“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sobe para 133 número de municípios cearenses em situação de emergência

Brasília - Subiu para 133 o número de municípios do Ceará que decretaram emergência até hoje (8) por conta de desastres causados por fortes chuvas e enchentes, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O Ceará é o estado que tem o maior número de municípios atingidos, seguido pelo Maranhão, com 119. Na última quinta-feira (4), a Defesa Civil do Ceará contabilizava 101 municípios em situação de emergência. Pelos dados atualizados, são 44.924 pessoas desalojadas e 24.302 desabrigadas no estado.

No Maranhão, o número de pessoas atingidas é maior, apesar de menos municípios afetados pela chuvas e enchentes. São 112.233 desalojados e 52.657 desabrigados.

O trabalho em algumas das cidades atingidas, agora, é de pós-enchente. As famílias que moram nos municípios maranhenses de Trizidela do Vale e Pedreiras já começam a retornar à suas residências com a ajuda da operação Volta para Casa, iniciada no último sábado (6) pelo Corpo de Bombeiros.

O objetivo da ação é limpar ruas, abrigos e casas até o fim desta semana. Após o período, as equipes vão se deslocar para outros locais atingidos pelos desastres.

Já no Piauí, que conta com 41 municípios atingidos, as aulas escolares recomeçam hoje no município de Cocal, até então suspensas por causa do rompimento da barragem Algodões I, no último dia 27 de maio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas já diminuíram nos estados do Nordeste e, até julho, as águas devem cessar em grande parte dos estados. No momento, o clima chuvoso se concentra apenas na parte leste da região.

Na Região Norte, o Pará e o Amazonas são os estados que mais sofreram até agora com as chuvas. No Pará, há 53 municípios em situação de emergência e, no Amazonas, são 54 municípios atingidos e chove, principalmente, na parte oeste do estado. No Amapá, a chuva perdeu a intensidade, de acordo com o Inmet.

O país contabiliza 13 estados com prejuízos causados pelas chuvas. Santa Catarina é o único do Sul do país atingido. Os 12 estados restantes são das regiões Norte e Nordeste: Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Pará.

Fonte: Agência Brasil

Vacinação contra a Poliomelite começa sábado no RN

A Secretaria Estadual de Saúde Pública começa no próximo sábado (2) a campanha anual contra a Poliomelite, doença conhecida como Paralisia Infantil.

As vacionações acontecerão em todo o estado e a meta é imunizar 95% das 264 mil crianças entre 0 e 4 anos em todo o estado do Rio Grande do Norte.

A vacinação vale inclusive para crianças que foram imunizadas contra o Rotavírus Humano em 2006. Mais de oito mil profissionais estarão envolvidos na campanha, que terá 917 postos de vacinação fixos e 715 volantes, alémk de 450 mil doses da vacina.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Sobrinho mata tio com golpes de foice e enterra no quintal de casa no interior

Um jovem identificado como Adaílson dos Santos Moura, de 22 anos, vulgo Wilsinho, matou seu tio, identificado até o momento apenas pelo nome de Luís, com vários golpes de foice, na noite da última sexta-feira, em Vera Cruz, cidade distante 37 Km da capital. Logo após o crime, o sobrinho enterrou a vítima no quintal.

De acordo com o Sargento De Assis, do Destacamento do policiamento de Nova Cruz, o crime aconteceu na casa em que os dois moravam, localizada a travessa do Ferreiro. "O tio estava dormindo numa rede quando o Adaílson chegou e efetuou vários golpes de foice nele. Depois, ele arrastou a vítima para o quinta, cavou um buraco com uma pá e o enterrou", disse o sargento.

A polícia foi informada do crime no sábado e depois de quase um dia de buscas e diligências conseguiu prender Adaílson na manhã de hoje. "Ele confessou o crime e disse estar sob efeito de álcool e droga, uma vez que era usuário", afirmou o sargento.

A polícia acredita que o crime tenha sido motivado por uma venda do terreno feita pelo tio. "A vítima vendeu um terreno por R$ 3 mil e a informação que a gente tem é de que o acusado matou o tio para tentar pegar esse dinheiro. No entanto, isso só poderá ser comprovado com as investigações", informou De Assis.

O caso será investigado pelo delegado regional de Monte Alegre, doutor Quirino. Adaílson está preso na delegacia de Vera Cruz. O Itep foi ao local na manhã de hoje para, com ajuda do acusado, desenterrar o corpo da vítima.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Supremo deve decidir nesta semana exigibilidade de diploma para jornalistas

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem decidir nesta semana sobre a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Eles vão julgar na quarta-feira recurso interposto pelo Sertesp (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo) e pelo Ministério Público Federal contra a obrigatoriedade do diploma. O relator do caso é o ministro Gilmar Mendes

Em novembro de 2006, o STF decidiu liminarmente pela garantia do exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área.

Lei de Imprensa

No final de abril, o Supremo decidiu revogar a Lei de Imprensa, criada no regime militar. Com isso, os jornalistas e os meios de comunicação serão processados e julgados com base nos artigos da Constituição Federal e dos Códigos Civil e Penal.

Nos crimes contra a honra --calúnia, injúria e difamação--, o julgamento será feito com base no Código Penal, que tem punição mais branda que a Lei de Imprensa. Já os pedidos de indenização por danos morais e materiais serão julgados com base no Código Civil.

O direito de resposta, segundo o ministro do STF Menezes de Direito, não precisa de regulação pois já está previsto na Constituição, em seu artigo 5.

Já o presidente do STF, Gilmar Mendes, defendeu uma norma específica para tratar do direito de resposta. "Não basta que a resposta seja no mesmo tempo, mas isso tem que ser normatizado. Vamos criar um vácuo? Esse é o único instrumento de defesa do cidadão."

Sem essa norma específica, os juízes decidirão sobre o direito à resposta, seu tamanho e forma de publicação.

Fonte: Folha Online