“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 22 de abril de 2008

TRE/RN cassa mais dois vereadores por infidelidade partidária

Os vereadores Cícero Barboza de Lira, do município de Tenente Laurentino Cruz, e João Batista da Rocha, de Bento Fernandes, são respectivamente o 8º e o 9º políticos cassados no Rio Grande do Norte, na vigência da Resolução 22.610, de 30 de outubro de 2007, do Tribunal Superior Eleitoral. Os julgamentos foram realizados na sessão ordinária desta terça-feira (22), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). O relator das representações 2704 e 2708/2007, referentes a Cícero e a 2768/2007, relativa a João Batista, tiveram como relator o juiz Jarbas Bezerra. Cícero Barbosa interpôs a Representação 2704, tentando obter o reconhecimento da existência de Justa Causa para sua mudança do PMDB para o PSB. O TRE/RN, à unanimidade, não reconheceu o pedido do parlamentar. "Declaro a Perda do Cargo Eletivo e determino à Presidência da Câmara Municipal de Tenente Laurentino Cruz, que tome as providências para a posse do suplente próximo do PMDB, que deve ocorrer em no máximo dez dias", votou o juiz Jarbas Bezerra, sendo seguido pelos demais integrantes da Corte Eleitoral. No caso de João Batista, vereador de Bento Fernandes, ele e os suplentes Lindoberto Ferreira de Miranda, Luiz Fernandes de Lima, Herivelto Ferreira Gabriel e Geraldo Nicácio Nunes, foram alvos da Representação 2768, interposta pelo quinto suplente da coligação "União Vitoriosa" (PFL-PSB), que disputou o pleito de 2004 naquele município. Em seu voto, o juiz Jarbas Bezerra entendeu que o quinto suplente era parte legítima para representar contra os cinco, porque todos eles trocaram o PSB pelo Democratas (DEM). Para o relator, João Batista não provou ser vítima de grave discriminação e por isso, julgou a Representação Procedente. Não houve divergência na Corte. As duas cassações ocorreram em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

BREJINHO

O vereador José Paulo de Oliveira, eleito pelo PDT e que migrou para o PR, teve mantido seu mandato, porque o suplente Juvenal Ferreira de Lima interpôs a representação que pedia a decretação da perda de mandato do parlamentar somente em 14 de janeiro de 2008, ou seja 15 dias depois do prazo estipulado pela Resolução 22.610, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: TRE

Primos são presos por tentar estuprar menina de 14 anos

A equipe da polícia militar que estava de plantão na noite do último domingo realizou a prisão de dois homens acusados de tentar estuprar uma adolescente de 14 anos. Paulo Bosco de Brito, de 29 anos e Paulo de Brito Diniz, de 21 anos só não conseguiram consumar o ato porque populares viram quando eles levaram a menina para o matagal e acionaram a a polícia, que pegou os dois em flagrante. O crime aconteceu no sítio Salgado, zona rural de Cruzeta. Paulo Bosco e Brito, que são primos, foram encaminhados para a delegacia do município, onde ficarão detidos até decisão judicial.
Segundo a versão da vítima, ela havia acabado de chegar de São José do Seridó quando foi abordada pelos dois homens, em frente à igreja de Cruzeta, por volta das 21h40 do domingo. Ela pegou uma carona com conhecidos até o município e ficou em frente à igreja, de onde seguiria para casa. Paulo e Brito, que passavam para uma festa quando avistaram a adolescente, pararam, fizeram amizade com ela e a convidaram para um show em Acari. Ela aceitou o convite e seguiu com eles. Chegando às proximidades do sítio Salgado, eles entraram numa estrada carroçável e levaram a menina para o matagal, onde tentaram estuprá-la. Algumas pessoas que estavam próximo viram a ovimentação e acionaram os policiais. Paulo de Bosco e Paulo de Brito foram autuados em flagrante por estupro presumido porque não houve constatação de violência física e considerou-se apenas o fato de a vítima ser menor de 14 anos. Os dois estão presos na delegacia de Cruzeta à disposição da Justiça. A adolesente, depois de depor, foi entregue ao Conselho Tutelar.

DN Seridó

Padre abençoa clube de strip ao achar que era balé

Um padre ortodoxo abençoou um clube de striptease na Rússia após lhe contarem que o local era usado como escola de bailarinas, segundo o diário online Metro. Os representantes do local dizem que a clientela aumentou depois da intervenção do representante da Igreja. Padre Nickolai, que abençoou o Studio 74 em Chelyabinsk, oeste do país, afirma que ele não tinha idéia que estava em um clube de strip. Um representante do lugar afirma que a bênção deu "uma atmosfera inteiramente nova" e atraiu mais clientes ao clube.

Redação Terra

Jornalista é condenada a seis meses de prisão e dez chibatadas no Irã

A jornalista e militante feminista iraniana Nasrin Afzali foi condenada a seis meses de prisão e a dez chibatadas, informou na última segunda-feira (22) o jornal Etemad Melli. De acordo com seu advogado, Mohammad Mostaphaie, Afzali foi considerada culpada por "perturbar a ordem pública por ter participado de uma manifestação em março de 2007 em frente ao tribunal revolucionário de Teerã", que julgaria várias feministas. "Esta condenação foi pronunciada apesar de minha cliente ter afirmado que estava diante do tribunal revolucionário na qualidade de jornalista, para acompanhar o julgamento de cinco feministas que participaram de uma manifestação em junho de 2006", afirmou Mostaphaie. Ela também faz parte do Grupo de Consolidação da Unidade, uma organização estudantil reformista. As autoridades iranianas prenderam nos últimos meses várias militantes feministas; algumas delas continuam encarceradas.

Redação Portal IMPRENSA