“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 4 de março de 2008

Usar calcinha faz mal à saúde, dizem especialistas

Nos últimos tempos, várias celebridades apareceram em público sem vestir uma peça essencial no vestuário feminino: a calcinha. Juliana Paes, Adriane Galisteu, Flávia Alessandra e Britney Spears, por mais de uma vez, foram flagradas sem nenhuma "proteção" por debaixo de saias e vestidos. Mas porque será que elas aboliram a calcinha? Uma das explicações possíveis é aquele terrível medo de que a peça íntima marque a roupa, e assim, acabe de vez com todo o glamour do visual. Outras mulheres dizem que não a usam devido problemas de saúde. Saiba o que os especialistas dizem sobre o assunto. O ginecologista José Bento afirma que calcinha realmente faz mal à saúde. Segundo o médico, a calcinha, principalmente as de materiais sintéticos e com forros muito grossos, impedem a ventilação do local e aquecem a região, o que acaba promovendo a proliferação de bactérias e fungos no aparelho genital e, consequentemente, o surgimento de infecções e corrimentos. Há ainda mulheres que são alérgicas a determinados tecidos, o que prejudica ainda mais a saúde do aparelho sexual. "A saia não foi criada à toa", diz o dr. José Bento apoiando a atitude das famosas. "As mulheres realmente precisam arejar a região genital". Para ele, um hábito saudável é dormir sem calcinha. "Não há vantagem nenhuma em usar calcinha para dormir. Tudo é uma questão de costume". Além de doenças sexuais, como a candidíase, o uso de determinados tipos de calcinhas podem provocar o aparecimento de varizes e celulite. Isso é o que afirma o ginecologista José Bento. Mas para que esses efeitos aparecerem, o elástico da região da virilha tem que estar muito apertado. A coordenadora do Ambulatório de Sexualidade da Unifesp, a ginecologista Carolina Carvalho, é uma das defensoras do uso da calcinha. "Na minha opinião, essas mulheres que apareceram na mídia sem estarem usando calcinhas querem mesmo é aparecer". Segundo a médica, não há nada provado contra o uso da calcinha, "caso contrário à maioria das mulheres teria problemas". "A calcinha é uma proteção, sem ela aumentaria muito o risco da mulher contrair uma infecção no local", ressalta Carolina. "Só recomendo ficar sem a peça para dormir. Outra atitude que pode ser tomada é trocá-la mais de uma vez por dia", completa.

Redação Terra



Chuva

Finalmente mais chuvas em Jardim do Seridó! Com isso é bom lembrar que exatamete com essas chuvas, sejam elas em jardim ou em outro lugar, temos que ter muito cuidado com o mosquito que transmiti a dengue. DENGUE MATA!

Lula e Correa reúnem-se amanhã em busca de solução pacífica para crise na América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá buscar a conciliação pacífica para a crise entre Equador, Venezuela e Colômbia no encontro que terá amanhã (5), no Palácio do Planalto, com o presidente equatoriano, Rafael Correa. A informação é do
porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach. "O presidente, como tem feito tradicionalmente, buscará no encontro com Rafael Correa facilitar a conciliação e uma solução pacífica da crise. O espírito será esse", afirmou Baumbach. Segundo o porta-voz, Lula não manteve contato com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desde o início da crise, no último sábado (1º), com a morte do segundo homem das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes. Reyes foi morto pelo Exército colombiano em operação militar realizada no território do Equador. "O presidente não falou com Hugo Chávez, e não existe previsão de que essa conversa venha a ocorrer. Noto, entretanto, que o presidente tem diálogo fluido com Hugo Chávez, e nada impede que eles venham a se falar nos próximos dias ou próximos momentos a respeito desse ou de outros assuntos", acrescentou Baumbach. Em entrevista coletiva, ontem (3), o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o presidente Lula havia conversado, por telefone, com os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do Equador, Rafael Correa. Lula também falou com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Agência Brasil

Você sabia Que:

A pressão produzida pelo coração humano ao bater é suficiente para espirrar sangue a uma distância de 9 metros.

Senador retira projeto sobre crime na web da pauta do Congresso

O senador Expedito Júnior (PR-RO) resolveu retirar da pauta de votações do Congresso um projeto de lei de sua autoria que aumenta penas para crimes contra a honra cometidos pela internet. Segundo ele, a polêmica em torno do assunto motivou o pedido do senador, protocolado na manhã desta terça-feira (4). O projeto de lei 398/2007 pretende alterar a Lei dos Crimes de Responsabilidade, que é de 1950. A proposta pede que crimes contra a honra praticados pela internet tenham pena aumentada em um terço em relação ao que é previsto atualmente no Código Penal. A proposta também sugere alterações no Código Processual Penal, estabelecendo novas formas para coleta de provas em casos de crime contra a honra na web. Em comunicado, o senador justifica a retirada do projeto da pauta do Congresso citando um editorial do jornal "O Estado de São Paulo", que critica a aprovação do projeto de lei na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação do Senado. O jornal compara o projeto de Expedito Junior à Lei de Imprensa, que teve parte dos seus 77 artigos suspensos por liminar do STF (Superior Tribunal Federal) no mês passado. "Não tenho nada contra os jornalistas. Acredito que sem uma imprensa livre é impossível haver democracia no país. A citação, na justificação do projeto, a 'pseudo-jornalistas' é apenas um exemplo de fatos reais, que puderam ser constatados inclusive nas últimas eleições, quando a internet se transformou em importante ferramenta de campanha política, mas também passou a ser usada para crimes contra a honra", afirma o senador no comunicado. Apesar de retirar a proposta da pauta do Congresso, Expedito Junior não pretende desistir dela. Segundo a assessoria do senador, a intenção do parlamentar é discutir o assunto em audiências públicas antes de levá-la à apreciação dos deputados. Antes do pedido para retirá-lo da pauta do Congresso, o projeto de lei aguardava aprovação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) em caráter terminativo. Após a aprovação, precisaria ser aprovado na Câmara para entrar em vigor.

Folha Online

Garimpeiro morre em mina de Equador-RN

O garimpeiro Josenildo Fortunato da Silva, de 31 anos, morreu após um desabamento de uma barreira de mineração de Caulim, no sítio Galo Branco, na cidade de Equador(RN). Ele teve parte do rosto esmagado e a perna decepada. De acordo com informações, Josenildo, conhecido como Josa, e mais dois amigos estavam escavando uma rocha em busca de Caulim, minério utilizado em composição de pasta de dentes e até na produção de sandálias, a cerca de aproximadamente 200 metros do solo e utilizando uma picareta, quando uma barreira caiu sobre eles. Josenildo foi levado para o Instituto Técnico e Científico de Polícia - Itep de Caicó, para ser necropsiado.

IR: 79 mil pessoas já entregaram a declaração

O supervisor nacional do Imposto de Renda (IR), Joaquim Adir Figueiredo, afirmou hoje que a Receita Federal recebeu até 1h desta terça-feira 79 mil declarações do tributo. Adir diz que o número está dentro do esperado para a Receita, apesar de ser inferior às 90 mil declarações entregues no primeiro dia do IR no ano passado. Segundo o supervisor do IR, o número de contribuintes que fizeram o download do programa de declaração na última segunda-feira foi superior ao esperado e causou lentidão no site da Receita. Somente no primeiro dia de entrega, cerca de 5,8 milhões downloads foram efetuados, contra 1,2 milhão no primeiro dia entrega no ano passado. Hoje, ainda segundo Joaquim Adir, o sistema funciona normalmente e não houve reclamações de demora. A expectativa da Receita é que cerca de 24,5 milhões de contribuintes prestem contas este ano. O prazo termina dia 30 de abril. Quem não entregar a declaração dentro do prazo, terá que pagar multa de R$ 165,74.

Redação Terra

Fronteira do Brasil com a Colômbia também está sujeita a conflitos, avalia advogado

Conflitos como o que ocorre hoje entre Equador e Colômbia podem se repetir na fronteira do Brasil com a Colômbia. O alerta é do advogado Salem Nasser, professor de Direito Internacional da Fundação Getúlio Vargas. "Temos um território que é propício à presença dos guerrilheiros, ainda que isso não tenha sido um problema nos últimos tempos", pondera o advogado. Ele ressalta que são comuns problemas de fronteira em um país como a Colômbia, dividido internamente em regiões sob influência direta do governo e dos militares e áreas sob influência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ou outros grupos. "Além da atuação de guerrilheiros a partir de um território estrangeiro, há também a questão dos refugiados, a questão das relações econômicas. A fronteira significa muito mais do que apenas uma linha que não deve ser cruzada pelos militares de um país contra o outro", diz Nasser. O agravamento da crise entre Equador e Colômbia, especialmente a partir do envolvimento da Venezuela, também desperta outros temores. Na avaliação do advogado, pode levar a um conflito armado no continente. Embora seu país não esteja diretamente envolvido na crise - desencadeada a partir de ação militar colombiana contra guerrilheiros das Farc território equatoriano - o presidente venezuelano, Hugo Chávez, saiu em defesa do Equador e enviou tropas militares para a zona de fronteira. "Chama muita atenção a reação venezuelana, foi uma reação muito forte embora não seja uma parte diretamente envolvida nestes fatos. Há uma retórica extremamente violenta e o quadro que vai se desenhando é de piora das relações entre três vizinhos que são colados um no outro", avalia Nassar. "A preocupação é de que essa escalada tanto de retórica quanto de tensão política e militar vá crescendo até que haja um transbordar e o início de um conflito armado mais perigoso. Isso representa um perigo para toda a região", afirma. O conflito poderia gerar, ainda, a atuação norte-americana na região. Nasser ressalta que o presidente Hugo Chavez e a Venezuela são a questão central da política externa dos Estados Unidos para a América Latina. "Ele é o homem a vencer e, nesse caso, é o homem que se coloca contra o país que mais recebe ajuda dos Estados Unidos e onde eles têm uma política mais agressiva contra a questão das drogas e contra as Farc", argumenta, frisando que há pesados investimentos norte-americanos na Colômbia para ajuda no combate ao narcotráfico. "É o lugar em que o envolvimento dos Estados Unidos se vê de modo mais imediato na América Latina. Se essa crise persistir, isso chamará os Estados Unidos a agirem mais concretamente", acredita. Tal ação, na avaliação do professor, teria desfecho incerto - até pela falta de alinhamento de interesses, com os Estados Unidos, da maioria dos países da região. "O envolvimento dos Estados Unidos é sempre perigoso porque sempre dotado de um certo grau de irracionalidade. Pelo menos a experiência mais recente mostra isso", conclui.

Agência Brasil

Provas para concurso da Petrobras serão domingo

O Centro de Seleção e Promoção de Ventos (Cesp) que organiza o concurso para a Petrobras divulgou ontem o número de inscritos no concurso público: 90.264 candidatos irão disputar 989 vagas de nível médio técnico. O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, liberou também os locais de prova. O exame ocorre no próximo domingo, dia 9 de março. Os cargos são de técnico de operação júnior e técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior - mecânica e metalurgia. Este último teve a maior concorrência, com 920 candidatos para uma vaga, no pólo de trabalho de São Paulo. No Estado do Rio de Janeiro, a demanda para esse mesmo posto é de 630,67 inscritos/vaga. No pólo de Paulínia, em São Paulo, a concorrência é de 603 candidatos/vaga. As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Macaé (RJ), Manaus (AM), Mauá (SP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Mateus do Sul (PR), São Paulo (SP), Três Lagoas (MS) e Vitória (ES). A avaliação terá 120 itens. A admissão, segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, será imediata. O salário-base dos cargos é de R$ 1.496,23, mas a remuneração mínima chega a R$ 2.019,01.

Tribuna do Norte

UFRN abre inscrições para concurso público

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para concurso público, no próximo dia 17 de março, para preenchimento de 82 vagas de níveis médio e superior. Os aprovados farão parte di quadro permanente da universidade. As inscrições poderão ser feitas do dia 17 de março até seis de abril e custam R$ 32, para o nível intermediário, e R$ 38, para o superior. As provas serão realizadas no dia 20 de abril e os vencimentos mensais variam de R$ 1.253,09 até R$ 1.483,90. Das 82 vagas, 39 são para preencher as vagas de assistente em administração, com remuneração de R$ 1.253,09. As demais vagas, de nível superior e com remuneração de R$ 1.483,90, estão subdivididas da seguinte forma: analista de tecnologia da informação (01); arquiteto e urbanista (04); biólogo (01); bibliotecário documentalista (06); economista (01); engenheiro civil (03); engenheiro elétrico (01); farmacêutico (06); físico (01); pedagogo (01); produtor cultural (01); revisor de texto (01); secretário executivo (04); técnico em assuntos educacionais (02) e químico (01). Das seis vagas de bibliotecário documentalista, quatro são para o campus de Natal e as outras duas para os campi de Caicó e Currais Novos. As demais vagas são para preenchimento de cargos no campus de Natal. As inscrições podem ser feitas exclusivamente via internet, das 8h dodia 17 de março até o dia seis de abril no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), onde está disponível o edital do concurso. O pagamento poderá ser efetuado até o dia sete de abril.

DN Online

Governo define estratégias para a 5ª Feira de Negócios do Seridó

Uma equipe da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec) já está discutindo a montagem de uma estratégia de trabalho para a realização da 5ª Feira de Negócios do Seridó, nos dias 17, 18 e 19 de abril, cujo lançamento ocorrerá às 19h desta sexta-feira (7) na Casa do Empresário, em Caicó. O secretário-adjunto da Sedec, José Rufino Júnior, diz que já foram discutidas mudanças na estrutura da Feira, como ampliação do número de estandes, já que esse ano mais empresas desejam participar do evento, e o horário de funcionamento, que foi prolongado, devendo ser das 17h às 23h durante os três dias. A realização de um Encontro de Negócios com participação de empresários de diversos setores da economia do Estado também foi um ponto abordado pelos organizadores da Feira, com objetivo de atrair novos contatos para os empresários do Seridó, facilitando a comercialização de produtos seridoenses. A 5ª Feira de Negócios do Seridó traz novidades na apresentação do potencial de produção da região, num espaço em destaque para empresas produtivas e valorização da cultura local. Na primeira reunião realizada com o objetivo de reorganizar a feira, na segunda-feira (2), participaram representantes da comissão organizadora da Feira, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura Municipal de Caicó, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), Sebrae, Sesc e Associação Comercial Industrial e Serviços (Asisc).

Fonte: Assecom/RN