“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


domingo, 22 de junho de 2008

Homem morre ao se atirar da Ponte Newton Navarro

Um homem ainda não identificado aparentando ter 30 anos e que era segundo informações morador da favela da África morreu na manhã deste domingo após se atirar da Ponte Newton Navarro. Este foi o terceiro caso oficial de suícidio registrado no local desde sua fundação, no dia 21 de novembro de 2007, o segundo em 17 dias e o terceiro somente este ano.

O fato aconteceu por volta das 9h30 da manhã de hoje (22) e a polícia teve dificuldades para remover o corpo da água. De acordo com a polícia, os peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) foram ajudados por policiais e banhistas.

Este foi o segundo suícidio registrado na ponte somente este mês. No dia cinco de junho, a jovem Zaine Heyza Santos Braglia se atirou e também morreu. Em abril, uma estudande de 16 anos, natural de Mossoró, foi outra que cometeu suícidio se jogando do alto da ponte. O corpo não chegou a cair no Rio Potengi e foi encontrado próximo ao terminal rodoviário da Redinha.

Para se ter uma idéia, segundo especialistas, uma pessoa com aproximadamente 1,70 metros de altura e peso entre 65 e 70 quilos, na queda do alto da ponte, que mede 55 metros, levaria apenas 3,3 segundos para percorrer a distância, atingiria uma velocidade de 100 quilômetros por hora e teria um impacto de 3,5 toneladas ao bater na água.

Boato

Outro caso, considerado boato, envolveu um homem que teria supostamente se atirado da ponte no dia da inauguração da obra. O fato não foi confirmado, apesar da polícia ter encontrado um corpo na margem do rio alguns dias após a notícia ser divulgada.

Matéria

Os constantes suícidios registrados na Ponte foi tema de uma reportagem no Diário de Natal em que trouxe à tona a falta de fiscalização para pedestres na Ponte Newton Navarro (Forte-Redinha). Naquela ocasião, de acordo com o inspetor Rutércio de Siqueira Costa, do Departamento de Fiscalização de Trânsito da STTU (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano), diariamente é feito uma blitz em toda a extensão e proximidades da ponte, o chamado Roteiro de Ronda, mas dá prioridade aos veículos, coibindo o estacionamento na via.

O trabalho é realizado das 6h30 às 18h, em regime de ronda constante, além de manter uma equipe de plantão à noite. Segundo o inspetor Rutércio, não há um controle efetivo em relação ao acesso de pedestres, que é liberado.

DN Online

Um comentário:

Anônimo disse...

realmente, é lementavel a questao da segunrança da Onte Newton Navarro, eu sou tio da Estudante Mossoroense Maria Ydaiane de Medeiros Oliveira, que se suicidou no dia 20 de abril de 2008, na ponte onde esta se tornando uma costante, a questao das pessoas se suicidarem, ai pergunto: cabe pedir idenizaçao ao estado, por essas pessoas que estao perdendo a vida, claro com concorrencia das proprias vitimas como é o caso de minha sobrinha, mas se tivesse cameras? ou polliciamento no local, sera que minha sobrinha nao poderia esta viva, sou estudante de Direito e estudo a possibiidade e entrar com essa açao contra o estado, pelo fato a omissao da insegurança na ponte, pq é obrigaçao do estado proporcionar segurança. uma vez que ja é de conhecimento de todos essa questao na nova ponte. quem pode me ajudar? meu e-mail: amarms1@yahoo.com.br