“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

TJ aceita denúncia contra PMs acusados de deserção no RN

Na manhã de hoje (15), a Câmara Criminal julgou mais de 135 recursos interpostos pelo Ministério público, aceitando a denúncia formulada contra os policiais militares do Estado acusados de deserção por entraram em greve em fevereiro de 2007. Os recursos estavam divididos sob a relatoria dos desembargadores Caio Alencar e Judite Nunes que tiveram seus votos aceitos, à unanimidade, e de acordo com o parecer emitido pela 4ª Procuradoria de Justiça. De agora em diante, o processo de denúncia continuará a tramitar na 11ª Vara Criminal. A ação de denúncia de autoria do MP em desfavor dos policiais havia sido rejeitada em primeiro grau na 11ª Vara Criminal, pois o juiz entendeu que no caso isolado não houve um crime militar por não existir a intenção de abandono do trabalho, o que caracteriza a deserção, mas uma infração administrativa.
Ao todo, o Ministério Público interpôs 554 recursos sobre o caso no Tribunal de Justiça do Estado.

Fonte: TJ-RN

Governo anuncia contratação de 44 aprovados no concurso da Emater

O Governo do Estado vai contratar mais 44 aprovados no concurso realizado em 2006 pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN). A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pelo diretor presidente do órgão, Luiz Cláudio Macedo. Segundo ele, até o final desta semana a lista com o nome dos convocados deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Com a contratação dos novos extensionistas, a Emater terá pelo menos um técnico em cada município do Estado. A contratação de novos servidores foi aprovada pela governadora Wilma de Faria, dentro da política de interiorização do desenvolvimento e de reestruturação da Emater, que precisa urgentemente de novos profissionais para suprir o quadro de pessoal. De acordo com Luiz Cláudio, 61 funcionários do órgão se aposentaram ou morreram desde 2003. “A governadora encontrou e equipe da Emater bastante desfalcada. Tanto que autorizou a realização de um concurso público, 23 anos depois do último processo seletivo. Na primeira etapa foram 120 convocados. Agora serão mais 44 profissionais que, em até 30 dias, deverão passar por qualificação e serão incorporados aos quadros do Instituto. Os convocados irão receber remunerações que variam entre R$ 1.088,78 (nível médio) e R$ 1.620 (nível superior). Eles serão escalados para trabalhar em um dos 24 municípios onde faltam profissionais da Emater. Além de contratar novos profissionais, o Governo do Estado também está investindo na qualificação dos que já fazem parte do quadro efetivo da Emater. Atualmente, mais de 30 profissionais do órgão estão terminando curso de Especialização em Extensão Rural.

Fonte: Assecom/RN

Confirmadas 5 mortes por febre amarela no País

As secretarias de Saúde do Paraná e de Goiás confirmaram hoje três mortes por febre amarela. Com isso, sobe para cinco o número de óbitos no País. O empresário Almir Rodrigues da Cunha, 46 anos, morreu na quarta-feira, em Maringá (PR). Em Goiás, morreram a aposentada Maria Geraldina Siqueira, 63 anos, e o espanhol Salvador Perez de La Cal, 41 anos. A aposentada Maria Geraldina de Mogi das Cruzes (SP), passou férias na cidade de Rubiataba (GO). Ela foi internada em um hospital particular em Ceres (GO) no dia 8 de janeiro e morreu no dia seguinte. Os exames sorológicos deram positivo para febre amarela. O espanhol, depois de passar pelo Cais do Jardim Novo Mundo (Goiânia) e Hospital das Clínicas da UFG, foi internado no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), no dia 10 de janeiro e morreu no dia 12 de janeiro. Cunha, que viajou para passar as festas de final de ano no município de Caldas Novas, em Goiás, voltou ao Paraná no dia 1º e no dia 4 começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Mais uma pessoa que estava internada com suspeita de febre amarela morreu no Distrito Federal, na noite de ontem. A vítima estava na lista dos 17 casos investigados pelo Ministério da Saúde, mas não teve o nome divulgado pelo Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília. Ontem, duas mortes por febre amarela foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. Um paciente internado também possui a doença, segundo a nota do ministério, mas está em recuperação. Além da morte por febre amarela no Paraná, um homem de Goianésia (GO), morto no dia 2, e outro de Brasília, também foram vítimas fatais da doença. O Ministério da Saúde está monitorando 27 casos de suspeita de febre amarela no País. Destes, seis já foram descartados e seis foram diagnosticados como febre amarela. Dos casos positivos, cinco pessoas morreram e uma se curou, em São Paulo.

Brasil já tem mais de 127 milhões de eleitores, mostra TSE

O número de eleitores no Brasil aumentou 1,17% nos últimos 12 meses, atingindo 127,4 milhões de títulos. Apenas em 2007, quase 1,5 milhão de novos eleitores foram cadastrados. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, o aumento se justifica pelo amadurecimento dos jovens, que começam a poder votar com 16 anos de idade. Outro motivo seria a maior consciência política da população. “Nós estamos recebendo a força jovem que foi gerada há 16 anos, quando o controle da natalidade era menor do que é hoje e, em segundo lugar, nós temos o engajamento da população, que percebe que precisa influenciar nos destinos do país, que deve exercer a cidadania e participar da escolha dos representantes”, afirmou. Já para o cientista político Octaciano Nogueira, da Universidade de Brasília, o aumento é pequeno e resulta do menor crescimento da população. “O ritmo de crescimento da população está diminuindo significativamente nos últimos 50 anos, a taxa de natalidade tem caído, então é natural que o aumento do número de eleitores acompanhe esse mesmo ritmo, um ritmo mais moderado do que era anteriormente”. O maior aumento se deu entre os eleitores no exterior, que cresceram 21%. Segundo o TSE, este resultado pode ser reflexo da campanha de regularização dos títulos, veiculada pelas emissoras internacionais no final do ano passado. A participação dos jovens de 16 e 17 anos (idade em que o voto é facultativo) representa 1,5% do total do eleitorado. O professor Nogueira explica que esta faixa etária apresenta significativa variação ao longo dos anos, mas que o descontentamento com constantes escândalos políticos pode ter contribuído para uma participação tão baixa. “Nós tivemos no último quadriênio uma sucessão dessas crises, como mensalão e outros. Isso realmente desestimula os jovens porque eles passam a depreciar a política, não apreciá-la como ela precisa ser apreciada. Eles estão reagindo à conjuntura do momento que eles estão vivendo”, analisou. Quase metade (43%) dos eleitores do país está na Região Sudeste. Roraima tem o menor eleitorado, com apenas 0,18% do total. Em termos percentuais, o maior aumento do número de eleitores foi no Pará (2,94%) e no Amazonas (2,54%).
O total de eleitores brasileiros ainda pode sofrer alterações até o dia 7 de maio deste ano, quando serão contabilizados os números do alistamento eleitoral e das revisões. Os números definitivos em todo o país devem ser divulgados pelo TSE em junho deste ano.
Agência Brasil

Infectologista não descarta surto no RN

Para o infectologista Luiz Alberto Marinho, o Rio Grande do Norte, assim como grande parte do Brasil, pode sofrer com um surto de febre amarela. Ele é enfático ao afirmar que o risco é real, desde que o Aedes Aegypti passou a povoar as cidades brasileiras. ‘‘Uma vez que o mosquito é o mesmo que transmite a dengue, basta que alguém infectado venha para Natal e seja picado pelo mosquito para que a transmissão ocorra. Mas convivemos com isso há mais de 10 anos’’, disse o médico. Luiz Alberto explicou que as doenças são causadas por vírus diferentes e, apesar de os sintomas serem parecidos. ‘‘Enquanto a dengue tem de 1% a 2% de casos graves, isso ocorre entre 15% a 20% dos pacientes com febre amarela. O que significa que um surto de febre amarela é infinitamente mais preocupante do que um de dengue’’, destacou Marinho. No mês de dezembro de 2007 e primeiras semanas de 2008 houve um aumento das notificações e rumores de mortes de macacos em 57 municípios de Goiás. No mesmo período, foram registradas mortes de macacos em diversas localidades do Distrito Federal e em seis municípios de Minas Gerais. No Rio Grande do Norte, em 2007, a morte de saguis em Tibau do Sul e no Parque das Dunas levantou a suspeita de que poderia se tratar de febre amarela, mas exames laboratoriais descartaram a possibilidade da causa ter sido a doença.
Fonte: dnonline

Começa o cadastramento de aprovados na UFRN

Os estudantes aprovados no Vestibular 2008 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte começam a ser cadastrados nesta terça-feira, 15 de janeiro, e vai até sexta-feira, 18, no setor de aulas IV do Campus Central da UFRN. Os dias e os horários de cadastramento variam de acordo com os campi e os cursos, e está disponível no Edital de Cadastramento, no site da Comperve (http://www.comperve.ufrn.br).
Os aprovados devem comparecer ao local portando as cópias dos seguintes documentos: diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio, Histórico Escolar, Carteira de Identidade, CPF, Certificado de quitação com a Justiça Eleitoral, prova de que está em dia com as obrigações com o serviço militar (para os candidatos do sexo masculino). Os retardatários aprovados em Caicó e Currais Novos poderão realizar o cadastramento no dia 16, e os aprovados em Natal no dia 18, no horário das 8 às 11h e das 14 às 17h.
Após o cadastramento, os aprovados devem realizar a matrícula, marcada para o período de sete a 13 de fevereiro, para os aprovados no primeiro semestre; e de 21 a 25 de julho, para os aprovados para o segundo semestre. As matrículas de todos os aprovados serão realizadas nas coordenações específicas de cada curso. O candidato aprovado que não realizar a matrícula na data prevista perderá a vaga. Os candidatos classificados que ficaram na suplência, devem ficar atentos. No dia 21 deste mês será divulgada no site da Comperve e da Pró-Reitoria de Graduação (www.prograd.ufrn.br) a lista com os candidatos que irão preencher as vagas remanescentes. Os candidatos classificados para as vagas remanescentes em Natal e Santa Cruz, deverão realizar o cadastramento no Departamento de Administração Escolar, no prédio da Reitoria, no Campus Central UFRN, e os aprovados em Caicó e Currais Novos nos campi locais. Informações mais detalhadas no Edital de Remanejamento, também disponível no site da Comperve.
Fonte: dnonline

INSS recebe inscrição para 2.000 vagas de técnico e analista

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebe até as 23h59 de 12 de fevereiro (horário de Brasília) as inscrições para 2.000 vagas de técnico e analista do seguro social. O órgão havia divulgado que eram ao todo 2.021 vagas, mas a republicação do edital eliminou 21 postos: serão 73 vagas para o cargo de analista com formação em engenharia civil, e não 94. São, portanto, 1.400 vagas para técnico do seguro social, de nível médio, e 600 para analista do seguro social, de nível superior -- com várias especialidades, como engenharias, arquitetura, direito, comunicação social, engenharias, pedagogia, e terapia ocupacional; veja no edital. As inscrições devem ser preenchidas no site do Cespe. O valor da taxa é de R$ 47 (nível médio/técnico) e R$ 56 (nível superior/analista). As provas objetivas terão 150 itens e serão realizadas no dia 16 de março. Os locais e o horário de realização das avaliações serão divulgados no dia 5 ou no dia 6 de março. As contratações serão feitas ao longo do primeiro semestre de 2008, e os servidores, designados para os locais com maior demanda de atendimento e maior carência de pessoal. O analista previdenciário tem salário inicial de R$ 2.243,78, incluída a gratificação de desempenho, e é encarregado da análise e concessão de pedidos de benefícios. Já o técnico previdenciário, com remuneração de R$ 1.989,87, é responsável pelo atendimento aos segurados e também tem funções administrativas.