“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Associação prevê 123 mil vagas temporárias em todo o Brasil

Tradicionalmente, nos meses finais do ano aumenta o número de contratações temporárias no comércio. De acordo com a previsão da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), serão abertas 123 mil vagas de trabalho temporário para este Natal, isto é, 7% a mais em relação ao ano passado.

Preencher uma vaga representa não só renda extra como também a oportunidade do mercado avaliar o seu perfil. A média de efetivação estimada em 17% após a vigência do contrato representará emprego novo para 21 mil brasileiros. Jovens em situação de primeiro emprego respondem por 27% dos contratos previstos.

Perspectivas de crescimento

Ao completar um ano, a crise econômica mundial dá trégua aos brasileiros. De acordo com Vander Morales, presidente da Asserttem, neste Natal, além do setor de confecções, que sempre lidera as vendas de final de ano, os eletrodomésticos e os automóveis também terão destaque na lista de presentes, graças à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Para Morales, a oferta de crédito, a diminuição dos juros e a retomada da confiança do consumidor são fatores que influenciam o crescimento nas vendas, refletindo no aumento dos postos de trabalho.

Diferentemente do que ocorreu em 2008, quando os segmentos B e C foram o foco das vendas, as classes C, D e E serão as grandes consumidoras deste Natal, segundo Morales. Além disso, o benefício Bolsa Família representou ganho de quase 80% na renda destas pessoas. São 35 milhões de famílias que respondem por 78% do consumo dos lares brasileiros.

Diversos empreendimentos comerciais estão com inauguração prevista entre 2009 e 2010. Além de proporcionar o crescimento do mercado varejista, a construção de grandes centros de compras deve gerar em torno de 40 mil novos empregos diretos. A estimativa é que 18 shoppings centers e 275 supermercados estejam funcionando até o fim do próximo ano.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Correios devem lançar edital de concurso com 1.200 vagas em outubro

A assessoria de comunicação dos Correios informou que há um concurso da empresa sendo elaborado. Estão previstas 1.200 oportunidades e cerca de 80% do total das vagas deve ser destinado às funções de carteiro e atendentes comerciais.

Candidatos aos dois cargos devem ter concluído o ensino médio. Neste caso, a remuneração varia de estado para estado, mas a média salarial é de cerca de R$ 2.000, já incluídos os benefícios. O restante das oportunidades será reservado a diversas carreiras de níveis médio e superior.

Os Correios informaram que o levantamento realizado para averiguar as necessidades nos quadros de funcionários das unidades da empresa em todo o Brasil já está em fase final. O órgão aguarda apenas a conclusão deste relatório e o resultado da licitação que escolherá a organizadora do concurso para dar início à elaboração do edital.

Ainda de acordo com a assessoria, o edital de abertura deve ser lançado em outubro ou, no máximo, até o final do ano. As provas estão previstas para serem aplicadas no início do ano que vem.

Do blog Papo de Concurseiro, do CorreioWeb

Censo 2010 terá novas perguntas e será 100% informatizado

Para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade brasileira nos últimos dez anos, o Censo Demográfico 2010 trará novas perguntas à população. Dentre as novidades estão perguntas sobre a posse do registro de nascimento, união entre pessoas do mesmo sexo, computadores domiciliares com acesso à internet, emigração internacional, acesso a programas de transferência de renda do governo.

Outra novidade é que este será o primeiro censo totalmente informatizado: os cerca de 230 mil recenseadores vão contar com um computador de mão e GPS para trabalhar. Eles vão visitar aproximadamente 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios do país.

As novidades foram anunciadas hoje (1º), na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro. O presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, disse que a informatização não será útil apenas na apuração dos dados, mas também na disseminação da informação.

"O IBGE vai disponibilizar toda a informação ao usuário, que poderá fazer o cruzamento de dados que desejar, de acordo com a variável de seu interesse. Além disso, os ministérios brasileiros com esses dados vão poder traçar novas ações nas políticas públicas".

Alguns cidadãos vão ter a opção de responder ao questionário pela internet. Para isso é necessário receber as devidas instruções e o código de acesso fornecido pelo recenseador do IBGE.

O questionário básico terá 16 perguntas e será aplicado em todos os domicílios brasileiros. O questionário da amostra terá 81 perguntas e será respondido por parte da população. O orçamento previsto é da ordem de R$ 1,4 bilhão.

Também hoje começou o Censo Experimental em Rio Claro (SP), que será o último teste para o Censo 2010. A cidade tem pouco mais de 191 mil habitantes e todos serão recenseados até novembro, segundo Nunes.

O Censo 2010 está previsto para começar em 1º de agosto de 2010. Agora, em 21 de setembro começam as contratações dos agentes censitários e na primeira quinzena de março de 2010, dos recenseadores. O IBGE irá divulgar os resultados em dezembro de 2010.

Depois de encerrado o Censo, cerca de 140 mil computadores de mão que serão utilizados na pesquisa vão ser transferidos para o Ministério de Educação que vai distribuir os equipamentos para as redes de professores das escolas municipais.

O Censo é realizado a cada dez anos. O primeiro censo foi feito em 1872, quando o Brasil tinha cerca de 10 milhões de habitantes. Hoje, o país tem cerca de 190 milhões de habitantes.

Fonte: Flávia Villela
Da Agência Brasil

Municípios têm até quinta-feira para aderir ao Encceja 2009 atenção

Os municípios brasileiros poderão aderir ao ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2009, no nível fundamental, até quinta-feira (3/9). O Encceja é uma avaliação para identificar habilidades de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso ao ensino regular na idade apropriada.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prorrogou o prazo para a adesão dos municípios, que é voluntária. As secretarias de Educação e instituições interessadas em participar devem enviar correspondência à autarquia até essa data.

No ano passado, o Encceja recebeu a adesão de 750 cidades. A expectativa é de que neste ano seja alcançado o mesmo número.

Da Agência Brasil

Crescem os divórcios e os direitos dos cônjuges no Brasil

Cresce o número de divórcios no país, mas aumentam também os direitos de cada cônjuge sobre o patrimônio do outro. Para cada quatro casamentos realizados em um ano, é registrada uma dissolução, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — taxa 200% superior à do início da década de 80. Paralelamente ao aumento das separações, os tribunais estão mais generosos que o Código Civil, em vigor desde 2002. Decisões recentes da Justiça permitem até mesmo que indenizações trabalhistas tenham que ser divididas por igual entre o casal. A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) concedeu a uma moradora de Taguatinga o direito sobre metade da casa adquirida por seu ex-marido com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Programa de Demissão Voluntária (PDV).


O entendimento dos magistrados é de que o bem, adquirido durante os nove anos em que permaneceram casados com comunhão parcial de bens, faz parte do patrimônio constituído com esforço comum do casal. “(…) Independentemente da demonstração de que a mulher contribuiu para sua aquisição. Entender de forma contrária, em verdade, significa desvirtuar os regimes de bens de comunhão”, diz a decisão. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi ainda mais radical. Na semana passada, o ministro Aldir Passarinho Junior, relator de um caso parecido, publicou parecer dando a uma esposa o direito de ter acesso a 50% do FGTS de seu ex-marido. O valor, segundo o ministro, deve ser bloqueado em conta para entrar na divisão dos bens, mas deve se referir apenas ao valor a que o marido recebeu enquanto permaneceu casado sob o regime de comunhão universal.

Novidade
Segundo destaca o especialista em direito de família Franco Brugioni, o entendimento de que estas verbas podem integrar o patrimônio a ser dividido é novo. “O Código diz que verba decorrente do trabalho não se comunica, mas os tribunais têm entendido que algumas, como FGTS, PDV, verbas indenizatórias, são acessórios e passam a fazer parte do patrimônio do casal, podendo ser divididos. Mas depende da circunstância, tem que ser analisado caso a caso.”

Os direitos e deveres de cada cônjuge variam de acordo com o regime adotado. Quem não adota nenhum, automaticamente está sob o guarda-chuva da comunhão parcial, que torna passíveis de divisão os bens adquiridos após o casamento. Encaixam-se nesse grupo os casais sob o regime de união estável — moram juntos, mas não se casaram. Quem não quiser dividir todo o dinheiro que entrar na conta, caso o casamento não dê certo, o ideal é fazer um pacto nupcial, orienta o advogado conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Distrito Federal Rômulo Sulz, especialista em direito familiar. “O que resultar em patrimônio entra na divisão, desde que não haja um acordo assinado anteriormente. Muitas vezes os casamentos acabam justamente por discussões de dinheiro. As pessoas devem se preocupar com isso antes. O ideal é que o casal converse e estipule o que poderia entrar ou não na divisão de bens caso haja a separação”, orienta Sulz.

Herança não entra, de acordo com o entendimento do Judiciário até o momento. Já prêmio de loteria obtido durante o casamento, mas mantido em segredo até a separação, tem que ser dividido. No ano passado, o STJ garantiu a uma mulher o direito a metade do prêmio lotérico obtido por seu então marido por considerar que o prêmio havia sido recebido três meses antes da separação, e não após, como afirmava o sortudo.


OS NÚMEROS

916.006 - Número de casamentos realizados no Brasil em 2007, segundo o IBGE

231.329 - Separações no país, em 2007, de acordo com o IBGE

Os direitos na hora do divórcio

O que prevê cada regime de separação*:

# Separação total: os bens não são divididos, independente de terem sido adquiridos antes ou depois do casamento. O regime é adotado por vontade das duas partes ou no caso do casamento ter sido feito por força de sentença judicial ou quando um dos cônjuges tem mais de 60 anos.

# Comunhão parcial**: são passíveis de divisão apenas os bens adquiridos após o casamento. Aderem à modalidade os casais que optarem por dividir e os que não fizerem nenhuma opção por regime de separação, como, por exemplo, no caso de união estável.

# Comunhão universal**: universaliza o patrimônio do casal, desta forma, todos os bens são divididos, independentemente de terem sido adquiridos antes do matrimônio.

# Participação final nos aquestros: regime menos adotado, prevê que durante o casamento cada cônjuge mantenha seu patrimônio próprio, como se estivessem sob regime de separação total. Mas, caso haja a separação, aplica-se as regras da comunhão parcial.

# *O regime escolhido começa a vigorar na data do casamento. O casal pode mudar o regime a qualquer momento, se for um acordo dos dois.

# **Decisões judiciais recentes abriram precedentes para que passem a ser divididos os recursos e bens comprados com dinheiro de indenizações trabalhistas correspondentes a direitos adquiridos durante o matrimônio, além de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Programa de Demissão Voluntária (PDV), previdência privada e prêmios de loteria. Não entram na partilha heranças e doações, ou bens adquiridos com esses recursos.

Do Correiobraziliense.com.br

Record diz que sumiço de Belchior foi "artifício" da Globo

O programa "Fantástico", da Globo, "forçou a barra" ao explorar em suas duas últimas edições o suposto "sumiço" do cantor Belchior, é o que afirmam os executivos da Record. A informação é da coluna Outro Canal, da Folha desta terça-feira (1º).

De acordo com a coluna, para os executivos a notícia foi um "artifício" da Globo para evitar derrotas no ibope para "A Fazenda" e para a estreia de Gugu.

Ainda segundo a Outro Canal, a Globo sustenta o sumiço de Belchior, afirmando que a produção do "Fantástico" ouviu mais de 60 pessoas ligadas ao cantor para os quais Belchior não dava notícias há mais de um ano e meio.

Fonte: Folha Online

E-mail sobre vídeo pornô de atriz global dissemina vírus

Circula na internet e por e-mail que a atriz Betty Faria é a mais nova contratada da produtora de filmes pornográficos Brasileirinhas para estrelar uma fita do gênero. A informação não é verdadeira e se você a receber por e-mail não clique, pois se trata de um vírus.

"Seria um prazer a Betty Faria fazer parte do time de celebridades da Brasileirinhas. Ela seria muito bem-vinda, mas não existe convite e muito menos um contrato. O link é um vírus", disse Kim Falls, assessor de imprensa da produtora. A Brasileirinhas lançou no gênero pornô os famosos Alexandre Frota, Gretchen e Rita Cadillac, entre outros.

Da Agência O Globo

Reajuste do salário mínimo terá impacto de R$ 8 bilhões no orçamento

O impacto do salário mínimo no Orçamento de 2010 será de aproximadamente R$ 8 bilhões se for considerado o novo aumento previsto para o ano. A informação é do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

Ele apresentou hoje (1º) cálculos que mostram que para cada R$ 1 de aumento no salário mínimo o impacto chega a R$ 196,4 milhões e a cada 1% de aumento chega a R$ 913,1 milhões . O reajuste foi calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado.

Embora, na proposta, o salário mínimo tenha sido elevado de R$ 465 para R$ 505,90, Paulo Bernardo lembra que nesses casos o valor deve ser arrendondado para cima no Congresso Nacional. O Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2010 foi entregue ontem (31) à noite ao presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP). O prazo para a entrega é o último dia de agosto.

À saída do gabinete de Sarney, o ministro lembrou que outro fator de alteração no valor do salário mínimo deve ser o índice de crescimento da economia do ano anterior, a ser considerado após a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos valores revisados do PIB em novembro.

Quanto ao orçamento, Bernardo disse que a proposta entregue ao Legislativo "tem uma visão otimista sobre o desempenho da economia em 2010", tanto que prevê uma receita primária de R$ 853 bilhões e despesas de R$ 802 bilhões. Os investimentos federais, segundo ele, estão estimados em R$ 46 bilhões e os investimentos das empresas estatais em R$ 97 bilhões.

Paulo Bernardo afirmou que a LOA estima crescimento de 4,5% para o PIB de 2010 e que tem muita gente apostando em crescimento de 5%. "Por prudência ficamos nos 4,5%".

Da Agência Brasil

Escolas de ensino médio do RN irão receber R$ 41 milhões

As escolas de ensino médio do Rio Grande do Norte vão receber R$ 41 milhões até esta sexta-feira (04). A garantia foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, à governadora Wilma de Faria durante audiência nesta terça-feira (01) no Ministério da Educação, em Brasília, onde a chefe do Executivo estadual cumpre uma série de compromissos administrativos.

Três concursos abrem período de inscrições para 382 vagas

Além da seleção da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que oferece 400 oportunidades temporárias para médicos, mais três concursos iniciam, nesta segunda-feira (31/8), o período para inscrições a vários cargos. A Secretaria de Educação do DF oferece 250 vagas para nível médio. Já a Secretaria de Comércio Exterior vai selecionar 32 novos funcionários temporários. Por último, a Polícia Militar de Minas Gerais disponibilza 100 oportunidades para soldados. Ao todo, são 382 chances. Confira:

Secretaria de Educação do Distrito Federal
São 250 vagas para candidatos de nível médio. As oportunidades são para a função de assistente de educação nas seguintes especialidades: apoio administrativo (100), monitor (50) e secretário escolar (100). Do número total de vagas, 20% são reservadas para candidatos portadores de deficiência. A remuneração oferecida é de R$ 1.991,03.

A reabertura do concurso ocorreu em função da retificação da data prevista para aplicação das provas objetivas, que aconteceriam no dia 13 de setembro. Agora, as avaliações têm previsão para ocorrer em dois dias, 24 e 25 de outubro, de acordo com a especialidade.

O novo prazo para se inscrever termina no dia 4 de setembro. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.cespe.unb.br/concursos/seplag_educacao2009. O valor da taxa de inscrição é de R$ 45.

Os candidatos serão submetidos apenas a provas objetivas. Locais e horários ainda não foram divulgados.

Secretaria de Comércio Exterior
A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) oferece 32 oportunidades para cargos de níveis médio e superior. A remuneração varia de R$ 2.250,00 a R$ R$ 8.300,00.

Os interessados podem se inscrever até 14 de setembro, exclusivamente por meio do site Instituto Movens, responsável pela seleção. A taxa de participação varia de R$ 52 a R$ 98.

Para participar, os concorrentes devem ter formação em Tecnologia da Informação, Direito, Relações Internacionais, Economia, Engenharia e Administração.

O processo seletivo constará de provas objetivas, prova de títulos e prova oral de habilidades e conhecimentos. Os exames escritos e o recebimento de títulos serão realizados nas cidades de Brasília (DF) e São Paulo (SP). Já as avaliações orais serão aplicadas exclusivamente em Brasília. Os testes objetivos devem acontecer no dia 11 de outubro.

Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)
A Polícia Militar de Minas Gerais vai preencher 100 vagas de soldado em diversas áreas para todo o Estado. Os candidatos devem ter nível médio ou técnico, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m, além de não possuir antecedentes criminais. O salário inicial, após o curso de formação é de R$ 1.614,02.

São trinta oportunidades são para auxiliar de comunicações em todo o Estado, que exige nível técnico em eletrônica ou eletrotécnica. Para Belo Horizonte, há chances para técnico de enfermagem, técnico em higiene dental e auxliliar de consultório dentário, auxiliar de farmácia e técnico em patologia clínica. Há, também, trinta vagas para músicos de vários instrumentos nas cidades de Uberaba, Bom Despacho, Montes Claros, Manhuaçu, Passos, Uberlândia, Pouso Alegre e Ubá.

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de setembro, através do site www.pmmg.gov.br. A taxa de participação é de R$ 50. Concorrentes desempregados poderão pedir isenção de taxa entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, de acordo com as normas previstas no edital de abertura.

Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas e de redação, que deve ser aplicada no dia 6 de novembro. Os participantes também passarão por exames de saúde e testes de capacitação física e exames psicológicos. Concorrentes aos cargos de técnico em comunicações e músico terão de realizar testes práticos. Haverá, ainda, avaliações teórico-práticas para as áreas da saúde.

Os aprovados em todas estas fases vão participar do curso técnico em segurança pública e se tornarão soldados de 2ª classe. O curso tem duração de seis meses e oferece remuneração de R$ 1.380,87, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.

Do Correioweb