“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Campanha da Fraternidade 2008 será lançada no RN no dia 15 de fevereiro

A Campanha da Fraternidade (CF) é uma iniciativa nacional da Igreja Católica, que tem o intuito de despertar o espírito comunitário, voltar os cristãos para a busca do bem comum, educar para a vida em fraternidade, renovar a consciência da responsabilidade, construindo, assim, uma sociedade justa e solidária. A campanha sempre é lançada, em nível nacional, na quarta-feira de cinzas e dura toda a Quaresma. No Domingo de Ramos, um domingo antes da Páscoa, é promovida a coleta da solidariedade, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil e o dinheiro arrecadado é destinado para a própria paróquia e a Diocese aplicarem em programas de promoção humana, além das representações regional e nacional da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Este ano, a CF terá como tema Fraternidade e defesa da vida e o lema Escolhe, pois, a vida. De acordo com o Padre José Freitas Campos, coordenador da CF da Arquidiocese de Natal, o lema foi retirado do livro do Deuteronômio (capítulo 30, versículo 19) e o objetivo principal da campanha é levar a sociedade a defender e promover a vida, desde a sua concepção até a sua morte natural, mostrando que todos têm responsabilidade na defesa da vida que existe no planeta Terra. ‘‘Queremos defender o direito de nascer, viver e morrer. E, neste sentido, as maiores ameaças têm sido o aborto, a eutanásia, a falta de qualidade de vida e a banalidade da violência’’, completou o padre. O padre Campos lembra que a proteção à vida deve fazer parte das ações diárias de todos os indivíduos. Para concretizar a proposta geral, a Igreja pretende desenvolver junto aos fiéis, uma concepção de pessoa capaz de fundamentar adequadamente as ações em defesa da vida, preservando o corpo e o espírito, fortalecendo a família e acabando a violência doméstica. ‘‘A vida é um todo e não tem religião, partido ou situação social. Dessa forma, a proteção à vida ultrapassa qualquer concepção pessoal’’, destacou. A campanha do ano de 2007 focalizava a Amazônia, procurando conscientizar a população que a responsabilidade em cuidar do patrimônio natural do país é de todos os cidadãos. Uma parte da coleta da solidariedade foi enviada para os estados que compõem a Amazônia brasileira, para ser investido em programas sociais. ‘‘É bom lembrar que a cada ano não temos uma novidade e a CF é uma continuidade. A de 2008 tem tudo a ver com a do ano passado e estamos ampliando o tema da defesa da vida, porque a vida é um dom de Deus e apenas Ele pode tirá-la’’, destacou o padre. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a campanha será lançada no Regional Nordeste II, que compreende as Dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O lançamento da campanha na Arquidiocese de Natal ocorrerá em 22 de fevereiro, com uma caminhada do bairro de Mãe Luiza até a Catedral Metropolitana, onde será realizada uma celebração para marcar a data.

O que é a CF

A Igreja Católica brasileira realiza anualmente uma iniciativa de evangelização, chamada Campanha da Fraternidade. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a cada ano são escolhidos um tema e um lema. A promoção e a vivência da campanha ocorrem durante liturgia, catequese, encontros de grupos de famílias, mesas-redondas, palestras, seminários e cursos. Sua duração coincide sempre com o período da Quaresma e o lançamento nacional é realizado na quarta-feira de cinzas. Com a Campanha da Fraternidade a Igreja Católica busca a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz da doutrina social da Igreja Católica. Nesse período, é realizada uma ampla atividade de evangelização e conscientização, como parte de um processo que visa formar nas comunidades o espírito de conversão, renovação e ação comunitária que a Quaresma evoca, incentivando os fiéis a praticarem a caridade e ajuda ao próximo.


História

A Campanha da Fraternidade (CF) surgiu no ano de 1961, quando três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma maneira de arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A primeira CF ocorreu na quaresma do ano seguinte, na Arquidiocese de Natal, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. Nos dois primeiros anos, a campanha ficou restrita à região Nordeste e não obteve êxito financeiro, mas promoveu o desenvolvimento de um projeto que será realizado pela 44ªvez este ano, com participaçãp da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Igrejas Particulares em todo o país. Uma resolução do Concílio Vaticano II, a maior e mais importante reunião da igreja católica, transformou a campanha em um projeto nacional, realizado nesses moldes pela primeira vez no ano de 1964. A mensagem do Papa, em rede de rádio e televisão, abrindo a campanha durante a quarta-feira de cinzas foi instituida no ano de 1970.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: