“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Educa-RN oferece oportunidade de estudo aos servidores públicos

O projeto Educa-RN, desenvolvido pela Escola de Governo (EGov) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), Iniciado 20 de maio passado, avança na instrução e formação escolar do servidor público. Com o objetivo de visa lançar as bases do saber e complementar a escolaridade dos servidores nos níveis de alfabetização, fundamental e médio, inseridos na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), o projeto já tem apresentado resultados positivos.

Seu Lourival Florêncio, guarda patrimonial do Centrinho e também aluno, revelou que pode terminar o ensino médio aos 73 anos de idade e que se não fosse o projeto ele não teria essa oportunidade. “Concluir o ensino médio nos dá a chance de desempenhar melhor as funções as quais nos competem o nosso trabalho, além de nos permitir ingressar numa faculdade posteriormente”, afirmou ele, que a princípio pensa em cursar Matemática.

O Educa-RN surgiu depois que um censo realizado pelo coordenador de Gestão de Pessoas da Searh, Edilson Cosme Tavares, constatou que mais de 10 mil funcionários públicos do Estado não possuem sequer a instrução básica. A professora da alfabetização, Aurora Maria Vasconcelos, assegura que o conhecimento é para todos. “O projeto é de fundamental importância para os servidores passarem a se ver como sujeitos independentes em meio à sociedade atual”, afirmou a educadora.

Segundo a supervisora do Educa-RN, Francisca Sales de Araújo, os alunos são beneficiados com a metodologia SESI-Educa do Rio de Janeiro, que faz uso de módulos que subsidiam o aprendizado dos alunos na compreensão diária das informações. Jornais e filmes também são ferramentas utilizadas como alternativas de incentivo ao estudo. “Cada dia que passa, nós nos surpreendemos com o avanço desses alunos que estão cada vez mais lendo, se informando, aprendendo e crescendo como pessoa”, ressaltou Francisca Sales.

O projeto que funciona no Centro Estadual de Educação Especial (Centrinho), anexo do Centro Administrativo, é financiado pela Secretaria Estadual da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) através do FUNDESPE (Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Pessoal do Estado), e os recursos estão garantidos até 2011.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário: