalho não-remunerado das mulheres fosse contabilizado economicamente, representaria algo em torno de 13% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

“Queremos o reconhecimento por esse trabalho, da dona-de-casa, da doméstica, da artesã, da extrativista, e que a Previdência seja universal e todos tenham direito”, disse. “A nossa luta é para que o governo brasileiro, que diz que o país está em um momento excelente, crescendo, com as riquezas se consolidando, tome consciência e organize um sistema de Previdência que cubra todas as pessoas”, completou.

A secretária executiva da Articulação das Mulheres Brasileiras (AMB), Sílvia Camurça, também acha que a Previdência no Brasil deveria considerar o trabalho realizado pelas mulheres. “O principal problema é que a Previdência foi um sistema pensado como se apenas os homens trabalhassem. Ele tem uma concepção contributiva, ou seja, pagar para poder receber o benefício”, argumenta.

“Nós mulheres, historicamente, fazemos trabalhos sem remuneração. Aquele para a própria família, doméstico, cuidar da criança, de quem está doente e, muitas vezes, somos dependentes economicamente e não temos como pagar a Previdência”, ressalta. “Não contribuímos, mas trabalhamos. Muitas vezes, desde muito cedo. Em alguns casos, as meninas começam a trabalhar em casa, cuidando dos irmãos menores, para que a mãe possa trabalhar fora.”

Sílvia Camurça enfatiza que “apenas um sistema previdenciário universal, em que todo mundo que trabalhe possa ter direito ao benefício, atenderia às mulheres”. “Aquela que trabalha em casa, sem remuneração, tem que ter o direito de receber o auxílio-doença caso se acidente e fique sem condições de realizar suas atividades”, acrescenta.

A gerente de Projetos da Área de Gênero e Trabalho da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eunice Léa de Moraes, afirma que ainda há uma grande dificuldade para as mulheres serem atendidas pela Previdência Social. “A maioria das mulheres está no mercado informal. Então, a renda que elas têm vêm da informalidade e é muito difícil contribuir mensalmente. Por isso, elas estão fora [do sistema previdenciário]”.

Para ela, é importante discutir a inclusão e a universalização da Previdência, “para que ela não seja apenas contributiva mas, na verdade, assegure os direitos das mulheres em sua maioria”.

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Às vésperas de julgamento, entidades pedem que STF impeça candidatura de processados

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima quarta-feira (6) ação proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para permitir que juízes eleitorais possam negar registros de candidatura a políticos que respondam a processo criminal. Antes, na segunda-feira (4), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vai divulgar uma carta de alerta aos ministros do STF em que ressaltará o risco de não se levar em conta a vida pregressa dos candidatos na aceitação dos registros.

“Não se trata de antecipar culpas, mas de fazer valer o chamado princípio da precaução, que rege o direito eleitoral”, aponta trecho do documento, que será divulgado na íntegra em uma entrevista coletiva na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília.

Além da AMB e da CNBB, integram o movimento a Associação dos Juízes Federais (Ajufe), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Na ação que que irá julgamento no STF, a AMB pode que seja derrubada a interpretação majoritária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que somente uma condenação definitiva da Justiça, quando não há mais possibilidade de recurso, pode impedir um político de disputar as eleições. O relator da matéria é o ministro Celso de Mello.

A decisão deverá ter repercussões imediatas nas eleições municipais deste ano, pois os juízes ainda podem impugnar candidaturas até 16 de agosto. No entanto, os candidatos ainda poderão recorrer aos Tribunais Regionais Eleitorais e ao TSE, que terão até 25 de setembro para se posicionar.

Marco Antônio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

Policial e bombeiro poderão viajar de graça em ônibus

O Projeto de Lei 3544/08, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), obriga as empresas de ônibus que fazem transporte intermunicipal a conduzirem gratuitamente policiais e bombeiros militares no estado em que trabalham. O deputado afirma que o objetivo principal da proposta é beneficiar os policiais e bombeiros de baixa renda.

A proposta exige que o policial e bombeiro estejam fardados e apresentem ao motorista a carteira de identidade funcional. Na ausência de assentos vagos, o beneficiário viajará em pé, devendo permanecer, até o momento do desembarque, à disposição da empresa e dos passageiros para atuar em eventuais ocorrências relacionadas à segurança.

Fonte: Agência Câmara

Jovens são mortos e queimados na zona rural de Acari

No início da noite de sexta-feira dois corpos foram encontrados a 12 km de Acari, a 50 metros da BR-427, no Sítio Soledade. Agricultores que arrebanhavam animais se depararam com os cadáveres e comunicaram à delegacia de polícia.

O sargento Vitamar Franklin foi ao local e acionou uma equipe do ITEP de Caicó, que fez a remoção dos cadáveres para necrópsia e posterior liberação para sepultamento.

Os corpos já estavam em avançado estado de decomposição. Em pouco tempo, as vítimas foram identificadas. Um caminhoneiro da cidade de Acari passava na estrada e ao tomar conhecimento do ocorrido comunicou-se com o pai de uma das vítimas no estado da Paraíba, porque tinha conhecimento que um filho dele estava desaparecido.

Paulo Calixto Moreira, funcionário de uma cerâmica em Nova Palmeira/PB, informou que recebeu um telefonema do amigo caminhoneiro de Acari e não teve dúvidas. Seu filho Roni Salustiano Moreira, 23 anos, estava desaparecido desde o dia 10 de julho, juntamente com Ricardo Santana de Medeiros, de 23 anos.

Paulo Calixto disse que os dois jovens saíram na manhã do dia 10 de julho, de Nova Palmeira, com destino à Esperança/PB, onde iriam deixar currículos, em busca de empregos.
Ele tomou conhecimento que na cidade de Barra de Santa Rosa/PB, quando bebiam cerveja em um bar, foram abordados por policiais civis e militares que realizavam blitzen na região à procura de foragidos da justiça.

Depois de terem sido levados para a delegacia local, não foram mais vistos. A moto que eles usavam foi encontrada no dia 12, queimada, no município de Carnaúba dos Dantas. “Eu tenho praticamente certeza que foi a polícia. Meu filho, nem o amigo dele, tinham passagens pela polícia, a moto não tinha problema, estava em dia, só pode ter sido a polícia que fez isso”, disse Paulo Calixto.

O agricultor Robério de Medeiros, 47 anos, pai de Ricardo Santana, demonstrava mais nervosismo e revolta. “Foi a polícia que matou”, afirmou. Ele disse que reconheceu logo o filho pelas vestes. “Meu filho era muito vaidoso, bonito. Eu tinha comprado recentemente um par de tênis por mais de 300 reais pra ele, ainda estou pagando, ele só gostava de andar bem vestido. Eu tenho três filhos, ele era o caçula”.

Robério de Medeiros afirmou que na manhã de sexta-feira quebrou milho no roçado e foi almoçar na casa da sogra. “Nem comi, porque procurei meu amigo e fui a procura de mais informações do paradeiro do meu filho. Estava deitado às 7 horas da noite quando fui acordado por Paulo me dando a notícia de que os corpos tinham sido encontrados. Estou aqui todo doído do trabalho e não sei nem dizer o que estou sentindo agora”, comentou no ITEP em Caicó.

Na necrópsia feita neste sábado (02) foram encontradas duas perfurações à bala em cada vítima – na cabeça e no coração – sinalizando que foi execução.

Fonte: DN Online

Receita fixará valor para obrigar isento com giro bancário elevado a declarar IR

A Receita Federal estuda novas regras para a entrega da declaração de ajuste anual do IR das pessoas físicas. Uma das mudanças será determinar que pessoas com movimentações bancárias elevadas serão obrigadas a declarar, mesmo que tenham rendimento igual ou inferior ao atual limite de isenção mensal, de R$ 1.372,81.

Os critérios mais rígidos serão adotados por causa do fim da declaração anual de isento, publicada ontem no "Diário Oficial" da União. Agora, só estarão sujeitos à suspensão do CPF o contribuinte não-isento que deixar de entregar a declaração de ajuste anual.

O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, disse que, na prática, pessoas com movimentação financeira alta já estão enquadradas nos outros requisitos de declaração anual. A mudança é uma ferramenta para inibir a sonegação fiscal.

"Ainda não sabemos qual será a movimentação mínima exigida. Mas não queremos um valor pequeno. Não é para fazer com que os contribuintes isentos sejam obrigados a declarar o IR", afirmou Adir.

Com o fim da CPMF, a Receita perdeu o mecanismo de fiscalização da movimentação bancária dos contribuintes. Para isso, o órgão publicou uma instrução normativa que obriga os bancos a repassarem ao fisco as informações de todos os correntistas que movimentarem mais de R$ 5.000 por semestre. Segundo Adir, a Receita está criando um programa para que os bancos repassem as informações de forma padronizada. Ele explicou que funcionará como a CPMF, mas sem a cobrança do extinto tributo do cheque.

A declaração de isento servia para a Receita controlar a situação fiscal de 68 milhões de contribuintes. Quando não era feita por um ano, o CPF ficava "pendente de regularização" na Receita. Depois de dois anos sem a declaração, o documento era suspenso.

Para regularizar a situação, era necessário pagar uma taxa de R$ 5,50 no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou nas agências dos correios.

Hoje, a Receita tem 38 milhões de CPFs suspensos e 10 milhões "pendentes". A cada ano, a lista de suspensos era acrescida em 7 milhões. Com o fim da declaração de isento, Adir estima que este número caia para apenas 300 mil.

Segundo Adir, as pessoas que já tiveram o CPF suspenso ou cancelado ainda precisam regularizar a situação fiscal. O fim da declaração de isento a partir deste ano não significa que a regularização será automática.

Segundo ele, a Receita vai identificar quem são os contribuintes que devem declarar, a partir do cruzamento de informações das empresas aos funcionários, registro de imóveis e registro de pagamento de aluguéis feitos pelas imobiliárias.

Pela primeira vez, o fisco vai entrar em contato também com a Previdência Social para obter registros de óbitos. Atualmente, a Receita acredita que 5 milhões dos CPFs suspensos sejam de pessoas que mortas.

JULIANA ROCHA
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 4 milhões

A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (2), o prêmio de R$ 4 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal da loteria. O sorteio do concurso 992 acontece em Aragarças (GO), às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em todas as casas lotéricas do país.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicado na poupança, o prêmio poderia render cerca de R$ 25 mil por mês.

Sorteio especial
Começam a valer, nesse domingo (3), as regras para o sorteio especial de fim de ano, promovido pela primeira vez pela Caixa neste ano. Segundo a Caixa, 5% do valor arrecadado em todos os concursos até o fim do ano ficarão reservados para o prêmio especial, previsto para o último sorteio de final 0 ou 5 do ano.
Fonte: G1/(Foto: Reprodução/TV Globo)

ProUni divulga convocados em 3ª chamada

O Programa Universidade para Todos (ProUni ) do Ministério da Educação (MEC), do governo federal, divulgou nesta sexta-feira (1º) a lista de pré-selecionados na terceira chamada para bolsas de estudos para o segundo semestre em instituições particulares.

Os candidatos convocados nessa fase devem confirmar as suas informações nas instituições de ensino até o dia 8 de agosto.

Segundo o MEC, neste processo seletivo, 208.181 candidatos se inscreveram para concorrer às 119.529 bolsas (45.198 integrais, 15.196 parciais e 28.882 adicionais -sem isenção de impostos para as instituições) que o ProUni oferece. Também são distribuídas 30.253 bolsas complementares de 25% do total da mensalidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.mec.gov.br/prouni.

Quem participa do programa:

Para participar, o candidato precisa ter obtido média de no mínimo 45 pontos nas provas de redação e objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007. Para fazer a inscrição era necessário informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Só podem se inscrever os candidatos que não tenham curso superior e que estejam em alguma das seguintes categorias:
Cursou ensino médio completo na rede pública.
Cursou ensino médio completo como bolsista de instituição particular.
Cursou o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente como bolsista.
É portador de deficiência.
É professor da rede pública.

As bolsas oferecidas pelo ProUni são as seguintes:

Integral – para quem tem renda familiar mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo (R$ 622,50).
Parcial de 50% – para quem tem renda familiar mensal por pessoa de até 3 salários mínimos (R$ 1.245).

Complementação de 25% – para quem tem renda familiar mensal por pessoa que não exceda os 3 salários mínimos (R$ 1.245).

Fonte: G1

Lei seca diminuiu mortes nas estradas em julho em 14,5%, diz PRF

O balanço da Polícia Rodoviária Federal dos acidentes nas estradas no mês de julho divulgado nesta sexta-feira (1) mostrou uma redução de 14,5% do número de mortes no trânsito na comparação com o mesmo período do ano passado. A PRF atribui a redução à lei seca, que passou a vigorar em 20 de junho. O número de acidentes e de feridos, no entanto, permaneceu estável.

De acordo com o balanço, foram registradas em julho deste ano 530 mortes nas estradas federais contra 620 no mesmo mês de 2007. O número de acidentes em julho de 2008 foi de 10.500 e o de feridos 6.005. No ano passado esses números foram de 10.531 e 6.433.

Para o assessor de comunicação da PRF, Alexandre Castilho, a redução do número de mortes se deve a lei seca. Ele afirma que a manutenção no número de acidentes e feridos não frustra a PRF. “Nós sempre dizemos que o álcool no trânsito provoca morte."

Antes da lei seca, as estradas brasileiras tinham registrado um aumento de 10,9% nos acidentes neste ano. Após o dia 20 de junho, o crescimento foi de apenas 2,84%. Desde o início da lei seca, a PRF autuou 819 motoristas que dirigiam alcoolizados e prendeu outros 449.

Fonte: G1

Lei seca diminuiu mortes nas estradas em julho em 14,5%, diz PRF

O balanço da Polícia Rodoviária Federal dos acidentes nas estradas no mês de julho divulgado nesta sexta-feira (1) mostrou uma redução de 14,5% do número de mortes no trânsito na comparação com o mesmo período do ano passado. A PRF atribui a redução à lei seca, que passou a vigorar em 20 de junho. O número de acidentes e de feridos, no entanto, permaneceu estável.

De acordo com o balanço, foram registradas em julho deste ano 530 mortes nas estradas federais contra 620 no mesmo mês de 2007. O número de acidentes em julho de 2008 foi de 10.500 e o de feridos 6.005. No ano passado esses números foram de 10.531 e 6.433.

Para o assessor de comunicação da PRF, Alexandre Castilho, a redução do número de mortes se deve a lei seca. Ele afirma que a manutenção no número de acidentes e feridos não frustra a PRF. “Nós sempre dizemos que o álcool no trânsito provoca morte."

Antes da lei seca, as estradas brasileiras tinham registrado um aumento de 10,9% nos acidentes neste ano. Após o dia 20 de junho, o crescimento foi de apenas 2,84%. Desde o início da lei seca, a PRF autuou 819 motoristas que dirigiam alcoolizados e prendeu outros 449.

Fonte: G1

Ex de Thammy promove filme pornô em São Paulo

A modelo e atriz Júlia Paes realizou uma tarde de autógrafos do filme Sexxxy Girl em uma loja de vídeos pornográficos nesta sexta-feira, em São Paulo.

Júlia, que já foi namorada de Thammy Miranda (filha da cantora Gretchen), deixou recentemente o elenco da produtora Brasileirinhas e agora faz filmes eróticos pela produtora Sexxxy World.

Por sua atuação em Sexxxy Girl, Júlia Paes foi pré-selecionada para concorrer ao prêmio Adult Video News (AVN), considerado o Oscar do cinema de filmes pornográficos.

Depois de terminar o namoro com Thammy, Júlia se envolveu com o jogador de futebol Alex Silva, ex-namorado da atriz e modelo Núbia Oliver.

Fonte: Terra/Foto: Eduardo Lopes/Especial para o Terra