“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

RN é o 7º estado do país com mais cheques devolvidos em 2007

O volume de cheques devolvidos fechou o ano em queda de 5,8%, segundo levantamento da Serasa divulgado nesta quarta-feira. A cada mil cheques compensados em 2007, em todo o país, foram devolvidos 19,5 por falta de fundos --ante 20,7 em 2006. O Rio Grande do Norte foi sétimo Estado do país que mais cheques devolvidos teve a cada mil compensados, com 42,2. De janeiro a dezembro do ano passado foram devolvidos 29,93 milhões de cheques no Brasil, dentre 1,53 bilhão de cheques compensados. Em relação a 2006, o número total de cheques compensados caiu 10,5% e o de cheques devolvidos por falta de fundos, 15,6%. Para os técnicos da Serasa, a queda das taxas de juros e o aumento da massa salarial e do emprego formal (com carteira assinada) atenuaram a inadimplência com cheques em 2007. "Esta queda maior na inadimplência com cheques, em relação ao volume compensado, reflete uma melhora na qualidade do crédito concedido via cheques (pré-datado). Este é um fato positivo para a utilização do cheque, que durante anos encabeçou a lista de inadimplência, e também para o próprio varejo, que o recebe", aponta a Serasa. Roraima foi o Estado que mais cheques devolvidos teve a cada mil compensados, com 93,7, seguido por Amapá (86,8), Maranhão, (62,6), Tocantins (58,7), Acre (56,6), Alagoas (49,9), Sergipe (44,4), Rio Grande do Norte (42,2), Pará (41,4) e Paraíba (41,3). Abaixo da média nacional, de 19,5 cheques devolvidos a cada mim, aparecem Rio (19,3), Rio Grande do Sul (18,8), Pernambuco (18,2), Minas Gerais (18), Santa Catarina (17,6), Paraná (17,3) e São Paulo (16), com o menor índice do país.

Dezembro

Em dezembro passado, a queda foi de 2,6%, com 18,7 cheques devolvidos a cada mil compensados em comparação com novembro --quando foram 19,2. No último mês de 2007 foram compensados 122,82 milhões de documentos, dos quais 2,30 milhões devolvidos duas vezes por insuficiência de fundos. Na comparação com dezembro de 2006, o índice de cheques devolvidos a cada mil compensados apresentou uma redução de 1,06%. Foram devolvidos 18,9 cheques a cada mil compensados em dezembro de 2006, sendo que o total de cheques compensados no mês ficou em 137,71 milhões e o de devolvidos, 2,60 milhões.

Com informações da Folha Online

Ex-campeã de windsurf morre em acidente de carro


Morreu na tarde da última terça-feira, em um acidente de carro no Estado de Minas Gerais, a ex-campeã de windsurf Dora Bria. A informação só foi divulgada nesta quarta.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Dora estava sozinha em uma caminhonete L200 com placa do Rio de Janeiro e bateu de frente com uma carreta de Diadema, São Paulo. A colisão foi no km 256 da BR 040, perto de São Gonçalo do Abaeté (MG).
Ainda de acordo com a PRF, o acidente aconteceu por volta das 17h50 (de Brasília) de terça-feira. Dora Bria morreu na hora. O motorista da carreta nada sofreu. O corpo da esportista foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Patos de Minas. Chovia bastante na hora do acidente. Dora não conseguiu controlar o seu carro, que rodou na pista e bateu na carreta. O enterro será realizado na quinta-feira, dia 24, no Cemitério do Caju, às 11h (de Brasília). Dora foi seis vezes campeã brasileira e tri sul-americana. Longe das ondas, ela posou nua para duas revistas masculinas. Primeiro em 1993, para a Playboy. Sete anos depois estampou as páginas da Sexy.

Conheça opções de cirurgia estética genital

A vergonha ainda é um empecilho para que as mulheres corram atrás de sua felicidade sexual. Insatisfeitas com suas partes íntimas, a auto-estima fica prejudicada, sem contar o relacionamento sexual. Segundo o cirurgião, plástico Murilo Caldeira, com 25 anos de experiência, a solução é mais simples do que se imagina e os ganhos físicos e psicológicos são enormes. Conheça os principais problemas e quais são as cirurgias para correção estética e funcional dos genitais femininos.
Hipertrofia dos grandes lábios
Característica: aumento exagerado nos grandes lábios com volume excessivo na roupa.
Correção: pequena lipoaspiração ou uma redução cirúrgica.
Flacidez dos grandes lábios
Característica: geralmente em pacientes depois dos 50 anos ou naquelas que emagreceram muito.
Correção: cirurgia com enxerto de gordura ou com implantes clínicos que são substâncias sintéticas.
Alargamento vaginal pós-parto normal
Característica: leva à diminuição do orgasmo vaginal e do atrito na penetração, prejudicando a relação e às vezes provocando ruídos no ato sexual.
Correção: cirurgia no períneo anterior que faz um estreitamento do canal e da entrada da vagina levando a uma melhora acentuada na relação sexual com aumento do atrito e do orgasmo vaginal. A recuperação é de 48 horas e permitem a volta às atividades sexuais em 45 dias.
Desvio dos lábios vaginais após parto normal com episeotomia
Característica: originária, muitas vezes, em razão de uma pequena cirurgia no perínio anterior para alargar a passagem do feto. Isso faz com que os lábios fiquem tortos ou com retrações e desvios.
Correção: cirurgicamente e permite a volta às atividades em dois dias.
Escurecimento dos lábios vaginais
Característica: pigmentação escura por ação dos hormônios ou após a gravidez.
Correção: uma pequena ressecção (ou retirada da mucosa), pela qual recupera-se a coloração dos lábios.
Aumento de gordura no monte de Vênus
Característica: provoca um volume exagerado dos púbis que pode ocorrer também após lipoaspiração ou após plástica de abdômen.
Correção: lipoaspiração com anestesia local, o que permite a volta às atividades em 24 horas.
Hipertrofia dos pequenos lábios vaginais
Característica: má-formação congênita, onde ocorre um aumento exagerado dos lábios. Dificulta a higiene e a relação sexual.
Correção: uma cirurgia chamada labioplastia, que não deixa cicatriz.

TRE definirá medidas para coibir propaganda irregular

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) realizará, após o carnaval, reunião com juízes e promotores eleitorais da capital para coibir a propaganda eleitoral antecipada. Esse tipo de propaganda será combatida pelas autoridades integrantes da Justiça Eleitoral, “incluindo ações subliminares, sub-reptícias e na internet”, informou ontem o TRE. É proibida a propaganda eleitoral antecipada para quem já detém mandato e tentará a reeleição e os novos postulantes a cargos eletivos, que estrearão nas eleições municipais deste ano. Propagandas como adesivos fixados em automóveis com nomes de candidatos são exemplos dessa prática. “A Justiça Eleitoral vai atuar contra quem quer que seja e que utilize qualquer tipo de mídia ou meio de comunicação com este objetivo antes do prazo legal”, destacou o presidente do TRE/RN, desembargador Cláudio Santos. Da reunião com juizes e promotores, devem participar além do presidente e do corregedor regional eleitoral, desembargador Expedito Ferreira de Souza, o procurador regional eleitoral, Edilson Alves de França.

Fonte: Tribuna do Norte

Oi conclui em fevereiro migração para minutos

A partir do dia 17 de fevereiro o serviço de telefonia fixa não será mais cobrado por pulsos no Rio Grande do Norte. A data, divulgada ontem pela OI Fixo (antiga Telemar), marca o fim da migração para o sistema de minutos, iniciada em julho do ano passado.
De acordo com informações da empresa, apenas 63 localidades (municípios e distritos) do RN ainda não tinham passado para o novo tipo de cobrança. Os clientes desses lugares receberão as primeiras contas computadas por minuto entre março e abril. Serão enviados três comunicados: o primeiro um mês antes da implantação, outro na data da migração e o terceiro na época do envio da primeira cobrança feita sobre minutos. Até que a migração seja implantada nessas localidades, a OI não cobrará as ligações locais que excederem a franquia mensal. Em 2007, cerca de 86% dos 315 mil clientes da OI no RN passaram a ser cobrados por minuto. Eles estavam nas 22 cidades onde a migração foi priorizada.

Planos

Esses usuários - assim como os que já estão no sistema de minutos - podem optar por um dos dois planos definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que são o Plano Básico de Minutos e o Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO), ambos ao preço de R$ 39,92. Quem não escolher, será incluso automaticamente no Básico, que é melhor para quem faz ligações rápidas, de até três minutos. A OI também oferece opções com outros serviços. Para mais informações, o cliente deve acessar o site www.oi.com.br ou ligar para 103 31. Vale lembrar que uma das vantagens inclusas no novo sistema é que o cliente pode solicitar uma conta detalhada, mostrando destino, dia e hora de suas ligações.

Fonte: Tribuna do Norte

Saúde envia 19,5 milhões de preservativos para prevenção no Carnaval

O Ministério da Saúde começou nesta terça-feira (22/01) o envio de 19,5 milhões de preservativos masculinos para todos os estados do Brasil e para o Distrito Federal (ver quantidades por estado em anexo). Trata-se da primeira distribuição do ano, destinada às ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da aids durante o carnaval. O quantitativo é 77% maior que o do ano passado, quando foram enviados 11 milhões de unidades para as ações do carnaval. A distribuição faz parte do primeiro lote de preservativos adquiridos na compra de 1 bilhão de unidades, finalizada em 2007. O valor unitário do produto firmado nessa licitação foi de R$ 0,06. Essa quantidade representa 25% de toda a produção mundial de preservativos e corresponde à maior compra já feita pelo governo brasileiro. Os preservativos deverão chegar a todos os estados e ao Distrito Federal até o início da próxima semana. As camisinhas serão entregues às Secretarias Estaduais de Saúde, que repassarão para as Secretarias Municipais de Saúde e organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de prevenção.

Pactuação

O número de preservativos enviados atende aos planos de necessidades elaborados por estados e municípios e acordado com o Ministério da Saúde. Além da compra feita pelo Governo Federal, as Coordenações Estaduais de DST e Aids também são responsáveis pela aquisição de preservativos. Os estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste arcam com 10% e os do Sul e Sudeste, com 20% do total estimado para cada estado. No caso dos municípios, a proporção é a mesma, só que em relação ao total comprado pelos estados.

UFRN faz seleção imediata

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte abriu as inscrições para o processo seletivo de professor substituto. São oferecidas 60 vagas imediatas em vários departamentos, além de cadastro reserva. Os interessados deverão se inscrever até hoje, nas Secretarias dos respectivos Departamentos, onde irão concorrer às vagas, nos horários de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Os candidatos deverão apresentar documento de identidade e uma cópia, comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, diploma de graduação e Curriculo documentado. O valor da inscrição é de R$ 13,00 reais que deverá ser depositado na conta da UFRN de número 170500-8, agência 4201-3 do Banco do Brasil. O comprovante de depósito também deve ser apresentado para efetuar a inscrição. O Processo Seletivo acontecerá do dia 28 de janeiro a primeiro de fevereiro e o resultado tem validade de 12 meses.
Vagas
Há uma vaga imediata para professor substituto nos seguintes departamentos: Fisiologia, Biologia - Ecologia e Zoologia, Microbiologia e Parasitologia, Química, Filosofia, Medicina Integrada, Odontologia (Campus de Natal), Odontologia (Campus de Santa Cruz), Saúde Coletiva (Campus de Santa Cruz), Agropecuária, Engenharia Elétrica, Ciências Exatas e Aplicadas (Campus de Caicó), Estudos Sociais e Educacionais (Campus de Caicó). Há duas vagas imediatas nos departamentos de: Morfologia, Matemática, História, Fisioterapia e de Medicina Clínica. Já nos departamentos de Ciências Contábeis e História e Geografia do RN (Campus de Caicó), há três vagas . No Departamento de Direito Privado são quatro vagas, enquanto no de Ciências Sociais e Humanas (Campus de Currais Novos) são seis. Por último, o Edital ainda abre processo seletivo para cadastro reserva no Departamento de Bioquímica.
Fonte: dnonline

PF desencadeia Operação Mula no Paraná; RN estava na rota dos traficantes

A Delegacia de Polícia Federal de Maringá/PR, com o apoio da Superintendência Regional do DPF no Estado do Paraná, desencadeou na manhã desta quarta-feira (23) a denominada "Operação Mula", objetivando desarticular grupos criminosos que se relacionavam entre si atuantes no tráfico internacional de drogas. As ações se realizam nas cidades paranaenses de Maringá, Paranavaí, Nova Londrina, Marilena e na cidade de Bauru/SP. As investigações iniciaram-se no ano passado, contando com o apoio da Justiça Federal e Ministério Público Federal em Maringá/PR. Durante as investigações foi possível obter informações e proceder ações que viabilizaram a prisão de 31 pessoas, apreensão de 14 veículos, vinculando também aos grupos criminosos as apreensões de 5,080 Kg de haxixe, 9.401,820 Kg de maconha e 29,010 Kg de cocaína. Segundo o apurado durante as investigações, os grupos criminosos eram responsáveis pela aquisição de entorpecentes no Paraguai, Bolívia e Colômbia, promovendo a distribuição da droga para pequenos traficantes nas cidades de Paranavaí, Nova Londrina, Maringá e outras cidades do interior do Estado do Paraná, bem como para outros municípios nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (23), estão sendo cumpridos 16 mandados de busca expedidos pela Justiça Federal de Maringá/PR nos Estados do Paraná e São Paulo, bem como foram decretadas 18 prisões temporárias. Cem Policiais Federais do Estado do Paraná e São Paulo estão empenhados na execução da operação.
Os presos responderão pela prática dos crimes previstos na Lei nº 11.343/2006, artigos 33 (importação, aquisição, remessa de drogas), 35 (associação de duas ou mais pessoas para o tráfico), 36 (financiamento e custeio de tráfico de drogas), 40, incisos I e V (internacionalidade e interestadualidade do tráfico de drogas), combinado com a Lei nº 9.034/95 (Crime Organizado), o que possibilitará a aplicação de penas superiores a 16 anos de prisão. Os grupos investigados possuem integrantes de alta periculosidade, reincidentes na prática de tráfico de drogas, bem como envolvidos na prática de homicídios e tentativa de homicídios. A partir das 11:00h, na Delegacia de Polícia Federal em Maringá/PR, será possível a realização de esclarecimentos pela Autoridade Policial responsável pela investigação. O mesmo ocorrerá a partir das 16:00h, ocasião em que será informado o resultado da operação.

Fonte: Comunicação Social - Departamento da Polícia Federal do PR/ dnonline

Reunião ministerial terá política como tema, avisa Lula

Com a participação de 37 ministros, começou a primeira reunião ministerial do ano. Ao abrir o encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não estará presente porque precisou ir ao dentista.
Lula avisou aos presentes que pretende discutir política em vez de administração. Segundo ele, o Programa de Aceleração do Crescimento não deve constar da pauta, já que ontem a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresentou o balanço do primeiro ano das ações, junto com um vídeo sobre o andamento das obras. “Gostaria de discutir mais sobre política do que sobre administração. Normalmente, fazemos reunião aqui e falamos sobre infra-estrutura, sobre política social. As exposições são sempre longas, porque é muito coisa e depois falta tempo”. O presidente também avisou que a exposição que Guido Mantega faria sobre a crise norte-americana ficará a cargo do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Depois dele, o chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, ministro José Múcio, fará uma exposição sobre as relações do governo com o Congresso Nacional. Depois de pedir aos expositores que que sejam breves em suas intervenções, Lula avisou aos presentes que pretende transformar a reunião em um cenário de debates. “Estou pensando em fazer uma discussão”. Lula acrescentou que depois dos ministros pretende falar, mas pouco. “Vou falar um pouco menos do que habitualmente, para que a gente possa então fazer o debate”. Como a sala está cheia de ministros, Lula comparou o ambiente ao da Santa Ceia. “Muitas vezes sentamos nesta mesa aqui e parece a Santa Ceia, mas depois passamos um ano sem conversar”. Além dos ministros, participam da reunião o vice-presidente José Alencar, e os líderes do governo no Senado, Romero Jucá, e na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana.


Tarso Genro volta a defender multas mais rígidas para infratores reincidentes

O ministro da Justiça, Tarso Genro, voltou a defender a aplicação de punições mais rígidas para infratores de trânsito reincidentes, como a fixação de multas de acordo com o valor do carro. “A pena tem que ser proporcional à gravidade do delito. E nada impede que a pena pecuniária seja também proporcional à capacidade de pagamento da pessoa que é apenada. Por isso não há nenhum impedimento que se faça uma relação com o veículo”, disse Genro. Ao comentar a medida provisória que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas estradas federais, assinada ontem (21) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Tarso anunciou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará uma “megaoperação” no feriado de carnaval para evitar que se repita o alto número de acidentes de trânsito registrados durante os feriados de Natal e Ano Novo. “Vamos colocar todos os efetivos possíveis da PRF, fazer ações exemplares, aumentar o número de veículos que serão parados pela fiscalização, aumentar o uso de aparelhos para mediação do grau de álcool que as pessoas eventualmente têm no sangue e vamos também reprimir duramente, através de multas, aqueles motoristas que cometerem algum tipo de infração”, disse o ministro. Genro afirmou que a MP que proíbe a venda de álcool nas estradas é um pequeno avanço, porém importante, já que tem finalidade educativa. “Ela se inscreve num conjunto de decisões, ações e propósitos que nós vamos desenvolver rapidamente em função dessa chacina que ocorreu no período de festas”, disse o ministro. Em relação ao endurecimento das penas para infratores de trânsito, Tarso disse que as propostas do grupo de trabalho, nomeado para estudar o aumento do rigor das penas por infrações de trânsito, seguirão o exemplo dos países mais desenvolvidos na área, como França, Itália, Espanha e Bélgica. “É o que as melhores legislações fazem, dar um sentido punitivo forte para a pena pecuniária, e isso não viola nenhuma norma constitucional porque a lei tem que ser aplicada de forma proporcional ao poder aquisitivo daquele que viola determinada norma”, afirmou. Para o ministro da Justiça, o Código de Trânsito brasileiro ainda não "caducou", mas está atrasado em relação à “tragédia” que o país vive. “Nós temos um sistema penal hoje que não tem a largueza para abranger determinados delitos, como os delitos de trânsito que adquiriram hoje uma dimensão extraordinária.”

Luz para Todos vai universalizar acesso à energia em 12 estados este ano, afirma Dilma

Ao apresentar o balanço de um ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de infra-estrutura social e urbana, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, informou que 12 estados irão concluir a universalização do acesso à energia elétrica por meio do Programa Luz para Todos em 2008. Segundo Dilma, cinco estados da Região Norte e o Piauí apresentam os maiores problemas para aumentar a cobertura. Os estados em que as concessionárias já firmaram o compromisso de concluir a universalização este ano são Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Piauí, são as unidades federativas com mais dificuldades para ampliar o acesso à energia elétrica. A demanda total nos seis estados é de 150.336 ligações elétricas, sendo que 50 mil são só no Piauí. De acordo com Dilma Rousseff, em oito estados a universalização não será concluída este ano porque será preciso fazer mais 1,2 milhão de ligações: Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pará e Acre. Ao fazer o balanço, a ministra admitiu que o Programa Luz para Todos tem alguns problemas, mas avaliou que, em geral, os resultados têm sido positivos. De acordo com levantamento do governo, 7,2 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa até 2007.

Carnaval não aumenta casos de DST, aponta estudo

As festas de carnaval não influenciam na incidência de doenças sexualmente transmissíveis (DST). A ocorrência das DST antes e depois do carnaval se mantém praticamente inalterada. A conclusão é de pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF), divulgada hoje (23). Segundo o estudo, a idéia da promiscuidade e do “forte apelo sexual” no período do carnaval pode ser um mito. “Os dados indicam que a relação entre a maior sexualidade e carnaval pode ser um grande mito, pois não há mais abortos, partos e DST na população”, diz o texto. Mesmo sem pesquisar um possível aumento do número de relações sexuais, a autora do estudo, a médica Wilma Arze, constatou que o pico de manifestação das três DST estudadas, comprovadas por meio de atendimento médico, não coincidiam com o período próximo ao carnaval. Segundo a pesquisa, nos cerca de 2,5 mil pacientes que procuraram pela primeira vez o serviço médico da UFF entre 1993 e 2005 com gonorréia, sífilis ou tricomoníase, as doenças apareceram entre os meses de junho e julho, e não entre março e abril, período seguinte ao carnaval. A pesquisa descontou o tempo de incubação das doenças. “Uma suposta maior contaminação no período do carnaval não gerou um maior número de consultas no setor de DST, não se confirmando a hipótese de que o carnaval geraria um maior número de contaminações”, diz a pesquisa de Wilma Arze. A médica mostra também que o pico de partos, tanto no estado do Rio quanto em Niterói, foi registrado em maio, mostrando que as mulheres engravidam em agosto do ano anterior e não em fevereiro. Ainda segunda a pesquisa, como não houve aumento da incidência das DST nem antes nem após o período do carnaval, constata-se que as pessoas correm o mesmo risco de pegar uma dessas doenças durante todo o ano. "Transar sem camisinha é o maior fator de risco", alerta Wilma Arze. Segundo ela, para que haja uma redução dos casos, campanhas de prevenção devem ser contínuas.

Agência Brasil

MP considera 'ilegal' escolha de Rei Momo magro na BA

A promotora de Justiça Helite Viana considerou "na contramão da moralidade e da legalidade" a eleição de Clarindo Silva, de 58 quilos, como Rei Momo de Salvador, ao justificar hoje a decisão do Ministério Público (MP) de pedir a anulação da escolha. O MP da Bahia entrou com ação na 5ª. Vara da Fazenda Pública para requerer uma liminar com o objetivo de retomar o concurso que estava programado e reserva o trono a candidatos obesos, como é tradição. O comerciante Clarindo Silva, de 58 kg, cujo título de Rei Momo foi considerado "na contramão da moralidade e da legalidade"
Clarindo Silva foi eleito com 60 quilos abaixo do peso estabelecido no regulamento. Ele foi indicado após um teste de avaliação de currículos, sob protesto dos adversários que vinham se submetendo a uma alimentação diária hipercalórica para chegar em "forma" ao concurso. A Federação dos Clubes Carnavalescos da Bahia é acusada de direcionar a escolha. Depois do depoimento da secretária da federação, Raimunda Boa Morte, os promotores concluíram que a indicação foi feita de forma "sorrateira". As direções da Federação dos Clubes Carnavalescos da Bahia e da Empresa Municipal de Turismo (Emtursa) alegam que a indicação de um rei momo esbelto representa a quebra de um paradigma e defendem a escolha de Clarindo.