“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

FRASE

" Aprendi o silêncio com os faladores; a tolerância com os intolerantes; a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores".

(Gibran)

Surto de dengue no RN preocupa Secretaria de Saúde

No Rio Grande do Norte, já são 14 os casos de dengue hemorrágica confirmados este ano. Nesse mesmo período, foram notificados 83 casos e três crianças morreram com suspeita da doença. Além disso, já foram notificados 1.041 casos da dengue clássica. As estatísticas estão preocupando a Secretaria Estadual de Saúde. “Podemos considerar que estamos com um surto de dengue no Estado. Diversos fatores estão favorecendo a proliferação do mosquito, entre eles, a falta de cuidados da população, o período de chuvas e o aumento da temperatura”, explicou a subcoordenadora do setor de vigilância epidemiológica da Sesap, Maria Sueli Pereira. Dados do Ministério da Saúde apontam que o Rio Grande do Norte é o terceiro Estado em número de casos no Brasil e o primeiro na região Nordeste. Natal e São Miguel (na região alto-oeste) são os municípios que estão preocupando a Sesap. Na capital, foram notificados 214 casos da doença na forma clássica. Uma outra preocupação da secretaria é com relação a faixa etária que a doença está atingindo, a maioria dos casos está sendo registrados em crianças e adolescentes com até 15 anos. Os três casos de óbitos eram crianças entre seis meses e cinco anos de idade.

TN Online

Aposentada de 84 anos é estuprada em São Tomé

Um crime chocou os moradores da cidade de São Tomé, distante 101 Km de Natal, na noite do sábado passado. A aposentada Maria Rosa da Paz, 84, foi estuprada em sua casa por Francisco José da Silva, o ``Chico de Adinha''. Segundo informações do sargento Saulo de Tarso, que é delegado daquela cidade, o crime foi praticado por volta das 22h quando a vítima estava sozinha em sua casa. ``Ele foi até a casa dessa senhora e pediu um pacote de pipoca. Depois pediu outro. Foi nessa hora que ele a agarrou e empurrou para dentro de casa'', narrou. Dentro da casa, de acordo com o delegado, o acusado continuou agarrando a vítima em pé enquanto tirava sua roupa. ``Ela pediu que ele não fizesse aquilo, mas o acusado a empurrava até a cama da filha dela'', declarou. ``Ele a estuprou naquele local tanto é que foram encontradas manchas de sangue'', completou. O delegado disse que também foram encontradas manchas de sangue no banheiro da casa onde o acusado foi se limpar após a prática do estupro. ``Como ela ficou ensanguentada, ele saiu da casa e foi a chamar a filha dela para dizer que a senhora estava sangrando muito para assim poder se livrar da acusação'', afirmou.
``Chico de Adinha'' foi para sua casa enquanto a aposentada era socorrida e levada ao hospital da cidade. ``Após recobrar a consciência, ela disse que tinha sido estuprada pelo acusado'', disse. De imediato, a polícia foi acionada e o prendeu. Além disso, o boné usado por ele foi encontrado na casa da vítima. O acusado foi levado à delegacia da cidade onde foi autuado em flagrante por estupro. ``Temos informações que ele já responde por uma tentativa de homicídio'', informou o sargento. Indagado se a população tentou linchá-lo pelo crime, o delegado disse que todos foram pegos de surpresa. Contudo, na delegacia, os presos tentaram seviciá-lo, mas foram impedidos com a transferência do acusado para uma cela sozinho.``Na cidade, ele agora é conhecido como `monstro do Maruim', em referência ao bairro onde morava em São Tomé'', informou. O sargento Saulo de Tarso informou que o acusado está detido na delegacia de São Tomé e a aposentada está sob cuidados médicos e da família também na cidade.

Fonte: dnonline

Tarso admite mudanças na MP que proíbe bebidas

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que a Medida Provisória que proíbe a venda de bebidas nos estabelecimentos comerciais que funcionam na margem das rodovias federais deve sofrer ajustes. Segundo ele, isso foi percebido durante a Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando 855 comerciantes foram autuados por infringir a lei que está em vigor desde o dia 1º. Tarso disse que essas mudanças terão que ser feitas em negociação com o Congresso Nacional, mas sem modificar o espírito da lei. "O espírito da lei é impedir que os motoristas bebam nas estradas e tenham facilidade para adquirir bebidas." "Compreendo o direito e a preocupação dos comerciantes. Mas, estão em jogo dois valores: o direito livre de comerciar e as vidas humanas. Temos que ficar com um desses valores. O Ministério da Justiça fica com o segundo", disse Tarso. Contudo, o ministro evitou apontar os ajustes que ele considera necessários. Disse que primeiro é preciso analisar todas as autuações feitas e separar os casos. O diretor-geral da PRF, Hélio Derenne, também disse que a MP deve sofrer ajustes. "Esse aprimoramento da norma nós encontraremos. Temos condições de aprimorar", comentou.

Contratações disparam na Petrobras

O quadro de pessoal da Petrobras cresceu 4,7% entre 2006 e 2007, somente onsiderando os empregados próprios. Também houve aumento de 30,1% do pessoal terceirizado. A estatal petrolífera acabou de anunciar mais um concurso, em que deve contratar 989 técnicos de nível médio. A Petrobras já tem um contingente de 50,2 mil funcionários, além de outros 190 mil terceirizados. Mariangela Mundim, gerente de Planejamento de Recursos Humanos, justifica as contratações devido ao crescente volume de investimentos, além da internacionalização da companhia. A gerente de Recursos Humanos também afirma que a Petrobras ainda terá a necessidade de contratar nos próximos anos para fazer frente ao crescimento dos negócios. A estatal estima empregar diretamente 65 mil funcionários em 2015. "Estamos fazendo uma reposição paulatina, gradual e planejada", afirma ela. Se a projeção se confirmar, a Petrobras vai repor o quadro que tinha em 1989: 60 mil empregados.

Correios reabrem nesta quinta inscrições para 2.590 vagas de aprendizes

Recomeçam nesta quinta-feira (7) as inscrições para o preenchimento de 2.590 vagas de aprendizes, que se tornarão auxiliares administrativos nos Correios. O programa se chama Programa Adolescente Aprendiz. As oportunidades são em todos os estados e no Distrito Federal. O contrato terá duração de dois anos. Segundo o edital, a remuneração oferecida é de salário-mínimo/hora, com jornada de 20 horas semanais. No mês com 30 dias, a remuneração fica em R$ 172, e com 31 dias, em R$ 178,48, além de benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e direito a atendimento médico-odontológico ambulatorial. Os candidatos podem se inscrever nos dias 7 e 8 de fevereiro e de 11 a 13 de fevereiro, nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) listadas no edital. O horário de atendimento das escolas do Senai é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os candidatos que tiveram suas inscrições efetivadas no período de 3 a 7 de dezembro, de acordo com os critérios de edital publicado na época, não deverão se inscrever novamente. O candidato somente poderá realizar a inscrição no estado onde reside, devendo formalizar a opção de localidade onde há vaga. Só será aceita uma única inscrição. Para se inscrever, o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar o original do documento de identidade (RG ou certidão de nascimento). Os candidatos devem ter entre 14 e 18 anos. Além disso, deve apresentar declaração original que comprove estar matriculado e freqüentando escola, ou, caso já tenha concluído o ensino fundamental, deverá apresentar o original do certificado/diploma de conclusão. As provas escritas serão objetivas e de múltipla escolha, com 60 questões de língua portuguesa, matemática e ciências, sendo 20 para cada disciplina. A data da prova será divulgada no site dos Correios (www.correios.com.br).

Fonte: G1

PM acusado de matar estudante em Macau pode ser expulso

O Policial Militar Ednaldo Manoel do Nascimento, lotado no Hospital da Polícia Militar, pode ser expulso da corporação. Pelo menos foi o que adiantou o comandante do policiamento do estado, Coronel Marcondes Pinheiro em entrevista a um TV local na noite de ontem (06). Ednaldo foi preso em flagrante na manhã da quarta-feira (06) após se envolver em uma confusão em Macau. Ele disparou três tiros contra dois rapazes e acabou acertando a cabeça da estudante Cíntia Luciana Reis de Queiróz, de 13 anos, que nada tinha a ver com a confusão. A menina morreu minutos depois no hospital da cidade. O soldado da PM foi atuado em flagrante por homicídio doloso, com intenção de matar, e poderá pegar até 30 anos de prisão. O comandante Marcondes Pinheiro afirmou que o a Polícia irá abrir paralemamente ao processo de justiça um processo administrativo. Os atos de Ednaldo, que está na PM desde 1999, serão analisados não só durante a ação de hoje que culminou na morte da estudante como também ao longo dos anos. "Dependendo da decisão do Conselho ele poderá pegar desde uma repreensão até a exclusão dos quadros da PM", disse Marcondes. O corpo da estudantante está sendo velado no centro de Velório São Francisco no Alecrim desde ontem (06) e o enterro será nesta quinta, às 9h, no cemitério do Bom Pastor.

Fonte: DN Online

Primeira fase do exame da Ordem aprova apenas 32,3% no RN

A OAB-RN (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou no último dia primeiro de fevereiro a lista dos 287 candidatos aprovados para a segunda fase do Exame da Ordem. O número representa apenas 32,3% dos 888 bacharéis inscritos no Rio Grande do Norte que realizaram a primeira etapa da prova. Segundo o site oficial do órgão no estado (www.oab-rn.gov.br), o prazo para recurso foi até ontem (06). As provas da primeira etapa foram realizadas no estado no dia 20 de janeiro nas cidades de Caicó, Natal e Mossoró e foi composta por 100 questões de múltipla escolha. A segunda fase do exame, prova prático-profissional e cinco questões práticas, será realizada em 09 de março. Os novos bacharéis dependem da aprovação para exercer a advocacia. Um bacharel pode seguir carreira pública na magistratura, na promotoria, tornar-se professor do ensino superior ou delegado. Aqueles que são aprovados no exame de Ordem dos Advogados podem advogar em seu próprio escritório e trabalhar na procuradoria, por exemplo. O exame foi instituído em 1963 para testar o conhecimento dos bacharéis e permitir aos mais preparados o acesso ao mercado de trabalho.

Fonte: DN Online

Número de mortes nas rodovias federais do RN tem redução de 30%

A Polícia Rodoviária federal do Rio Grande do Norte está comemorando os números da Operação Carnaval, desencadeada desde sexta-feira até a quarta-feira passada, nas sete rodovias federais do estado. Houve redução no número de acidentes, de feridos e principalmente de mortos. "Este resultado é fruto do empenho da PRF durante os dias de Carnaval e a forte fiscalização imposta nas rodovias mais movimentadas do estado, o que inibiu os motoristas", disse o inspetor Roberto Cabral. Foram aplicadas cerca de 2000 multas por excesso de velocidade e ao todo 3.400 multas por qualquer tipo de infração de trânsito cometida pelos condutores. O número mais comemorado pela PRF foi com relação ao número de mortes. No ano passado, no período Carnavalesco foram registradas dez mortes. Este ano, o número foi reduzido em 30%. Nos seis dias da operação, a PRF registrou sete mortos. Com relação ao número de acidentes, este ano aconteceu um a menos que em 2007, 61 contra 62. No último dia da operação, ontem, quarta-feira de cinzas, a PRF registrou oito acidentes e uma morte. O ciclista Pedro Francisco dos Santos, de 40 anos, morreu após uma colisão entre sua bicicleta e um veículo, às 7h10, na BR-101 sul, no município de Canguaretama.

Outras Mortes

Na segunda-feira (04) por volta das 19h, o motociclista Josen da Costa Maciel, de 35 anos, morreu após uma colisão frontal entre sua Honda Pop de placas MYP 5066 e uma Kombi de placas MXW 4007 na BR-101 Km 156, próximo a Canguaretama. Já nas primeiras horas da manhã desta terça (05), por volta das 6h, o ciclista identificado até o momento pela PRF apenas como José Maria, de 59 anos, foi atropelado na BR-101 Sul, no Km 122,5, entre Parnamirim e São José de Mipibu. O motorista evadiu-se do local. No final da tarde, um acidente na BR-304, entre as cidades de Macaíba e Santa Maria, vitimou por atrapelamento o aposentado Manuel Irineu da Silva, 79 anos. As outras mortes ocorreram na BR-304, em Mossoró e Lajes. Na madrugada do sábado no Km 194,9 da rodovia, em Lajes, Francisco Gilliard de Melo, 30 anos, e Jarenilson Domingos, 19 anos, morreram logo após colidirem a moto Honda de placa MYY-8358 em que vinham com um ônibus. Em Mossoró, o ciclista Osmar Bolda, 68 anos, morreu após ser atropelado por um caminhão de placas MNK-6417/PB.

Fonte: DN Online

CPI sobre cartão corporativo já foi solicitada, diz secretária-geral do Senado

O requerimento para criação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar gastos com cartão corporativo e outras despesas administrativas do governo nos últimos dez anos já foi protocolado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) junto à Mesa Diretora da Casa, informou a secretária-geral Cláudia Lira. Segundo ela, o requerimento contém 31 assinaturas. São necessárias 27 para se criar uma CPI, número que corresponde a um terço dos senadores. O requerimento contém o seguinte objetivo: "Apurar eventuais irregularidades na utilização de suprimento de fundos por meio de adiantamentos, de contas bancárias destinadas a sua movimentação e dos denominados cartões de pagamento [corporativos] no período de janeiro de 1998 até a presente data". Segundo Cláudia Lira, uma vez conferidas as assinaturas, o procedimetno que será realizado ainda hoje (6) é analisar o objetivo do requerimento para verificar se há fato determinado a ser apurado. Ela acrescentou que é "de praxe" o presidente do Senado submeter aos líderes partidários o requerimento de criação de uma CPI antes de instalá-la. Em entrevista, o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), afirmou que quer instalar "de imediato" a CPI. Ele disse que a considera "muito saudável" e que o governo cumpre seu papel ao requerer uma investigação nos gastos.

Agência Brasil

AGU derruba 12 liminares que liberavam bebidas alcoólicas nas estradas

A Advocacia-Geral da União (PGU) informou que derrubou na Justiça 12 liminares contra a Medida Provisória 415, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes situados nas estradas brasileiras. A liminares, que suspendiam a validade da MP, liberando a comercialização e impedindo a aplicação de multa pela Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização da proibição nas rodovias, tinham sido concedidas por juízes federais à pedido de sindicatos e estabelecimentos do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul, que discordam da medida. Entre as justificativas, as liminares apresentavam o argumento de que a medida seria inconstitucional por ferir valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, além de restringir à liberdade dos moradores em adquirir as bebidas em locais próximos às suas residências. De acordo com a AGU, outras dez liminares ainda estão em vigor nos estados de Pernambuco, da Paraíba, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, mas o órgão,vai recorrer de todas elas. No primeiro recurso à Justiça contra a ação coletiva proposta pelo Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Brasília, na sexta-feira (1), a AGU argumentou que leis proibindo a venda de bebidas alcoólicas à beira de estradas já foram consideradas constitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Foi o caso de uma lei estadual paulista de 1985 que condicionava o acesso de estabelecimentos comerciais à rodovias do estado à obrigatoriedade de não vender bebidas alcoólicas. Mesmo questionada, a lei foi mantida porque, segundo a Justiça, a proibição visava diminuir os acidentes nas estradas e a Constituição valoriza em sua escala, em primeiro lugar a vida, para depois garantir a propriedade. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o número de liminares concedidas pelas representações da Justiça Federal em vários estados desde a última quinta-feira, véspera da data em que a lei passou a vigorar, já chega a 32. Segundo a AGU, o órgão pode ainda não ter sido notificado sobre todas elas o que explicaria a diferença no número total de ações contabilizado pelas duas instituições. Além das liminares concedidas pelas instâncias da Justiça Federal nos estados, quatro mandados de segurança contra a MP também foram impetrados STF, em Brasília. Três deles deram entrada na semana passada e o quarto foi protocolado hoje. Todos são de estabelecimentos localizados no Distrito Federal. Até a noite de hoje nenhum deles tinham sido julgado.

Agência Brasil

Governo irá manter uso de cartões corporativos, afirma Dilma Rousseff

Ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, e Jorge Armando Félix, do Gabinete de Segurança Institucional, falam sobre o uso dos cartões corporativos
Brasília - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff afirmou que o governo irá manter o uso dos cartões corporativos. “Somos inteiramente a favor do uso dos cartões de pagamento porque é mais transparente e mais fácil a rastreabilidade”, disse.
A exemplo de Dilma, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, disse que o governo está “absolutamente tranqüilo” quanto ao uso dos cartões de pagamento. “O governo não só não vai voltar atrás como vai fazer com que o cartão de pagamento seja o instrumento básico de pagamento dos pequenos gastos pelas razões já apontadas pela ministra [Dilma Rousseff]”.A ministra destacou que o cartão não deve ser utilizado no pagamento de contas pessoais e classificou como “lamentável” as informações de que os cartões estariam sendo usados para pagar gastos da família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Sobre a publicação dos extratos de cartões corporativos de seguranças e do funcionário que realiza as compras de alimentação do presidente e de seus familiares, Dilma Rousseff afirmou que foi um erro provocado por mudanças na informatização do Banco do Brasil. “Vamos retificar essa falha, todas as providências foram tomadas para isso”, disse. Segundo Dilma Rousseff, aquilo que se tratar de gastos efetuados em residências oficiais e com segurança não serão mais divulgados no Portal da Transparência. “O fato de não serem divulgados, não significa que não sejam fiscalizados”, garantiu a ministra. Ela afirmou que questões de segurança justificam a decisão.

Agência Brasil

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 16 mi no próximo sorteio

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 941 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira (6), e o prêmio ficou acumulado em R$ 14.791.945,07. Segundo a Caixa Econômica Federal, a expectativa é de que o prêmio chegue a R$ 16 milhões no próximo sorteio, no sábado (9). Os números sorteados foram 10 - 11 - 15 - 27 - 53- 60.
De acordo com a Caixa, 37 bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 20.206, 51 cada um. A quadra vai pagar R$ 219,51 para cada um dos 3.406 bilhetes ganhadores.
As apostas para concorrer ao prêmio acumulado podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 1,50.