“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Derrame, infarto e homicídio são as principais causas de mortes no país

Derrame, infarto do miocárdio e homicídio ocupam os três primeiros lugares no ranking das causas de morte no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, essas três causas são seguidas por diabetes, influenza e pneumonia, doenças respiratórias crônicas, acidente de trânsito, doenças hipertensivas, insuficiência cardíaca e doenças relacionadas à gravidez e ao parto.

"As mortes causadas pelas doenças crônicas estão relacionadas à alimentação inadequada, sedentarismo, consumo abusivo de álcool, consumo de tabaco. Para reduzir as doenças crônicas, tem que pensar em como reduzir esses riscos", disse o diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde, Otaliba Libânio de Morais Neto.

Nos homens, as principais causas são infarto, derrame, homicídio e acidentes de trânsito. Já as mulheres morrem mais de derrame, infarto, diabetes e hipertensão.

Nas mulheres em idade fértil (10 a 49 anos) 23% das mortes são causadas por câncer. As mulheres brancas morrem mais de acidentes de trânsito, derrames e câncer de mama, segundo a pesquisa. Já as mulheres pretas morrem mais de derrames, Aids e infarto. As mulheres pardas morrem mais de derrames, homicídios e acidentes de trânsito.

Fonte: Folha Online

Programa humorístico é condenado a pagar R$ 100 mil a cantora

Preta Gil ganhou em primeira instância a ação que movia contra os humoristas do programa "Pânico", da Rede TV!, por danos morais. Nesta quinta, 6, o juiz da 48ª Vara Cível do Rio determinou o pagamento de R$ 100 mil à atriz - os réus têm 15 dias para recorrer da sentença.

"Preta se emocionou e chegou a chorar quando ouviu a sentença. Para ela, foi uma vitória contra a ditadura da beleza", contou seu advogado, Ricardo Brajterman.

O processo foi movido depois que o programa fez um vídeo parodiando uma queda que Preta sofreu dentro d'água, na praia de Ipanema, e fez piadas sobre o peso da atriz. A sentença também determinou que o "Pânico" está proibido de fazer referência ao nome e exibir a imagem de Preta Gil.

Fonte: G1

Caças já sobrevoam Natal para guerra simulada

Numa simulação de guerra como é a Operação Cruzeiro do Sul (Cruzex), maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, por trás dos confrontos fictícios há um amplo trabalho de estratégia e planejamento reais. Enquanto as aeronaves se envolvem em ``ataques'' no céu, um contingente humano e de máquinas trabalham em terra para que tudo ocorra sem problemas.


Os bastidores da ``guerra'' protagonizada pela Cruzex IV foram apresentados à imprensa, na manhã desta quarta-feira, na Base Aérea de Natal. Os ataques aéreos simulados começam a partir de sábado. Até lá, as aeronaves fazem os chamados vôos de familiarização, manobras aéreas de adaptação à região onde haverá a simulação e relacionamento humano entre os militares que participam do treino.

Participam da Cruzex IV, coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB), as Força Aéreas da Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela, além de observadores da Colômbia, Espanha, Peru, Estados Unidos e Paraguai. ``Por isso são importantes os vôos de familiarização, para que haja o entrosamento dos militares, inclusive com relação ao idioma'', explicou o coronel Egito, co-diretor do exercício.

A operação abrange os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Mais de 50 aeronaves brasileiras e cerca de 40 estrangeiras participam diretamente da guerra simulada, sendo que a Força de Coalizão, composta por aeronaves da FAB e de diversos países, ter como quartel general a Base Aérea de Natal. A Força Aérea Oponente, formada por aviões da FAB, irá operar a partir da Base Aérea de Fortaleza.

hoje, primeiro dia dos vôos de familiarização, a organização do exercício, apresentou a estrutura do treinamento. Nas salas de controle, militares trabalham intensamente à frente de telões e computadores para fazer o passo a passo da simulação. Tudo o que acontece no exercício, desde o planejamento dos vôos até os ataques fictícios, passam pelas salas de controle.

Uma das atribuições, por exemplo, é traduzir em resultados visíveis os ataques. Programas de computador utilizam animação para mostrar se determinada aeronave acertou o errou o alvo em terra. Filmagens monitoradas pelos computadores em terra contabilizam também os acertos e erros de ataques fictícios entre aeronaves.

Após a apresentação da estrutura do exercício à imprensa, o diretor geral da Cruzex IV, tenente-brigadeiro do ar João Manoel Sandim de Rezende, concedeu entrevista coletiva. Ele disse que, embora ainda não haja lugar nem data escolhidos para a próxima edição do treinamento, não está descartada a possibilidade de Natal ser novamente a sede do evento.

``Natal é uma cidade propícia para a operação. A meteorologia nessa época do ano é muito favorável'', afirmou. E acrescentou: ``O povo daqui já é bastante acostumado a essa atividade aérea''. Mesmo assim, completou, o treinamento evita sobrevoar áreas populosas. A Cruzex IV segue até o dia 14 de novembro, quando a organização divulgará o resultado do exercício.

Viktor Vidal - DN Online

Veja as 5 mentiras das mulheres sobre sexo

O sexo continua sendo um tabu entre algumas mulheres. Ainda que muitas afirmem falar sobre isso sem complexo algum, o certo é que existem mentirinhas que nenhuma mulher confessa, nem para a melhor amiga.

Sem meias palavras e deixando de lado a imagem de mulheres puras, santas e castas, reunimos as cinco mentiras que praticamente todas escondem, mesmo sob tortura.

Não existe o sexo sem amor
Quem nunca imaginou uma transa com um homem desconhecido que atire a primeira pedra. Desde Brad Pitt e Johnny Depp até o DJ de sua balada favorita. Sim, algumas mulheres sonham em dormir com o amigo de um amigo ou, ainda, ter um romance de verão que dure apenas poucos dias. E quem está falando de amor, então? Neste caso se trata de desejo e paixão.

O importante é a personalidade
As mulheres asseguram, quase sem exceção alguma, que o mais importante em um homem é sua personalidade, e como "não há sexo sem amor", terminam sonhando com um encontro fantástico com a alma gêmea. O certo é que uma vez na cama, além de sua personalidade, é necessário que entre os dois exista química para sentir prazer. Caso contrário, ou seja, sem atração física, ele pode passar a ser seu melhor amigo.

O tamanho não importa
Não nos enganemos: o tamanho importa sim! Pelo menos um pouquinho. A regra de ouro é "nem muito, nem pouco". Está claro que um centímetro a mais ou a menos não é relevante, mas a carência ou abundância pode afetar o momento da penetração, e é claro, não é isso o que as mulheres querem.

O álcool é um estimulante sexual
É certo que em quantidades moderadas o álcool tem um efeito provocador que faz a mulher se sentir mais sensual. Mas ele também provoca a perda de sensibilidade. Além disso, as bebidas alcoólicas podem produzir um episódio de impotência ou de falta de orgasmo.

Não gosto de palavras sujas
Ainda que não confessem a ninguém, é bastante comum que os parceiros digam palavras picantes ou sujas enquanto estão na relação sexual. Mas vale destacar que o tipo de mensagem pronunciada dependerá do grau de cultura e do nível socioeconômico de cada pessoa. É um tipo de linguagem erótica que serve para subir a temperatura do momento sexual.

Redação Terra
Foto: Getty Images/Terra

Viviane Araújo homenageia namorado em vídeo sensual

Viviane Araújo arrumou um jeito diferente de homenagear o namorado, o jogador de futebol Radamés. Ela gravou um vídeo sensual fazendo um striptease completo.

Radamés está nos Emirados Árabes, jogando pelo Al Jazeera. Então, Viviane tirou a roupa em uma tenda árabe. O lançamento do vídeo acontecerá em dezembro.

O DVD faz parte da série A Stripper dos Seus Sonhos da empresa DVD Voyeur. A linha foi iniciada por ela mesma. Fabiana Andrade, Thammy Gretchen, Julia Paes e Carol Miranda também já gravaram para a produtora.

Fonte: O Fuxico

Foto: DVD Voyeur/Divulgação

Camila Rodrigues coloca piercing em parte íntima

A atriz Camila Rodrigues, que atualmente está na novela global Malhação, colocou um piercing em uma parte íntima do seu corpo, informa a coluna Retratos da Vida do jornal Extra.
A ex-mulher do ator Bruno Gagliasso escolheu um dos seios para colocar o apetrecho.

A perfuração ocorreu na loja de Kiko Perez, dentro do centro comercial do condomínio Novo Leblon, no Rio de Janeiro.

Fonte: O Fuxico

Palmeiras e Portuguesa defendem e admitem uso de mala branca

A discussão surge a cada fase final de campeonato: é certo um clube fornecer incentivo financeiro a outro para vencer um concorrente? Para Palmeiras e Portuguesa, esse é um expediente normal no futebol. Tanto é que a equipe rubro-verde não rechaça receber um aporte do clube alviverde para vencer o São Paulo, rival do time do Parque Antarctica na luta pelo título do Brasileiro.


A Portuguesa jogará contra o São Paulo neste sábado, às 18h30, no Canindé. Além de afastar a equipe rubro-verde da zona de rebaixamento, uma vitória dificultaria a vida do clube tricolor, que tem 62 pontos e lidera a competição nacional.

"A direção fica fora disso, porque os jogadores ligam um para o outro e não tem como eu ficar sabendo. Não ficarei chateado se acontecer; vou ignorar. Todo mundo alega, mas nos vestiários da Portuguesa ninguém confirma", disse o presidente da equipe do Canindé, Manuel da Lupa, à rádio Jovem Pan.

Da Lupa ponderou que o uso de mala branca, jargão futebolístico para definir esse incentivo, é algo corriqueiro no futebol. Mas lembrou que seu time não precisa disso para vencer: "Eu não mandaria nenhum centavo para ninguém, até porque a Portuguesa só depende dela para se salvar. Não acho normal, mas é algo que acontece no futebol. Se os líderes jogarem com os últimos, os últimos vão dar tudo para ganhar independentemente do dinheiro".

Principal interessado em uma vitória da Portuguesa, o Palmeiras também admitiu o uso de mala branca na reta final do Brasileiro. Como tem 61 pontos, o time alviverde dependerá apenas de seus resultados para ser campeão se a equipe do Canindé triunfar contra o São Paulo.

"Isso existe há 500 anos, e é uma discussão que sempre aparece nessa fase. Todo mundo fala de mandar para lá ou para cá, e isso é algo eterno. Não sei se tem de mandar, se vamos mandar. Sei que existe, e pode ser certo ou errado, mas faz parte", defendeu o treinador Vanderlei Luxemburgo.

O comandante ainda tentou minimizar a importância do placar de sábado para a pretensão do Palmeiras no Campeonato Brasileiro: "Se a Portuguesa perder, precisamos ganhar do Grêmio. Se a Portuguesa ganhar, também precisamos ganhar. Não muda nada, e não adianta ficarmos pensando no que vai acontecer lá".

Fonte: Uol

Guilherme Costa
Em São Paulo

Esquema de fraude no Detran do Ceará pode ter beneficiado mais de 5.000

Uma quadrilha que agia no Detran (Departamento Estadual de Transito) do Ceará pode ter beneficiado mais de 5.000 pessoas com emissão ilegal de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e falsificação de documentos de veículos, segundo a polícia. O grupo foi desarticulado nesta quinta-feira, na Operação Lótus, que prendeu 24 suspeitos nas cidades cearenses de Fortaleza, Guaiúba e Tabuleiro do Norte.

A operação começou às 5h30 de hoje e envolveu cerca de 150 agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de oito Estados, promotores de Justiça e integrantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

Durante a operação foram apreendidos carteiras de motorista e licenciamento anual em branco, computadores, armas, agendas, placas de veículos, ferramentas para adulteração de chassis, lacres, entre outras coisas.

As investigações sobre o esquema começaram em junho de 2007, de acordo com a Divisão de Combate ao Crime da Polícia Rodoviária Federal. As suspeitas começaram devido ao aumento do número de recursos de multas aplicadas em rodovias que cortam o Estado. Em sua defesa, a maioria dos motorista alegava que não costumava transitar pelos locais identificados nos autos de infração.

As investigações constataram um esquema de clonagem de veículos que envolvia funcionários do Detran, comerciantes e despachantes. Segundo a Polícia Rodoviária, a quadrilha agia há pelo menos três anos.

Com procurações falsas, o grupo passava por proprietários de veículos e requeriam ao Detran as segundas vias de licenciamento de veículos e carteiras de habilitação.

Em seguida, a quadrilha clonava outros veículos --muitos deles apreendidos pelo próprio órgão-- e os revendia com a documentação adulterada. No Detran, os funcionários que participavam do esquema facilitavam a vistoria.

Outra fraude praticada pelo grupo era clonar carteiras de motorista, alterando as fotografias do documento. Com isso, as multas aplicadas eram registradas no nome do verdadeiro dono.

Segundo a polícia, a quadrilha chegou a transferir pontos de infrações de trânsito para o prontuário de pessoas mortas e a expedir, sem a realização de exames médicos, habilitações para analfabetos ou portadores de deficiência visual ou motora.

Os presos na operação devem responder a crimes como corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, uso de documento falso, tráfico de influência, falsidade ideológica, supressão de documentos, adulteração de veículos e formação de quadrilha.

Fonte: Folha

Estudo aponta que doenças da modernidade são as que mais matam no Brasil

Uma pesquisa divulgada hoje (6) pelo Ministério da Saúde aponta que as chamadas doenças da modernidade são as que mais matam homens e mulheres no Brasil. A publicação Saúde Brasil 2007 revela crescimento no número de mortes provocadas por doenças crônicas e violentas. As doenças do aparelho circulatório – associadas à má alimentação, ao consumo excessivo de álcool, ao tabagismo e à falta de atividade física – lideram o ranking.

De acordo com o estudo, 283.927 morreram em 2005 por problemas do aparelho circulatório – 32,2% do total de mortes registrado no ano.

No levantamento por regiões, as doenças do aparelho circulatório também são as que mais matam, com taxas de 33% no Sudeste, 32,9% no Sul, 31,9% no Nordeste, 31% no Centro-Oeste e 24,9% no Norte.

O perfil de mortalidade, segundo o ministério, revela mudanças provocadas, por exemplo, pela urbanização rápida. No passado, doenças infecciosas e parasitárias como as diarréias, a tuberculose e a malária estavam entre as principais causas de morte no país.

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde indicam que, em 1930, as doenças infecciosas respondiam por cerca de 46% das mortes nas capitais brasileiras enquanto em 2003, tais doenças representavam apenas 5% do total de óbitos. Já as doenças cardiovasculares – que respondiam por apenas 12% na década de 30 – são apontadas pela pesquisa como as principais causas de morte em todas as regiões do país, responsáveis por quase um terço das mortes.

Ao detalhar as causas específicas, o levantamento indica que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é o que mais mata – em 2005, foram mais de 90 mil. O número representa 31,7% das mortes decorrentes de problemas circulatórios e 10% do total de óbitos no país.

A segunda maior causa específica, de acordo com o ministério, é a Doença Isquêmica do Coração, com destaque para o infarto que, em 2005, matou 84.945 pessoas – 9,4% do total de mortes do país.

Os dados utilizados na publicação foram coletados no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, que capta os óbitos ocorridos no país dentro ou fora de ambiente hospitalar e com ou sem assistência médica. De acordo com o ministério, a tendência de morte não varia muito em um curto período de tempo e as informações refletem a atual situação da mortalidade no país.

Em 2005, o SIM captou 1.006.827 óbitos em todo o país – um coeficiente de 5,5 mortes por mil habitantes. A base populacional utilizada foi a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2005 – 184.184.074 habitantes.
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Lei que prevê pensão alimentícia para gestantes vale a partir desta quinta

A lei que prevê pagamento da pensão alimentícia para a mulher grávida foi publicada na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial da União. A lei permite que a gestante entre na Justiça para garantir direito de receber pensão do pai da criança para custear gastos adicionais decorrentes da gravidez.

Estão incluídas despesas com exames complementares, alimentação especial, assistência médica e psicológica, parto, internações e medicamentos. Como acontece com a pensão alimentícia, os valores devem ser determinados na proporção dos recursos dos pais.

Para iniciar o processo na Justiça, segundo a lei, a gestante deve indicar as circunstâncias em que a concepção ocorreu e apresentar um exame que comprove a gravidez. Deverá apontar, ainda, o suposto pai, sua qualificação, quanto ganha aproximadamente ou os recursos de que dispõe, e expor suas necessidades.

No caso de o suposto pai questionar as informações fornecidas pela gestante, após ouvir testemunhas, o juiz poderá solicitar um exame para comprovar a paternidade. De acordo com o texto, após o nascimento da criança, o valor da pensão continuará o mesmo até que o pai ou a mãe solicite sua revisão.

Fonte: G1

Falha da Globo irrita apresentador que não entra no ar

Pedro Bial não conseguiu entrar ao vivo no "Jornal da Globo", anteontem, direto de Miami, devido a uma falha de transmissão do sinal.

William Waack, em Washington, tentou fazer a passagem para ele, mas não deu certo. A imagem ficou congelada e voltou para Christiane Pelajo, que estava no estúdio, em SP.

Nos bastidores, Bial teve um piti com colegas do jornalismo. Ficou bastante estressado com a situação. O jornalista fez a cobertura das eleições para presidente dos EUA e gostaria de ter entrado no ar.

Sobre a falha, a Globo diz: "Quando devemos nos explicar é para nosso público. Neste caso, preferimos usar o nosso vídeo a recorrer à veículo concorrente".

Fonte: Folha Online

MEC vai reescalonar contratação de professores universitários

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou há pouco que vai discutir com o Ministério do Planejamento uma proposta para reescalonar o preenchimento dos cargos que serão criados com o Projeto de Lei 1746/07. A intenção é adequar as novas despesas que serão criadas com a disponibilidade orçamentária do governo. Ele esteve reunido há pouco com líderes partidários para pedir a aprovação da proposta.

O projeto cria 2,8 mil cargos de professor de nível superior, 5 mil cargos técnicos, 180 cargos de direção e 420 funções gratificadas, todos vinculados ao Ministério da Educação. A proposta foi incluída na pauta do Plenário na última terça-feira, mas foi retirada por falta de acordo. A oposição é contra o projeto.

Haddad explicou que deve enviar um proposta de reescalonamento ao Congresso na próxima semana. O ministro lembrou que a criação dos cargos vai dobrar o número de vagas para alunos nas universidades federais. A proposta, segundo ele, amplia em 40% o número de professores nessas instituições.

Remanejamento de vagas

O deputado Paulo Renato (PSDB-SP), que participou da reunião, afirmou que seu partido é contra o projeto. O parlamentar, que foi ministro da Educação, lembrou que, nos últimos anos, foram criados 58 mil cargos nas universidades federais. Ele defende um remanejamento desses cargos para garantir o número adequado de professores em todas as instituições.

Apesar da oposição à proposta, o líder do PT, deputado Maurício Rands (PE), afirmou que vai negociar um acordo para que a proposta seja votada ainda neste ano.

Fonte: Agência Câmara

Ex-BBB grava filme pornô, diz site

O mercado de filmes adultos continua aquecido. De acordo com o site Babado, agora foi a vez de uma ex-BBB gravar um filme pornô, garante uma fonte do Babado. A ex-participante do programa "Big Brother Brasil", da Globo, já teria registrado sua performance no “longa”, mas o nome da sister ainda é desconhecido.

Na reportagem, o site adianta ainda que o filme deverá ser lançado em janeiro de 2009, pegando carona na próxima edição do "Big Brother Brasil". Apesar disso, na tarde desta terça-feira (04), o site Babado entrou em contato com as duas principais produtoras do segmento de filmes adultos. Uma delas confirmou o "flerte" com a sister, mas não divulgou detalhes. Segundo eles, qualquer bochicho poderia inflacionar o valor do cachê.

Fonte: G1

STJ mantém denúncia contra prefeito reeleito no RN acusado de homicídio ao dirigir bêbado

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve nesta quarta a denúncia de homicídio contra o prefeito reeleito de Ielmo Marinho (RN), Germano Jácome Patriota (PMDB). A decisão é da Sexta Turma que, por unanimidade, rejeitou o recurso apresentado pelo peemedebista para reverter decisão do TJ-RN (Tribunal de Justiça) do Rio Grande do Norte.

Procurado pela reportagem, Patriota ainda não se manifestou sobre a decisão. O advogado Felipe Cortez, que defende o prefeito, também não foi localizado.

O prefeito foi reeleito no primeiro turno das eleições deste ano com 5.127 votos, o que representa 57,4% dos votos válidos.

Segundo a denúncia, Patriota dirigia em embriagado, em alta velocidade, quando avançou o sinal vermelho e bateu no carro conduzido por Regina Costa, que morreu instantes após a batida.

O acidente ocorreu em outubro de 2004, na avenida Afonso Pena, em Natal. Segundo a denúncia, Patriota estava acompanhado do seu motorista, Luiz Alberto Brasiliano Serejo, que disse ser o condutor do veículo. O motorista foi denunciado no mesmo processo por auto-acusação falsa.

Segundo o inquérito policial, testemunhas afirmaram que Patriota era quem de fato conduzia o carro e que tanto ele quando Serejo apresentavam sinais de embriaguez. No local do acidente, foi encontrada uma garrafa de uísque quebrada com as digitais do prefeito e a perícia constatou que a ignição do carro foi acionada duas vezes após o acidente, mas não funcionou. Patriota acabou saindo do local em outro veículo.

No recurso apresentado ao STJ, a defesa do prefeito pediu a nulidade do recebimento da denúncia ou a requalificação de crime de homicídio doloso (com intenção) para culposo (sem intenção). A defesa também negou que Patriota dirigia o carro e ressaltou que os depoimentos das testemunhas foram contraditórios, que o motorista não avançou o sinal vermelho e culpou a vítima pelo acidente.

A desembargadora convocada Jane Silva, relatora do recurso, negou o pedido por entender que o TJ-RN analisou as teses apontadas pela defesa e demonstrou a existência do crime e os indícios da autoria.

Como o caso exige análise profunda de provas, o melhor, segundo a relatora, é receber a denúncia, instaurar o processo e garantir a ampla defesa do prefeito.



Fonte: DN Online

Jovens mortos em Angicos eram filhos de políticos

Na manhã de ontem (5), estiveram na sede do Instituto Técnico-científico de Polícia (Iteo) de Mossoró as pessoas de Rildo Rodrigues dos Santos e José Carlos Martins Freire, vereador e ex-vereador do município de Baía Formosa. O primeiro vem a ser pai do motorista Riltoniklay Batista dos Santos, 22; e o segundo de Niedson Carlos Alves, 20, mortos no início da tarde de terça-feira (4), depois de uma tentativa frustrada de assalto a uma loja de eletrodomésticos no centro da cidade de Angicos. Os dois vieram tratar da liberação dos cadáveres e se disseram estupefatos com o que veio a acontecer com os filhos. A princípio, eles disseram não ter conhecimento de que os dois rapazes tinham qualquer envolvimento com o mundo do crime, e afirmaram, ainda, que eles tinham deixado a cidade na manhã daquele dia, no GM Corsa Sedan de cor verde e placa MYC-3318-RN, dizendo que viajariam à cidade de São José do Mipibu.

Por outro lado, os dois homens, um deles vereador e outro que foi candidato sem conseguir se reeleger, demonstraram uma enorme revolta com o que foi feito aos seus filhos pelos homens do Grupo Tático de Combate (GTC), contra quem devem entrar na justiça e cobrar explicações sobre o caso. Uma fonte informativa que teve contato com os pais das duas vítimas contou que testemunhas oculares da ocorrência registrada por volta das 12h20 no centro da cidade de Angicos, quando a polícia saiu em perseguição a Niedson Carlos e Riltoniklay, que tentavam fugir, eles não tiveram condições nenhuma de efetuar qualquer disparo. Ao entrarem em uma rua cheia de obstáculos, foram obrigados a descer do carro e saírem correndo. Nessa hora ocorreram os disparos que os atingiu em várias partes do corpo.

No local onde os dois rapazes caíram, depois de serem alvejados a tiros, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e os mesmos encaminhados para a Delegacia de Polícia de Angicos, e lá apresentados ao sargento Ruy, comandante do Destacamento de Polícia Militar (DPM) e ao bacharel Renato Batista da Costa, titular da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), que acompanhou os procedimentos que foram feitos pelo militar.

As duas armas de fogo, da forma como foram apresentadas à imprensa, estavam com os tambores intactos, isto é, nenhum projétil chegou a ser disparado.

O caso

No início da tarde de terça-feira, 4, a 'Loja do Chiquinho' que fica localizada na Travessa Joaquim Bernardo, no centro da cidade de Angicos, foi invadida por um grupo de rapazes que queria saber da chave do cofre para abri-lo e retirar dinheiro. Alguns funcionários do estabelecimento comercial conseguiram dominar um dos três homens, no caso um adolescente de 17 anos, e os seus comparsas, devidamente inexperientes, resolveram abandonar o local e fugir. A poucos metros de onde tudo acontecia, o Grupo Tático de Combate (GTC) do Décimo Batalhão de Polícia Militar (10º BPM) de Assu realizava um patrulhamento ostensivo e deparou-se com Niedson Carlos e Riltoniklay que já saíam em rota de fuga no GM Corsa. Teve seqüência uma perseguição pelo centro da cidade e os fugitivos, que se presume, não conheciam aquela região, entraram na Rua João Alexandre, no bairro da Estação, que por sua vez é cheia de buracos e de difícil locomoção para veículos automotores. Lá aconteceu o desfecho final.

Em relação ao adolescente que foi preso, ele disse ter sido convidado pela pessoa de Riltoniklay para ir fazer o assalto.

Fonte: Gazeta do Oeste