A Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi escolhida pelo Ministério da Educação para coordenar, no Nordeste, o Programa de Formação Inicial para Professor em Exercício na Educação Infantil, o Pró-Infantil. O Programa, sem fins lucrativos, é destinado a professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas, municipais e estaduais e da rede privada. A UFRN está atendendo os estados de Pernambuco e Ceará, onde são cerca de 1.700 educadores incluídos no Programa. O trabalho é coordenado pela professora Fernanda Jales, do Departamento de Educação e diretora do Núcleo de Educação Infantil, NEI. Os professores do NEI serão os responsáveis pelas aulas do curso de formação de educadores que trabalham no interior dos estados. De acordo com a professora Fernanda Jales, o Rio Grande do Norte deverá ser contemplado com o Pró-Infantil no segundo semestre, mas "o ideal seria que o estado não tivesse essa necessidade, visto que o programa é voltado para educadores sem formação adequada". Dados do MEC afirmam que o Brasil possui cerca de 40 mil professores nessas condições, e, para se ter o número exato de educadores no RN com esse mesmo perfil, é necessária uma parceria com as secretarias de educação dos estados e municípios, para que elas façam o levantamento da demanda e a adesão ao Programa, afirma a coordenadora. Segundo ela, a escolha da UFRN pelo MEC foi um reconhecimento pelo trabalho do NEI na prática educacional com crianças e as pesquisas de extensão nessa área, além da tradição na formação de professores e em outras atividades, como as participações nos Fóruns de Educação Infantil. O Pró-Infantil objetiva oferecer condições de desenvolvimento profissional e pessoal ao professor, contribuir para a qualidade social da educação das crianças até seis anos, como também auxiliar os estados e municípios a cumprirem a legislação vigente. Para isso, habilita em magistério para a Educação Infantil os professores no exercício da profissão, além de elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos educadores. O treinamento começa com uma fase presencial, que se realizará no início do semestre, durante as férias escolares, seguida de estudos e atividades individuais, reuniões com tutores, prática pedagógica supervisionada e os serviços de apoio à aprendizagem. O Programa tem duração de dois anos, com carga de 3.200 horas, distribuídas em quatro módulos semestrais de 800 horas cada.
Fonte: DN Online
Fonte: DN Online
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