“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 3 de maio de 2008

Especialistas do MEC querem mudanças no ensino médio

Um grupo de trabalho formado por especialistas da SEB- MEC (Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação)e do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República estão elaborando um novo projeto pedagógico para o ensino médio. A intenção do grupo de trabalho é que esta etapa de ensino ofereça ao estudante diversas perspectivas de futuro. "Isso significa pensar o ensino médio que garanta ao aluno sólida formação, e possibilite a ele conhecer o mundo da ciência, da cultura, do trabalho e da tecnologia", afirma Marcelo Pereira da Silva, diretor de concepções e orientações curriculares da SEB-MEC. Segundo Silva, o currículo tem sido orientado basicamente para o ingresso no ensino superior.

Formação para o mercado
Uma das possibilidades de oferta do ensino médio discutidas é a integração entre ensino médio regular e formação profissional. "Queremos aprofundar esse modelo pedagógico de modo que não se reduza à profissionalização do ensino médio", explica. Segundo Silva, a intenção não é que toda a oferta de ensino médio seja voltada à formação profissional, mas oferecer perspectivas ao aluno interessado em inserção no mercado de trabalho. O ensino médio integrado já é ofertado em centros de formação profissional e tecnológica (cefets) e escolas técnicas. De acordo com Silva, o que diferencia o ensino médio de caráter profissionalizante do ensino médio regular não é a natureza desta etapa de ensino, mas a ênfase em determinada formação, no caminho profissionalizante ou não. "O aluno pode ir para outros campos, da cultura, das artes, da ciência", exemplifica. Na visão dele, o fundamental é que esta etapa tenha como norte "uma formação que possibilite aos jovens descobrirem suas possibilidades".

Com informações do MEC.