“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dilma exibe novo visual em abertura de feira de calçados em São Paulo

A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, exibiu novo visual nesta segunda-feira (12), em visita a São Paulo para a abertura da 36ª Couromoda, feira de calçados e acessórios.

Além de um novo corte, repicado e com uma leve franja, Dilma está usando um tom mais avermelhado no cabelo. A ministra também apareceu sem óculos.


Fonte: G1

Garibaldi diz que só desiste de candidatura no Senado se PMDB quiser

Candidato à reeleição para a presidência do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse nesta segunda-feira que só desistirá de concorrer ao cargo se o PMDB determinar. "Só desisto se o PMDB disser 'você não é mais candidato' porque aí sem o apoio do partido fica difícil [continuar na disputa]", afirmou. "E achar outro partido não é fácil", brincou.

O senador se referiu a um eventual pedido coletivo dos 18 senadores do PMDB para que ele abandonasse a candidatura. Garibaldi lembrou que recebeu o apoio de todos os senadores para se lançar candidato, inclusive de dois que não estavam presentes à reunião em que foi oficializada seu nome, no final do ano passado.

Garibaldi disse ainda que não foi comunicado sobre a possibilidade de o senador José Sarney (PMDB-AP) ser lançado na disputa como alternativa também do PMDB para assumir o comando do Senado. "O senador José Sarney não conversou comigo. Nem ninguém do partido", disse.

Porém, interlocutores da base aliada que apoia o governo informam que Sarney sinaliza que poderá se lançar na disputa se houver um apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acordo entre os líderes partidários de que será o único nome posto na disputa pela presidência do Senado.

A expectativa é que Sarney e Lula conversem ainda esta semana. Para líderes partidários, o nome do senador é o único que conseguiria consenso entre todas as legendas.

Final

Bem-humorado, Garibaldi reiterou nesta segunda-feira que "levará sua candidatura até o final". O peemedebista lembrou que disputou 11 eleições durante sua vida política e só perdeu uma para o governo do Estado.

Ao ser questionado se abriria mão da candidatura por Sarney ou em favor do petista Tião Viana (AC), Garibaldi abanou a cabeça negativamente. "Não há esse candidato que vai me botar para correr", disse o senador, soltando uma gargalhada em seguida.

Mas o peemedebista afirmou que aceita que Tião venha a abandonar a candidatura a seu favor.

Restrições

Há um impasse na disputa para o comando do Senado. O PT insiste no nome do senador Tião Viana (AC), que encontra restrições no PMDB e vários partidos. Já o nome de Garibaldi também esbarra em restrições porque para integrantes da oposição sua eventual reeleição abriria brechas para uma tentativa de terceiro mandato para Lula.

Garibaldi negou a possibilidade de sua reeleição vir a favorecer um eventual terceiro mandato para o presidente da República. Segundo ele, não há vínculos entre uma situação e outra. "Isso é uma coisa esdrúxula. Uma coisa não tem nada a ver com a outra", afirmou. "Isso [de terceiro mandato] está fora de cogitação", reiterou.

Mas integrantes do PSDB e DEM não examinam o assunto dessa forma. Aliado ao receio de um eventual terceiro mandato para Lula, os senadores de oposição cobram o atendimento de alguns pleitos por parte de Garibaldi e também de seu adversário Tião Viana (PT-AC).

Se as reivindicações, como cargos na Mesa e participação nas comissões permanentes, não forem atendidas, há ameaças de lançamento de um outro candidato, desta vez da oposição, na disputa pela presidência do Senado.

"Essa gente [que faz ameaças] tem que mostrar a cara e dizer quem é", afirmou o peemedebista, que retornou hoje a Brasília depois de passar as festas de fim de ano em Natal (RN).

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Jogador de futebol pede Gisele Bündchen em casamento

A modelo brasileira Gisele Bündchen, 28, e o jogador de futebol americano Tom Brady, 31, ficaram noivos, segundo a revista americana especializada em celebridades "People".

O site TMZ havia, há três semanas, veiculado que ambos teriam noivado durante um voo de Nova Jersey para Boston. A informação foi posteriormente negada pelo pai do jogador.

Brady teria pedido a mão de casamento na última sexta-feira (9). "Ele pediu e ela aceitou", afirmou uma fonte não identificada da revista.

Um anúncio oficial assim como informações sobre o casamento já estão sendo planejadas por Gisele e algumas de suas amigas mais próximas, segundo a "People".

O evento provavelmente ocorreria na Costa Rica, onde Gisele tem uma casa. O casamento é o primeiro dos dois. O representante da modelo disse à revista que não comenta a vida privada da modelo.

Fonte: Folha Online

Prefeito de Caicó solicita ao Governo providências para o Marizão

O prefeito Bibi Costa solicitou ao Governo do Estado reforma no estádio senador Dinarte Mariz até o início do Campeonato Estadual.

Um ofício chegou hoje às mãos do secretário-chefe de gabinete civil do governo estadual, Gustavo Carvalho.

O Corpo de Bombeiros e o Crea, desde o ano passado, fizeram recomendações para construção de saídas de emergência, colocação de pára-raio e verificação da estrutura para aumento da capacidade de torcedores na arquibancada do Marizão.

Pelo levantamento feito pelos Bombeiros, a arquibancada, que quando construída tinha capacidade para três mil torcedores, só está apta a receber 500 pessoas.

Gustavo Carvalho encaminhou o pedido de providências ao secretário estadual de Infra-estrutura, Adalberto Carvalho.

Mas ainda há outra pendência, com relação à reforma do aeródromo Rui Mariz, a respeito da iluminação. Atendendo à determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para autorizar pousos e decolagens à noite, é necessário a diminuição da altura em 15 centímetros em cada torre de iluminação do Marizão, por causa da proximidade com a pista.

A previsão do Governo do Estado é de que a reforma do aeródromo Rui Mariz aconteça até o final de março.

Fonte: DN Online/F.Gomes

Massa 'emocionado e contente' por estrear a nova Ferrari

O piloto brasileiro Felipe Massa disse que sentia-se "emocionado e contente" por ser o primeiro a andar com o novo carro da Ferrari para a próxima temporada do Mundial de Fórmula 1, o F60, que foi apresentado nesta segunda-feira.

Massa foi o responsável por andar pela primeira com o F60. "Estou emocionado e muito contente por levá-lo à pista pela primeira vez. Com todas as novas regras esperava um carro diferente, como há dez anos, com grandes aerofólios, e fiquei surpreso", declarou o piloto. "Encontrei o novo F60 pequeno, muito compacto e bonito. É um pouco como um Fórmula 3", acrescentou.

O brasileiro não sabe ainda como este carro se comportará nas provas oficiais, mas ele se mostra disposto a brigar pelo título na próxima temporada.

Já o seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, concordou com Massa ao destacar o fato de que, apesar das novas normas, o F-60 seja tão "lindo" e diferente dos carros do passado.

"No ano passado o carro não foi como eu queria, mas isto já é parte do passado. Agora sigo em frente e voltarei a tentar este ano. Agora há um grande ponto de interrogação para entender como estarão os carros após terem mudado as normas", concluiu o finlandês.

Fonte: Estadão

Imposto de Renda sobre férias vendidas pode ser recuperado

Os trabalhadores que pagaram Imposto de Renda sobre dias de férias vendidos podem reaver os valores por meio de uma retificação de declarações na Receita Federal, no caso de valores cobrados após novembro de 2006. Para o imposto cobrado indevidamente antes dessa data, a saída é recorrer à Justiça, de acordo com o consultor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) Jorge Fayad.

Caso as férias tenham sido tiradas há mais de cinco anos, a Receita entende que o prazo de reclamação está vencido. “A lei prevê que o direito ao recebimento das quantias indevidamente recolhidas prescreve em cinco anos”, explicou Fayad em entrevista à Rádio Nacional.

Na última terça-feira (6), a Receita Federal desobrigou oficialmente as empresas de descontarem o imposto referente aos dez dias de férias vendidos por seus empregados.

A recomendação do consultor é de que os contribuintes procurem o departamento pessoal de suas empresas e peçam documentos que comprovem o desconto. Em seguida, é preciso elaborar uma Declaração Retificadora do Imposto de Renda da Pessoa Física e requerer o crédito pela tributação indevida. “Essa é a forma administrativa de reaver o dinheiro, que deverá ser devolvido nos lotes de restituição.”

Para os casos que dependam da avaliação judicial para ressarcimento, o consultor do Ibedec recomenda o uso dos juizados especiais federais, onde os processos tramitam com mais rapidez e sem necessidade de advogado.

“Nesses juizados é possível ajuizar ações para valores inferiores a R$ 24,9 mil ou 60 salários mínimos”, detalhou. As regras valem para os trabalhadores empregados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Fonte: ABr

Pedreiro morre após ter moto atingida por urubu

Um pedreiro morreu, na tarde do domingo (11), após sofrer um acidente de moto em São José (SC). Segundo a Polícia Militar, o veículo teria sido atingido por um urubu enquanto o pedreiro voltava para casa.

A polícia disse que a ave estaria se alimentando de um cavalo, morto desde sábado e deixado à beira da estrada. Quando o homem, de 35 anos, passava pelo local, o urubu teria voado e atingido a roda da motocicleta, causando o acidente.

O condutor caiu e morreu na hora. O corpo foi retirado e levado para o Instituto Médico Legal.

Fonte: G1

Construção do Centro Têxtil do Seridó será iniciada ainda no 1º semestre

A construção do Centro Tecnológico Têxtil do Seridó vai ser iniciada ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão é de que o processo de licitação esteja concluído até o mês de abril e que a obra seja feita no máximo em seis meses.

As informações foram repassadas pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, José Rufino Júnior. O terreno foi doado pela Prefeitura e é situado nas proximidades do Hospital Psiquiátrico Mílton Marinho.

Para a execução da obra, o Governo do Estado firmou um convênio com o Ministério da Integração Nacional no valor de 850 mil reais. O Governo do Estado entrará com uma contrapartida de 85 mil reais.

O Centro Têxtil será gerido pelo Infet (Instituto Federal de Educação e Tecnologia), antes denominado Cefet, que está sendo construído nas imediações da Penitenciária Estadual do Seridó.

O Centro Tecnológico vai beneficiar toda a classe ligada ao setor têxtil com capacitação e garantia de qualidade na fabricação dos produtos. A previsão do Governo do Estado é que a obra seja concluída até o final deste ano.

Fonte: DN Online/F.Gomes

Bolsa-Atleta abre inscrições para 2009

Atletas com alto rendimento e que não têm patrocínio poderão pleitear, a partir de hoje (12), uma vaga no programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Criado em 2005 – para garantir uma verba mensal a esportistas que se dediquem exclusivamente aos treinos e a participações em competições – o programa é dividido nas categorias Estudantil (R$ 300), Nacional (R$ 750), Internacional (R$ 1,5 mil), Olímpica e Paraolímpica (R$ 2,5 mil).

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março. Os atletas que vão pleitear a bolsa deverão entrar no site do Ministério do Esporte (www.esporte.gov.br) e acessar o ícone do Bolsa-Atleta.

Fonte: ABr

Novas regras para planos de saúde devem ser anunciadas esta semana

A Agência Nacional de Saúde (ANS) deve anunciar esta semana um pacote de regras para permitir que clientes mudem de empresas de saúde, sem perder direitos, a chamada portabilidade. Segundo estimativas ANS, 6 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas com as novas regras.

Todo mês, a pensionista Ediamar Cruz precisa pagar uma conta pesada. R$ 1,4 mil vão para o pagamento dos planos de saúde dela, de duas filhas e do neto. “Eu acho esse preço exorbitante”, diz ela.

No entanto, preço alto não é garantia de satisfação. Na defensoria pública do estado do Rio de Janeiro as queixas contra os convênios médicos ocupam o terceiro lugar no ranking de reclamações. As principais queixas são sobre descredenciamento de hospital, e, principalmente, atendimento negado por conta do período de carência.

Mesmo insatisfeito, o consumidor se sente preso ao plano de saúde. Mudar de convênio médico significa correr riscos. "Ele não quer trocar de plano, por que se trocar, vai ter que cumprir todos os prazos de carência de novo", ressalta a defensora pública Marcella Oliboni.

Novas regras

Agora, isso pode mudar. As novas regras da chamada portabilidade só valem para quem tem plano individual e com contratos assinados depois de 1999, quando houve a padronizações das condições. Portanto, os planos coletivos estão fora.

Ao mudar de empresa, o consumidor vai poder levar as carências já cumpridas - aquele período em que não têm direito a algumas coberturas. Os planos serão divididos em faixas de preços, de acordo com o valor da mensalidade. Ou seja, para ter direito à portabilidade, o consumidor terá que escolher um plano com valor equivalente , ou mais barato, que o de origem. As trocas poderão ser feitas um mês antes ou depois da data de aniversário do contrato. Para se adaptar às novas medidas, as empresas terão até abril.

O consumidor tem esse dificuldade para se ver livre. Ele se sente preso, se sente escravo de uma determinada empresa para não ter que cumprir o prazo de carência novamente. A portabilidade vem resolver essa questao que é a liberdade de escolha na área da saúde pública”, completa Oliboni.

Descredenciamento

A Agência Nacional de Saúde informou ainda que as operadoras de planos de saúde só podem descredenciar hospitais com autorização da ANS. A empresa fica obrigada a oferecer um outro hospital do mesmo nível e que tenha serviços semelhantes. Já o descredenciamento de clínicas e médicos pode ser feito sem o conhecimento da agência.

Sobre a carência, a agência explicou que é preciso cumprir prazos determinados pela legislação. Por exemplo, 24 horas, para casos de urgência e emergência. Seis meses psra procedimentos de alta complexidade e até dois anos, para doenças e lesões preexistentes.

Fonte: G1

Família de marido de ex-global vai processar apresentadora e atrizes

A família de Marcelo Silva vai entrar na Justiça contra todos os que falaram mal da conduta do ex-PM e ex-marido da atriz Susana Vieira, morto no dia 11 de dezembro, informa matéria publicada no jornal "Extra" desta segunda-feira, 12.

Segundo a publicação, a apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Maitê Proença, que comentaram na TV o fim do casamento de Susana e Marcelo, serão as primeiras.

Por conta das entrevistas que concedeu, para as revistas "Veja" e "Caras", Susana também será processada.

À "Veja", a atriz disse que a mãe de Marcelo, Regina Silva, teria herdado do filho uma "conta bancária muito boa, fruto dos desvios de dinheiro", além de um carro, roupas e 47 pares de tênis.

René Gonçalves, advogado da família de Marcelo, disse ao jornal: "Dona Regina já está começando a separar os pertences para, em breve, doar".

A apresentadora Sônia Abrão, que recebeu Marcelo e a amante, Fernanda Cunha, em seu programa, e foi criticada por Susana, adiantou ao jornal uma carta que vai publicar em seu blog em resposta às ofensas da atriz, que classificou seu programa como "ridículo" e "de quinta".

"(...) Não sei se sou do mesmo nível do Marcelo e da Fernanda, como você disse, mas graças a Deus não sou do seu nível, porque, em seu lugar, teria optado pelo silêncio digno..."

Fonte: Ego