“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Especialistas apontam para bom inverno no RN

Os agricultores do Rio Grande do norte podem comemorar, após dois dias de discussões e análise de dados, os 16 meteorologista participantes da IV Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semi-árido Nordestino realizada no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) concluíram que o inverno será de normal a acima da média na região. Nesses dois dias foram analisadas variáveis meteorológicas oceânicas (pressão, vento e radiação solar) e a temperatura das águas dos Oceanos Pacífico e Atlântico para fechar uma previsão.

De acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) Gilmar Bristot, durante a reunião foi percebido que no Oceano Atlântico Tropical Norte está havendo a diminuição temperatura, enquanto no atlântico sul a temperatura está aumentando, mostrando uma tendência de formação do dipolonegativo neste oceano, o que favorece uma melhor distribuição das chuvas na região semi-árida. Ele explicou que a atual situação oceânica e atmosférica, somada a maioria dos resultados da previsão climática, indica chuvas sobre o norte e o nordeste no período de março a maio com probabilidade de ocorrência de 45% acima da média, 35% normal e 20% abaixo. ``Teremos um inverno com boas chuvas na região semi-árida, porém não está descartada a ocorrência de veranicos em algumas regiões do semi-árido nordestino em razão da variabilidade espacial e temporal com que se comportam as chuvas nessa região'', explicou.

Diante das previsões de boas chuvas para a região nordeste e do risco de novas inundações, o secretário de Recursos Hídricos e vice-governador do estado Iberê Ferreira de Souza afirmou preventivo está divido em três etapas para ver o que é possível fazer ainda este ano. Ele comentou que os técnicos da secretaria estão realizando a vistoria nos açudes com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos para realizar os reparos necessários nas paredes das barragens e evitar assim o rompimento. O DER está avaliando os pontos críticos das estradas e pontes, com a finalidade de evitar novos problemas. Além de estar capacitando as pessoas dos municípios ligadas a defesa civil, para juntos atenderem a demanda quando necessário.

O vice-governador não descartou a possibilidade de relocar os moradores das áreas que corem o risco de sofrer inundações em razão das chuvas. E garantiu ter uma equipe também já avaliando a situação e vendo lugares para onde serão relocadas as famílias se for necessário.

Fonte: DN Online

Carnaval em cidades do Seridó terá 30 mil preservativos extras

A Unidade Regional de Saúde do Seridó (IV Ursap) reuniu na última semana todos os municípios da região para conhecer as propostas dos planos de combate às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) para o carnaval deste ano. A região recebeu uma cota extra de 30 mil camisinhas que, somadas as 41 mil que a regional recebe todo mês, totaliza mais de 70 preservativos a serem distribuídas no mês de fevereiro.

Em Caicó, haverá um posto na Ilha de Santana distribuindo preservativos, além deles já terem sidos distribuídos para cada bloco da cidade. O articulador regional do Programa DST/AIDS, Sebastião Fernandes Neto, explicou que o programa colocou faixas por toda a cidade com mensagens que orientam o uso do preservativo, além de carros de som também estarem circulando para alertar a sociedade quanto a importância dessa prevenção.

Fernandes disse ainda que em Caicó é realizado um trabalho com homossexuais, na penitenciária, com profissionais do sexo, e com mulheres acima de 40 anos, que são o foco da campanha deste ano. A Ursap recebe o insumo da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), e repassa para os demais municípios. A distribuição é proporcional a população de cada cidade.

A campanha deste ano, realizada pela Sesap dará continuidade ao tema do 1º de dezembro de 2008 - Dia Mundial de Luta contra a Aids - “Camisinha depois dos 40: experimenta!”, e terá como público prioritário a população feminina com mais de 50 anos.

A escolha desse público é uma resposta à tendência de crescimento da epidemia entre mulheres, pois elas estão mais suscetíveis à infecção pelo HIV do que os homens. A educação que recebem faz com que adquiram hábitos e atitudes culturais, que possibilitam uma maior vulnerabilidade, principalmente quanto ao comportamento sexual para infecção pelo vírus HIV e outras DST.

“As mulheres maduras estão aprendendo que ter uma vida sexual plena depois da menopausa é possível com os avanços da medicina. Porém, não estão atentando para os riscos que relações sexuais desprotegidas, mesmo com parceiros fixos, oferecem. Os dados epidemiológicos mostram isso claramente”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Carla Glenda.

Em 1987 houve a primeira notificação de caso de Aids entre mulheres no RN, cinco anos depois do primeiro homem notificado. Naquela época, eram 20 homens infectados para uma mulher com Aids. Em 2008, para cada dois homens, havia uma mulher com a doença, e em algumas faixas etárias há quase uma inversão no número de casos entre sexos.

Os dados mostram que de 15 a 19 anos há um homem para uma mulher com Aids. Já entre as mulheres acima dos 50 anos, em 2007 havia dois homens para uma mulher, levando em consideração que na década de 90, já eram 2,7 homens para uma mulher. “Com isso é possível perceber que gradativamente a mulher madura tem avançado enquanto população com risco acrescido para infecção pelo vírus HIV”, concluiu a coordenadora.

A campanha de prevenção para o carnaval de 2009 objetiva incentivar a mulher a conversar com o seu parceiro sobre sexualidade e uso do preservativo; alertá-la para as vantagens do uso do gel lubrificante nas relações sexuais; fortalecer a mulher para que ela possa ter condições de exercer mais plenamente sua sexualidade e estimular a mulher a buscar o prazer na relação sexual, mesmo depois da menopausa.

Fonte: DN Online

Agricultor preso no Seridó vai processar Detran

O agricultor Audenir Lirravaniere da Silva Marins, que foi preso no último domingo quando dirigia um carro com motor suspeito de ser roubado, afirma que vai processar o Detran por danos morais. Em contato com o DN Seridó na manhã de hoje, Lirraniere alegou que sua prisão foi injusta, ocasionada por um erro do departamento de trânsito do estado, que não emitiu o número do motor do carro na documentação do veículo e permitiu que o carro circulasse normalmente.

De acordo com Lirraniere, o carro que dirigia é de sua propriedade há oito anos e todos os documentos comprovam não haver nenhuma ilegalidade, inclusive o carro tendo passado por vistorias no Detran. “Comprei o carro financiado há oito anos. Passei o documento de propriedade para o meu nome, o veículo foi submetido a uma minuciosa vistoria e nenhuma irregularidade foi constatada. Na época não era exigido o número do motor do carro nos documentos, inclusive eu tenho todos os papéis que comprovam isso. Um ano depois de comprar, coloquei gás no carro e, mais uma vez, fui a uma vistoria e novamente nenhum problema foi verificado”, diz.

O problema com o motor do carro, de acordo com o agricultor, foi verificado somente em uma terceira vistoria do Detran, dois anos atrás. “Em 2007 eu consegui um ponto de táxi em Currais Novos e tive que fazer a mudança da placa do carro. Nessa ocasião, disseram que tinha que cadastrar o número do motor. Como ainda não havia sido feito isso, o Detran verificou essa questão, viu que tinha o problema, mas não me alertaram para a dimensão do problema. Eles emitiram um documento liberando minha circulação, mesmo sem o número do motor no documento e disseram que iriam providenciar o necessário, mas que não tinha problema de eu continuar rodando no carro, já que eu comprovei que era de minha propriedade”, diz.

A indignação de Audenir é com relação à prisão, já que ele insiste em dizer que não tinha nenhum conhecimento de que o motor do carro pudesse ser roubado e que o Detran poderia ter constatado isso desde a primeira vistoria. “A polícia rodoviária me parou e eu fui preso como um bandido, sem saber de nada. Agora eu vou entrar com uma ação contra o Detran por danos morais. Esta semana mesmo eu vou a Natal providenciar isso”, declara. A prisão de Audenir aconteceu domingo passado, em Campo redondo, na BR 226. Policiais Rodoviários Federais constataram que o Monza de placas MXS 0069/RN estava com o motor de um outro carro, que tem ocorrência de furto em aberto. O caso foi encaminhado á delegacia da Polícia Civil de Santa Cruz.

Fonte: DN Seridó