“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Conselho de Educação aprova fim de disciplinas no ensino médio; cem escolas devem implantar

O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou nesta terça-feira (30), em Brasília, a proposta do MEC (Ministério da Educação) de apoiar currículos inovadores para o ensino médio. Pelo projeto, será possível lecionar os conteúdos de maneira interdisciplinar, sem que sejam divididos nas tradicionais disciplinas como história, matemática ou química. O aluno também terá condições de escolher parte de sua grade de estudos.

A partir de 2010, cerca de cem escolas deverão receber financiamento da pasta para implantar mudanças curriculares com o objetivo de tornar a etapa de estudos mais atraente.

"Esperamos que essa proposta seja acompanhada e avaliada e possa se tornar uma política universal", disse a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.

De acordo com ela, a intenção é que o programa seja estendido e que todas as escolas que oferecem ensino médio possam adotar as mudanças curriculares. "Nossa intenção não é ter escolas modelos, mas que todas possam oferecer ensino de mais qualidade", disse o coordenador-geral do ensino médio da Secretaria de Educação Básica, Carlos Artexes Simões.

Como funciona a ideia
Pela proposta, o ministério financiará projetos de escolas públicas que privilegiem, entre outras mudanças, um currículo interdisciplinar e flexível para o ensino médio.

A intenção é que a atual estrutura curricular - organizada em disciplinas - seja substituída pela organização dos conteúdos em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para que os conteúdos ensinados ganhem maior relação com o cotidiano e façam mais sentido para os alunos. Outra mudança a ser estimulada é a flexibilidade do currículo: 20% da grade curricular deve ser escolhida pelo estudante.

O texto prevê o aumento da carga horária mínima do ensino médio - de 2,4 mil horas anuais para 3 mil - além do foco na leitura, que deve passar por todos os campos do conhecimento. A proposta estimula experiências com a participação social dos alunos e o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de preparação para o mundo do trabalho.

Segundo Artexes, a partir das recomendações do CNE à proposta, o ministério terá condições de organizar o programa e apresentá-lo aos estados e ao Distrito Federal. "Nos próximos 40 dias, o ministério definirá o volume de recursos disponível para o programa e a forma de financiamento, se diretamente à escola ou se por meio de convênio com as secretarias estaduais", afirmou.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC

Brasil volta a liderar ranking da Fifa após título na África do Sul

A seleção brasileira reassumiu nesta quarta-feira a liderança do ranking da Fifa, após conquistar a Copa das Confederações, no último domingo, na África do Sul. O Brasil ganhou quatro colocações e alcançou a ponta pela primeira vez desde agosto de 2007.

O time de Dunga somou 384 pontos e desbancou a Espanha, que liderava desde a Eurocopa do ano passado. A seleção brasileira tem agora 1.672 pontos no ranking, contra 1.590 dos espanhois.

Na terceira posição está a Holanda, com 1.379 pontos, enquanto a Itália, atual campeã mundial, mas que não passou da primeira fase na Copa das Confederações, aparece em quarto, com 1.229. A quinta colocação ficou com a Alemanha, com 1.207 pontos.

A Inglaterra está em sétimo, com 1.135 pontos, enquanto a Argentina, que tropeçou recentemente pelas Eliminatórias e não disputou a Copa das Confederações, caiu uma posição e ficou apenas em oitavo, com 1.091.

Vice-campeã da Copa das Confederações, a seleção dos Estados Unidos ganhou duas posições e agora aparece em 12º lugar. Egito e África do Sul também melhoraram, e ocupam a 38ª e a 70ª posição, respectivamente.

É a sexta vez na história do ranking que o Brasil alcança a liderança da tabela. Há um mês, a seleção brasileira ocupava a quinta posição, atrás de Itália, Alemanha, Holanda e Espanha. A próxima atualização do ranking será divulgada no dia 5 de agosto.


TOP 10 DO RANKING DA FIFA

1. Brasil 1.672 ( +4)
2. Espanha 1.590 (-1)
3. Holanda 1.379 (-1)
4. Itália 1.229
5. Alemanha 1.207 (-2)
6. Rússia 1.161 (+3)
7. Inglaterra 1.135 (-1)
8. Argentina 1.091 (-1)
9. França 1.082 (+1)
10. Croácia 1.031 (-2)

Fonte: UOL