“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 13 de março de 2009

Bando é preso após arrombar casa de deputado duas vezes em menos de 24h

Três homens foram presos, na tarde desta sexta-feira, acusados de arrombar a casa de praia do deputado estadual Nelter Queiroz, em Graçandu, e furtar vários objetos da residência. O trio foi abordado na BR-101, no conjunto Gramorezinho, na Zona Norte, com uma Saveiro carregada de material produto do roubo. Um quatro participante foi conduzido para a delegacia por ter emprestado o veículo para a ação criminosa.

De acordo com o tenente Rodrigo Couceiro, comandante do Pelotão da PM de Extremoz, os acusados foram monitorados até o momento da interceptação. Isso foi possível graças à denúncia do caseiro do deputado. Ele prestou queixa de um primeiro arrombamento, ocorrido na quinta-feira, e depois ligou para a polícia informando que os homens haviam voltado para roubar mais objetos.

"No primeiro roubo, eles levaram apenas objetos pequenos como botijão de gás, aparelhos de DVD e miudezas. Quando voltaram, no dia seguinte, carregaram a Saveiro para levar freezer, geladeira, fogão, várias cadeiras de plástico e outros objetos", informou o tenente Couceiro.

Para flagrar o roubo, a polícia fez bloqueios na BR-101 e utilizou homens GTO de Extremoz, motocicletas da Rocam e uma guarnição do 4º Batalhão. No momento da abordagem, estavam na Saveiro Cleidson Pinto de Souza, Cleiber Pinto de Souza e Heriberto Pereira Sales. Os três foram levados à delegacia de Extremoz e autuados em flagrante por furto.

Após o flagrante, os policiais fizeram diligências em Pitangui e chegaram a Eugênio Felix de Andrade Júnior, que emprestou a Saveiro, de cor branca e placas MXO-0220, para a realização do roubo. Além de vários outros objetos sem nota fiscal, eles ainda apreenderam outros dois veículos utilizados pelos bandidos: um Uno branco (MYA-4551) e um Gol prata (MYJ-9143).

Fonte: DN Online

Bebê no 'BBB': Ton diz que há a possibilidade de Josi estar grávida

Nesta sexta, 13, pela manhã, na casa do 'BBB', Josi, que já havia dito estar com a menstruação atrasada há três semanas, fez um exame de sangue. O teste gerou na sister a dúvida: será uma gravidez?

Enquanto a mineira se questiona dentro do confinamento, Ton, que namorou Josi dentro da casa, disse ao EGO que é mesmo possível ela esteja esperando um bebê. "A gente teve uma história antes de entrar na casa. Ficamos juntos algumas semanas antes do 'Big Brother', então a possibilidade existe sim", explicou, sem querer dizer se rolou sexo também debaixo dos edredons do BBB.

"Se ela estiver mesmo grávida, ficarei muito feliz. Ser pai é um sonho meu faz tempo e se for com uma pessoa que eu gosto vai ser maravilhoso", disse Ton. "É um momento em que a gente tem que se preocupar com trabalho, mas se tiver que vir vai ser bem-vindo."

Apesar dos indícios, Ton faz uma ressalva sobre a regularidade da menstruação da namorada. "Ela fez o comentário dentro da casa que costuma atrasar para ela, pelo fato de tomar pílula."

Fonte: Ego

Pescoço largo pode indicar risco cardíaco, diz estudo

A largura do pescoço pode ser um bom indicador de risco de ataque cardíaco, de acordo com um estudo feito nos Estados Unidos.

Pesquisadores ligados à instituição americana Framingham Heart Study concluiram que mesmo aqueles com cintura relativamente fina (uma medida aceita para indicar possíveis problemas cardíacos) corriam maior risco se tivessem pescoços mais largos.

Para o estudo, apresentado em um encontro da American Heart Foundation, foram examinados mais de 3.300 homens e mulheres com média de 51 anos de idade.

Segundo o responsável pelo estudo, Jimmy Bell, do MRC Clinical Sciences Centre, a pesquisa mostra que a saúde depende não do quanto a pessoa acumula gordura, mas onde esta gordura é acumulada.

"O que não se quer é gordura ao redor do coração e do fígado e isso pode ocorrer mesmo que a pessoa pareça magra", disse ele.

Colesterol

Neste estudo, a circunferência média dos pescoços masculinos era de 40,5cm e dos femininos, 34,2 cm. Quanto maior a circunferência, maiores os fatores de risco.

Para cada quase 3 cm a mais de pescoço, os homens apresentavam 2,2 miligramas a menos de bom colesterol por decilitro de sangue (mg/dl) e as mulheres, 2,7 mg/dl.

O bom colesterol transporta o colesterol ruim das células de volta para o fígado, facilitando sua eliminação e sendo benéfico ao organismo. Já o colesterol ruim faz o contrário, ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura.

Os médicos consideram que ter menos de 40mg/dl do bom colesterol nos homens e 50 mg/dl nas mulheres, representa risco cardíaco.

O estudo não encontrou relação entre o tamanho do pescoço e os níveis de colesterol ruim, mas sim para a quantidade de glicose no sangue. Para cada 3 cm a mais de pescoço, os homens apresentavam 3mg/dl a mais e as mulheres, 2,1mg/dl a mais.

Pessoas em jejum tendem a apresentar níveis de glicose abaixo de 100 mg/dl e um aumento é considerado um indicador confiável de que o indivíduo vai ter problemas.

O professor Bell disse que a forma mais eficiente de modificar uma situação de risco não são dietas, mas sim uma rotina de exercícios.

Fonte: G1

Cidade potiguar volta a registrar abalos e vira tema de pesquisas

O município de Taboleiro Grande no Alto Oeste voltou a tremer mais uma vez, e uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Grande do Norte (UFRN), que é responsável pela rede de sismógrafos que monitora os abalos sísmicos em todo Nordeste, esteve em meados desta semana no município, checando os registros das atividades sísmicas e constatou que durante o mês de fevereiro a terra voltou a tremer.

Segundo Eduardo Alexandre, técnico em sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os eventos foram de pequena magnitude talvez não chegando a 1.0 na escala Ritchter, mas que é importante o registro para mostrar que as atividades ainda continuam.

O técnico Eduardo Alexandre também declarou que a UFRN estará recebendo novos equipamentos e que Taboleiro Grande deverá ser contemplada com uma estação mais avançada, já que a atual é analógica.

De acordo com os registros, o maior tremor de terra registrado em Taboleiro Grande foi registrado no dia 13 de setembro de 2007 e foi de 3.1 na Escala Richter.

A cidade tem recebido constantemente a visita de pesquisadores da UFRN que vêm estudando as causas dos tremores registrados no município. A maioria das visitas acontece na zona rural do município com o objetivo de analisar os detalhes dos constantes abalos registrados no município.

Fonte: DN Online

Atriz diz que já dançou como Maya para o marido

Apesar do intenso ritmo de gravações, Juliana Paes disse ao jornal "Extra" que encontra tempo para se dedicar ao marido, Carlos Eduardo Baptista. "A gente chega em casa e fica junto. Não dá é para fazer um banho de pétalas de rosa para os pés do marido. Queria era que ele fizesse para mim", conta a Maya de "Caminho das Índias", lembrando a rotina das indianas.

A atriz contou ainda que já dançou para o amado, como Maya. "Ele disse: 'Poxa, você não vai dançar para mim?'". Mas o empresário prefere não assitir à novela, buscando outros afazeres na hora da trama de Glória Perez.

"Ele não gosta de me ver em determinadas cenas. Várias vezes eu estou assistindo e ele está no computador", diz a atriz.

Fonte: Ego

SUS terá tratamento integral de câncer

Uma nova portaria do Ministério da Saúde, que deve ser publicada hoje no "Diário Oficial da União", determina que todo hospital habilitado pelo SUS para atender pacientes com câncer ofereça um tratamento integral.

Ainda é comum no país o doente ser operado de um tumor em um hospital, fazer a quimioterapia ou a radioterapia em um segundo e, se precisar de um novo cuidado (uma cirurgia plástica reconstrutora, por exemplo), ter que procurar um terceiro serviço.

"É o paciente-ioiô. Vai para um serviço, não tem vaga, vai para outro, não oferece todo tratamento. É uma tristeza", relata Henrique Prata, diretor do Hospital de Câncer de Barretos, referência nacional em atendimento do SUS. Mais da metade dos pacientes da instituição fez tratamentos incompletos em outros serviços.

"É comum a gente receber paciente que operou de um tumor de cabeça e pescoço, por exemplo, teve o maxilar retirado na cirurgia e está se alimentando por sonda porque o hospital não fez a cirurgia plástica reconstrutora", conta Prata.

Com a nova portaria, o Ministério da Saúde pretende mudar essa realidade. Para continuarem habilitados pelo SUS, os hospitais terão de oferecer atendimento integral ao paciente oncológico. O país conta com 258 instituições com esse perfil --11 foram habilitadas pela nova portaria, entre elas o Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo.

Segundo Alberto Beltrame, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, o sistema anterior, que habilitava serviços isolados (só de químio ou radioterapia, por exemplo) deixava o paciente oncológico sem referência.

"Ele não era paciente de um serviço, era de vários e, no final, nenhum era responsável por ele. Agora, um único serviço ficará responsável pelo diagnóstico, tratamento e até pelo cuidado paliativo."

Ainda existem pelo menos 17 serviços isolados --de quimioterapia ou radioterapia, por exemplo-- que não conseguem oferecer uma assistência integral e, por isso, ficarão com habilitações provisórias.

Beltrame explica que, se o hospital não tiver condições de oferecer o atendimento integral em um mesmo espaço físico, o tratamento poderá ocorrer em outro local conveniado, mas a instituição continuará responsável pelo paciente. "A gente espera que isso diminua o tempo de espera para o tratamento e que melhore o prognóstico", diz ele.

Na avaliação da oncologista Nise Yamagushi, a integração dos serviços oncológicos é uma 'ótima notícia' e terá impacto positivo nas chances de cura do paciente do SUS.

Ela afirma, no entanto, ser preciso a criação de uma central reguladora de vagas oncológicas --o Ministério da Saúde diz que está estruturando esse serviço--, um treinamento permanente das equipes médicas e um maior número de vagas para a radioterapia.

Há um ano, a Folha de S. Paulo revelou que 54 mil pessoas aguardavam na fila da radioterapia, um dos principais gargalos do atendimento oncológico no SUS. Para oncologistas, o quadro não mudou. No Hospital de Câncer de Barretos, por exemplo, há uma fila de espera de 1.200 pessoas. A demora para o tratamento chega a 120 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, no último ano, foram incorporados dois novos serviços de radioterapia no SUS, totalizando 137. Até 2012, serão 147 serviços.

"A implantação de um novo serviço de radioterapia demanda tempo e logística complexa, não se podendo avaliar o seu impacto dentro do mesmo ano. Pela duração média dos tratamentos, é baixa a acumulação de doentes de radioterapia de um ano para outro", diz o ministério, em nota.

Fonte: Folha Online

Cerca de 4,7 mil podem perder carro no RN

Com a crise financeira balançando os mercados do mundo inteiro, era de se esperar que os níveis de inadimplência subissem, principalmente no segmento automobilístico, um dos mais afetados pela má fase que vive a economia. Só no Rio Grande do Norte, existem hoje em tramitação 4.734 processos de busca e apreensão de veículos por inadimplência no Fórum Miguel Seabra Fagundes, segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado. No Ceará, com a não quitação dos financiamentos, quatro mil unidades já foram retomadas pelas instituições financeiras.

No Brasil, os principais bancos que financiam veículos no país têm, juntos, um estoque de pelo menos 100 mil carros recuperados de clientes inadimplentes - o equivalente à metade das vendas mensais de veículos novos no país - que poderão ser devolvidos ao mercado em breve. Depois de tomados dos antigos proprietários, os veículos vão a leilão e são devolvidos para as lojas com os preços até 50% mais baixos do que os de mercado, o que pode ocasionar, ainda, uma nova pressão sobre o ramo de usados, que hoje já comercializa os veículos com valores bem menores devido à redução do IPI para os novos.

Na opinião do economista Zivanilson Teixeira e Silva, o governo federal praticamente ‘‘ordenou’’ aos brasileiros que consumissem, desde carros e imóveis, até geladeiras e TVs de plasma, mas não orientou a população como pagar essas novas aquisições. Essa falta de orientação é apontada como a razão para os altos índices de inadimplência registrados hoje, notadamente no setor de automóveis, que antes da crise financeira internacional operava com prazos de até 80 meses.

‘‘As pessoas não foram orientadas sobre como pagar essas prestações e algum dia essa inadimplência ia estourar e foi o que aconteceu com os automóveis. Mas isso gera um problema muito sério, porque segundo o contrato, quando se deixa de pagar duas ou três prestações, o carro é tomado imediatamente. É por isso que a inadimplência é tão grande no Brasil’’, comenta.

O economista vai mais além. Na visão dele, comprar um veículo neste momento é uma ‘‘irresponsabilidade’’. Embora a queda na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados tenha reduzido significativamente o preço dos automóveis novos, o desconto acaba no final deste mês e não há perspectivas de que seja renovado pelo governo federal.

‘‘As pessoas devem ter cuidado na hora de comprar, porque o consumidor hoje está entre a cruz e a espada: à medida que não tem ganho salarial, ele não tem condições de comprar um veículo, a não ser que prolongue as prestações, que é o que tem sido práxis nos últimos meses’’, acrescenta ainda.

Mas o ato de prolongar as parcelas do financiamento não é recomendado pelo economista. Na opinião de Zivanilson Teixeira, como as taxas de juros brasileiras são as mais altas do mundo, muitas vezes o consumidor termina pagando duas ou três vezes mais o valor real do veículo. ‘‘O consumidor poderia esperar um pouco mais’’, aconselha.

Sobre a entrada dos veículos retomados por inadimplência no mercado, Teixeira acredita que os revendedores poderão, sim, ser prejudicados. De acordo com o economista, os automóveis leiloados podem chegar às lojas até 50% mais baratos, diminuindo de forma sensível a margem de lucro dos empresários. ‘‘O consumidor pode até criar uma expectativa porque terá a chance de comprar o veículo mais barato, porque o carro vai para a loja com o valor muito depreciado’’, diz ainda.

CAUTELA

A orientação é que os consumidores, na hora de decidir por um financiamento, façam uma pesquisa de mercado sobre preços, taxas e prazos, além de programar o orçamento familiar com vistas a possíveis problemas financeiros, como desemprego e questões de saúde. A sugestão dos especialistas é dar um maior valor de entrada no pagamento e diminuir o valor e o número de parcelas. Nos casos de inadimplência, uma exceção para evitar a retomada é a revisão do contrato a fim de reduzir o valor da parcela e salvar o veículo.

Fonte: DN Online

Após pornô caseiro, produtoras disputam ex-BBB Maíra

Após o vazamento de um vídeo pornô caseiro, que mostra a ex-BBB Maíra fazendo sexo oral em seu ex-marido, revistas e produtoras pornôs já manifestaram interesse em trabalhar com a modelo e apresentadora, eliminada do "Big Brother Brasil 9" na última terça-feira (10).

A primeira a demonstrar interesse em Maíra --e no vídeo por ela protagonizado-- foi a produtora Sexxxy World que informou, por meio de sua assessoria de imprensa, o interesse em adquirir os direitos da gravação e comercializá-la.

Já a Brasileirinhas, outra produtora do ramo, diz que pretende ir atrás de um novo material com a ex-BBB. "Depois que vazou o vídeo ficou tudo mais fácil. É meio caminho andado", afirma o assessor da Brasileirinhas, completando que Maíra agora precisa pensar em sua carreira.

Entre as revistas, a "Sexy" já demonstrou interesse e inclusive entrou em contato com a assessora da modelo. "As coisas estão caminhando", informou a assessoria da revista.

Ao sair do reality show, Maíra disse que jamais posaria nua, por respeito a seu filho e a seu pai. "Mas adoro ensaios sensuais, de lingerie", afirmou a eliminada.

Fonte: Folha Online

Fazenda da família de Rosalba Ciarlini é furtada em Itaú

A propriedade Fazenda Santo Antônio, mais conhecida como "Fazenda de Rosalba", em Itaú, município a 361 km de Natal, foi furtada na madrugada de quarta-feira (11).

Segundo informações de um sargento lotado na Delegacia de Polícia de Itaú, a queixa foi registrada por funcionários da propriedade. A equipe de polícia foi à fazenda e notificou que vários utensílios domésticos foram subtraídos. "Ar-condicionado, geladeira, gelágua, televisão", citou o policial.

Os funcionários da "Fazenda de Rosalba" afirmaram à polícia trabalharem no local apenas durante o dia, deixando a propriedade sozinha à noite. "Foi aí que o furto aconteceu, mas não sabemos precisar exatamente como aconteceu e o horário", disse o sargento.

O delegado Célio Fonseca, titular da cidade de Apodi, está à frente das investigações. A assessoria de imprensa de Rosalba Ciarlini informou que a fazenda é de propriedade de Adalgiza de Souza Rosado, viúva do ex-governador Dix-Sept-Rosado e sogra da senadora.

Fonte: DN Online

Promessa, bandeirinha se recusa posar nua e evita caminho de Ana Paula

A árbitra assistente Maria Eliza Barbosa, 29 anos, pode ser considerada uma das promessas da arbitragem brasileira. Dentro de campo, ela diz que busca seguir os passos de Ana Paula Oliveira, que já foi tida como uma das melhores auxiliares do país. No entanto, fora das quatro linhas, Maria Eliza pegou outros rumos, rejeitou uma proposta de cerca de R$ 350 mil (fora as participações nas vendas) para posar nua e escapou dos percalços de celebridade adquiridos por sua antecessora.

O fato é, que pouco tempo depois de posar para a revista Playboy, em julho de 2007, Ana Paula Oliveira foi barrada nos testes físicos e afastada dos campos. Coincidência ou não, Maria Eliza preferiu não arriscar e recusou o convite.

"Eu respeito a opinião e atitude dela e até me fizeram o convite da revista. Não é pelo futebol que eu não aceitei. O cachê é bem alto, mas não me balançou. Não aceitaria de jeito nenhum, nem se estivesse fora do futebol. Não faria pela minha concepção, pela minha família", afirmou Maria Eliza, que também é professora de Educação Física.

Atualmente, Maria Eliza está na terceira colocação do ranking de árbitros assistentes da FPF (Federação Paulista de Futebol), atrás apenas de Edmilson Corona e Emerson Augusto de Carvalho. A lista é feita de acordo com a categoria do árbitro, que pode ser Ouro, Prata e Bronze. Para cada uma, existem as subdivisões A, B e C. Além do nível Fifa, superior aos outros, no qual se encontra Maria Eliza.

Em 2008, inclusive, Maria Eliza chegou a uma Copa do Mundo, ao ser escalada para bandeirar no Mundial feminino sub-17, realizado na Nova Zelândia. No entanto, a maior aparição dentro de campo acaba trazendo outras oportunidades fora dele. O fato, segundo o presidente da comissão de arbitragem da FPF, tenente-coronel Marcos Marinho, requer algumas precauções.

"Existem alguns tabus, e elas sabem dos riscos, sabem que o futebol ainda é machista. Os jogadores respeitam, mas alguns colegas ainda tentam se aproveitar da situação. A gente sabe que isso existe", disse Marinho.

Sobre Ana Paula Oliveira, o presidente da comissão de arbitragem afirma que não houve represália por parte da federação, mas a bandeirinha famosa sofreu preconceito dos próprios colegas. "A Ana Paula recebeu algumas reações contrárias por conta disso. Tudo bem que no caso dela foi uma novidade. Não existe algum fato concreto, mas você ouve uma coisa aqui e outra ali. Fora isso, ela acabou descuidando da parte física", acrescentou.

Para Maria Eliza, se alguma outra colega optasse por aparecer nua nas revistas masculinas, isso não iria interferir no trabalho dentro de campo. "Não acho que prejudica e cada um tem a sua linha de trabalho. Cada um faz o que quer. O negócio é democrático, cada um tem um pensamento diferente", avaliou a revelação da arbitragem.

Fonte: Felipe Munhoz/ UOL