“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 4 de março de 2009

Governo libera mais 3,6 mil vagas para os concursos

Já foi autorizada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a criação de mais de 3,6 mil vagas para concursos públicos em 2009. Somente esta semana, foram liberadas seleções que abrirão mais de 1,5 mil vagas nos próximos seis meses. Na terça-feira, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autorizou a realização de concurso público para contratação de 1 mil fiscais do meio ambiente no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que receberá 550 vagas, e no Instituto Chico Mendes, que abrirá 450 oportunidades.

A previsão é de que os aprovados, que atuarão na Amazônia, sejam convocados ainda este ano. Os editais devem ser divulgados nos próximos seis meses. Ainda para a Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou que 1 mil candidatos ao concurso da Polícia Federal devem ser destinados para atuação em questões ambientais do estado.

Para cumprir a meta de substituir de 60% do total de terceirizados irregulares na administração pública até o fim do ano, o que corresponde a mais de 12 mil funcionários, foram autorizadas 279 vagas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Dessas, 248 serão destinadas ao cargo de agente administrativo, 18 para administrador, seis para analista de sistemas, cinco para contador e duas para economista. Com a nomeação dos candidatos aprovados, 310 postos de trabalho terceirizado que estão em situação irregular serão extintos.

Também para regularização dos contratos de trabalho serão abertas 290 vagas para o Ministério da Educação. Serão 265 oportunidades para agente administrativo, com exigência de nível intermediário, e 25 para assistente de alunos e técnicos de enfermagem, de nível médio, e bibliotecário-documentalista, com exigência de nível superior. Esses últimos vão atuar no quadro de pessoal do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A nomeação dos candidatos aprovados está prevista para outubro e, até dezembro, 290 cargos de terceirizados devem ser eliminados.

Ainda nos próximos seis meses, os ministérios da Integração Nacional e Justiça divulgarão os editais para abertura de 743 vagas. Dessas 127 serão para analista técnico-administrativo, de nível superior, e 166 para assistente técnico-administrativo (nível intermediário) do Ministério da Integração Nacional.

Já para o Ministério da Justiça serão 300 oportunidades para analista técnico-administrativo (nível superior) e outras 100 que serão divididas em diversos cargos de formação específica em engenharia, medicina, biblioteconomia, entre outros. Ainda serão oferecidas 50 vagas para agente administrativo com exigência de nível médio. A contrapartida para as nomeações será a extinção de 842 postos de trabalho em situação irregular nos ministérios.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: