“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Identificação biométrica de eleitor é implantada em sete municípios do RN

O Tribunal Regional Eleitoral está implantando a identificação biométrica em sete municípios do Estado. O novo sistema consiste no reconhecimento do eleitor através de impressão digital. Com o objetivo de aumentar a segurança do processo eleitoral, evitando as fraudes, a leitura biométrica é uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral e vai ser introduzida em 3% do Brasil nas eleições 2010.

Os municípios do RN escolhidos como pioneiros dessa nova tecnologia são: Macau, Guamoré, Caraúbas, Alexandria, João Dias, Pilões e Pedro Avelino. Conforme Andréa Campos, diretora geral do TRE/RN, as cidades foram selecionadas porque, juntas, correspondem a 3% do eleitorado do Estado, percentual recomendado pelo TSE para a implantação do sistema biométrico, além de já terem sido denunciadas por fraudes.

As cidades selecionadas passaram por um recadastramento eleitoral, como forma de regularizar o percentual de eleitores, além da obtenção das impressões digitas e fotografias do eleitorado para compor o banco de dados do TRE. O armazenamento das novas informações será programado pelo Tribunal, que convocará os eleitores a participarem da revisão eleitoral em cada município, visto que o não comparecimento do eleitor o impedirá de votar nas próximas eleições.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Sarney determina abertura de processo administrativo contra Agaciel Maia

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou ao 1° secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), a abertura de processo administrativo disciplinar contra os ex-diretores da Casa Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi por prevaricação e improbidade administrativa. Agaciel foi diretor-geral do Senado e Zoghbi, diretor de Recursos Humanos.

No inicio da noite, Sarney mandou ofício a Heráclito encaminhando relatório da comissão de sindicância que investigou a existência de atos administrativos não divulgados, os chamados atos secretos, e determinando, na forma do Artigo 201 do Regulamento Administrativo, a abertura de processo administrativo disciplinar contra Agaciel e Zoghbi. Conforme os dados levantados pela comissão, os atos secretos somam 623.

A comissão de sindicância foi formada por três servidores do Senado, um do Tribunal de Contas da União e um da Procuradoria-Geral da República. Pelas regras do Senado, o servidor que responder a processo administrativo poderá ser punido com penas que vão da suspensão por até 90 dias até a demissão.

Sarney também encaminhou ofício à procuradora-geral da República em exercício, Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira, com cópia do relatório da comissão de sindicância com conclusões das investigações, para que a Procuradoria-Geral da República tome as providências que julgar cabíveis. Segundo a presidência do Senado, o material foi encaminhado à procuradoria porque houve indicação contra os ex-diretores da pratica de crime contra a administração pública (prevaricação).

Da Agência Brasil

Gugu deixa o SBT e deve estrear na Record em agosto

O apresentador Gugu Liberato e o SBT decidiram encerrar de maneira amigável o contrato de ambos, a cerca de nove meses de seu término. Em reunião ocorrida nesta segunda no Complexo Anhanguera, na qual participaram também Silvio Santos e Guilherme Stoliar, ficou acertado o fim do vínculo entre as partes. Com isso, Gugu não vai ao ar neste domingo e já está liberado para começar a trabalhar na Record.

As relações entre SBT e apresentador estavam cada vez mais tensas e cheias de acusações. Na semana passada, representantes de Gugu ameaçaram rescindir por considerarem que a emissora vinha quebrando cláusulas do contrato, conforme Ooops! adiantou. O SBT negou.

Em março, o SBT procurou Gugu e ofereceu renovação por quatro anos, mas, segundo Ooops! apurou, com valores inferiores aos atuais. Isso o fez descartar a proposta.

Mesmo após a proposta da Record, em maio, o SBT teve a garantia contratual de um prazo de cinco dias úteis para fazer uma contra oferta. Não fez. Após esse prazo é que Gugu assinou com a Record.

Casamento desfeito

Assim que o acordo com a Record foi divulgado, o SBT trocou o horário do "Domingo Legal" e proibiu um executivo próximo a Gugu de entrar no SBT. Começaram a vazar informações sobre novas retaliações, como a retirada do ar de um dos quadros mais populares do "Domingo Legal", o "Construindo um Sonho".

Gugu acusou o golpe. Mas, em comunicado oficial (um tanto "eufemístico", aliás), o SBT negou qualquer boicote e apontou a "imprensa" como responsável por uma suposta "vilanização" da emissora, e de ter transformado Gugu em vítima em todo esse imbroglio.

Na faixa das 12h às 16h, o "Domingo Legal" manteve a vice-liderança --que também tinha em horário nobre--, mas seu ibope caiu de uma média de 10 pontos em meses passados, para 7 pontos ontem. Também teve queda na receita publicitária com a mudança.

Gugu entrou no SBT aos 14 anos, como assistente de produção. Em 1982 ganhou o seu primeiro programa, o "Viva a Noite". Em 91, ganhou outra atração, o "Sabadão Sertanejo". Em janeiro de 93 veio seu terceiro e maior sucesso, o "Domingo Legal", que chegou a ser líder de ibope (derrotando a Globo) em vários domingos da década de 90. Foi dessa disputa que surgiu mais tarde a expressão "guerra do domingo na TV".

Fonte: Ricardo Feltrin
Colunista do UOL

JH 1a. Edição: Entrevista exclusiva com Fábio Faria publicada na edição desta segunda-feira

A entrevista foi concedida ao repórter Danilo Sá, editor interino de Política do JH 1a. Edição, na última quinta-feira. O deputado do PMN falou sobre suas expectativas para a realização da Copa do Mundo em Natal, sobre a transparência no legislativo e opinou a respeito do cenário político local.

Confira trecho da entrevista publicada na edição desta segunda-feira (6):

HÁ POUCOS DIAS, UMA PESQUISA ENCOMENDADA PELO DEM COLOCOU O DEPUTADO ROBINSON FARIA EM SEGUNDO LUGAR NAS PESQUISAS COM 15% DOS VOTOS. QUE ANÁLISE O SENHOR FAZ DO ATUAL CENÁRIO POLÍTICO POTIGUAR?

Existem cinco pré-candidatos. Nesse momento, as pessoas ainda não estão falando disso. Hoje, 80% da população não pensa em política, ou seja, discutimos isso num meio de 20%. É hora dos pré-candidatos colocarem a campanha nas ruas, e está sendo feito. A lição que o RN tem é que se for colocado um candidato escolhido dentro de um gabinete, de uma cúpula partidária, a população desaprova e não elege. Por isso que os pré-candidatos estão percorrendo o interior por inteiro. Os pré-candidatos também serão aqueles que o povo escolher. O povo diz quem quer que sejam os candidatos para analisar na campanha. Mas isso vai ser discutido para depois do carnaval. Agora, o momento é de percorrer, agregar apoios. O candidato será aquele com mais apoio popular, de partidos, que seja aliado de líderes.

O SENHOR ACREDITA QUE A BASE DA GOVERNADORA WILMA PERMANECERÁ UNIDA EM EM 2010?

Acho que tudo pode acontecer. Tanto isso como um terceiro grupo, formado por um grupo de partidos que achem que o nome escolhido não foi o mais aceitável. Mas as quatro pré-candidaturas podem ficar num lado só. Tudo depende também das eleições presidenciais. Se o PMDB vai indicar ou não o vice de Dilma. Agora, analisando pesquisas, é importante mostrar que o deputado Robinson Faria recebeu 3% dos votos como candidato a deputado, sendo votado apenas no Agreste. Se ele pulou de 3 para 15%, significa um grande crescimento. Existem muitos dados para serem analisados, todos os pré-candidatos podem virar o ano bem avaliados, agora vejo muito forte o crescimento do deputado Robinson pelo interior.

COM O APOIO POPULAR QUE O DEPUTADO ROBINSON JÁ TEM, AFINAL SÃO 15% DO ELEITORADO UM ANO ANTES DO PLEITO, HÁ CHANCES DELE DESISTIR DA DISPUTA?

Acho que se ele está com 15% hoje, significa que sua candidatura está crescendo. A expectativa é que termine o ano com mais que isso. Mas serão analisadas as pesquisas no começo de 2010. A candidatura a governador é o projeto de um grupo, de um sistema. O cabeça da chapa é responsável pelo grupo, então o mais bem avaliado, com mais chances de vitória, será o candidato. A pesquisa, apoios pelo interior, deputados, a população assimilar o nome, tudo será discutido.

O COMENTÁRIO NOS BASTIDORES POLÍTICOS É DE QUE A GOVERNADORA JÁ ESCOLHEU IBERÊ FERREIRA COMO SEU CANDIDATO. O SENHOR ACREDITA QUE ELE DEIXARÁ DE TENTAR A REELEIÇÃO, JÁ QUE ESTARÁ NO CARGO EM 2010?

O candidato do sistema não entrará numa eleição sem chance. Quem vai fazer essa análise é Iberê. Ele vai ter pesquisas na mão e vai avaliar a candidatura dele, sem colocar tudo a perder. Se ele achar que tem chances de vitória, será candidato. Mas o vice-governador tem os pés no chão. Nem o deputado Robinson, nem João Maia, nem o vice-governador serão candidatos por aventura. No momento de decisão, todos precisarão sentar numa mesa. Hoje todo mundo conversando com todo mundo.

UMA TERCEIRA CANDIDATURA SERIA VIÁVEL EM 2010?

A governadora Wilma de Faria se candidatou em 2002, contra Fernando Freire e Fernando Bezerra, porque viu nas pesquisas que a população não queria votar em nenhum dos dois. Então ela teve coragem, renunciou a prefeitura de Natal e foi eleita, porque a população queria um nome novo. Uma terceira via só pode surgir se as pesquisas pedirem isso. Não pode ser oriunda de uma discussão, de uma raiva. Só surge se existir apelo popular. As pesquisas hoje estão muito próximas da realidade. Então acredito que se existir um nome muito viável, pode existir uma terceira via.

QUAIS SEUS CANDIDATOS PARA O SENADO?

Eu sou um político de sistema, de grupo. Eu vou apoiar quem estiver conosco, independente se estiverem amigos do outro lado.


Fonte: Estella Dantas.
Jornalista

Licitação para Adutora do Seridó é iniciada

A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) iniciou nesta segunda-feira (06) o processo licitatório para a construção da Adutora do Seridó, no município de Acari. A abertura da licitação será no dia 06 de agosto. A obra é uma parceria entre os governos estadual e federal e terá um investimento da ordem de R$ 24 milhões, beneficiando uma população de 66 mil pessoas.

Para o vice-governador e secretário estadual dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, a construção da Adutora do Seridó será fundamental não apenas no aumento da oferta de água, mas principalmente na distribuição do recurso. “A construção dessa adutora vai solucionar os problemas de abastecimento dos municípios de Currais Novos e Acari, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população”, afirma.

De acordo com o vice-governador, o sistema Adutor do Seridó garantirá o abastecimento dos municípios de Acari e Currais Novos, além de quatro comunidades rurais: Gargalheiras, Bulhões, Barra Verde e Brejui. A obra terá 28 km de extensão e captará os recursos hídricos da Barragem Marechal Dutra, mais conhecida como Gargalheiras. A obra deverá ser iniciada ainda em 2009 e tem prazo de conclusão de um ano.

Seridó

Ainda na pasta do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, o Governo irá construir um aterro sanitário em Currais Novos e outro em Caicó, com o objetivo de tratar o lixo de mais de 30 municípios. Outra obra importante é a barragem de Oiticica, em Jucurutu, que vai dar sustentabilidade hídrica para toda a região. A Semarh também está construindo a terceira etapa da Adutora Serra de Santana, que levará água de boa qualidade para 10 comunidades rurais dos municípios de Santana do Matos e São Rafael.

Na área da infra-estrutura hídrica, o Governo irá construir poços e ampliar a rede de dessalinizadores no Seridó. Outra importante ação será a construção de 40 barragens subterrâneas na microbacia do Rio Cobra, em Parelhas, onde haverá ainda a recuperação de 20,12 km de mata ciliar, através do Programa Semi Árido Potiguar. O Governo vai recuperar ainda os 13 açudes na região com capacidade de armazenamento superior a 5 milhões de metros cúbicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Semarh

Cerca de 100 mil servidores estaduais terão mais facilidade para adquirir casa própria

Cerca de 100 mil servidores da administração pública estadual passam a contar a partir de agora com vantagens específicas para realizar o antigo sonho da casa própria. A governadora Wilma de Faria assinou na manhã desta segunda-feira (06), no Salão de Eventos da Governadoria, convênio com o Banco do Brasil para oferecer condições diferenciadas na concessão de crédito imobiliário.

"É importante que o servidor público estadual tenha orgulho da instituição na qual trabalha e por isso estamos dando mais um passo significativo no sentido de proporcionar benefícios que melhorem as condições de vida da categoria", afirmou a governadora Wilma de Faria. Segundo ela, a contrapartida esperada é a de o funcionário assuma o compromisso sempre desafiador de colaborar com a melhoria do serviço público.

O objetivo do convênio, na modalidade BB Crédito Imobiliário, para pessoa física, é possibilitar a compra de imóveis residenciais, novos ou usados, com período de carência de até seis meses. Durante esse período, o cliente pagará apenas os juros da operação, seguros e a tarifa de administração e manutenção do contrato. O prazo de financiamento pode ser de até 360 meses (30 anos). O banco financia até 80% do valor do imóvel, sendo que o valor mínimo do financiamento deve ser R$ 20 mil e o valor máximo financiado é de R$ 500 mil.

Segundo o superintendente estadual do BB, Otaviano Campos, as condições oferecidas neste convênio para que o servidor público estadual adquira sua casa própria são diferenciadas, representando, ainda de acordo com ele, importante conquista para a categoria. Com juros abaixo do cobrado no mercado (8,4%), a taxa fixada é única, até o valor máximo de R$ 500 mil, igualando essas condições para todos os servidores, sem distinção de cargo.

As parcelas serão debitadas mensalmente na conta corrente do cliente no Banco do Brasil. No caso de servidores legalmente casados ou em união estável é permitida a junção de renda. Quem já possui um imóvel também poderá utilizar o BB Crédito Imobiliário para aquisição de um segundo imóvel.

Ainda de acordo com o convênio, despesas decorrentes de compra de imóvel, como registro cartorário, imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI), tarifa de análise física da garantia e emissão de certidões cartorárias, também poderão ser financiadas, desde que não ultrapassem o percentual e o valor do imóvel. O cliente poderá, ainda, escolher um mês do ano para pular o pagamento da parcela de capital. Nesse mês, ele pagará apenas os seguros e a tarifa de administração e manutenção do contrato.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Assessoria

Chove forte no RN e mais seis estados, alerta Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira (06/07), áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva em Roraima, no norte-noroeste do Amazonas, no leste e litoral do Rio Grande do Norte, no litoral e leste da Paraíba e no litoral e leste de Pernambuco. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.


No fim da tarde e noite de hoje (06/07), áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, especialmente no sul, leste e centro do Rio Grande do Sul. Amanhã (07/07) e quarta-feira (08/07), o alerta é válido para todo o Estado de Santa Catarina, principalmente no centro-oeste e sul catarinense, e para o centro-norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Universidade Estadual da Paraíba abre seleção para professor substituto

A Universidade Estadual da Paraíba abriu nesta segunda-feira (6) inscrições para Processo Seletivo Simplificado para preencher duas vagas de professor substituto no Campus de João Pessoa.

Uma das vagas oferecidas é para a área de Fisiologia e outra é para a área de Ecologia e Conservação. Os requisitos básicos para o candidato é ser graduado (licenciatura ou bacharelado) em Biologia ou áreas afins e possuir mestrado ou doutorado em Fisiologia ou áreas afins (para os que concorrerem à vaga de professor de Fisiologia Animal Comparada), e Ecologia ou áreas afins (para a vaga de professor de Ecologia Terrestre, Ecologia Aquática e Biologia da Conservação).

As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 8, na Secretaria do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas no Campus V, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá, em João Pessoa, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A seleção constará de prova didática e exame de títulos. O sorteio do tema da prova didática acontecerá no dia 13 de julho, às 8h. Já o sorteio da ordem de apresentação será realizado na presença de todos os candidatos no dia 14, também às 8h. A prova didática acontecerá imediatamente após o sorteio.

Serviço:

Os documentos exigidos são: cópia da identidade e do CPF; Curriculum Vitae, acompanhado de cópia da documentação comprobatória dos títulos acadêmicos referentes à graduação e/ou pós-graduação, da produção Científica e experiência profissional; Requerimento de inscrição devidamente preenchido. Outras informações: (83) 3238-9236.

Do JORNALONORTE.COM.BR

Policiais do RN são capacitados para uso de pistola não letal

Cerca de 400 policiais civis e militares do Rio Grande do Norte fizeram um curso de capacitação para utilizar a pistola não letal Taser M-26, uma nova arma de combate ao crime muito usada no exterior.

Os policiais foram capacitados por 10 instrutores da polícia que foram formados em treinamentos específicos em Brasília pela Academia da Polícia Militar e pela Academia da Polícia Federal.

As pistolas Taser foram distribuídas em companhias e batalhões de polícia na capital e no interior. As pistolas foram compradas pelo Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

As Taser lançam dois dardos com alcance superior a 10 metros. Os dardos interrompem a comunicação do cérebro com o corpo e imobiliza a pessoa atingida até o policial efetuar a prisão. As pistolas registram também dados quanto a data e o horário de uso.

As pistolas possuem ainda uma mira a laser para permitir uma maior precisão na hora do tiro, além de inibir o suspeito.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Reforma eleitoral começa a ser votada nesta semana

Começa a ser votada nesta semana a reforma eleitoral. A proposta tramita em regime de urgência e estabelece regras de campanha que já devem começar a valer nas eleições do ano que vem.

A proposta libera a campanha na internet, regulamenta a pré-campanha e legaliza reuniões em recintos fechados, entrevistas jornalísticas e as prévias eleitorais.

O projeto também estabelece espaço de quatro metros quadrados para propaganda visual dos candidatos, proíbe a comercialização de espaços privados para propaganda, limita a dez o número de anúncios do candidato por veículo de comunicação no período e libera cavaletes móveis com até quatro metros quadrados para uso das 6h às 22h.

Se for aprovado, o projeto também vai estabelecer mudanças na hora de votar, quando o eleitor deverá apresentar um documento de identidade com foto junto com o título e no voto eletrônico, que passará a ser também impresso.

Da Agência Brasil

Assassinato da adolescente Eloá deixou a família desestruturada

Todas as vezes que vai à cozinha, a dona de casa Ana Cristina Pimentel, 42 anos, sente um aperto. Estão estampadas na porta da geladeira três marcas de balas de uma tragédia de consequências dolorosas. Ela é mãe de Eloá Pimentel, 15 anos, morta com um tiro na cabeça em outubro do ano passado depois de passar 100 horas sequestrada pelo ex-namorado Lindemberg Alves, 23 anos. Ana Cristina reclama que, além de perder a filha, o marido, Everaldo Pereira dos Santos, fugiu para não ser preso. Ele é procurado pela Polícia Civil de Alagoas. Sem a ajuda financeira do marido, a família de Eloá está na miséria.

Na época em que Eloá foi sequestrada, Everaldo morava com a família, usava o nome de Aldo e trabalhava como segurança particular. Ex-policial, recebia pensão da PM de Alagoas e da Associação de Cabos e Soldados de Maceió. Ana trabalhava numa creche e a renda familiar chegava a R$ 2,5 mil. Os dois irmãos de Eloá, um de 22 anos e outro de 14, também sofrem com a tragédia. “Fui afastada do trabalho porque não tenho condições de sair de casa todos os dias.” Contas de luz e telefone estão atrasadas.

No dia em que o Correio visitou Ana Cristina, em Santo André, o almoço estava prestes a ser servido. Na mesa, um ovo frito para cada e arroz. “Na época em que minha filha estava viva, sempre tinha carne.” Ela vive de R$ 265 que recebe de pensão por invalidez do INSS e da ajuda do filho, que é militar, e ganha um salário mínimo. “Antes, eu passeava no shopping, meus filhos faziam cursos de informática e inglês. Hoje, a diversão é assistir televisão.”

Solidariedade
Ana Cristina recebe solidariedade de vizinhos e amigos. Recentemente, foi convidada a ir a Belém (PA) conhecer Maria Augusta dos Anjos, 49, receptora do coração da filha. “Fiquei triste ao saber que a família está passando necessidade”, conta Maria Augusta. Para a viagem, Ana recebeu R$ 500 de uma ONG que incentiva doação de órgãos. Por causa de problemas psicológicos, ela usa dois medicamentos controlados doados pelo governo: sertralina(!) e clonazapam.

Ana diz ainda que é graças à droga que ela consegue dormir e sonhar com a filha. “No Dia das Mães, sonhei que estava numa praça com ela. A gente ria e se abraçava. Aí descia uma nuvem e ela sumia na névoa”, relata. Para tentar superar as dificuldades de hoje, ela faz sessão com um analista pago por programas sociais.

Depois que Eloá foi sepultada, o governo de São Paulo resolveu trocar o apartamento em que eles viviam na periferia de Santo André por uma casa de cinco cômodos. Na mudança, boa parte dos móveis ficaram para trás. Alguns, destruídos pela ação policial. O sofá, com manchas de sangue foi doado. “Sugeriram mandar lavar, mas me recusei.”

A geladeira é o único eletrodoméstico de valor que pôde ser aproveitado. Guarda as marcas de balas. “Quando olho, meu coração dói por lembrar daquele dia. Comprar outra é sonho. Queria pelo menos poder mandar para oficina para apagarem essas marcas.”

Do CorreioBraziliense.com.br

Fãs dizem ter visto fantasma de Jackson durante matéria de TV em Neverland

Os fãs do cantor Michael Jackson encheram o site da rede norte-americana de TV CNN, dizendo ter visto um vulto estranho em uma reportagem exibida pela emissora na última quinta-feira, mostrando, ao vivo, o interior do rancho Neverland, onde o astro viveu por mais de uma década.

Segundo os fãs, seria o fantasma de Michael Jackson. Foi dito que a figura teria cruzado rapidamente o corredor da esquerda para a direita, desaparecendo em seguida, apesar de ninguém, inclusive seu irmão Jermaine, ter notado a sombra na ocasião.

Jackson morreu em 25 de junho, em decorrência de uma parada cardíaca. O funeral do cantor será nesta terça, 7, em Los Angeles.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com Ego

OMS registra 429 mortes por gripe suína em todo o mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (6) que chega a 94.512 o número de casos confirmados de influenza A (H1N1) – gripe suína. Ao todo, 429 pessoas morreram vítimas da doença, que já atingiu 135 países.

Foram confirmados 4.591 novos casos desde a última sexta-feira (3), quando havia 89.921 ocorrências. O maior número de pessoas infectadas está nos Estados Unidos (33.902), no México (10.262), no Canadá (7.983), no Reino Unido (7.447) e no Chile (7.376).

A Argentina registrou o maior número de novos casos (898), segundo o boletim, e os Estados Unidos permanecem com o maior número de mortes – 170.

No Brasil, o Ministério da Saúde registrou ontem (5) 73 novos casos de gripe suína – 885 no total. As maiores incidências estão em São Paulo (399), no Rio Grande do Sul (104), no Rio de Janeiro (91) e em Minas Gerais (90).

Fonte: Agência Brasil

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 8 milhões na quarta-feira

A Mega-Sena pode pagar na próxima quarta-feira (8) um prêmio de R$ 8 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas do concurso 1.089. A estimativa é da Caixa Econômico Federal.

O último concurso, sorteado no sábado (4), não teve ganhadores na faixa principal, e o prêmio acumulou. Os números sorteados foram 06 - 24 - 31 - 35 - 42 - 57.

Ao todo, 78 bilhetes acertaram a quina e vão levar, cada um, R$ 19.245,30. Já a quadra saiu para 5.886 bilhetes e vai pagar R$ 364,33 para cada apostador.

As apostas para o próximo sorteio podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quarta. A aposta mínima --de seis números-- custa R$ 1,75.

Desde a criação da loteria, o maior prêmio saiu em 1999, quando um apostador de Salvador ganhou R$ 64,9 milhões.

Fonte: Folha Online