“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 21 de abril de 2008

Joel deixa o Fla para dirigir África do Sul

O Flamengo terá de procurar outro treinador após a decisão do Campeonato Estadual. O vice-presidente de futebol, Kléber Leite, anunciou nesta segunda-feira que o treinador rubro-negro vai mesmo deixar o Flamengo após o segundo jogo da final do Carioca (dia 4 de maio), contra o Botafogo, para dirigir a seleção africana. Segundo o dirigente, Joel argumentou que foi uma proposta financeira irrecusável e que o que vai ganhar em 30 meses de contrato ele ainda não ganhou em 30 anos de carreira.O Flamengo ainda não tem um nome para substituí-lo, mas já procura alternativas.
Fonte: O Dia

Campanha contra gripe quer 230 mil idosos no estado

Confirmando o histórico de grandes mobilizações no Brasil contra a gripe em idosos, este ano os estados e municípios contam com mais de 65,6 mil postos de vacinação para atender a todas as pessoas com 60 anos ou mais. A campanha de vacinação começa em 26 de abril e se estenderá até o dia 9 de maio, em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte a expectativa é vacinar 230 mil pessoas. Para o atendimento aos idosos, 240 mil pessoas, entre servidores e voluntários, estarão mobilizadas em todo o país. O transporte destas pessoas será garantido por 27 mil veículos, entre carros, embarcações e aeronaves, usadas em área de difícil acesso, comuns na Região Amazônica. Este ano, a meta do Ministério da Saúde, governos estaduais, municipais e do Distrito Federal é vacinar 80% das pessoas com 60 anos ou mais. O número é superior aos 70% estabelecidos todos os anos. Isso significa que, pelo menos, 14,5 milhões de idosos serão vacinados contra a gripe este ano.O aumento no percentual de cobertura de 70% para 80% se deve à grande adesão da população idosa brasileira à campanha. Em 2007, a vacinação atingiu 86,61% da população alvo. Em sua décima edição, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso traz o slogan "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se". Os objetivos da vacinação são reduzir os casos de gripe, as complicações decorrentes dessa doença e os óbitos entre os idosos.

Fonte: DN Online

Brasil vive 'homocausto', afirma presidente do Grupo Gay da Bahia

O Brasil é o campeão mundial de assassinatos de homossexuais. A constatação é do antropólogo e presidente do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott. Em entrevista à Rádio Nacional, ele disse que são mais de 100 casos por ano – o que, na média da organização, resulta em um homossexual ou travesti assassinado a cada três dias. Em 2007, foram 122. “Vivemos um verdadeiro 'homocausto". O México é o país com o segundo maior número de assassinatos anuais (35) seguido pelos Estados Unicos, que tem 25 casos, o que proporcionalmente à população significa muito menos. "Lá, são 100 milhões de habitantes a mais do que aqui", destaca Mott. Para ele, o Brasil precisa erradicar esse tipo de crime, sob pena de passar à história como o país mais homofóbico do mundo. De acordo com Mott, neste ano o Grupo Gay da Bahia contabilizou 49 casos de assassinatos de homossexuais até 14 de abril. Ele disse que só aumenta o número de travestis mortos. “Há uma tendência nova. Os travestis sempre representaram 25% a 30% dos casos de mortes. Neste ano, eles são metade dos casos. Como elas representam uma faixa de 30 mil habitantes brasileiros, então as chances de uma travesti morrer assassinada é 259 vezes maior do que um gay do sexo masculino”. Os dados da organização são coletados na internet e nos jornais. Por isso, o presidente do Grupo Gay acredita que os números podem ser ainda maiores. Segundo ele, “não existem estatísticas oficiais sobre assassinados gays”, o que revela descaso das autoridades com esse segmento da população. “É fundamental que o governo institua aulas de educação sexual em todos os níveis escolares para ensinar o respeito ao homossexual e ao travesti. Depois, que a polícia e a Justiça punam severamente quem mata homossexuais. Em terceiro lugar, é preciso que gays e lésbicas saiam do armário, assumam sua identidade e denunciem quando forem ameaçados”.

Agência Brasil

ANP pune mais de 1,5 mil de postos por venda de combustíveis fora do padrão

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou 4.612 ações de fiscalizações em postos de combustíveis de vários estados de janeiro até agora. Nesse período, a ANP emitiu 1.163 autos de infração, com 149 interdições e outras 240 autuações em razão da inconformidade do combustível comercializado. Na última fiscalização, na sexta-feira passada (18), ANP interditou o Carreteira Auto-Posto, localizado na Avenida Santa Cruz, em Realengo, na zona oeste do Rio. Segundo a agência reguladora, o estabelecimento estava vendendo gasolina fora das especificações e não apresentava condições adequadas de segurança. De acordo com a ANP, os agentes de fiscalização encontraram gasolina comum com adição de 48% de álcool anidro – percentual superior aos 25% autorizados pelo governo federal. Ao longo de 2007, a ANP realizou 24,6 mil ações de fiscalização em todo o país. No período, foram emitidos mais de 6 mil autos de infração em todo o Brasil. Em São Paulo, foram 1.887, e no Rio de Janeiro, 769. Ainda segundo informações publicadas no site da ANP, foram realizadas pelos agentes de fiscalização 931 interdições de estabelecimentos. Mais uma vez, São Paulo concentrou o maior número, com 334, seguido do Rio de Janeiro, com 139. Apesar das interdições, autuações e autos de infrações lavrados pela ANP, a agência informa que os resultados do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis – desenvolvido em parceria com universidades e institutos de pesquisa contratados – apontam melhora na conformidade do combustível comercializado no país. O percentual de gasolina fora das especificações caiu de 3,9% para 2,8%, entre 2006 e 2007; o do álcool de 3,8% para 3,1%; e o do diesel de 2,6% para 1,9% - sempre na mesma base de comparação. Dados da ANP indicam que, em 2001, os índices de combustíveis com problemas de qualidade chegavam a 9,2% na gasolina; 10,3% no álcool e 6,5% no diesel.

Agência Brasil

Dois são levados à delegacia após tumulto em frente à casa dos pais de Anna Carolina

Dois homens foram encaminhados à delegacia nesta segunda-feira após um tumulto em frente ao prédio onde moram os pais de Anna Carolina Jatobá, madrasta da menina Isabella Nardoni, em Guarulhos (Grande São Paulo). Os manifestantes tentaram invadir o edifício, de acordo com a polícia. Anna Carolina e o marido, Alexandre Nardoni, estão no imóvel desde sábado, após prestarem depoimento e serem indiciados pela morte da menina. As manifestações e tumultos têm sido constantes. A Polícia Militar informou que um carro da corporação faz a segurança do edifício. No entanto, hoje, o veículo deixou rapidamente o local.

Folha Online

Estado implantará programa de saúde masculina em maio

Um novo programa de cirurgias será lançado no próximo mês no Rio Grande do Norte. Desta vez, será dedicado exclusivamente aos homens potiguares. O Programa de Saúde Masculina será desenvolvido através de parceria do Governo do Estado, União e Municípios com a Sociedade Brasileira de Urologia, secção RN.

Estudante de 16 anos morre após se jogar da ponte Newton Navarro

Uma tragédia marcou o final de semana na Ponte Newton Navarro. Segundo a polícia, uma estudante adolescente de 16 anos jogou-se do alto da ponte Forte/Redinha e morreu na hora. O corpo foi encontrado na manhã de domingo. Segundo relatos de populares à polícia, a menina, que é natural de Mossoró, se aproximou do parapeito e atirou-se. O corpo não chegou sequer a cair no Rio Potengi. A adolescente foi encontrada próximo ao terminal rodoviário da Redinha com o corpo desfigurado. A polícia não sabe determinar o que teria feito a menina cometer o ato. Este foi o segundo relato de morte deste tipo na ponte desde que ela foi inaugurada, no dia 21 de novembro de 2007. Na ocasião, um homem havia se jogado e também morrido na hora. De acordo com especialistas, uma pessoa com 1,70m e pesando entre até 70 Kg, na queda o corpo percorre os 55 metros da ponte em apenas 3,3 segundos, a 100 quilometros por hora, gerando um impacto de 3,5 toneladas.

DN Online

Pílula antibarriga no Brasil

Quase um ano após ter sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o rimonabanto chega às farmácias do Rio esta semana. O rimonabanto, que será comercializado sob o nome de Acomplia, é mais conhecido como pílula antibarriga. Produzido pelo laboratório francês Sanofi-Aventis, o remédio promete combater a obesidade, melhorar o colesterol, reduzir os triglicerídeos e controlar a diabetes. A demora na comercialização do Acomplia deveu-se às negociações do preço. Segundo o laboratório, no máximo, o remédio custará R$ 225 para o consumidor. Até pouco tempo, pacientes do Rio chegavam a pagar R$ 400 por caixa importada com 28 comprimidos. É o caso da empresária Ana Cláudia Cosenza, 45 anos. Ela tomou o Acomplia por cinco meses e perdeu 7 kg. Com 1,62 m de altura, Ana Cláudia hoje ostenta 55 kg. “Eu pagava caro pela importação, mas não me arrependo. Após me submeter a todo tipo de dieta, cheguei ao peso que queria. Recuperei minha auto-estima. Desconfio até que rejuvenesci”, brinca. O Acomplia só poderá ser comprado em farmácias e drogarias mediante receita médica controlada. Apesar da promessa de encolher até 8 cm da cintura em menos de um ano, o Acomplia não pode ser usado por qualquer pessoa. É recomendado para pacientes com obesidade ou sobrepeso, associado a outros fatores de risco, como colesterol, diabetes ou hipertensão. Basta fazer o teste da fita métrica: a medida-limite é de 94 cm para homens e de 80 cm para mulheres. “O Acomplia não é indicado para quem tem a ilusão de que droga combate gordura localizada. Só atua na gordura abdominal ou barriga de chope — a mais perigosa. Não é recomendado para pacientes com histórico de depressão ou que tomem antidepressivos. Pode provocar náuseas, tonturas e enjôos”, alerta o endocrinologista Tércio Rocha.

30 PAÍSES

O Acomplia é comercializado em 30 países e, desde 2006, trata meio milhão de pacientes. Só não passou ainda pelo crivo da FDA. A agência de controle nos EUA decidiu observar mais. No Brasil, segundo a Anvisa, os resultados das pesquisas clínicas demonstraram que, obedecidas as indicações médicas, o remédio é seguro. “Normalmente, sintomas como ansiedade e depressão ocorrem em cerca de 9% dos pacientes. É importante que haja acompanhamento médico. Se for constatada alteração de humor, é possível mudar o remédio, alterar dosagem, intercalar dias ou suspender”, diz o endocrinologista Márcio Mancini.

Fonte: O Dia

Professor de João Pessoa inventa analisador de combustível

Um professor do Departamento de Química da Universidade Federal de João Pessoa (UFPB) decidiu terminar com a dúvida sobre a qualidade dos combustíveis. Por isso, ele inventou o “Analisador de gasolina”. O aparelho é capaz de medir se a gasolina está “batizada”, qual é o combustível que foi dissolvido e o percentual de contaminação. “Li uma notícia no jornal que falava sobre a adulteração. E pensei que não vai ter fiscal suficiente para controlar a qualidade dessa gasolina. Melhor seria que o próprio consumidor fizesse isso”, afirma o professor e inventor Mario Cesar Ugulino de Araújo. De acordo com Araújo, o aparelho foi projetado para ser implantado na bomba de gasolina, mas pode facilmente ser colocado no próprio automóvel. “Quando ocorre a adulteração de gasolina por álcool, solvente, querosene, acende uma luz vermelha e também aparece em um painel o nível de adulteração e o tipo de combustível. Se a gasolina estiver correta, acende a luz verde”, explica o professor. As estimativas de custo do produto são de R$ 1.000. “O aparelho usa componentes muito simples, que podem ser comprados facilmente no comércio. A importância desse projeto é que o consumidor ser o próprio fiscal do seu combustível”, diz.

G1