“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


domingo, 31 de maio de 2009

Mais de 80 mil famílias do RN ainda não foram recadastradas no Bolsa Família

Uma em cada quatro famílias norte-rio-grandenses beneficiadas pelo programa Bolsa Família ainda não fez o cadastramento e corre o risco de ter o benefício bloqueado. No total são 83.891 das 311.729 famílias cadastradas no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O cadastramento, que começou em fevereiro e vai até agosto, é uma iniciativa do governo, realizada em parceria com os municípios, tem por objetivo cumprir determinação de revisão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal a cada dois anos, prevista no Decreto nº 6.135 de 2007. A ação também funciona como importante mecanismo de controle do programa que transfere mensalmente, em todo o Brasil, mais de R$ 989 milhões para a população com renda per capita de até R$ 137,00.

No RN, vinte municípios ainda não alcançaram os 60% de renovação do cadastro. Entre eles estão Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do Estado, e São Gonçalo do Amarante. O município com menor número proporcional de cadastrados. Logo em seguida vem Extremoz e Senador Georgino Avelino. Um dos motivos alegados pelas prefeituras é o período de chuvas, tendo em vista que grande parte dos beneficiários residem na zona rural. De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Social, apenas dois municípios potiguares conseguiram alcançar os 100% de atualização cadastral. São eles Portalegre, na região serrana do Alto Oeste, e Santana do Seridó.

No plano nacional, a quantidade de famílias com informações desatualizadas representa 24% do total na folha de pagamento de maio (11,6 milhões dos quais 200 mil estão com benefícios bloqueados). O município de São Paulo, por exemplo, precisa atualizar dados de 77% do total de beneficiários, ou seja, são 153.826 famílias.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: