“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Justiça condena carroceiro por agredir cavalo em Florianópolis

Um homem acusado de agredir um cavalo em uma rua de Florianópolis (SC) foi denunciado, levado a julgamento e condenado a quatro meses de prisão em regime aberto por maus-tratos contra animais.

Elias Voltz, carroceiro de cerca de 35 anos, que ganha a vida catando latas e papelões, foi acusado de chutar e tentar arrastar um dos cavalos que o levava numa charrete pelas ruas após o animal cair de cansaço durante a travessia entre dois bairros.

Voltz negou a agressão, mas um laudo veterinário apontou indícios de espancamento.

O cavalo estava, segundo o documento, "sem forças, anêmico, debilitado e com lesões pela extensão do corpo", sem ferraduras.

"Não há dúvida de que houve uso abusivo, inadequado e insensível do animal. Maltratado, portanto", disse, na sentença, o juiz Samir Saad, do Juizado Especial Criminal de Florianópolis. A pena foi substituída por prestação de serviços à Apae.

O caso ocorreu em 2008 e a decisão foi publicada anteontem. À época, fotos do cavalo e do carroceiro foram publicadas por jornais locais.

Ao se defender, Voltz disse ter sido muito xingado e que foi até "intimado" a brigar por quem prometia vingar o cavalo --que ficou, afinal, com a prefeitura. Voltz responde ainda a outro processo por agressão-- a uma égua, que empacou numa rua da capital.

Fonte: Folha Online

Ex-craque de futebol é absolvido de acusação de dirigir alcoolizado

O jogador Edmundo foi absolvido nesta quinta-feira (30) da acusação de dirigir alcoolizado e de desacatar autoridade em 2005. A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, por unanimidade, reformou a sentença que havia condenado o jogador de futebol a um ano de detenção. Segundo o TJ, ele foi flagrado em suposta "bandalha" ao sair de uma boate no Leblon, na Zona Sul do Rio, na madrugada de 19 de dezembro de 2005.

No recurso, a defesa de Edmundo alegou que o jogador sofreu cerceamento de defesa pelo fato de não ter sido nomeado um perito para estabelecer o grau de precisão e certeza do teor de álcool no sangue, a ser medido através do exame de urina. E acusou os policiais militares de terem tentado achacar o jogador depois que o reconheceram na saída da boate. O advogado citou ainda o fato de os mesmos policiais terem perdido recentemente uma ação em que pediam indenização de R$ 300 mil.

De acordo com o relator do recurso, desembargador Geraldo Prado, “não há como demonstrar sem algumas provas periciais a relação entre a alteração anímica e a ingestão de álcool”. Segundo o desembargador, o juiz tem que saber qual é a prova pericial necessária para isso.

"A prova colhida (teste de urina) pode demonstrar que em algum momento Edmundo bebeu, mas não se pode condená-lo por causa disso", disse. O relator estranhou ainda o fato de os policiais terem ordenado ao jogador que dirigisse seu carro do local da abordagem até a delegacia, mesmo após perceberem que ele havia bebido.

A desembargadora Leony Maria Grivet Pinho completou dizendo que a lei é categórica e estabelece que a embriaguez somente é comprovada com o exame de sangue."A lógica indica que algo de muito estranho aconteceu. Por isso, voto pela absolvição", declarou.

Carteira de motoristas suspensa

O Detran do Rio suspendeu por dois anos a habilitação do ex-jogador de futebol Edmundo que acumulou 20 pontos ou mais na carteira de motorista. A assessoria de imprensa do órgão informou que o prontuário de Edmundo somou 219 pontos desde 2006. A infração mais frequente cometida por Edmundo, no período, foi o excesso de velocidade. Atualmente, Edmundo está condenado a quatro anos e meio de prisão por se envolver num acidente trânsito na Lagoa, Zona Sul, em 1995, no qual três pessoas morreram. Ele está em liberdade porque recorreu contra a sentença.

Com informações do G1

Ufersa extingue tradicional vestibular e adota acesso a partir do Enem

O Processo Seletivo 2009.2 é o último vestibular da forma tradicional que será realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). A partir de 2010, de acordo com Josivan Barbosa, reitor da Ufersa, o novo processo será o seletivo unificado adotado pelo Ministério da Educação (MEC).

"Oficialmente, a Ufersa é a primeira universidade federal a acabar com o vestibular depois de 42 anos. Agora, adotaremos integralmente a proposta do Mec, no qual o estudante escolhe cinco cursos em no máximo cinco universidades, independente da região do país - após a realização do Novo Enem e quando o aluno souber da nota no exame -", explicou Josivan, acrescentando que cada universidade federal tem a escolha de adotar o modelo ou não.

A implementação do novo processo pela Ufersa foi aprovada na quarta-feira, dia 29, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e ontem, dia 30 de abril, pelo Conselho Universitário. Josivan Barbosa aponta diversos pontos positivos com a adoção do novo modelo. "O grande ganho é que vamos receber alunos mais qualificados, pois este novo exame vai exigir mais criatividade, já que a 'decoreba' utilizada no modelo tradicional não ocorreria mais. Além disso, ele será gratuito, o que possibilitará que alunos pobres, ricos, independente da classe social, possam fazer o exame e cursar universidade", enfatizou o reitor.

Um dos próximos passos para a implementação do Novo Enem será a realização de uma reunião. "Vamos convocar todos os professores e diretores do ensino médio de todas as escolas da região para explicar o novo processo", disse.

Conforme a proposta do Mec, há quatro formas de participação nos novo modelo. As universidades poderão usar o Enem como prova única, como primeira fase, combinado à nota do vestibular tradicional ou para seleção de estudantes para vagas remanescentes. Com este novo modelo, o Ministério objetiva fazer uma seleção por meio de quatro provas e uma redação que seriam aplicadas em dois dias, uma espécie de novo Enem. Os testes seriam de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens.

Fonte: Gazeta do Oeste